A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José Carlos Pereira Jotz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José Carlos Pereira Jotz"— Transcrição da apresentação:

1 José Carlos Pereira Jotz
Música e espiritismo José Carlos Pereira Jotz Ligue o som

2 Música e o Espiritismo Qual a importância da música para o espírito?
Qual a influência do espiritismo sobre a música? Por que utilizar a música antes de iniciar uma atividade na casa espírita?

3 Música e o Espiritismo Livro dos espíritos questão 251. – São sensíveis à música os espíritos? “Aludes a musica terrena? Que é ela comparada à música celeste? A esta harmonia que nada na terra vos pode dar idéia? Uma está para a outra como o canto do selvagem para uma doce melodia. Não obstante espíritos vulgares podem experimentar certo prazer em ouvir a vossa música, por lhes não ser dado ainda compreenderem outra mais sublime. A música possui infinitos encantos para os espíritos, por terem eles muito desenvolvidas as qualidades sensitivas. Refiro-me à música celeste, que é tudo o que de mais belo e delicado pode a imaginação espiritual conceber”.

4 Música e o Espiritismo Obras póstumas, pg. 173, A música celeste. “Para espiritismo a música que existe em nosso mundo chamado mundo de provas e expiações, não passa de uma cópia do que existe no mundo espiritual”.

5 Gosto musical variável
Música e o Espiritismo Gosto musical variável Há diferentes estilos de música (rock, samba, etc) A música pode estimular sentimentos de paz, amor, bem como sensualidade, ira, etc. O gosto musical se modifica a medida que nosso espírito evolui. O espírito aprende ao longo da vida e entre uma existência e outra, levando o conhecimento para vidas futuras . É o talento que trazemos conosco ao reencarnarmos.

6 Música e o Espiritismo Definição de harmonia Dicionário ajustamento,
conjunto agradável de vários sons; ciência de dispor os acordes; acordo perfeito entre várias partes de um todo; coerência; simetria; entendimento; concordância; paz entre as pessoas.

7 Música e o Espiritismo Comparação chama e luz
A chama está para a música assim como a luz está para a harmonia. Chama e música são tangíveis; luz e harmonia são um efeito das anteriores > não são tangíveis. Pode-se perceber a luz sem chama e a harmonia sem música. É um sentido da alma que é percebido conforme se desenvolve esse sentido. Luz e harmonia são sentidos que se possuí em razão dos esforços que se fazem para adquiri-los.

8 Música e o Espiritismo Ação da harmonia
A harmonia que fere um Espírito elevado, extasia um Espírito mais rude; quando este se deleita nas harmonias superiores, o êxtase o toma e a prece entra nele; ele se transporta para esferas superiores e gostaria de viver sempre assim. Quando a harmonia o deixa, ele desperta ou dorme; assim que retorna à realidade, por vezes exala uma prece ao alto, pedindo força para subir. É um grande motivo de estímulo. Quem tem em si a harmonia, age quando quer sobre fluido universal.

9 Música e o Espiritismo Espírito com sentimento íntimo da harmonia > é como o que fez aquisição intelectual: goza da propriedade inalienável que adquiriu. Espírito que transmite a harmonia que está nele, fica feliz de ver satisfeitos os que o escutam. Harmonia, ciência e virtude são três concepções do Espírito; a primeira extasia, a segunda esclarece, a terceira eleva. Possuídas em suas plenitudes, se confundem e constituem a pureza.

10 Razão da influência da harmonia na alma
Música e o Espiritismo Razão da influência da harmonia na alma A harmonia coloca a alma sob a força de um sentimento que a desmaterializa, a eleva. A alma virtuosa, que adquiriu a harmonia, produzirá obras-primas capazes de penetrar as almas mais blindadas e comovê-las.

11 Música e o Espiritismo A música espírita
"Os músicos são homens como os outros”. O maestro Rossini, no plano espiritual diz: “Não inventamos nada: copiamos do grande livro da Natureza e a multidão aplaude quando não deformamos muito a partitura”. O Espiritismo, moralizando os homens, exercerá influência sobre a música; mais compositores virtuosos comunicarão as suas virtudes, fazendo ouvir as suas composições.

12 Música e o Espiritismo “Rir-se-á menos, chorar-se-á mais; a hilaridade dará lugar à emoção e o cômico à grandiosidade. Por outro lado, os ouvintes que o Espiritismo terá disposto para receberem facilmente a harmonia, apreciarão, na audição da música séria, um encanto verdadeiro”. “O Espiritismo terá influência sobre a música. Seu advento mudará a arte, depurando-a.”

13 A Música segundo Leon Denis
Música e o Espiritismo A Música segundo Leon Denis Tudo no espaço traduz-se em harmonia. Certos espíritos se comunicam através de ondas sonoras. Sinfonia e melodia na Terra são ecos enfraquecidos e deformados dos concertos celestes. Em todos as categorias de mundos a música tem lugar considerável nas manifestações do culto que as almas prestam a Deus. Nos mundos superiores é uma das formas habituais da vida do ser, mergulhado em ondas de harmonia de intensidade e suavidade inexprimíveis.

