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Modelos de Sistemas Casos de Uso

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Apresentação em tema: "Modelos de Sistemas Casos de Uso"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de Sistemas Casos de Uso

2 Objetivos Principais dos Casos de Uso
Delimitação do contexto de um sistema. Entendimento dos requisitos. Descrição dos requisitos funcionais. Principal saída da etapa de especificação de requisitos. Principal entrada da etapa de análise.

3 Casos de Uso

4 Casos de Uso Técnica proposta por Ivar Jacobson em sua metodologia de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos OOSE (Engenharia de Software Orientada á Objeto ). Segundo Ivar Jacobson, podemos dizer que um Caso de Uso é  um "documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo".

5 Casos de Uso Incorporado à linguagem UML(Unified Modeling Language), que define um diagrama para representar graficamente os casos de uso e seus relacionamentos (Diagrama de Casos de Uso). Cada caso de uso deve descrever somente uma funcionalidade ou objetivo do sistema.

6 UML – Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada
é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de Orientação a Objetos. a UML é composta por vários diagramas com o objetivo de fornecer múltiplas visões do sistema a ser modelado, analisando-o e modelando-o sob diversos aspectos.

7 UML – Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada
– Descrição de um sistema segundo três perspectivas: Operações (funcional)  Diagrama de Caso de Uso Dados (estrutural)  Diagrama de Classes Eventos (temporal)  Diagramas de Sequência, Atividades, Transição de Estados

8 UML – Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada
cada diagrama da UML modela o sistema em camadas, sendo que alguns diagramas enfocam o sistema de forma mais geral, apresentando uma visão externa do sistema, como é o objetivo do Diagrama de Casos de Uso.

9 Diagrama de Casos de Uso
Todo o conjunto de Casos de Uso e Atores do sistema organiza o escopo do sistema a respeito dos objetivos que os usuários atingirão quando o sistema estiver pronto.

10 Diagrama de Casos de Uso
Descreve a funcionalidade proposta para o novo sistema. Fornece uma descrição clara e consistente do que o sistema deve fazer.

11 Características do Diagrama Caso de Uso
São sempre iniciadas por um ator. Deve sempre retornar um resultado ao ator. Cada caso de uso especifica uma funcionalidade completa envolvendo os atores interessados.

12 Características do Diagrama Caso de Uso
Etapas: Objetivo Ator Descrição Passos (procedimentos)

13 Diagrama Caso de Uso - Objetivo
Manter os clientes da empresa, onde também serão submetidos a análise de crédito. Os clientes devem fornecer informações como referências pessoais e comerciais, dados profissionais e dados pessoais.

14 Diagrama Caso de Uso - Ator
Atores são papéis de elementos externos ao sistema e que interagem DIRETAMENTE com o sistema. Um Ator é um PAPEL DESEMPENHADO POR ALGUMA COISA EXTERNA ao sistema (não necessariamente uma pessoa).

15 Como identificar atores?
Diagrama Caso de Uso Como identificar atores? Para identificar os atores que vão participar do modelo devemos fazer as seguintes perguntas: Quem usa o sistema? Quem inicializa o sistema? Quem fornece os dados? Quem usa as informações?

16 Diagrama Caso de Uso - Ator
Exemplo de atores: Cliente Secretária Sistema de vendas (desde que não seja o sistema que estamos desenvolvendo)

17 Diagrama Caso de Uso - Ator
É um papel que tipicamente estimula/solicita ações/eventos do sistema e recebe reações. Cada ator pode participar de vários casos de uso. Ator

18 Diagrama Caso de Uso - Atores
Ator  PESSOA Ator  SISTEMA

19 Diagrama Caso de Uso - Atores
herança entre Atores

20 Diagrama Caso de Uso Casos de Uso = OBJETIVO do Ator Representação

21 Diagrama Casos de Uso – Caso de Uso
É uma sequência de ações executadas para um determinado objetivo. O seu nome deve ser uma frase que indique a ação que ele realiza. É descrito como um conjunto de passos bem como suas exceções. Tem início, meio e fim e sempre devolve uma resposta.

22 Diagrama Casos de Uso – Caso de Uso Caso de uso, normalmente, é iniciado a partir de um estímulo (solicitação) de um ator. Em geral uma comunicação é identificada como uma ligação sem direção. Um caso de uso pode estar associado a mais de um ator. Atores ativos iniciam um caso de uso, atores passivos participam do caso de uso sem iniciá-lo.

23 Especificação dos Casos de Uso
Cada caso de uso no diagrama de casos de uso deve ser detalhado na especificação de caso de uso. Esta especificação é evolutiva, quanto mais requisitos são coletados, mais detalhes são adicionados na especificação.

24 Casos de Uso = Diagrama + Narrativa
Descrição - Esse caso de uso começa no cadastramento de uma proposta de financiamento pelo Analista de Crédito, que será submetida a uma análise de crédito.

