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Resíduos Sólidos no Japão e a Política Sobre a Reciclagem

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Apresentação em tema: "Resíduos Sólidos no Japão e a Política Sobre a Reciclagem"— Transcrição da apresentação:

1 Resíduos Sólidos no Japão e a Política Sobre a Reciclagem
JICA Japan – Seminário Brasil-Japão sobre Reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos 12/03/2012 Resíduos Sólidos no Japão e a Política Sobre a Reciclagem Governo do Japão Ministério do Meio Ambiente Gabinete para a Promoção da Reciclagem Shigeyoshi Sato

2 Tópicos ・ Introdução ・ Era da Gestão de Resíduos Sólidos
   - Sistema atual de reciclagem    - Histórico do Japão ・ Era da Gestão de Resíduos Sólidos ・ Era da Reciclagem ・ Panorama atual

3 Modelo de uma Sociedade Sustentável
Sociedade que reduza a produção de resíduos, pelo uso/descarte correto e cíclico, diminuindo assim o consumo de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente.[Lei de Promoção para Sociedade Ecologicamente Sustentável, Artigo 2º(Publicado em Junho de 2000 e validado em Janeiro de 2001)] Recursos Naturais Produção (Fabricação, Distribuição, etc.) 1º. Reduzir a Produção Reduce Reduzir a produção de resíduos 3R= Redução, Reuso, Reciclagem Redução de entrada de recursos naturais 3º. Reciclagem Recycle O que não pode ser reutilizado é usado como recurso para a reciclagem Consumo/Uso 2º. Reutilizar Reuse Reutilizar após sua utilização, se possível Resíduos 4º. Energia Materiais que não podem ser reciclados são queimados para a produção de energia elétrica Processamento (Reciclagem, Incineração, etc.) 5º:Descarte Definitivo Não havendo outra opção, o material é descartado definitivamente Descarte Definitivo

4 Estrutura Legal para uma Sociedade Sustentável
Lei Básica do Meio Ambiente Planejamento Ambiental Agosto 1994 Abril 2012 Lei de Promoção para uma Sociedade Sustentável Proteção do Meio Ambiente físico Diminuição do consumo de recursos Diminuição do impacto ao meio ambiente Janeiro 2001 Plano de Promoção p/ Soc. Sust.: Outros programas nacionais Publicado em Março de 2003 Revisado em Março de 2008 <Tratamento apropriado de resíduos> <Promoção da Reutilização> Lei de processamento de Resíduos Sólidos Emendado em Maio 2005 Lei de Incentivo à Utilização Otimizada de Recursos Naturais Abril 2001 ①Redução da produção de resíduos sólidos ②Tratamento apropriado dos resíduos( inclui reciclagem) ③Regulamentação dos locais de manejo dos resíduos ④Regulamentação dos profissionais envolvidos ⑤Regulamentação dos critérios de manejo, etc. ①Reciclagem dos recursos recicláveis ②Plantas que favoreçam a estrutura e os insumos para a reciclagem ③Regulamentação para separar os resíduos ④Incentivo à utilização de subprodutos     Reduzir Reciclagem→ Reutilizar     Reciclar (1R) (3R) Regulamentação específica para cada tipos de materiais Embalagens まず始めに、我が国の循環型社会形成のための法体系を紹介します。 環境基本法を頂点に、その下に廃棄物・リサイクル分野の基本的枠組み法として、循環型社会形成推進基本法があります。同法に基づき、政府は5年ごとに「循環型社会形成推進基本計画」を閣議決定します。本年度は、その見直しの年にあたり、現在見直し作業を進めています。 循環基本法の下に、廃棄物処理法、資源有効利用促進法という2つの総合的な法律があり、更に容器包装リサイクル法、家電リサイクル法など6つの個別リサイクル法があります。 Eletro-domésticos Alimentos Construção Automóveis Eletro- eletrônicos Aplicado desde Abril 2000 Emendado em Junho 2006 Revisado em Abril 2001 Aplicado desde Maio 2001 Emendado em Junho 2007 Aplicado desde Maio 2002 Aplicado desde Janeiro 2005 Promulgado em Agosto 2012 Vidros, garrafas PET, embalagens de papel, plásticos em geral Ar-condicionados, geladeiras, freezers, aparelhos de TV, máquinas de lavar, secadoras, outros Madeiras, concreto, asfalto Restos de alimentos Automóveis Eletro-eletrônicos em geral Lei de Incentivo para Aquisição “Green”(Produtos reciclados por iniciativa do Governo) Aplicado desde Abril 2001 4

