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Alfabetização Científica e Tecnológica
Situações práticas...
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Alfabetização científica no Currículo
“Essa múltipla presença na produção de conhecimentos, de bens e de serviços torna os elementos da ciência e das tecnologias tão próximos de qualquer ser humano que faz da alfabetização científico-tecnológica uma condição de cidadania. Por exemplo, é preciso um domínio conceitual científico básico para saber que uma água mineral de pH 4,5 é ácida, para ler medidas de energia em quilowatt por hora ou para acompanhar os debates em torno da produção de grãos transgênicos ou do crescimento aparentemente acelerado do Universo. Vê-se, portanto, que as linguagens da ciência são essenciais para acompanhar matérias em jornais diários, especificações em equipamentos domésticos e descrições de embalagens de alimentos.” Currículo Oficial do Estado de São Paulo – Ciências da Natureza – página 26
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Fonte de um notebook Situação Problema: Posso ligar a fonte de meu notebook em uma rede de tensão 220V?
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Qual chuveiro é mais econômico
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Selo PROCEL 27 23
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Qual HD tem maior capacidade de armazenar arquivos?
2 TByte 2 kByte
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Estou com acidez estomacal, qual água devo beber?
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Estou com acidez estomacal, qual água devo beber?
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Questões para debate Existem situações de aprendizagem no Caderno do Professor/Aluno que desenvolvem a alfabetização científica? Quais? Essas situações de aprendizagem são adequadas ao público a que se destinam (aos alunos)? Por que? Você tem alguma sugestão para o desenvolvimento da alfabetização científica em sala de aula? Em caso positivo, compartilhe com seus pares...
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