25 Detalhe do Caso de Uso Deve ser possível ao Analista de Crédito:
incluir um novo cliente, sempre que existir uma nova proposta, informando: Dados pessoais: nome completo, endereço de residência, bairro, cidade, CEP, Estado, telefone para contato, nome da empresa, endereço comercial, cargo que ocupa, salário e data de nascimento; Dados dos documentos obrigatórios - CPF e o RG;

26 Detalhe do Caso de Uso alterar os dados do cliente cadastrado;
Deve ser possível ao Analista de Crédito: (cont.) alterar os dados do cliente cadastrado; excluir o cliente cadastrado, caso haja desistência da proposta de crédito; consultar todos os dados do cliente, informando o CPF ou o código do cliente.

27 Detalhe do Caso de Uso Se o cliente possuir contas bancárias, esses
dados deverão ser fornecidos; O cliente deve apresentar, obrigatoriamente, no mínimo 2 referências pessoais ou comerciais; Para toda manipulação dos clientes na base de dados, deve ser validado o CPF e a cidade escolhida.

28 Expansão Diagrama de Casos de Uso
Consiste na explicitação de todas as diferentes funcionalidade do sistema, que permitirá inferir e identificar mais claramente outras necessidades.

29 Tipos de especificação
Casos de Uso Tipos de especificação descrição inicial  representação conceitual do sistema; descrição base  documenta o comportamento ideal; descrição elaborada  documenta detalhadamente o comportamento.

30 Especificação dos Casos de Uso
Descrição inicial Descrição base Descrição elaborada Nome Atores Descrição Fluxo básico Fluxo alternativo Pré-condição Pós-condição Requisitos especiais

31 Cenário 1 (Fluxo Básico) : Passo1, Passo2, Passo3, Passo4
Fluxo Básico: Quando a atividade é realizada com sucesso, deve existir somente um fluxo.

32 E se a consulta for por cliente?
Diagrama de Caso de Uso Cenário 1 (Fluxo Básico) : Passo1, Passo2, Passo3, Passo4 E se a consulta for por cliente? Fluxo Alternativo

33 Diagrama de Caso de Uso Fluxos Alternativos
Os cenários são todos os caminhos possíveis que o Caso de Uso pode ter desde o Fluxo Básico até todos os Fluxos Alternativos combinados entre si.

34 Diagrama de Caso de Uso Fluxos Alternativos
Cenário 1 : Passo1, Passo2, Passo3, Passo4 (Fluxo Básico); Cenário 2 : Passo1, Passo2, A1 , Passo4; Cenário 3 : Passo1, Passo2, Passo 3, A2 , Passo2; Cenário 4 : Passo1, Passo2, A1 , A2 , Passo2; Cenário 5 : Passo1, A3.

35 Fluxos Alternativos Cenário 2 : Passo 1, Passo 2, A1 , Passo 4

36 Fluxos Alternativos Cenário 2 : Passo 1, Passo 2, A1 , Passo 4

37 Fluxos Alternativos Cenário 3 : Passo 1, Passo 2, Passo 3, A2 , Passo 2

38 Fluxos Alternativos Cenário 4 : Passo 1, Passo 2, A1 , A2 , Passo 2

39 Fluxos Alternativos Cenário 5 : Passo 1, A3

40 Diagrama de Caso de Uso Fluxos Alternativos
O que causa um Fluxo Alternativo O que um Fluxo Alternativo pode fazer uma escolha do Ator retroceder para um passo anterior. o estado do Sistema. avançar para um passo posterior; finalizar o Caso de Uso.

41 Diagrama de Caso de Uso Pré-condição e Pós-condição

42 Diagrama de Caso de Uso Pré-condição e Pós-condição
Demonstram restrições para um Caso de Uso iniciar e garantias mínimas alcançadas quando este terminar. A Pré-condição é a CONDIÇÃO o Sistema deve se encontrar para permitir que o Caso de Uso inicie. A pré-condição mais comum nos sistemas é "O usuário deve estar logado".

43 Diagrama de Caso de Uso Pré-condição e Pós-condição

44 Especificação dos Casos de Uso
Pós-condição: Tarefas que devem ser realizadas depois que as etapas de Caso de Uso tiverem sido concluídas. As pós-condições descrevem os resultados observáveis de sucesso ou de falha do Caso de Uso.

45 Especificação dos Casos de Uso

46 Especificação dos Casos de Uso
Requisitos especiais: Requisitos legais e de regulamentação; Padrões de aplicativos; Requisitos de usabilidade, confiabilidade, desempenho e portabilidade; Sistemas operacionais, ambientes, compatibilidade e restrições de projeto.

47 Estruturar Modelo de Casos de Uso
Estabelecer relacionamento de “Inclusão” entre os casos de uso. Estabelecer relacionamento de “Extensão” Estabelecer relacionamento de “Generalização” entre os atores.