5 Histórico da Legislação Sustentável
Ano Conteúdo Lei promulgada Pós Guerra~ Anos 50 ・Tratamento de resíduos por conta da política de saneamento ambiental ・Manutenção de um ambiente limpo e confortável ・Limpeza(1954) Anos 60~70 ・Aumento de resíduos e exposição da “poluição ambiental” por causa do forte crescimento econômico ・Tratamento de resíduos visando a política de proteção ao meio-ambiente ・Lei de medidas emergenciais para a adaptação de instalações para ambiente de vida (1963) ・Lei de tratamento de Resíduos Sólidos (1970) ・Retificação da Lei de tratamento de resíduos (1976) Anos 80 ・Evolução de instalações e tecnologia de tratamento de resíduos sólidos ・Tratamento de resíduos envolvendo a conservação ambiental ・Lei para o Centro de melhoria Ambiental da costa marítima (1981) ・Lei para Fossa séptica (1983) Anos 90 ・Controle de produção de resíduos, reciclagem ・Criação de sistemas de reciclagem para cada tipo de material ・Contramedida a materiais tóxicos (inclusive derivados de dioxinas) ・Introdução de ajustes nos processos de tratamento apropriado por causa da crescente variedade de tipos e aspectos dos resíduos ・Retificação da lei de gerenciamento de resíduos (1991) ・Lei de adaptação das instalações para Tratamento específico de resíduos industriais (1992) ・ Lei Básica do meio ambiente (1993) ・ Lei para Reciclagem de embalagens e recipientes (1995) ・Retificação da Lei de tratamento de resíduos (1995) ・Lei de reciclagem de eletrodomésticos (1998) ・Lei de medidas específicas para o tratamento de substâncias derivadas da dioxina (1999) Saneamento Poluição Ambiental Rec/Soc.Sutentavel

6 Histórico da Legislação Sustentável
Ano Conteúdo Lei promulgada Anos 2000~ ・Desenvolvimento da política do 3R visando a construção da sociedade sustentável ・Fortalecimento das medidas para o tratamento de resíduos industriais ・Fortalecimento da política para combater o abandono ilegal de resíduos ・Lei básica de promoção para o Desenvolvimento de uma sociedade Sustentável (2000) ・Lei de Reciclagem para construção civil e para alimentos (2000) ・Retificação da lei de tratamento de resíduos (2000) ・Medidas específicas para o tratamento de bifenilpoliclorados(PCB) – (2001) ・Lei de reciclagem de automóvel (2002) ・Medidas especiais para a eliminação de problemas de resíduos industriais (2003) ・Retificação da lei de tratamento de resíduos (2003 a 2006, 2010) Saneamento Poluição Ambiental Rec/Soc.Sutentavel

7 Era da Gestão de Resíduos Sólidos

8 Como o Japão combateu o problema dos resíduos?
Situação anterior dos resíduos ・Ações temporárias como ”Limpar somente o lixo que está na nossa frente”, “Tampar o que está cheirando mal” ・Nas instalações de tratamento pensava-se: ”barato que sai caro”, o mal investimento afasta o bom investimento Com essa situação, ocorreram casos de abandono ilegal e/ou tratamento inapropriado dos resíduos ★ O tratamento inadequado dos resíduos na forma de abandono ilegal causa poluição do meio ambiente, refletindo no cotidiano e na saúde da população ★ Além da influência no meio ambiente, o abandono e o tratamento incorreto dos resíduos causam prejuízos econômicos degradando terrenos tornando-os inutilizáveis. Se tratado corretamente, não há a necessidade de recuperar o ambiente degradado ou sujo, evitando-se enormes gastos. Como o Japão combateu o problema dos resíduos?

