A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?"— Transcrição da apresentação:

1 Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?
PORTFÓLIO(S) Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!? Ana F. C. Gomes

2 Objectivos: Definir o que é um “portfólio”, para que serve e como é usado; Descrever as funções do “portfólio” online; Descrever reflexões sobre experiências pessoais com o uso de “portfólios”. Ana F. C. Gomes

3 Sumário: Portfólio – o que é? Funções Portfólio Online
Experiências Pessoais Ana F. C. Gomes

4 Portfólio “ ...derivação dos dossiers de estágio e/ou diários de bordo, instrumentos retentores e organizadores de informação (...)e objecto primordial de avaliação no final do processo individual de formação” (Sá Chaves, 2000:21) Ana F. C. Gomes

5 Portfólio “... Uma espécie de filme onde o processo de aprendizagem fica registado quase que com movimentos, porque, sem um compromisso muito formal, poderá e deverá, se possível, incluir rotas alternativas de reflexão, comentários a vivências dos indivíduos.” (Pernigotti, et al; 2000:55) Ana F. C. Gomes

6 Portfólio deve... “... Ser mais do que uma colecção de trabalho realizado pelo estudante ao longo do tempo...” (Simão, 2005:87) conter conteúdo(s) que resulte(m) do mútuo acordo entre o professor e o aluno. Ser um instrumento que valoriza todas as etapas do processo. Ana F. C. Gomes

7 Funções do Portfólio “... Partilha dos processos de formação e de avaliação pelos vários intervenientes...” (Simão, 2005:86) Permitir uma “aproximação dinâmica aos momentos de aprendizagem” Permitir o “conhecimentos de si mesmo” (Alarcão, 1998:104) Ana F. C. Gomes

8 Portfólio Online: Porquê?
São usados como um estimulo para o estudante, a tornar as suas conquistas mais reais; Maior facilidade de acesso à informação, permitindo uma melhor compreensão dos processos; Maior facilidade de armazenamento e manutenção em relação a portfólios em papel. (Kimball, 2003) Ana F. C. Gomes

9 Experiências pessoais
“a construção de um portfólio requer um acompanhamento e orientação por parte do professor” “requer também tempo e motivação por parte do estudante para o desenvolvimento do trabalho” “um portfólio em papel cria limitações a vários níveis, no entanto, permite em alguns aspectos o uso de mais criatividade” “o uso da reflexão num portfólio permite uma consolidação de várias práticas, e dos conteúdos...” Ana F. C. Gomes

10 Reflexões: aula de 28/05/07 Instrumento de avaliação;
Níveis dos portfólios Ana F. C. Gomes

11 Conclusões Portfólio é um instrumento/ estratégia que permite aos intervenientes demonstrar não só as aprendizagens efectuadas mas também os processos; Requer um acompanhamento por parte do docente; (...) Ana F. C. Gomes

12 Referências Bibliográficas:
Alarcão, I. (1998) Formação continuada como instrumento de profissionalização docente. In Ilma Veiga (ed.) Caminhos do Magistério. Campinas: Papirus (99-122). Kimball, Miles A. (2003) The web portfolio guide : creating electronic portfolios for the web. New York: Longman. Pernigoti, J.; Saenger, L.; Goulart, L. & Avila V. (2000) O Portfólio pode mais do que uma prova. Pátio, 12, (54-56). Sá Chaves, I. (2000) Portfólios Reflexivos: Estratégia de Formação e Supervisão. Aveiro: UA. Simão, A. (2005) O “portfólio” como instrumento na auto-regulação da aprendizagem: Uma experiência no Ensino Superior pós-graduado. In Ilda Sá Chaves (ed.) Os “Portfólios” Reflexivos (Também) Trazem Gente Dentro. Porto: Porto Editora, (83-100). Ana F. C. Gomes


Carregar ppt "Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google