48 Diagrama de Casos de Uso Casos de Uso: Relacionamentos
Extensão: representa fluxos opcionais ou anormais. É representado por <<extend>> Inclusão: representa fluxos complexos e comuns a vários casos de uso. É representado por <<include>>

49 Casos de Uso: Relacionamentos
(exemplo)

50 Casos de Uso: Relacionamentos
(exemplo)

51 Exemplo – Sistema de Pedidos Diagrama de Casos de Uso

52 Diagrama de Caso de Uso NARRATIVA

53 Diagrama de Caso de Uso NARRATIVA

54 Diagrama de Casos de Uso Relacionamento «include» entre Casos de Uso

55 Caso de Uso “Selecionar Produtos”
Diagrama de Caso de Uso Relacionamento «include» entre Casos de Uso Caso de Uso “Selecionar Produtos”

56 Diagrama de Caso de Uso Após o relacionamento «include»

57 Diagrama de Caso de Uso Após o relacionamento «include»

58 Diagrama de Caso de Uso Relacionamento «extend» entre Casos de Uso
Um Caso de Uso disponibiliza um ponto de extensão (extension point) que outros Casos de Uso podem observar e de acordo com uma condição, este Caso de Uso que está observando pode assumir o controle e embutir os seus comportamentos.

59 Diagrama de Caso de Uso Relacionamento «extend» entre Casos de Uso
Para direcionar melhor o uso do relacionamento «extend», podemos afirmar que você usará esta técnica quando necessitar que a qualquer momento dada uma condição, o Caso de Uso base deverá ser interrompido e outro Caso de Uso deverá assumir o controle.

60 Diagrama de Caso de Uso Relacionamento «extend» entre Casos de Uso

61 Diagrama de Caso de Uso Relacionamento «extend» entre Casos de Uso

62 Construindo Casos de Uso
Listar todas as funções e defina a fronteira do sistema. Identificar atores e casos de uso. Desenhe o diagrama de casos de uso. Escreva todos os casos de uso em formato de alto nível. Escreva os casos de uso mais críticos em formato essencial expandido.

63 Decomposição de Casos de Uso Pacotes
Gerenciar Ponto de Venda Estoque Gerais

64 Construindo Casos de Uso Exemplo
Objetivo Geral O propósito do Sistema é criar um terminal de ponto de vendas para ser usado em lojas de varejo para aumentar a automatização das compras.

65 Construindo Casos de Uso Exemplo
Objetivos Específicos: Checkout (passagem pelo caixa) mais rápido para o cliente; Verificação e identificação rápida do cliente; Análise rápida e precisa do crédito.

66 Construindo Casos de Uso Exemplo
Passo 1.1  Listar todos os requisitos Capturar a informação de um item adquirido, usando o código, obtido por um leitor de código de barra, ou pela entrada manual usando o código universal de produto. .

67 Construindo Casos de Uso Exemplo
Passo 1.1  Listar todos os requisitos (cont.) Calcular o total da venda corrente, incluindo os cálculos de impostos e de cupons de desconto; Reduzir a quantidade em estoque quando a venda for finalizada. Registrar as venda completadas.

68 Construindo Casos de Uso Exemplo
Passo 1.1  Listar todos os requisitos (cont) O gerente deve abrir o caixa (log in) com um identificador (ID) e uma senha para poder usar o sistema. Tratar os pagamentos em dinheiro: capturar a quantia recebida e informar o troco.

69 Construindo Casos de Uso Exemplo
Passo 1.1  Listar todos os requisitos (cont) Tratar o pagamento por cartão de crédito: captar a informação do cartão de crédito por um leitor de cartões ou uma entrada manual e autorizar o pagamento com o serviço de autorização de crédito (externo) da loja via conexão por modem.

70 Construindo Casos de Uso Exemplo
Passo 1.1  Listar todos os requisitos (cont.) Registrar os pagamentos por crédito no sistema de contas a receber da loja, uma vez que o serviço de autorização de crédito deve à loja a quantia oferecida como pagamento

71 Construindo Casos de Uso Exemplo
Passo 1.2  Listar todas as funções Comprar itens; Controlar estoque Gerenciar usuários Inicializar caixa Fazer login Efetuar pagamento com dinheiro Efetuar pagamento com cartão Efetuar pagamento com cheque.

72 Exemplo – PONTO DE VENDAS
Passo 1-2-3 Gerenciar Usuários Caixa Iniciar Log in Comprar Itens Administrador do sistema Cliente Gerente Devolver Itens

73 Exemplo 1 – PONTO DE VENDAS
Passo 4 - caso de uso em alto nível Caso de uso: Comprar Itens Atores: Cliente, Caixa Descrição: Um cliente chega a um ponto de pagamento, com vários itens que deseja comprar. O Caixa registra os itens de compra e recebe um pagamento. No final, o Cliente sai com os itens comprados.

