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Sobre mim 2013.

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Apresentação em tema: "Sobre mim 2013."— Transcrição da apresentação:

0 Comprar Gerenciamento de Projetos e-Commerce Open Source
Palestrante: Barry Koot Gerenciamento de Projetos e-Commerce Open Source 1 Comprar

1 Sobre mim 2013

2 Sobre mim Fundador da empresa DigiSales | Consultoria e soluções em Comércio Eletrônico. Especializado na Plataforma Magento. + 15 anos de experiência em liderança de grandes projetos de TI em companhias multinacionais. África do Norte, América Central & Caribe, e América do Sul Mestrado em Economia (Vrije Universiteit, Amsterdam, Holanda). Mestrado em Sistemas de Informação (Instituto Tecnológico Costa Rica) Cursando MBA em Marketing Digital (Fundação Getúlio Vargas) 2013

3 3 Pilares do e-Commerce Marketing Digital Operações Plataforma 2013

4 “Open Source” (Código Aberto)
“Software cujo código fonte está disponível para todos, permitindo copiar, modificar e redistribuir sem necessidade de pagar royalties ou taxas.” Falar da comunidade Suporte de grandes companhias Open-source software is software whose source code is published and made available to the public, enabling anyone to copy, modify and redistribute the source code without paying royalties or fees. 2013

5 Open Source: Exemplos famosos
2013

6 Open Source não significa
uma solução grátis! 2013

7 Core Internacional 2013

8 2013

9 Mercado Online de Aplicativos
2013

10 Plataformas e-Commerce mais populares (Top 1 milhão sites, fev 2013)
Fonte: 2013

11 Open Source vs. Proprietário
Direito de Uso Não precisa pagar licença Precisa-se pagar uma licença Suporte Através da empresa parceira e comunidade Empresa “dono” : um número para ligar Funcionali-dades Desenvolvidas pela comunidade Definidas pela “empresa proprietária” Flexibilidade Total Limitada Integração Todas as plataformas Plataformas predefinidas Direito de uso: nao significa que um e mais barato que o outro 2013

12 Open Source é provavelmente a melhor opção quando:
Como escolher? Open Source é provavelmente a melhor opção quando: Precisa de uma loja altamente customizada Deseja ter controle total Tem acesso a um time de experts na plataforma (interno ou externo) Tem budget disponível para a customização e a manutenção da sua loja. Cada caso precis ser pesquisada Controle total: te permite fazer coisas inovadoras o que pode tornar sua loja numa vantagem competitiva! Se precisar de uma loja funcionando na semana que vem, e melhor ir com plataforma proprietaria 2013

13 Uma decisão Importante …
possuindo um impacto direto no sucesso ou no fracasso do negócio 2013

14 Projeto … 2013

15 “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” Um projeto e uma sequência de atividades unicas e complexas, que são conectadas para cumprir um objetivo específico que precisa ser completado numa data específica, dentro dos limites de um budget, e de acordo com especificações. Fonte: Wikipedia 2013

16 Projeto Operações 2013

17 Construir Novo site De e-commerce Projeto 2013

18 Preparar Relatório Mensal de Vendas Operações 2013

19 Projetos Projetos TI Comerciais Projetos e-Commerce
Parte TI e grande nos projetos Open Source 2013

20 Mais caro fazer alterações em um projeto finalizado.
100x Mais caro fazer alterações em um projeto finalizado. Fonte: 2013

21 50% É a média do tempo gasto em re-trabalho nos projetos de TI.
Explicar mais em detalhe Fonte: 2013

22 Porque isso acontece?! 2013

23 Falta de Suporte da Alta Gerência 2013

24 Falta de Objetivos Claros

25 Mudanças no escopo do projeto
2013

26 Política Interna Territorial road blocks can quickly destroy a project. Open communication and a focus on the project’s overall value to the company are essential. 2013

27 Falta de Input de usuários
2013

28 Falta de Governança Project criteria, roles, processes and outcomes must be established and actively monitored to aid in project success. Governance must be accepted and supported by all levels of management. 2013

