A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ITENS ESSENCIAIS ABORDADOS EM UMA COMUNHÃO NA ESTÂNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ITENS ESSENCIAIS ABORDADOS EM UMA COMUNHÃO NA ESTÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1

2 ITENS ESSENCIAIS ABORDADOS EM UMA COMUNHÃO NA ESTÂNCIA
VISÃO ITENS ESSENCIAIS ABORDADOS EM UMA COMUNHÃO NA ESTÂNCIA 1 - O Bookafé não visa lucro: é preciso estar preparado até para tomar prejuízo. Cafeterias para serem lucrativas precisam ter alto giro, uma vez que a margem de lucro nos produtos é pequena. 2 – ANVISA: faz-se necessário conhecer quais as exigências em cada localidade. Os produtos devem estar bem acondicionados, ter registro de procedência, validade e valor nutricional. A estrutura física deve ser projetada conforme as orientações da Vigilância Sanitária. 3 – Profissionalização: aperfeiçoamento e treinamento do pessoal através de cursos específicos. Monitoramento contínuo. 4 – Definição de cardápio: produtos que atendam e gerem demanda. Produtos de qualidade servidos em um ambiente especial tem valor agregado. 5 – Promoção: divulgação criativa com base em uma boa comunicação e planejamento de mídia, com análise de resultados.

3 João monlevade MINAS GERAIS

4 CARACTERÍSTICAS João Monlevade – Cidade polo na região do Médio Piracicaba, com habitantes, localizada a 114 Km da capital, Belo Horizonte. A economia local tem seu ponto forte na indústria (Arcelor Mittal e Vale). O comércio bastante ativo e escolas de ensino superior fomentam o mercado. Localização – estratégica, esquina de uma das principais avenidas da cidade, posicionado no setor do centro comercial com maior número de clínicas e profissionais liberais. Clima: estações do ano bem definidas Investimento: R$65.000,00. Horário de funcionamento: segunda à sexta de 7:00 às 19:00 h, Sábado de 7:00 às 13:00 h. Horário de maior movimento: 16:00 às 19:00 H Atendimento: 3 Funcionárias e 1 gerente. Encargos trabalhistas: 2 irmãs fichadas com salário mínimo comercial e 2 irmãs remuneradas colocadas como sócias no contrato social. Voluntários: designados para divulgação dos livros, contatos, orações e estudos bíblicos. Valor do aluguel: R$1.250,00/mês Venda média diária: R$600,00 Custo fixo: em torno de R$6.000,00 Custo variável: Em torno de R$7.000,00 Meta para os próximos meses: R$800,00/dia Plano de retorno do investimento: 2 a 3 anos

5 ESPAÇO FÍSICO - DIMENSÕES
Em fase de acabamento ESPAÇO FÍSICO - DIMENSÕES

6 LOJA COM ÁREA EXTERNA ÚTIL
Área das mesas LOJA COM ÁREA EXTERNA ÚTIL

7 PROJETO INTERIOR

8 FASE DE MONTAGEM

9 FASE DE MONTAGEM

10 FASE DE MONTAGEM

11 DECORAÇÃO INTERNA

12 DECORAÇÃO EXTERNA

13

14 ANTES DEPOIS

15 ANTES DEPOIS

16 ANTES DEPOIS

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28 SUGESTÃO DE PRODUTOS TORTA DE NOZES TORTA DE MORANGO BOLO PRESTÍGIO
BEBIDAS QUENTES AÇAÍ CAFÉZINHO BOOKAFÉ TRUFA DE CAFÉ CAFÉ ESPRESSO CURTO PÃO DE MEL CAFÉ ESPRESSO LONGO BOMBOM CASEIRO CAFÉ ESPRESSO AROMATIZADO PALHA ITALIANA CAFÉ ESPRESSO COM NUTELA BEBIDAS GELADAS CAFÉ ESPRESSO COM LEITE CONDENSADO REFRIGERANTES LATA CAFÉ ESPRESSO COM DOCE DE LEITE REFRIGERANTES 500 ML CAFÉ COM LEITE SUCOS EM LATA CAPUCCINO ÁGUA DE CÔCO CAPUCCINO COM CHANTILY ISTOTÔNICO MOCACHOC CHÁ GELADO CHÁ ÁGUA MINERAL SORVETES ÁGUA MINERAL COM GÁS YOGUR-LIFE SALGADOS ICE CAFÉ PÃO DE QUEIJO ICE CAPUCCINO EMPADA DE FRANGO ICE CHOCOLATE EMPADA DE QUEIJO GELATO TORTINHA DE FRANGO PETIT GATEAU TORTINHA DE CAMARÃO SUNDAE TORTINHA DE BACALHAU PICOLÉS TORTINHA DE PALMITO SOBREMESAS TORTINHA DE ALHO PORÓ SALADA DE FRUTAS CESTA DE CAFÉ DA MANHÃ MOUSSES TORTA HOLANDESA TORTA HOLANDESA DE LIMÃO