74 Exemplo 1 – PONTO DE VENDAS
Passo 4 - caso de uso em alto nível (cont.) Caso de uso: Iniciar Atores: Gerente Descrição: O Gerente liga o sistema POST de modo a prepará-lo para o uso pelos Caixas. O Gerente verifica se a data e a hora estão corretas, após o que o sistema está preparado para uso dos caixas.

75 Exemplo – PONTO DE VENDAS
Passo 5 - caso de uso essenciais expandidos Caixa Comprar Itens Cliente Pagar com cartão Pagar com dinheiro Pagar com cheque << Extend >> Controlar estoque << Include>>

76 Exemplo – PONTO DE VENDAS
Passo 5 - caso de uso essenciais expandidos Sequência típica de eventos Ação do ator Resposta do sistema 1- Este caso de uso começa quando um Cliente chega a um ponto de pagamento equipado com um POST, com vários itens que deseja comprar. 2- O Caixa registra cada item. Se houver mais de exemplar de item, o Caixa pode entrar com a qte. 3- determina o preço do item e acrescenta informações sobre o item à transação de venda em andamento. A descrição e o preço do item são apresentados.

77 Exemplo – PONTO DE VENDAS
Passo 5 - continuação..... Ação do ator Resposta do sistema 4- No término da entrada de itens o Caixa, indica para o POST que a entrada de itens está completa. 5- O sistema apresenta o total de venda. 6- O caixa informa ao Cliente o total.

78 Exemplo – PONTO DE VENDAS
Passo 5 - continuação..... Ação do ator Resposta do sistema 7- O Cliente informa o tipo de pagamento: a) se pagamento em dinheiro – ver Pagar com dinheiro. b) Se pagamento com cartão – ver Pagar com Cartão. c) Se pagamento com cheque – ver Pagar com cheque.

79 Exemplo – PONTO DE VENDAS
Passo 5 - continuação..... Ação do ator Resposta do sistema 8- Registra a venda completada. 9- Atualiza os níveis de estoque. 10- Gera um recibo. 11- O caixa dar o recibo ao Cliente.

80 Exemplo – PONTO DE VENDAS
Passo 5 - continuação..... Sequencias alternativas. Linha 2 – Entrada de identificador de item inválido. Indicar erro. Linha 7 – Cliente não pode pagar; cancelar a transação de venda.

81 Exemplo – PONTO DE VENDAS Passo 5 - Seção – Pagar com dinheiro
Ação do ator Resposta do sistema 1- O Cliente dar um pagamento em dinheiro – “ O valor fornecido” – possivelmente maior que o total de venda. 2- O Caixa registra a quantia fornecida. 3- Apresenta o troco devido ao Cliente. 4- O Caixa deposita o dinheiro recebido e retira o troco devido.

82 Exemplo – PONTO DE VENDAS Passo 5 - Seção – Pagar com dinheiro
Sequencias alternativas. Linha 1 – O cliente não tem dinheiro suficiente. Pode cancelar a venda ou iniciar outro método de pagamento.

83 Exemplo - Saque Bancário
Requisitos solicitar extrato; registrar movimento; consultar saldo; sacar dinheiro; realizar depósito; transferência entre contas; alterar senha.

84 Exemplo - Saque Bancário
Transferir entre contas Cliente Realizar depósito Sacar dinheiro Consultar saldo Solicitar extrato Alterar senha

85 Exemplo - Saque Bancário
Transferir entre contas Cliente Realizar depósito Sacar dinheiro << Include>> << Include>> Registrar movimento << Include>>

86 Exemplo - Saque Bancário
Caso de uso Sacar dinheiro Atores: Cliente Descrição: Descreve os passos necessários para o cliente sacar algum valor de uma determinada conta.

87 Exemplo - Saque Bancário
Ação do ator Resposta do sistema 1- Informar o número da conta 2- Verificar se a conta existe 3- Solicitar senha

88 Exemplo - Saque Bancário
Ação do ator Resposta do sistema 4- Informar senha 5- Verificar se a senha está correta 6- Informar o valor a ser retirado

89 Exemplo - Saque Bancário
Ação do ator Resposta do sistema 7- Se o valor solicitado for válido, entregar a importância ao cliente. 8- Ver “Registrar Movimento”

90 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso
No início de cada semestre, os alunos devem requisitar um catálogo de cursos contendo aqueles que serão oferecidos no semestre. Este catálogo deve conter informações a respeito de cada curso, do professor, do departamento e dos pré-requisitos. Desse modo, os alunos podem tomar suas decisões mais apropriadamente.

91 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso
O novo sistema permitirá que os alunos selecionem quatro cursos oferecidos para o próximo semestre. Além disso, o aluno indicará dois cursos alternativos, caso ele não possa ser matriculado na primeira opção. Cada curso terá no máximo 10 alunos e o no mínimo de 3 alunos. O curso, com número de alunos inferior a 3, será cancelado. Para cada matrícula feita por um aluno, o sistema envia informação ao sistema de cobrança para que possa ser cobrado o pagamento, durante o semestre.

