A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Reforma Protestante 02/04/2017 1517.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Reforma Protestante 02/04/2017 1517."— Transcrição da apresentação:

1 A Reforma Protestante 02/04/2017 1517

2 A Reforma do Século XVI 31 de outubro de 1517
Movimento religioso mais importante desde os dias dos apóstolos. Philip Schaff diz: “A Reforma do século XVI é, depois da introdução do cristianismo, o maior evento da história.” A Reforma não foi um ato único, nem foi conduzida por uma única pessoa.

3 Cenário do Século XVI O cenário religioso, político, econômico e cultural foram propícios. Corrupção na Igreja Católica. Instabilidade política no mundo. A invenção da imprensa (1454). Interesse renovado na educação.

4 Perguntas Onde a Reforma nasceu? Para onde ela se espalhou?
Quem foram os personagens principais? Quais eram as principais doutrinas?

5 1. Reforma Alemã A Reforma começou num lugar improvável: Wittenberg (Alemanha). 95 teses para debate. Tese 27: “Pregam doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando.” Tese 28: “Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, podem aumentar o lucro e a cobiça...” Wittenberg: “berço da Reforma”.

6 Martinho Lutero 1483 – nasce em Eisleben;
1501 – entra na universidade de Erfurt; 1505 – famosa tempestade; 1507 – ordenado e celebra a primeira missa;

7 Martinho Lutero 1512 – torna-se doutor em teologia;
1517 – Publica as 95 teses. Em debate com João Eck, defende Hus e afirma que papas e concílios podem errar.

8 Martinho Lutero Bula Exsurge Domine dá-lhe 60 dias para retratar-se. É queimada em praça pública. Bula de excomunhão: Decet Pontificem Romanum.

9 Martinho Lutero 1521 - Dieta de Worms
“Estou preso pelas passagens da Escritura que citei e minha consciência é cativa da Palavra de Deus. Eu não posso e não irei retratar-me de nada, pois não é seguro nem certo ir contra a própria consciência. Esta é a minha posição. Não posso agir de outra maneira. Aqui permaneço. Que Deus me ajude. Amém.”

10 Martinho Lutero Ao sair de Worms, refugia-se no Castelo de Wartburg, onde começa a traduzir a Bíblia. A tradução de Lutero é considerada responsável pelo desenvolvimento da língua alemã moderna.

11 Castelo de Wartburg

12 Quarto onde Lutero traduziu o NT

13 Bíblia em Alemão de Lutero (1534)

14 Martinho Lutero “Simplesmente ensinei, preguei e escrevi a Palavra de Deus; não fiz mais nada. E enquanto eu dormia ou bebia a cerveja de Wittenberg junto de meus amigos Filipe e Amsdorf, a Palavra enfraquecia o papado de forma tão grandiosa que nenhum príncipe ou imperador conseguiu infligir-lhes tantas derrotas. Eu nada fiz: a Palavra fez tudo.”

15 2. Saindo de Wittenberg A Reforma se espalhou por toda a Alemanha;
Começou simultaneamente na Suíça; Se espalhou com rapidez para França, Holanda, Escandinávia, Boêmia, Hungria e Escócia;

16 O que foi a Reforma? Teve um efeito notável na cultura e na sociedade;
Ética protestante do trabalho, novas escolas, universidades, artes, arquitetura, música. Era em primeiro lugar um movimento puramente religioso. Começou com a pergunta: o que um homem deve fazer para ser salvo?

17 De volta à Escritura A força da Reforma estava em sua volta à Escritura; Crescente estudo e pregação da Escritura; Uma volta às fontes, volta às origens; A Bíblia passa a ser um livro do povo.

18 De volta à Escritura “Em poucos anos, a versão de Lutero tinha mais leitores entre os leigos do que jamais a Vulgata Latina teve entre os sacerdotes; e as sociedades de Bíblias Protestantes fizeram circular em um ano mais cópias do que aquelas que foram produzidas durante os quinze séculos antes da Reforma.” ~ Schaff

19 2. A Reforma Suíça Começou simultaneamente com o movimento na Alemanha. Seus primeiros líderes foram Ulrico Zuínglio (Zurique) e João Calvino (Genebra).