9 Introdução Mudanças na geração de resíduos sólidos em municípios japoneses

10 Era da Lei de Remoção de Resíduos (1900-1954)
1877 Repetidos surtos graves e propagações de doenças infecciosas, como a cólera. 1900 Decretada a Lei de Remoção de Resíduos Prevenção de surtos de doenças infecciosas e garantia de um ambiente higiênico 1930 Revisão da Lei de Remoção de Resíduos Para o gradual aumento de lixo acompanhado pelo crescimento populacional nas cidades Era of Dirt Removal Law

11 Era da Lei de Remoção de Resíduos(1900-1954)
A degradação do ambiente higiênico e repetidos surtos de cólera e outras doenças infecciosas em áreas urbanas levaram ao estabelecimento da Lei de Remoção de Resíduos Municípios ficam obrigados de coletar o lixo em áreas públicas O lixo coletado era levado às áreas designadas – eram queimados sujeitos à regulamentação ※Não existiam instalações para incineração na época; as incinerações ocorriam a céu aberto Na época, o lixo era composto basicamente por resto de alimentos ※ metais, papeis e têxteis eram coletados como objetos de valor, em vez de lixo Usados como fertilizantes ou ração 肥料飼料として利用 Geração de novos resíduos 新たな廃棄物の発生 Source: Tokyo Metropolitan Government Bureau of Environment

12 Era of Public Cleaning Law
Era da Lei de Limpeza Pública( ) 1945- Recuperação pós-guerra 1954 Promulgação da Lei de Limpeza Pública - Com o objetivo de lidar com o grande aumento de RSU causado pelo crescimento econômico; - Porém insuficiente para controlar os resíduos das atividades econômicas Era of Public Cleaning Law

13 Era da Lei de Limpeza Pública(1954-1970)
A Lei de Limpeza Pública foi promulgada visando combater a degradação ambiental causada pelo rápido crescimento econômico ・ O Governo foi requisitado para prover suporte tecnológico e financeiro aos municípios ao mesmo tempo que encorajavam o progresso em ciência e tecnologia ・ Os municípios ficaram totalmente responsáveis pelo manejo dos resíduos – obrigados a recolher e eliminar resíduos de uma forma bem planejada do ponto de vista higiênico em áreas sanitárias especialmente designadas. ・ As pessoas eram obrigadas a manter a sua casa e instalações limpas, inclusive o banheiro, do ponto de vista sanitário Construção de instalações de incineração foram promovidas com subsídios do Governo. ※Compostagem de alta velocidade foram avaliadas como outra opção, mas a incineração foi adotada como meio mais eficaz, visto a demanda por adubo e eficiência de tratamento Alteração da composição dos resíduos – Aumento substancial em termos de % de resíduos de plásticos Protestos como o “Not in My BackYard”(NIMBY) ocorreram frequentemente Source: Tokyo Metropolitan Government Bureau of Environment

14 Era da Lei da Gestão de Resíduos e Limpeza Pública
1970- Promulgação da Lei de Gestão de Resíduos e Limpeza Pública, juntamente com outras leis relacionadas ao controle da poluição 1980- A lei foi revista várias vezes refletindo as exigências sociais 1990- Promulgações de leis relacionadas à reciclagem Era da Lei da Gestão de Resíduos e Limpeza Pública

15 Era da Lei da Gestão de Resíduos e Limpeza Pública(1970-)
Esta lei visa assegurar as condições de vida e melhorar a higiene pública pela eliminação correta de resíduos, além de manter o ambiente de vida limpo Resíduo é amplamente dividido em resíduos industriais e resíduos municipais, para estabelecer um sistema de disposição para cada um O princípio da “responsabilidade do gerador de resíduos” foi estabelecido no que tange aos resíduos industriais Coleta, transporte e eliminação de resíduos devem ser implementados com os critérios de eliminação especificados por ordem do Gabinete Cada prefeitura é convidada a desenvolver um plano para a eliminação de resíduos industriais e promover o desenvolvimento do sistema de eliminação em sua jurisdição A área responsável pelos municípios foi ampliada para toda a área dos municípios respectivos. A cooperação dos moradores locais foi altamente requisitada