92 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso
Os Professores devem acessar o sistema “on line”, indicando quais cursos irão lecionar. Eles também podem acessar o sistema para saber quais alunos estão matriculados em cada curso. Em cada semestre, há um prazo para alteração de matrícula. Os alunos devem poder acessar o sistema durante esse período, para adicionar ou cancelar cursos.

93 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso Requisitos Funcionais
Prioridade Professores escolhem disciplinas a lecionar Essencial Produzida listagem de disciplinas e professores Alunos inscrevem-se e matriculam-se nas disciplinas

94 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso Requisitos Funcionais
Prioridade Produzida listagem de disciplinas e alunos matriculados Essencial A secretaria introduz os dados e emite uma listagem para cada professor com as disciplinas que vão lecionar

95 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso Requisitos Funcionais
Prioridade A secretaria produz uma listagem para os alunos das disciplinas disponíveis nesse semestre Importante Após o período de inscrição os professores recebem a listagem das disciplinas a leccionar com a lista dos alunos matriculados Desejável

96 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso Requisitos Funcionais
Prioridade A matrícula ser-lhes-á cobrada através de um sistema de faturamento externo. Este sistema irá receber a informação necessária a partir do sistema de gestão de cursos. Essencial Recebem um catálogo do curso com a lista de disciplinas que inclui o docente, o departamento e os pré-requisitos necessários

97 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso Requisitos Funcionais
Prioridade Os alunos poderão escolher até 4 disciplinas, e deverão indicar 2 opcionais Essencial As disciplinas poderão ter no máximo 10 alunos e no mínimo 3 alunos (senão serão canceladas) Os alunos terão acesso ao sistema durante um certo período e forma a poderem adicionar e alterar disciplinas à sua seleção inicial

98 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso Requisitos Não-Funcionais
Tipo Acesso online ao sistema para escolha das disciplinas a lecionar e para saber no final quais os alunos matriculados nas mesmas Interopebilidade ....

99 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso
ATORES Papel Descrição Aluno alguém que se matricula para ter aulas na Universidade Professor alguém certificado para dar aulas na Universidade Funcionário da secretaria alguém responsável pela manutenção do sistema de gestão de cursos da Universidade Sistema de Faturamento sistema externo responsável pela cobrança das matrículas aos alunos da Universidade

100 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso
Diagrama de Contexto Sistema de cobrança Professor Sistema de Matrícula Funcionário Aluno

101 Exemplo 1 – Sistema Matrícula num Curso Casos de Uso
Matrícula nos Cursos Sistema de cobrança Aluno Professor Selecionar curso para ensinar Pedir lista dos matriculados Manter Informação de aluno Manter informação de professor Gerar catalogo Manter informações dos cursos Funcionário

102 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Uma empresa tem necessidade de um Sistema de Pizzaria Online, por meio do qual seus clientes possam solicitar pizzas pela Internet. O sistema tem o controle dos pedidos das pizzas e bebidas. Para solicitar seus pedidos os clientes obrigatoriamente deverão estar cadastrado. Um cliente poderá realizar vários pedidos, no entanto, um pedido será exclusivo para um cliente.

103 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
O sistema deve informar, através de relatórios online, sempre que um item estiver com sua quantidade abaixo ou perto da quantidade mínima. Neste caso deverá ser montado um pedido para um fornecedor que venda este tido de produto.

104 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Requisitos Funcionais
Prioridade O cliente visualiza os tipos de pizzas (sabores, tamanho...) Essencial O cliente escolhe a pizza e adiciona no seu pedido O cliente seleciona a bebida O cliente visualiza o pedido antes de fechar o pedido

105 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Requisitos Funcionais
Prioridade O cliente poderá visualizar uma lista com todos os seus Pedido já solicitados anteriormente. Essencial O cliente pode opinar sobre o atendimento da pizzaria, referindo-se tanto à qualidade da pizza como da entrega. Importante

106 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Requisitos Funcionais
Prioridade Um pedido poderá realizar muitos pedidos, no entanto, um pedido será exclusivo para um único cliente. Desejável Cada pedido deverá armazenar, entre outras informações, a data e a hora em que o pedido foi feito e a hora provável de sua entrega. Essencial

107 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Requisitos Funcionais
Prioridade O valor da pizza será calculado pelo sabor mais caro. Essencial Cada pizza consome diversas quantidades de diversos itens de estoque. Sempre que uma pizza for produzida, essas quantidades devem ser diminuídas de seus respectivos itens no estoque.