29 Projetos de tecnologia não falham por causa de falta de dinheiro ou tecnologia. A maioria falha por causa de falta de gerenciamento de projeto. Falhar no sentido de nao atingir os objetivos tambem 2013

30 Vamos aplicar boas práticas
Aplicam para muitos projetos; exemplos sao de um projeto Open Source 2013

31 O que Como Boas práticas Metodologia (Framework)
2013

32 Case : Loja de Lentes de Contato
Exemplo Case Ótica online 2013

33 Plataforma desatualizada, construida “em casa”
Case Ótica Exemplo Case Empresa familiar Fundada em 2006, pioneira na venda online de lentes de contato e óculos no Brasil. Plataforma desatualizada, construida “em casa” Projeto para revitalização da plataforma um ano atrasado, sem previsão de entrega. Relação desgastada com o fornecedor anterior. Decisão -> Migrar para plataforma Open Source 2013

34 Fases típicas de um projeto
Definicão e Requerimentos Desenho Desenvolvimento e Testes Treinamento e Implantação Definição e Requerimentos Desenho Desenvolvimento e Testes Treinamento e Implantação Usar exemplo de construcção de uma casa Tempos!! Usar custos para exlicar porque e a primeira fase e a mais critica Objetivos do projeto versus objetivos do negocio Stakeholders Requerimentos !!! Definição do Escopo! Roles e Responsabilidades 2013

35 Monte um time completo e competente!
E não esqueça dos Stakeholders! Stakeholders Sponsor Sócios Diretores Lider de Projeto Time de projeto Funcio- nários Clientes Time do Projeto Analista Desenho SEO Alinhamento de expectativas Time: SEO, analytics etc etc !!! Projeto 2013

36 Time de um Projeto de e-Commerce
Comercial Assegure que tem um representante / responsável por e-Marketing Analista Designer Programadores Experto SEO 2013

37 Defina as Regras do Jogo!
Budget Plano do Projeto Funções e Responsabilidades Entregáveis por fase! Frequência de Reuniões Relatórios de avanço Arquivo de Documentos Contratos por fase! O investimento para criação da loja virtual – Software e sistemas acessórios O investimento para a divulgação da loja virtual – Marketing digital 2013

38 Use a Núvem! Exemplo Case 2013

39 qualquer caminho serve."
Defina os objetivos! "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve." 2013

40 Defina os objetivos! Objetivos Reais necessidades e metas dos usuários
da empresa Reais necessidades dos usuários Cumprindo necessidades do usuario as chances de atingir os objetivos da empresa aumentam de forma considerável Cumpre com necessidades de usuarios para atingir objetivos de negocio EMPRESA Precisa de novos clientes/usuários. Quer que os clientes atuais visitem seu site com maior frequencia. Quer aumentar a margem de lucro. Quer aumentar sua audiência, seu público. Quer diferenciar sua marca. Quer melhorar o retorno sobre o investimento (ROI). Quer q. seus clientes gastem mais a cada compra. Quer aumentar sua fatia do mercado (market share). CLIENTE Resolver seu problema. Qualidade. Simplicidade. Velocidade. Utilidade. Usabilidade. Acessibilidade. Portabilidade. Bom custo x benefício 2013

41 2013

42 Objetivos do ponto de vista do usuário
Exemplo Case Atingir satisfação com o sistema de 85% no primeiro ano. Aumentar o número de clientes recorrentes em 20% até o final do ano. Atingir clientes cadastrados no newsletter no primeiro ano. Use 2013

43 O Que NÃO será entregue pelo projeto
Defina o Escopo! O Que NÃO será entregue pelo projeto O Que será entregue pelo projeto Versão para Ipad / Iphone?

44 Gerenciamento de inventários
Defina o Escopo! Exemplo Case Dentro: Migração da loja atual para uma nova plataforma “open source” Solução otimizada para Desktop, Tablet, Smartphone Loja nacional em R$ e Internacional em USD Intregação com gateway de pagamento Fora: Gerenciamento de inventários Funcionalidades não especificadas no contrato Formas de Pagamento 2013

45 Defina os Requerimentos!
Converse com os STAKEHOLDERS! Análise de Stakeholders é complexo Usuários não sabem o que eles querem. Usuários que não querem concluir a escrita do conjunto de requisitos. Comunicação com o usuário é lenta Os usuários freqüentemente não participam nas revisões ou são incapazes de fazer isto. Os usuários são tecnicamente poucos sofisticados. Os usuários não entendem o processo de desenvolvimento. Mergulhe junto aos stakeholders!