16 Política para Resíduos do Setor Industrial
Política para Resíduos do Setor Industrial (Emenda da Lei de Tratamento de Resíduos Sólidos) Houve maior rigor legal quanto à responsabilidade e permissão de empresas de processamento de resíduos a partir de 1997. Punições mais severas a quem despejasse irregularmente os resíduos e a notificação prévia de armazenamento de resíduos industriais foram promulgadas em maio de 2010(Em vigor desde 1º de Abril de 2011) Mudando a estrutura Problemas estruturais no gerenciamento de resíduos Princípio do Poluidor Pagador (PPP) Resíduos = Inúteis Resíduos = Inúteis Reformas estruturais advindas da reformulação da lei de gerenciamento de resíduos ○Aumento da responsabilidade dos operadores de emissão ・Fortalecimento do sistema de manifestos ・Ampliação das ordens de recuperação ao estado original ○Combate às práticas ruins de tratamento ・Rigor na emissão de permissões a operadores e instalações ・Maior rigor nas punições (Detenção de 5 anos, multa de 300 milhões de ienes) ○Manutenção de boas instalações de tratamento ・Transparência e rigor nos processos dentro das instalações ・Apoio às instalações exemplares ・Ajuda governamental (Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos) Princípios econômicos de auto responsabilização Princípios econômicos sem responsabilização Não existe motivação para redução de custo de tratamento Tratamento indiferente (bom ou ruim) Mal investimento tomando o lugar do bom investimento (a melhor empresa não se destaca) Os emissores cumprem seu papel com responsabilidade até o fim Tratamento correto e efetivo Os emissors selecionam as melhores empresas (Empresas com práticas ruins deixam o mercado) Realidade que utiliza práticas seguras de tratamento de resíduos Recuperação da credibilidade da população quanto aos resíduos industriais Construção da sociedade sustentável Práticas nocivas como abandono ilegal Aumento da insatisfação popular com resíduos industriais Falha no tratamento Garantia de uma vida saudável e cultural às futuras gerações Meio ambiente desequilibrado

17 Prevenção custa muito menos Caso da Doença de Minamata
(USD / ano) Custo para o Controle da Poluição $ 1.5 milhões Montante total dos danos $156 milhões Danos com a saúde $ 95 milhões Danos com a poluição $ 53 milhões Danos no setor de pesca $ 8 milhões (source: Global Environmental Economics Forum (1991) “Japan’s experience on environmental pollutions) At that time, Japan too much focused on economic growth and did not pay enough attention to pollution control. This approach caused not only severe health problems but also huge economic losses. This shows a study which estimated the cost for actual damages and the cost for pollution control to avoid the same damages. The cost for pollution control was estimated as $1.5 million/year while actual damage caused by Minamata disease was $156 million/year. The study clearly suggests that pollution first and clean-up later attitude hampers economic growth. I would like to stress that Japan’s mistake in addressing Minamata disease should not be repeated in countries such as Indonesia, rather Green Growth is a better alternative.

18 Era da Reciclagem

19 Circunstâncias que levaram à promulgação da Lei de Reciclagem
【Aumento do ímpeto pela reciclagem】 Escassez de lixões Novos e complexos produtos ⇒ Descarte adequado complexo Necessidade de matéria prima 【Aumento da responsabilidade do fabricante】 ・Cresce a opinião que as empresas fabricantes são responsáveis por todo o processo até o descarte. Dificuldade de descarte Automóveis Eletro domésticos Embalagens Recipientes Quantidade de resíduos(Volume) Lei de Reciclagem para cada tipo de produto

20 Circunstâncias que levaram a formulação da Lei de reciclagem de embalagens
○ De acordo com a lei de tratamento de resíduos, os resíduos gerais são de responsabilidade dos governos municipais e locais (Art.6,  § II) ○ Com o grande aumento de resíduos gerais, em sua maioria embalagens, o processamento final e a incineração causavam grandes transtornos aos moradores próximos das instalações. Assim, em 1995 foi promulgada a Lei de reciclagem de embalagens. Os Governos municipais e locais se responsabilizam totalmente e aumentam as responsabilidades das fabricantes para o tratamento desses materiais. Embalagens e recipientes compreendem mais de 50% do lixo doméstico (Comparação por volume) 容積比(平成23年度) 重量比(平成23年度) Por Volume (2011) Por Peso (2011) Papeis 10,3% Papeis 14,5% Plásticos 8,8% Vidros3,7% Não embalagens 47,5% Metais 1,3% Embalagens 52,5% Embalagens 24,2% Outros0,1% Outros0,4% Não embalagens 75,8% Plásticos 33,9% Metais 2,5% Vidros1,2% 20 20