108 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Requisitos Funcionais
Prioridade Montar pedido para o fornecedor sempre que um item do estoque estiver com sua quantidade perto da quantidade mínima. Essencial Emitir relatório que permitam saber quais os sabores de pizza são mais pedidos, bairros que se encontram estes clientes. Emitir relatório com o consumo médio diário de cada produto. Importante

109 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Requisitos Não-Funcionais
Tipo Controle de acesso – o cliente deverá estar logado ao sistema Segurança O tempo de resposta deve ser o menor possível para não prejudicar o atendimento aos clientes Performance O sistema deverá gravar logs de erros Tolerância a falha

110 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Requisitos Não-Funcionais
Tipo O sistema deverá fazer backup automático no final do dia Tolerância a falha O sistema deverá ser facilmente integralizável, caso seja necessário interligá-lo a a outros sistemas existentes. Interoperabilidade O sistema deve ser fácil de usar Usabilidade

111 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Funções do produto ( algumas funções) Funções Descrição Escolher Pizza O sistema deverá apresentar um formulário contendo duas divisões, a primeira apresentará os tamanhos de pizzas (pequeno, médio e grande) e a segunda os sabores de pizzas disponíveis.

112 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Funções do produto ( algumas funções) Funções Descrição Escolher Bebida Representa o processo pelo qual um cliente escolhe uma bebida, sendo um pouco semelhante ao processo de escolha de pizza. Opinar Esse serviço permite que o cliente emita opiniões sobre os pedidos feitos anteriormente por ele.

113 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Visualizar Pedidos Anteriores
Funções do produto ( algumas funções) Funções Descrição Visualizar Pedido O cliente pode visualizar os itens escolhidos (pizzas e bebidas) Excluir Item A partir do caso de uso “Visualizar Pedido”, o cliente pode excluir item do pedido. Visualizar Pedidos Anteriores O cliente pode visualizar todos os pedidos já feitos por ele.

114 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Funções do produto ( algumas funções) Funções Descrição Visualizar Sabores Mais Pedidos Esse processo apresenta todos os sabores da pizzaria em ordem de sua preferencia Concluir Pedido Último passo para solicitar um pedido. É obrigatório que o cliente visualize seu pedido antes de concluí-lo.

115 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Visualizar Pedidos em Aberto
Funções do produto ( algumas funções) Funções Descrição Visualizar Pedidos em Aberto Permite que um funcionário obtenha uma listagem de todos os pedidos ainda não atendidos. Finalizar Pedido do Cliente Define um pedido como finalizado, determinando o funcionário que o preparou e o que o entregou.

116 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Funções do produto ( algumas funções) Funções Descrição Manter Cardápio Incluir, alterar e excluir pizzas do cardápio. Executado pelo administrador. Emitir Produtos em Baixa no Estoque Gera um relatório apresentando todos os produtos em baixa no estoque.

117 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Funções do produto ( algumas funções) Funções Descrição Emitir Compras em Aberto Gera uma listagem contendo todas as compras solicitadas a fornecedores que ainda não foram entregues. ( Administrador) Manter Compras Fornecedor Permite ao administrador efetuar a manutenção das compras da empresa.

118 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Emitir Melhores Clientes
Funções do produto ( algumas funções) Funções Descrição Emitir Melhores Clientes Relatório de clientes que mais consomem na Pizzaria Emitir Consumo por Período Relatório que informa o consumo dos itens do estoque em um determinado período.

119 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Subsistema de Venda
Visualizar Pedidos Anteriores Escolher Pizza Excluir Pedido <<ext>> <<inc>> Visualizar Pedidos Escolher Bebida <<inc>> Cliente Cliente Concluir Pedido <<ext>> Visualizar Sabores mais Pedidos Logar <<ext>> Opinar Auto-Registrar <<inc>>

120 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Subsistema Administrativo
Administrador Emitir Compras em Aberto Visualizar Pedidos em Aberto Manter Cardápio Emitir Produtos em Baixa Finalizar Pedido Cliente Manter Compras Fornecedor Emitir Consumo por Pedido Emitir Melhores Clientes Logar Visualizar pedido <<inc>> <<ext>> Funcionário

121 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Subsistema Venda
Visualizar Pedidos Anteriores Escolher Pizza Excluir Pedido <<ext>> <<inc>> Visualizar Pedidos Escolher Bebida <<inc>> Cliente Cliente Concluir Pedido <<ext>> Logar Visualizar Sabores mais Pedidos <<ext>> Opinar Auto-Registrar <<inc>>

122 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Nome do Caso de Uso Escolher Pizza Ator principal Cliente Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve as etapas percorridas por um cliente para escolher uma pizza. Pré-condição Pós-condição

123 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Fluxo principal Ações do ator Ações do Sistema 1- selecionar opção Escolher Pizza 2- Apresentar tamanhos e sabores disponíveis 3-Selecionar tamanho da pizza 4- Permitir a escolha de sabores de acordo com o tamanho selecionado

124 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Fluxo principal Ações do ator Ações do Sistema 5- Selecionar tantos sabores quantos desejados até olimite do tamanho escolhido 6- Adicionar pizza ao carrinho de pizzas 7- Armazenar pizza escolhida ao pedido

125 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online Subsistema Venda
Visualizar Pedidos Anteriores Escolher Pizza Excluir Pedido <<ext>> <<inc>> Visualizar Pedidos Escolher Bebida <<inc>> Cliente Cliente Concluir Pedido <<ext>> Logar Visualizar Sabores mais Pedidos <<ext>> Opinar Auto-Registrar <<inc>>

126 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Nome do Caso de Uso Visualizar Pedido Ator principal Cliente Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve as etapas percorridas por um cliente para visualizar os itens de seu pedido. Pré-condição Pós-condição

127 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Fluxo principal Ações do ator Ações do Sistema 1- Selecionar opção Visualizar Pedido 2- Apresentar todas as pizzas, com seus respectivos sabores e, e as bebidas escolhidas pelo cliente.