46 Estude o Processo de Compra!
Exemplo Case 1 2 3 Oftomologista Re-compra online!! 2013

47 Defina os Requerimentos!
Exemplo Case Como ADMINISTRADOR preciso poder editar um pedido existente. Como ADMINISTRADOR preciso poder enviar várias faturas para um mesmo pedido. Como ADMINISTRADOR preciso de um relatório mostrando vendas por produto 2013

48 Defina os Requerimentos!
Exemplo Case Como CLIENTE, gostaria de poder escolher lentes para olho esquerdo e direito na mesma página Como CLIENTE gostaria de poder filtrar lentes por tipo de uso Como CLIENTE gostaria de ter um exemplo de como preencher as opções de lentes de contato. Como CLIENTE gostaria de poder re-comprar um pedido anterior 2013

49 Classifique os Requerimentos!
Clasificação Fase Requerimento 1 Crítico 1 Requerimento 3 Requerimento 6 Requerimento 2 Importante 2 Requerimento 5 Requerimento 4 “Nice to Have” 3 Requerimento 7 Requerimento 8 Divida e Conquiste 2013

50 Documente Processos e o Sistema atual!
2013

51 Fase de Desenho Definição e Requerimentos Desenho Desen-volvimento
Treinamento e Implantação Fazer o link para projeto versus manutencao Usar custos para exlicar porque e a fase mais critica 2013

52 Desenhe para a melhor ‘experiência de usuario!’
Agradável Conveniente = R$ Intuitivo 2013

53 Envolve os Stakeholders!
Crie Protótipos! Exemplo Case Envolve os Stakeholders! Pode usar papel 2013

54 Exemplo Case Exemplo Case Vai comparando com os requerimentos Não espere ate o desenvolvimento para testar “Como CLIENTE gostaria de ter um exemplo de como preencher as opções de lentes de contato.”

55 Exemplo Case 2013

56 Pesquise aplicativos existentes!
2013

57 Desenha os novos processos!
Exemplo Case Compra de lentes na loja online Cancelamento de um pedido Devolução de um pedido Devolução parcial de um pedido Produto fora de estoque Preenchimento do formulário “Fale Conosco” 2013

58 Fases tipicas de um projeto
Definição e Requerimentos Desenho Desenvolvimento e Testes Treinamento e Implantação Usar custos para exlicar porque e a primeira fase e a mais critica Objetivos do projeto versus objetivos do negocio Stakeholders Requerimentos !!! Definição do Escopo! Roles e Responsabilidades 2013

59 Envolve os Stakeholders!
Teste, teste, teste !! Use o desenho dos novos procesos como base! Desktop, Tablet, Smartphone Não esquece as versões dos browsers (Ex: IE8, IE9, IE10) Sua loja ficou rápida? Sua loja ficou fácil de usar? Documente os testes completados e seus resultados Envolve os Stakeholders! 2013

60 Fases tipicas de um projeto
Definição e Requerimentos Desenho Desenvolvimento e testes Treinamento e Implantação Usar custos para exlicar porque e a primeira fase e a mais critica Objetivos do projeto versus objetivos do negocio Stakeholders Requerimentos !!! Definição do Escopo! Roles e Responsabilidades 2013

61 Treine, Treine, Treine! Mudança sempre é dificil
Envolveu os funcionários no projeto? Processos atuais versus processos novos Assegure que tudo ficou claro! 2013

62 Conclusão “Open Source” é uma excelente alternativa à plataformas proprietárias A escolha de plataforma é uma decisão importante Projetos de e-commerce podem fácilmente virar complexos A aplicação de boas práticas de gerenciamento de projetos é fundamental para aumentar as chances de êxito do seu projeto. 2013

63 Boa Sorte! 2013


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