14 Música e o Espiritismo Nas grandes festas no espaço, na união das almas para prestar homenagem ao Criador, na irradiação de sua fé e de seu amor, delas escapam radiações luminosas que se colorem de várias tonalidades e se transformam em vibrações melodiosas. As cores transformam-se em sons, e dessa comunhão de fluidos, pensamentos e sentimentos forma-se uma sinfonia sublime. Do alto descem acordes mais possantes. Ao percebê-los o espírito se dilata e se felicita.

15 A música e a mediunidade
Música e o Espiritismo A música e a mediunidade Na Terra a sinfonia é a forma mais elevada da música. Quando a música é associada às palavras, perde um pouco de sua amplitude no tocante a elevação do sentimento, pelo fato de nos prendermos as mesmas. Por outro lado a melodia acalenta, deleita, encanta; ela facilita que gravemos em nossa mente os poemas que gostamos de repetir. Mesmo quando ouvimos composições em línguas estranhas, nos encantamos pela sua harmonia.

16 Música e o Espiritismo A falta de uma fé esclarecida, reflete na impotência da alma contemporânea em criar obras com maior concepção da beleza universal. Se por um lado os acontecimentos da vida oferecem imagens capazes de inspirar obras fortes (amor, ódio, paixão, dor), por outro lado o que são esses temas comparados ao imenso panorama que desvenda aos nossos olhos a revelação espírita e suas descrições da vida no espaço? Em todo poeta, artista, escritor, há germes de mediunidade.

17 Música e o Espiritismo Quando associada a palavras nobres, a harmonia musical pode elevar as almas às regiões superiores. Já quando unida a palavras inadequadas, a música é um instrumento de perversão, que leva a alma às baixas vibrações. Assim, devemos cuidar aquilo que ouvimos. Nosso gosto musical pode revelar o grau de vibração de nosso espírito.

18 Compositores médiuns (Leon Denis)
Música e o Espiritismo Compositores médiuns (Leon Denis) “Quase todos célebres compositores gozam de faculdades mediúnicas recebendo inspirações do além, traduzindo, conforme seu talento, as grandiosas concepções da eterna harmonia”. “Beethoven deve ser considerado como o verdadeiro criador da sinfonia”.

19 Influência sobre a saúde
Música e o Espiritismo Influência sobre a saúde A música influi até sobre a saúde física por sua ação sobre os fluidos humanos. A musicoterapia usa a música para melhorar o funcionamento físico, psicológico, intelectual ou social. Também se emprega com pessoas não enfermas ou sem problema, para melhorar o bem estar pessoal, desenvolver a criatividade, melhorar o aprendizado, as relações inter-pessoais e para o manejo do stress.

20 Influência da música nas vibrações do corpo
Música e o Espiritismo Influência da música nas vibrações do corpo Dr. Masaru Emoto > A Mensagem de Água. A vida está conectada à água (que corresponde a 70% do corpo). Evidência efetiva de que as energias vibracionais humanas (pensamentos, palavras, idéias e músicas) afetam a estrutura molecular da água. Seu trabalho foi feito através de fotografia de gotas de água congeladas examinadas sob microscópio. Observação do efeito da música na estrutura da água > água destilada é colocada entre dois alto-falantes por algumas horas e após são fotografados os cristais formados depois da água congelada.

21 Efeito da música sobre a água
Beethoven's Pastorale Heavy Metal Music Imagine o que isto faz no seu corpo que é 70% água!!!

22 Importância da música na Casa Espírita
Música e o Espiritismo Importância da música na Casa Espírita Harmonizar - auxiliar para que os freqüentadores mantenham um bom estado vibratório a fim de melhor captar as energias que serão disponibilizadas; Sensibilizar - facilitar a sintonia com os planos superiores através da prece ; Elevar - manter o pensamento numa vibração superior.

23 Música e o Espiritismo Palestra
A música harmoniza e prepara para melhor aprendizado do que será apresentado. Evangelização Auxilia a acalmar as crianças, facilitando sua participação nos encontros.

24 Bibliografia León Denis. A harmonia. Encontrado em A música celeste. Encontrado em Rossini (Médium, Sr. Desliens). A música espírita. Encontrado em Leon Denis. A música e a mediunidade. Encontrado em Leon Denis. A música. Encontrado em José Marcelo Gonçalves Coelho. Música e Espiritismo WellnessGoods.com. Miraculous Messages from Water. Encontrado em

25 Se você desejar ter acesso a outras palestras espíritas entre no site
José Carlos Pereira Jotz Música: Sinfonía nº 6 Pastoral - Beethoven Imagem: Dr. Masaru Emoto

26 MUITA PAZ A TODOS


Carregar ppt "José Carlos Pereira Jotz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google