128 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Fluxo Alternativo – Excluir Item Ações do ator Ações do Sistema 1- Selecionar Item e solicitar sua exclusão 2- Executar o caso de uso “Excluir Item”

129 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Nome do Caso de Uso Excluir Item Ator principal Cliente Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve as etapas percorridas para excluir um item do pedido Pré-condição Pós-condição

130 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Fluxo Alternativo I Excluir Pizza Ações do ator Ações do Sistema 1- Excluir pizza 2- Excluir itens de sabor da pizza

131 Exemplo 2 – Sistema de Pizzaria Online
Fluxo Alternativo II Excluir Bebida Ações do ator Ações do Sistema 1- Excluir bebida

132 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
1. INTRODUÇÃO Este documento especifica os requisitos do sistema Controle de Reserva de Hotel, fornecendo aos desenvolvedores as informações necessárias para o projeto e implementação, assim como para a realização dos testes e homologação do sistema. 1.2 Escopo do produto O Sistema a ser desenvolvido terá como campo de atuação a área hoteleira. O mesmo servirá ao gerenciamento de uma rede de hotéis, oferecendo uma interface totalmente voltada para WEB. Cada hotel terá um ou vários terminais que permitirão as operações básicas de um hotel, podendo o cliente reservar e cancelar um apartamento através da Web, e terá também comunicação com outros hotéis da mesma rede de modo a consultar sobre disponibilidade de vagas. Este sistema também faz interface com outros dois sistemas internos do hotel: controle de restaurante e controle de tarifação de telefone. .

133 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
2. DESCRIÇÃO GERAL O Sistema de Controle de Reserva de Hotel – CRH vem para facilitar a vida da Rede Hoteleira a qual vai servir. Tendo como característica óbvia a automatização das principais tarefas inerentes à regra do negócio, ele dará grande agilidade na execução dos principais processos do hotel, hoje feitos de forma manual. Por ser um produto totalmente voltado para WEB, ele descentraliza parte do serviço para o lado CLIENTE, uma vez que este poderá cadastrar-se e efetuar reservas, sem necessariamente interagir com os funcionários do hotel.

134 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
3 – REQUISITOS ESPECÍFICOS Abaixo detalharemos as principais funções dos produto em desenvolvimento, cuja análise e especificação de requisitos é objeto desde documento. 3.1 Requisitos funcionais

135 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
3.1 Requisitos funcionais Requisitos Funcionais Prioridade Entrada para cadastro de cliente (nome, endereço, ,data de chegada, data de saída, classificação do cliente, documento). Essencial Consultas, reservas e cancelamento de reserva através da Web Cadastro de apartamento: tipo de quarto (suíte, standard, duplo, ar-condicionado), cidade ou local Cadastro de salas e auditório Cadastro de despesas Controle de ocupação de apartamento (reservado ou entrada do hóspede). Importante Controle de limpeza dos apartamentos Desejável

136 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
3.1 Requisitos funcionais (cont) Requisitos Funcionais Prioridade Preços diferenciados para alta temporada e baixa temporada. Desejável Descontos para clientes VIP e grupos. Recebimento de pagamento (tipo de pagamento cheque, dinheiro, cartão, parcelado, moeda estrangeira). Essencial Emissão de nota fiscal (podendo ser separado por itens: hospedagem, restaurante, lavanderia, etc). Emissão da fatura parcial (somente para consulta). Importante Emissão de relatórios contábeis.

137 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
3.1 Requisitos funcionais (cont) Requisitos Funcionais Prioridade Relatórios de ocupação Essencial Consulta o nome do cliente (se já existente). Desejável Gerar relatórios estatísticos (média de dias que o cliente se hospeda, gastos médios, itens mais consumidos nos restaurantes). Importante Serviços de mala direta (podendo selecionar os clientes e enviar mensagens via ou imprimir cartas para serem enviados posteriormente via correio. Pesquisa dos clientes no banco de dados segundo alguns tipos de critérios (freqüência que o cliente se hospeda, preferência de apartamentos, preferência de local, tipo de serviços utilizados, estadia de negócios ou turismo, faixa etária, procedência).

