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Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico

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Apresentação em tema: "Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico"— Transcrição da apresentação:

1 Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Danielle Nogueira de Assis

2 Conceitos básicos em qualidade
conformidade às necessidades do usuário ou dos clientes. Implica em: Satisfação das necessidades e das expectativas. Foco no cliente ou usuário.

3 O que é Qualidade Satisfação do Cliente e Melhoria contínua ( Deming )
Grau no qual um conjunto de características satisfaz a requisitos ( ISO 9000:2000 ) Atendimento aos requisitos dos clientes ( ASQC ) Adequação ao uso ( Juran )

4 Evolução do conceito de qualidade (Pires Rodrigues, 2000)
Produtos de qualidade são luxuosos, caros e bonitos. Qualidade é um conceito vago, subjetivo impossível de definir. A qualidade é considerada a falta de defeitos. A qualidade é responsabilidade do departamento de controle de qualidade. Rejeição de 10% é aceitável. Qualidade só pode ser implantada através da contratação de especialistas em qualidade. Indicadores de produtividade já dão a medida da qualidade. Produtos da qualidade atendem às expectativas do cliente. Qualidade consiste no cumprimento dos requisitos e especificações do cliente. Qualidade representa a prevenção da ocorrência de erros. A responsabilidade pela qualidade é de todos. Não se aceitam erros. Deve-se promover melhorias para alcançar “defeito zero”. Qualidade será alcançada através da liderança dos dirigentes e do envolvimento dos funcionários. Indicadores de produtividade medem a eficiência do uso de recursos.

5 Conceitos básicos em qualidade
Cliente: Pessoa ou organização que recebe o produto de um fornecedor. Cliente atual: Bem informado e protegido pelas regulamentações técnicas e Código de Defesa do Consumidor; Acompanha a evolução e conceitos de qualidade. Procura empresas que satisfaçam suas expectativas.

6 Conceitos básicos em qualidade
Não conformidade Não atendimento a requisitos especificados. Ação corretiva Ação preventiva Ação para a eliminação Ação para prevenir a da não conformidade ocorrência da não conformidade.

7 Conceitos básicos em qualidade
Gestão da Qualidade Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Implica no estabelecimento de: Política da Qualidade Objetivos da Qualidade (Indicadores e metas) Planejamento da qualidade Controle da qualidade Garantia da qualidade Melhoria da Qualidade

8 Conceitos básicos em qualidade
Planejamento da Qualidade: Estabelecimento dos objetivos da qualidade, com especificação dos recursos e processos operacionais necessários.

9 Conceitos básicos em qualidade
Controle de qualidade: Atendimento dos requisitos da qualidade Implica em: Reconhecer e minimizar erros analíticos no sistema produtivo.

10 Conceitos básicos em qualidade
Garantia da Qualidade: Prover confiança de que os requisitos da Qualidade serão atendidos. Implica em: Satisfazer o cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios.

11 Conceitos básicos em qualidade
Melhoria da qualidade: Aumento da capacidade de atender os requisitos da qualidade.

12 Qualidade em serviços de saúde
Qualidade no atendimento Qualidade técnica comprovada Custo (preço justo).

13 Perfil de organização de sucesso
Foco no cliente; Superar as expectativas do cliente; Fidelização dos clientes; Encantar seus clientes.

14 Como ser uma organização de sucesso?
Ter qualidade no atendimento (cativar o cliente); Realizar atualizações científicas e técnicas de sua equipe; Ser ágil nas suas decisões; Incentivar a criatividade de sua equipe;

15 Como ser uma organização de sucesso?
Gestão participativa; Garantir a confiabilidade dos serviços prestados; Realizar pesquisa de satisfação dos clientes; Implementar o sistema de gestão da qualidade.

16 Fundamentos dos critérios de excelência hoje adotados
Gestão centrada nos clientes; Foco nos resultados; Comprometimento da alta direção; Visão de futuro de longo alcance; Valorização da pessoas; Responsabilidade social;

17 Fundamentos dos critérios de excelência hoje adotados
Gestão baseada em Processos e Informações; Ação pró-ativa e respostas rápidas; Aprendizado contínuo; Desenvolvimento de parcerias.

18 Programas da Qualidade
Programa de Biossegurança; Programa de Controle da Qualidade (internos e externos); Programa de Qualidade total; Programa de Gerenciamento de Resíduo em Serviço de Saúde; Programa de Normalização;

19 Programas da Qualidade
Programa de excelência no atendimento; Programa de Treinamento em Qualidade; Programa de Gerenciamento de Desperdícios; Outros.

20 “ Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível” São Francisco de Assis

21 Controle de Qualidade no LC
Padronização dos Processos Pré-analíticos Padronização dos Processos Analíticos Padronização dos Processos Pós-Analíticos

22 Padronização dos Processos pré-analíticos
Solicitação do exame; Orientação sobre a coleta; Preparação e coleta da amostra; Armazenamento e transporte para dentro do laboratório; Cadastramento.

23 Padronização de processos analíticos
Análises laboratoriais POP´s

24 Padronização de processos pós-analíticos
Análise de consistência dos resultados; Liberação de laudos; Armazenamento de amostra do paciente; Transmissão e arquivamento de resultados; Consultoria técnica.


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