21 Resumo do Sistema de Reciclagem de Embalagens
Estados e municípios (Coleta) EX: Retirada de materiais Estranhos, transformação em fardos Beneficiadores de produtos reciclados Ex:Fabricam tecidos e fibras fornecimento do produto Pagamento do custo de reciclagem(Cumprimento da obrigação de uso de reciclados) Contribuições financeiras Pagamento do custo de reciclagem Entrega do produto para a reciclagem Registro Fluxo da Embalagem Fluxo Financeiro Venda do produto reciclado Consumidor (Descarte separado) Ex:Amassar a garrafa PET e descartar Recicladores (reciclagem) Ex:Transformação em flocos ou pellets Empresa designada (The Japan Containers and Packaging Recycling Association) Fabricantes de embalagens/ Setores que usam embalagens (Obrigação em usar materiais reciclados) Ex:Fabricantes de garrafas PET, fabricantes de bebidas Contrato Separação e compactação por tipo de resíduo Licitação Financiamento do processo ①Consumidor (Descarte) (Reciclagem) ③Empresas ②Municípais e locais (Coleta)

22 Dados referentes a todas as municipalidades (2010)
Dados referentes ao processo de coleta dos governos estaduais e municipais Muitos itens com alta porcentagem de coleta. Papéis e plásticos possuem porcentagens menores em comparação com outros itens Dados referentes a todas as municipalidades (2010) Item Coleta(%) Vidro transparente 94.9 Vidro marrom 95.0 Outros tipos de vidros 94.7 Embalagens de papel 35.8 Garrafas PET 97.8 Embalagens plásticas 74.5 (Embalagens brancas ) 28.9 Embalagens de ferro 98.4 Embalagens de alumínio 98.2 Papelão 90.5 Embalagens de bebidas 77.5 Porcentagem de coleta 22

23 Local de entrega (definido pelos fabricantes)
Estrutura da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos (Publicado em junho 1998 e efetivado em abril 2001 Alvos: Ar-Condicionados, TVs(Tubo、LCD (※), plasma), Geladeiras/Freezer, Máquinas de Lavar, Secadoras (※) Exceto visores de celulares , TVs automotivos e TVs de banheiros Descarte      ① Descarte de forma correta      ② Pagamento de taxas referentes à coleta, transporte e reciclagem Emissor de resíduo Obrigação de recebimento      ① Responsáveis pelos próprios produtos vendidos      ② Produtos recebidos pelo consumidor na troca pelo equipamento novo Obrigação de entrega Fornecedor (varejo) Formulário de Gestão (Tíquete-Reciclagem) Garantir o efetivo transporte dentro do sistema Coleta e Transporte Municipalidades Emissão/ circulação Local de entrega (definido pelos fabricantes) Municipalidades Reciclagem Obrigação de recebimento Obrigação de reciclagem para gerar produtos ○Porcentagem de reciclagem… Ar-condicionado:70%、TV de tubo:55%、TVs de LCD e Plasma:50%、Geladeiras/Freezer:60%、Máquinas de lavar e secadoras:65% Fabricantes/Importadores Empresa definida Monitoramento da situação                       ① Inexistência de responsável Produtos fabricados ou importados pelos próprios ② Terceirização para pequenas e médias empresas    377 postos de coleta 49 centros de reciclagem (junho 2012)

24 Estrutura da Lei de Reciclagem de Automóveis
Depósito da taxa de reciclagem $ Proprietário do Automóvel Empresas do ramo automotivo Organização Gestora do Fundo Responsável pelo recebimento Taxa de recuperação de freons Proprietário do Carro Novo $ Instalações para eliminação de Freons Recuperadores de Freon Freons $ Taxa de recuperação de air bags Instalações para reciclagem de air bags $ $ Empresa de desmanche Proprietário de Carro Usado Pagamento da reciclagem Air Bags Desmanchadas do Usuário das partes automóvel Ferro-Velho $ Instalações para reciclagem de fragmentos Compactação e recortes de metal Fragmentação Último Proprietário ASR Mercado de metais e peças automotivas Automóvel sem utilidade Sentido dos automóveis e ações referentes Sentido do fluxo financeiro da reciclagem Outras ações