29 CARTAZES DOS PRODUTOS

30

31

32

33

34 CESTAS DEPOIS

35 CARDÁPIO Fotos dos produtos são exploradas para estimular o consumo, aguçar o apetite e ajudar o cliente a decidir.

36 OBS: CLIMA FRIO

37 DOCES - PARTICIPAÇÃO NA RECEITA

38 SORVETES - PARTICIPAÇÃO NA RECEITA

39 SALGADOS - PARTICIPAÇÃO NA RECEITA

40 BEBIDAS QUENTES - PARTICIPAÇÃO NA RECEITA

41 BEBIDAS FRIAS - PARTICIPAÇÃO NA RECEITA

42 DOCES – PARTICIPAÇAO DOS ITENS NAS VENDAS

43 SORVETES – PARTICIPAÇAO DOS ITENS NAS VENDAS

44 SALGADOS – PARTICIPAÇAO DOS ITENS NAS VENDAS

45 BEBIDAS QUENTES – PARTICIPAÇAO DOS ITENS NAS VENDAS

46 BEBIDAS FRIAS – PARTICIPAÇAO DOS ITENS NAS VENDAS

47 MOBILIÁRIO EQUIPAMENTOS BALCÃO PRATELEIRAS ESTANTES BANQUETAS MESAS CADEIRAS POLTRONAS ARMÁRIOS FREEZER REFRIGERADOR ESTUFA CHAPA GRILL CAFETEIRA MÁQUINA DE SORVETE FORNO ELÉTRICO MICROONDAS GELADEIRA LIQUIDIFICADOR INDUSTRIAL TV LCD GAVETA CAIXA CALCULADORAS TELEFONE ALARME

48 MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA ATIVIDADES ROTINEIRAS
PRIMEIRAS ATIVIDADES . LIGAR AS MÁQUINAS . VERIFICAR A LIMPEZA . DESCONGELAR SALGADOS . ASSAR PÃO DE QUEIJO . PREPARAR ASSADOS PARA ESTUFA . ESTENDER OS TAPETES . MONTAR MESAS E CADEIRAS . VERIFICAR ABASTECIMENTO DAS MÁQUINAS . ABRIR DOSADORES E COLOCAR A MÁQUINA EM PRODUÇÃO . PREPARAR CHANTILY . EXPOR TORTAS E DOCES . VERIFICAR ESTOQUE . LIGAR TV E DVD . ABRIR O CAIXA . CONFERIR VASILHAME E ACESSÓRIOS MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA ATIVIDADES ROTINEIRAS ÚLTIMAS ATIVIDADES . DESLIGAR AS MÁQUINAS . LAVAR VASILHAS . VERIFICAR A LIMPEZA BALCÃO E PISO . LIMPAR A MÁQUINA DE SORVETE . DESLIGAR A PRODUÇÃO DA MÁQUINA DE SORVETE E . COLOCAR EM CONSERVAÇÃO, FECHAR OS DOSADORES . DESLIGAR FREEZER DE BEBIDAS . DESLIGAR A CAFETEIRA . ESVAZIAR E LIMPAR A ESTUFA . RECOLHER OS TAPETES . DESMONTAR MESAS E CADEIRAS . GUARDAR GARRAFA DE CHANTILY NA GELADEIRA . EMBALAR TORTAS E DOCES . VERIFICAR ESTOQUE . DESLIGAR TV E DVD . FECHAR O CAIXA . CONFERIR VASILHAME E ACESSÓRIOS . LIMPAR BANHEIRO . LAVAR PANOS . RECOLHER O LIXO . VEDAR VASILHAS E EMBALAGENS . ACIONAR ALARME

49 MANUAL DE PROCEDIMENTO
Com este manual, todos os que servem no Bookafé tem a mesma orientação. Assim há padronização dos produtos.