138 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
3.1 Requisitos funcionais (cont) Requisitos Funcionais Prioridade Recuperar consumo do Cliente no Restaurante Essencial Recuperar gastos do Cliente com telefone Recuperar gastos com serviço de Lavanderia

139 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
3.2 Requisitos não-funcionais Requisitos Não-Funcionais Tipo Conexão para consultas e reservas de vagas em outros hotéis do Grupo Interopebilidade Tempo de resposta desejável menor que 10 segundos para consultas de vagas em outros hotéis da rede Utilização de computadores PC de mercado Portabilidade Sistema operacional Windows XP ou mais recente Utilização da linguagem JAVA Usabilidade Portabilidade para novos hardwares e sistemas operacionais (quando forem lançadas novas versões de sistema operacional). Interface gráfica fácil de usar 'tipo Windows' para entrada de dados e operação

140 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
3.2 Requisitos não-funcionais Requisitos Não-Funcionais Tipo Procedimento de backup do cadastro de clientes e ocupação e dados correntes Segurança Senha de acesso ao sistema. Deverão ter senhas diferentes para recepcionistas, camareiras, gerentes e proprietário de modo que cada usuário tenha acesso restrito a certas informações Sistema 'no-break' em caso de queda de energia O sistema deve possuir mecanismo que garanta a confidencialidade das informações trocadas pelos usuários Garantia: o desenvolvedor do produto deverá dar suporte gratuito durante um ano após a entrega do produto para casos de mau funcionamento do sistema Externo (não éticos) Deverá fornecer treinamento aos usuários Organizacionais (entrega)

141 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
3.2 Requisitos não-funcionais Requisitos Não-Funcionais Tipo O produto pode ser desenvolvido em etapas, mas deverá ter as funcionalidades básicas na primeira versão (gerenciar reservas e ocupação de apartamentos, cadastro de clientes, controle de pagamento, emissão de relatórios, e reservas pela Web). Organizacionais (entrega) O prazo de desenvolvimento para as funcionalidades básicas é de 6 meses Após o desenvolvimento das funcionalidades básicas, o sistema deverá ser colocado em operação por 3 meses antes de se iniciar o desenvolvimento de outras funcionalidades Após os 3 meses de funcionamento, o produto deverá ser reavaliado para inserir melhorias, corrigir falhas do sistema e implementar as novas funcionalidades. (manutenção) O prazo estimado para implementação da segunda fase é de 6 meses

142 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
2.1 Usuário (atores) Papel Descrição Cliente Pessoa que fazem uso dos serviços do Hotel Atendente Responsável pelo atendimento ao cliente Gerente Responsável pelo gerenciamento do Hotel Contabilidade Sistema de contabilidade responsável pelo fechamento financeiro mensal do HOTEL Limpeza Setor encarregado pela limpeza do Hotel Administradora de Cartão

143 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
2.1 Funções do produto ( algumas funções) Funções Descrição Cadastro de Cliente Fazer cadastro dos clientes Gerenciamento de Reservas Permitir o cliente ou atendente autenticados efetuar reservas ou manipular reservas prévias Check-in Tratar a entrada do Cliente no Hotel pelo atendente Check-out Tratar a saída do Cliente no Hotel pelo atendente Gerenciamento de filiais Manipulação dos dados das filiais pela Gerência Geral Gerenciamento de Serviços Atividades inerentes à associação de serviços a um dado cliente dos serviços oferecidos pela rede hoteleira.

144 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
Diagrama de Contexto Cliente Funcionário Sistema de Controle de Reserva de Hotel Sistema Contab. Limpeza Atendente Gerente Adm Cartão

145 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
Casos de Uso

146 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
Casos de Uso Atendente Verif. disp. quarto <<inc>> Reservar Quarto <<extend>> <<inc>> Obter período reserva Controlar Reserva <<extend>> Cancelar Reservar <<inc>> Disponib. Quarto <<extend>> Canc. Automático <<inc>>

147 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
Casos de Uso Atendente Cliente Cadastro Cliente <<extend>> <<extend>> Registrar Entrada Cliente Fazer Reserva

148 Exemplo 3 – Reserva de Hotel
Casos de Uso Providenciar saida Cliente Atendente Verificar Serviços <<include>> Fazer pagamento <<extend>> <<extend>> Pag. Vista Pag. Cartão

149 Exemplo 4 – Locadora Faça o Diagrama de Casos de Uso para Sistema de Vídeo Locadora, considerando os seguintes requisitos funcionais: 1- Cliente faz pedido do filme; 2- Cliente é cadastrado; 3- Cliente faz pagamento; 4- Fornecedor emite fatura; 5- Locadora envia nota-fiscal para o cliente;

150 Exemplo 4 – Locadora (cont.)
6- Locadora envia dicas de filmes para os Clientes; 7- Locadora faz pagamento para a distribuidora; 8- Locadora faz pedido de DVD para distribuidora; 9- Locadora mantém uma relação de distribuidoras; 10- O filme é consultado através dos atores, atrizes e diretores.


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