20 João Calvino O maior mestre e teólogo da Reforma;
O exegeta de Reforma; Calvino nasce em Noyon, no nordeste da França. 26 anos após Lutero. Estuda e humanidades e teologia em Paris.

21 Calvino 1528 - Estuda direito em Orléans e Bourges.
Retorna a Paris e retoma seus estudos humanísticos. Escreve um comentário do tratado de Sêneca “De Clementia.” Converte-se e tem de fugir de Paris. Começa a escrever a sua obra magna.

22 Calvino Primeira edição da Instituição da Religião Cristã ou Institutas (Basiléia). Tornou-se um best-seller quase da noite para o dia. Formato pequeno, permitindo ser escondida em casacos. Vendedores ambulantes e comerciantes evangélicos levaram-na por toda a Europa.

23 Calvino 1536 - Deseja ir para Estrasburgo; Desvio bendito;
Noite em Genebra; Maldição de Guilherme Farel.

24 Calvino Devido a conflitos com as autoridades civis, Calvino e Farel são expulsos de Genebra. Três anos felizes em Estrasburgo. Pastoreia uma igreja de refugiados franceses. Casa-se com Idelette de Bure.

25 Calvino Escreve o seu primeiro comentário (Romanos).
Segunda edição (3x maior) das Institutas (1539). Famosa edição francesa (1541). Marco no desenvolvimento da língua francesa; Primeiro livro em francês que pôde ser chamado de um clássico; Calvino, criador do francês moderno.

26 Calvino 1541 - Calvino retorna a Genebra. Continua sua exposição.
Publica a última edição das Institutas (80 capítulos em 4 livros). Morre no dia 27 de maio.

27 A Reforma Francesa Reforma na França: mediante importação dos escritos de Lutero e energizada e expandida mediante os estudantes de Calvino; Nenhum reformador importante, pois todos fugiram por causa de perseguição: Farel, Viret, Beza e Calvino; Governo de Francisco I ( ): intensa perseguição aos protestantes.

28 A Reforma Francesa 150 pastores huguenotes treinados em Genebra;
Entre 1555 e 1556 plantaram mais de 1000 igrejas Reformadas na França. O massacre da Noite de São Bartolomeu (24 de agosto de 1572) matou dezenas de líderes huguenotes. Nos meses seguintes, entre 70 e 100 mil protestantes franceses assassinados.

29 A Reforma Escocesa Assim como na Alemanha, em grande escala foi a obra de um único indivíduo: John Knox (c ). Escritor prolífico e pregador poderoso. Estudou aos pés de Calvino em Genebra, chamando aquela cidade de “a mais perfeita escola de Cristo que já existiu sobre a terra desde os dias dos apóstolos”.

30 Cinco Teses da Reforma Sola Scriptura: Nosso único fundamento.
Solus Christus: Nosso único Mediador. Sola Fide: Nosso único meio. Sola Gratia: Nosso único método. Soli Deo Gloria: Nossa única ambição.

31 Reformadores e Roma Duas palavras resumem a diferença entre os reformadores e Roma: Sola (somente) versus et (e); Reformadores Roma Escritura somente Escritura e tradição Fé somente Fé e obras Obra de Deus somente Obra de Deus e do homem Glória a Deus somente Glória a Deus e ao homem

32 Predestinação Todos os reformadores acreditavam na predestinação.
Reformado era quem não era católico nem luterano no entendimento da Ceia do Senhor.

33 Lições da História “A maior lição que a Reforma Protestante tem a nos ensinar é justamente que o segredo do sucesso, na esfera da Igreja e das coisas do Espírito, é olhar para trás.” (Lloyd-Jones) Lutero e Calvino “foram descobrindo que estiveram redescobrindo o que Agostinho já tinha descoberto e que eles tinham esquecido” (Lloyd-Jones).


Carregar ppt "A Reforma Protestante 02/04/2017 1517."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google