50

51 PLANILHA DE CUSTOS DE MONTAGEM DO BOOKAFÉ EM JOÃO MONLEVADE
EQUIPAMENTOS/MATERIAIS/SERVIÇOS VALOR(R$) FORMA DE PGTO OBS/FORNECEDOR MÁQUINA DE SORVETE ITALIANINHA 14.000,00 36 X 458,00 - BNDES BOOKAFÉ SP MÁQUINA DE CAFÉ - 8 BEBIDAS- SAECO 6.220,00 5 X ,00 LOCAÇÃO DO PONTO 2.500,00 2 MESES DE LOCAÇÃO PERÍODO PARA MONTAGEM 8 JOGOS DE MESAS COM 4 CADEIRAS 1.920,00 MARÇO SITE MESAS E BARES – S. PAULO TOLDO 5.800,00 ENT ,00+ 4 X ,00 CORTILAR – J. MONLEVADE KIT BOOKAFÉ 5.780,00 5 X 1.156,00 GRAMA SINTÉTICA 2.240,00 ABRIL SÓ PISO – BELO HORIZONTE FRETE MÁQUINA DE SORVETE 450,00 FRETE JOGOS DE MESAS - 111,00 FEVEREIRO ETM – J. MONLEVADE ESTUFA 320,00 ORMIMÁQUINAS – B. HORIZONTE REFRIGERADOR 2.420,00 ORMIMÁQUINAS - B. HORIZONTE FORNO ELÉTRICO 725,00 3 X 241,67 CHAPA GRILL GEORGE FOREMAM - 6 MISTOS 249,00 12 X 20,75 SITE CARREFOUR LIQUIDIFICADOR 4 LITROS ALTA ROTAÇÃO 570,00 MARÇO/ ABRIL GARRAFA P CHANTILY INOX CÁPSULAS 385,00 2 X 192,50 2 BANQUETAS 330,00 LINEAR – J. MONLEVADE CONTADOR 360,00 BRÁULIO – J. MONLEVADE ALARME COM 2 CONTROLES 380,00 MATERIAL DE PINTURA 281,00 ULETE - J. MONLEVADE PINTOR 250,00 RODRIGO - J. MONLEVADE MATERIAL PARA REVESTIMENTO E BALCÃO 2.530,00 FEVEREIRO E ABRIL MAURÍLIO - J. MONLEVADE MARCENEIRO 1.000,00 MATERIAL ELÉTRICO 2.400,00 LOJA ELÉTRICA E PTO ELÉTRICO –JM E BH ELETRICISTA 600,00 GERALDO - J. MONLEVADE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO 1.038,00 LOJAS J. MONLEVADE continua

52 TOTAL 61.347,00 63.817,00 PEDREIRO 550,00 ABRIL WARLEI - J. MONLEVADE
BOMBEIRO 420,00 MARÇO CLÁUDIO - J. MONLEVADE GRANITO P/ BALCÕES E PIA INOX 1.630,00 PEDRA FORTE - J. MONLEVADE GESSO 360,00 ALVARINO - J. MONLEVADE CHAVEIRO 60,00 EMBALAGENS E VASILHAME 603,00 EMBOL - B. HORIZONTE ADESIVOS APLICADOS, PLAQUETAS EM PVC, CARDÁPIO 800,00 2 X 400,00 AGÊNCIA CARTAZ - J. MONLEVADE PLACA DE FACHADA 1.500,00 3 X 500,00 PUBLICIDADE P/ INAUGURAÇÃO (RÁDIO, FLY, OUTDOOR OU ÔNIBUS) 2.500,00 MAIO TV LCD 32 POL 1.200,00 OFERTA ,00 SUPORTE P/ TV LCD 65,00 TV SAT - J. MONLEVADE MICROONDAS 300,00 OFERTA - 320,00 SOFÁS 2 E 3 LUGARES OFERTA – 600,00 FREEZER OFERTA – 250,00 TOTAL 61.347,00 63.817,00 PRIMEIRAS COMPRAS 3.600,00

