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Práticas de Apoio à Gestão Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento.

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1 Práticas de Apoio à Gestão Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Prof.: Lillian Alvares

2 Gerenciamento com foco na Qualidade

3 Características Qualidade é uma responsabilidade de todos e introduz uma dimensão cultural à organização

4 Características A Gerência pela Qualidade tem que ser entendido como uma nova forma de gestão, que exige mudanças de atitudes e comportamento de toda a organização

5 Características A qualidade incorpora a idéia de satisfazer, e mesmo, exceder às expectativas dos clientes.

6 Características Atender às expectativas vai requerer da empresa estar sempre adiante das necessidades dos clientes, e para tal deve estar empenhado na melhoria contínua de produtos e processos.

7 Características A preocupação em atender às necessidades do cliente constituiu princípio básico.

8 Características Esse princípio origina-se no pressuposto de que, em tempos de intensa competitividade, o sucesso a longo prazo e a conseqüente possibilidade de sobrevivência de uma organização depende da sua capacidade de satisfazer necessidades e expectativas de seus clientes.

9 Características Para tal, é necessário que a empresa como um todo seja organizada e se estruture em torno do objetivo de atender ao cliente.

10 Características O outro fator importante é a percepção da organização como uma série de processos e atividades interligadas.

11 Características A Qualidade de um produto ou serviços só é aferida da perspectiva do cliente, quando ele tem suas expectativas atendidas ou superadas em relação ao produto, é a total conformidade com os requerimentos dos clientes.

12 Características No âmbito interno o que as empresas possuem não é qualidade, mas sim: adequação do desempenho às exigências

13 Os dez mandamentos da Qualidade 1. Princípio da satisfação total dos cliente 2. Princípio da gerência participativa 3. Princípio do desenvolvimento humano 4. Princípio da constância de propósito 5. Princípio do aperfeiçoamento contínuo 6. Princípio da gerência de processos 7. Princípio da delegação 8. Princípio da disseminação de informações 9. Princípio da garantia da qualidade 10. Princípio da não-aceitação de erros

14 1 - Satisfação total dos cliente Os clientes são a razão da instituição existir. Portanto, tudo deve ser feito para o satisfazer os seus interesses.

15 2 - Gerência participativa O sentido da gestão participativa extrapola as fronteiras da empresa, através de uma interação constante com os clientes, os fornecedores e a comunidade.

16 2 - Gerência participativa É importante que o funcionário tenha liberdade para desempenhar seu papel. Com interesse, inteligência e, sobretudo, com satisfação. As novas idéias devem ser estimuladas e a criatividade deve ser uma máxima dentro da empresa.

17 2 - Gerência participativa Para isso, é preciso que todos os níveis da administração estejam abertos às críticas e às sugestões. O gerente deve informar, debater, motivar, orientar os funcionários e promover o trabalho de equipe. Participar muito mais do que simplesmente dar ordens.

18 2 - Gerência participativa O acesso à informação precisa ser garantido para que as decisões sejam mais democráticas possíveis. A idéia é atingir uma composição de forças, onde o "todo", trabalhando junto, tenha mais poder que a soma das partes isoladas.

19 3 - Desenvolvimento humano Este princípio orienta todas as ações que buscam a evolução pessoal e profissional dos funcionários. Ensina, antes de tudo, a ser muito mais. Na empresa e na vida.

20 3 - Desenvolvimento humano Aprender a aprender é outra prioridade. Buscar o desenvolvimento auto-sustentável, o aperfeiçoamento contínuo e a constante atualização dos conhecimentos.

21 3 - Desenvolvimento humano É importante, também, ser um educador. Saber transferir os conhecimentos adquiridos na organização, com uma compreensão ampla da atuação da empresa na sociedade.

22 4 - Constância de propósito Para chegar à Qualidade Total, é preciso fazer uma mudança cultural. Implantar novos valores, eliminando os conceitos ultrapassados. E isso só acontece quando os princípios passam a ser repetidos e reforçados, dia após dia.

23 4 - Constância de propósito Por isso, as ações que levam à Qualidade Total devem ser planejadas. Os dirigentes precisam ter sempre atitudes coerentes com os princípios defendidos. E esse processo vai ter um grande sucesso na medida que conseguir a participação de todos.

24 4 - Constância de propósito Fundamental é tudo em conjunto e a longo prazo. Um futuro planejado traz resultados mais eficientes.

25 5 - Aperfeiçoamento contínuo Antes de pensar nas mudanças, é importante entender muito bem a empresa e todos os seus processos. Não dá para aperfeiçoar o que não se pode medir. Portanto, é fundamental criar indicadores de qualidade e produtividade que retratem a situação inicial.

26 5 - Aperfeiçoamento contínuo Em cima desses indicadores é que se trabalha sempre com a intenção de melhorar os índices, buscando um aperfeiçoamento contínuo.

27 5 - Aperfeiçoamento contínuo É aí é que entra o poder da inovação, da ousadia, da flexibilidade de atuação e da criatividade.

28 6 - Gerência de processos A empresa pode ser vista como um grande processo envolvendo fornecedores, empregados, clientes e a sociedade. Esse grande processo se divide em sub-processos menores até o nível de uma tarefa individual.

29 7 - Delegação O atendimento ao cliente deve ser ágil. Decisões sobre assuntos do seu interesse precisam ser rápidas. Por isso, todos os funcionários devem conhecer os princípios da empresa e saber tomar decisões nos momentos necessários.

30 7 - Delegação O sucesso do processo de delegação depende da capacidade de identificar o que e para quem delegar.

31 8 - Disseminação de informações Todos os funcionários devem saber divulgar os produtos e serviços da empresa. Portanto, a informação tem que circular em todos os níveis. A alta administração deve manter contato com o setor de execução.

32 8 - Disseminação de informações A empresa tem que usar todos os meios disponíveis para levar a informação adiante. E tão importante quanto a rapidez na transmissão é o conteúdo claro e objetivo. A transparência da organização é uma conseqüência natural da disseminação de informações.

33 9 - Garantia da qualidade A qualidade dos produtos e serviços é assegurada pela formalização de processos e pela administração das rotinas. Essas ações garantem que a qualidade dos produtos ou serviços não será alterada com a substituição de pessoas.

34 9 - Garantia da qualidade A garantia da qualidade dos produtos e serviços é fundamental para a fidelização dos clientes.

35 10 - Não-aceitação de erros Fazendo certo da primeira vez, não será preciso corrigir. Esse é o princípio de quem não perde tempo, nem produz documentos incorretos. A prevenção contra erros e a visão de aperfeiçoamento fazem parte da filosofia da qualidade.

36 10 - Não-aceitação de erros Agora isso não significa intolerância ou punição para quem erra. Ao contrário, a empresa estimulará ações inovadoras e criativas, mesmo com um certo grau de risco.

37 10 - Não-aceitação de erros Inadmissível é o erro por omissão ou a persistência no erro.

38 Obstáculos

39 Os dez principais obstáculos á abordagem da Qualidade 1. Comprometimento insuficiente da alta direção 2. Criar expectativas irreais, ou confiar demais em ferramentas e técnicas 3. Focalizar o cliente errado ou ficar distante dos clientes 4. Criar prioridades laterais (concorrentes ou conflitantes) 5. Definir método de medição medíocre, ou não definir indicadores de desempenho

40 Os dez principais obstáculos à abordagem da Qualidade 6. Fazer planos e não controlar 7. Não fazer comparações com referências externas 8. Não estabelecer aferição da liderança 9. Centralizar ao máximo 10. Deixar-se minar pela resistência


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