25 Situação Pós-Aplicação da Lei de Reciclagem de Automóveis
Unidades de automóveis armazenados indevidamente e abandonados ilegalmente Porcentagem de reaproveitamento de air bags e fragmentos Reaproveitamento(%) Air Bags Fragmentos Meta 85 70(2015~) 50(2010~) 30(2005~) 2010 93~100 79.9~87 2005 93.0~94.7 48.0~70.0 (thousands)

26 Situação de Reciclagem de Outros Materiais
Leis de Reciclagem da Construção Civil  ⇒Prioridade para os resíduos gerados pela ação principal de empreendimentos Leis de Reciclagem de Alimentos  ⇒ Prioridade para os resíduos gerados pela ação principal do fornecedor Leis de Reciclagem de Microeletrônicos Domésticos  ⇒ Prioridade para os resíduos gerados pela ação doméstica  ⇒Lei que promova a não-obrigação dos envolvidos

27 Situação Atual

28 廃棄物・リサイクル対策部の組織と予算 Condição Atual do Tratamento de Resíduos Sólidos Quantidade de resíduos gerais emitidos/Transição da quantidade final a ser eliminado A produção de resíduos em geral atingiu o ápice de 548 milhões t/ano em 2000 e vem decrescendo. O descate final vem decrescendo por conta das políticas de reciclagem e diminuição na produção de resíduos. Produção de resíduos em geral Descarte final de resíduos em geral Despejo final de resíduos(em t) Produção de resíduos (em t) ※Quantidade de resíduos produzido (g/Pessoa Dia)  ・H3(1991) 1.118(g/Pessoa Dia)   ・H12(2000) 1.185(g/Pessoa Dia)  ・H22(2010) 976(g/Pessoa Dia)

29 Situação do Tratamento de Resíduos
Quantidade de resíduos gerais emitidos/Transição da quantidade final a ser eliminado Em 2009, a produção total de resíduos pela indústria chegou a 390 milhões t/ano. Desde 1990, a produção industrial se mantém horizontal. O descarte final vem decrescendo por conta das políticas de reciclagem e diminuição na produção de resíduos. Produção de resíduos Descarte final Produção de resíduos(em t) Descarte final(em t)

30 Fluxo de Matéria no Japão
2000 2010 (OBS) Material aquoso: O material aquoso presente nos resíduos (lodo, detritos animais, urina, ácido de lodo, resíduos alcalinos) e resíduos como areia proveniente de construções civis

31 Fluxo Indicador de Resíduos
「Entrada」:Produção de recursos 「Circulação」:Porcentagem de uso cíclico PIB/Quant. investimento em recursos naturais Quant. Circulação/(Quant. Uso cíclico+Investimento em recursos naturais) Investimento em recursos naturais (¥10.000/Ton) Porcentagem de Circulação 【Meta】 ¥4.2Mi/T 【Meta】 14~15% 【2010】 ¥3.74Mi/T 【2010】 15.3% 【2000】 ¥2.48Mi/T 【2000】 10.0% 1990 1995 2000 2005 2010 2015 1990 1995 2000 2005 2010 2015 Ano Ano Todos os indicadores apontam para o cumprimento da meta 「Saída」:Descarte Final 2000 【Ano Base】 2010 (comparado a 2000) 2015 【Ano Meta】 Recursos Naturais (¥10K/Ton) 24.8 37.4 (+53%) 42 Circulação (%) 10.0 15.3(+4.9pontos) 14~15 Descarte Final (10k Ton) 56 19 (▲67%) 23 Despejo Final( Ton) 【2000】 56Mi Ton 【Meta】 23Mi Ton 【2010】 19Mi Ton 1990 1995 2000 2005 2010 2015 Ano

32 Quantidade de resíduos (Previsão)
Direção Para o Futuro O desenvolvimento econômico centralizado na Ásia e o aumento da população causa um grande aumento na quantidade e na variedade de resíduos. No panorama mundial, em 2050 prevemos que a quantidade de resíduos será o dobro de 2010. Quantidade de resíduos (Previsão) Queima de Plásticos Cortesia:Basel Action Network Ásia Europa América do Norte Fonte: Research Institute of Solid Waste Management Engineering ⇒Com uma legislação adequada, vamos promover o descarte adequado e a reciclagem! 32


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