53 VALOR REFERÊNCIA(UNID) CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO
VASILHAME E ACESSÓRIOS QUANT ITEM VALOR REFERÊNCIA(UNID) CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO 24 PRATOS DE SOBREMESA - BOOKAFÉ PARA SERVIR TODOS OS ASSADOS XÍCARAS DE CHÁ - BOOKAFÉ CAPUCCINO, MOCACHOC, CAFÉ C LEITE E CHÁ 48 XÍCARA DE CAFÉ - BOOKAFÉ CAFÉ ESPRESSO TIGELAS - BOOKAFÉ YOGUR-LIFE E TOPPINGS (FRUTAS E GULOSEIMAS) 12 TAÇAS DE VIDRO 11,00 SHAKES (GELATO, MOCA, ETC.) 1 LIXEIRA DE BANHEIRO COM TAMPA R$11,00 PLÁSTICO LIXEIRA DE BALCÃO COM TAMPA R$29,00 USO INTERNO - BALDE GDE PLÁSTICO - (SACO DE LIXO 50 LITROS) LIXEIRA DE COZINHA COM TAMPA LIXEIRA P/ ÁREA DAS MESAS COM TAMPA R$50,00 INOX COM PEDAL 3 BANDEIJAS R$12,00 40 X 30 CM - DE MADEIRA 2 TABULEIROS MÉDIOS FORNO ELÉTRICO - ASSADOS ----- VASILHAS PLÁSTICAS COM TAMPA ---- TAMANHOS VARIADOS (FREEZER, GELADEIRA, ESTOQUE) 5 FLANELAS R$2,00 PARA LIMPEZA 10 PANOS DE PRATO R$6,00 SECAR VASILHAS (A ANVISA INDICA O USO DE PERFEX) ESCORREDOR DE PRATOS R$130,00 INOX 8 PORTA SACHÉS COM DIVISÓRIA R$9,00 1 POR MESA (AÇÚCAR, ADOÇANTE, CATCHUP, MAIONESE, MOSTARDA) GARRAFA P/ CHANTILY R$385,00 CANECO DE ALUMÍNIO R$16,00 ABASTECER MÁQUINA DE SORVETE PORTA ALCOOL GEL R$24,00 HIGIENE PORTA SABONETE LÍQUIDO PORTA TOALHA DE PÁPEL R$28,00 COPINHOS DE VIDRO ( APERITIVO) P ÁGUA MINERAL C/ GÁS (ACOMPANHA O CAFÉ ESPRESSO) GARFOS E FACAS R$1,89 e R$3,50 INOX - ACOMPANHA O PRATO COM O ASSADO JARRA MEDIDORA R$7,10 dosagem PORTA GUARDANAPO R$3,14 1 PARA CADA MESA POTE DE VIDRO BISCOITOS QUE ACOMPANHAM O ESPRESSO

54 VALOR REFERÊNCIA(UNID) CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO
EMBALAGENS, DESCARTÁVEIS E PRODUTOS DE SORVETERIA QUANT ITEM VALOR REFERÊNCIA(UNID) CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO 1000 COPOS ICE-CAFÉ - BOOKAFÉ PLÁSTICO PERSONALIZADO TIGELAS P/ YOGUR-LIFE - BOOKAFÉ ISOPOR PERSONALIZADO COPOS P/ REFRIGERANTE (PTE COM 50) 3,30 PLÁSTICO GUARDANAPOS - BOOKAFÉ PERSONALIZADOS - ACOMPANHA OS PRATOS DE SOBREMESA COLHERZINHA P/ CAFÉ (PTE COM 500) 3,85 COLHER DE SOBREMESA (PTE COM 50) 1,50 300 LUVAS ( PTE COM 100) 1,48 PLÁSTICO FINO - MANUSEIO DE ALIMENTOS 2000 GUARDANAPOS (PTE COM 4000) 4,96 P/ OS PORTA GUARDANAPOS DAS MESAS 100 TOUCAS P/MANUSEIO DE ALIMENTOS COPINHOS DE CAFÉ P/ DEGUSTAÇÃO DE YOGUR-LIFE 500 CATCHUP EM SACHÉ 4,56 P/ MESAS MAIONESE EM SACHÉ 4,35 MOSTARDA EM SACHÉ 4,57 50 TAÇAS DE ACRÍLICO MÉDIA 3,50 P/ MOUSSES TAÇAS DE ACRÍLICO GDE 3,99 P/ SALADA DE FRUTAS 3 GARRAFAS DE CALDA DE CHOCOLATE 6,75 P/ SHAKES, YOGUR-LIFE E PETIT GATEAU 1 GARRAFAS DE CALDA DE CARAMELO 5,30 P/ SHAKES E YOGUR-LIFE GARRAFAS DE CALDA DE MORANGO GARRAFAS DE CALDA DE LEITE CONDENSADO ESSENCIAS(MACADAMIA, FRAMBOESA, COCO, CHOCOLATE)- 1 GARRAFA DE CADA P/ CAFÉS AROMATIZADOS, MOCA E SHAKES CANUDOS COMUNS 2,30 P/ REFRIGERANTE E SUCOS CANUDOS LARGOS P/ SHAKES CONCHA PARA SORVETE 11,53 ALUMÍNIO – BOLAS PARA GELATO E PETIT GATEAU 2 PÁ PARA BOLO 6,00 ACRÍLICO – CORTE DAS TORTAS PTE DE PRESENTE- MÉDIO 27,00 METÁLICO – EMBALAR LIVROS PARA PRESENTE PTS DE PRESENTE – PEQUENO 13,00 METÁLICO – EMBALAR LIVRETES PARA PRESENTE PAPEL TOALHA 6,60 ABASTECER PORTA PAPEL TOALHA SACO DE PAPEL (100) 2,70 PAPEL BRANCO – 0,5 KG PAPEL BRANCO – 2,0 KG

55 VALOR REFERÊNCIA(UNID) CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO
COMPRAS EM SUPERMERCADO QUANT ITEM VALOR REFERÊNCIA(UNID) CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO 2 NUTELA (COPO) R$6,45 P/ VARIAÇÃO DO CAFÉ ESPRESSO 3 LEITE CONDENSADO R$2,15 DOCE DE LEITE (500 GR) R$6,25 VASILINA R$5,00 P/ LUBRIFICAR PEÇAS DA MAQ. DE SORVETE E GARRAFA DE CHANTILY 1 MANTEIGA – 500 GR R$2,89 P/ MISTO E PÃO QUENTE PÃO DE FORMA R$2,10 MUSSARELA PRESUNTO FRUTAS DE ÉPOCA P/ SALADAS DE FRUTAS E TOPPINGS DO YOGUR-LIFE BISCOITINHOS (KG) R$11,00 ACOMPANHA O CAPUCCINO E O ESPRESSO (NO PIRES) 24 LEITE DESNATADO MOLICO R$3,20 P/ MISTURA DO YOGUR-LIFE 12 LEITE INTEGRAL COTOCHÉS R$2,09 P/ PREPARA DO CHANTILY NESCAFÉ – VIDRO GDE R$13,10 PARA PREPARO DO ICE CAFÉ CHÁS VARIADOS(PTE) R$2,50 PRETO,VERDE,MAÇA,CIDREIRA,BOLDO,MORANGO FILME PVC R$2,60 VEDAÇÃO DE ALIMENTO SACO PLÁSTICO ROLO PARA EMBALAGEM MATERIAL DE LIMPEZA PAPEL HIGIÊNICO (4 ROLOS) R$1,69 30 M PTES DE SACO DE LIXO R$15,30 PRETO, 50 LITROS - ROLO GALÃO DE SABONETE LÍQUIDO R$16,00 PORTA SABONETE ROLOS DE TOALHA DE PAPEL (2) R$3,15 COZINHA ALCOOL GEL R$2,69 HIGIENIZAÇÃO/ PORTA ALCOOL GEL ÁGUA SANITÁRIA R$1,09 LIMPEZA VEJA R$2,70 DESINFETANTE R$1,00 CIF 5 DETERGENTE ESCOVA SANITÁRIA 9,00 LIMPEZA DO VASO SANITÁRIO (COM SUPORTE) 4,70 METÁLICA

56 CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO
MATÉRIA PRIMA QUANT ITEM VALOR REFERÊNCIA (UNID) CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO RENDIMENTO 30 MISTURA P/ YOGUR-LIFE .( PACOTE ) 34,00 ABASTECER A MÁQUINA DE SORVETE 1 PCTE 650 gr – 30 YOGURLIFES 40 BAUNILHA -( PACOTE ) 4,00 1 LITRO – 8 COPOS DE ICE 10 CAPUCCINO - 1 kG 28,00 ABASTECER A CAFETEIRA 1 kg – 40 XÍCARAS 8 CHOCOLATE- 1 kG LEITE EM PÓ- 1 kG 6 CAFÉ EM GRÃOS 1 kg – 110 a 120 ESPRESSOS CAFÉ EM PÓ 15,00 CAFÉZINHO BOOKAFÉ 4 PÓ P/ BAUNILHA- 2 kG 35,65 PREPARO P/ ABASTECER A GARRAFA DE CHANTILY 2 KG – 5 RECEITAS CAIXAS DE CÁPSULAS DE GÁS 27,00 P/ GARRAFA DE CHANTILY - 10 UNIDADES POR CAIXA 1 CÁPSULA A CADA ABASTECIMENTO DA GARRAFA

57 GULOSEIMAS QUANT PRODUTO QUANT. / CAIXA PREÇO DE CUST (UNID)
PREÇO DE VENDA 1 LAKA 30 0,80 1,20 DIAMANTE NEGRO TALENTO PEQ E GDE 12 E 15 0,92 E 2,75 1,20 E 3,50 AZEDINHO 21 0,35 1,50 CHICLE ADAMS 0,13 0,25 TRIDENT HALLS 0,47 2 BALAS: MACIA DE FRUTAS, ICE KISS 140 0,02 0,05 PAÇOQUINHA 56 0,14 BALA DE CAFÉ 120 0,10

58 ESTOQUE A forma organizada de estocagem facilita o monitoramento e controle. Através do levantamento diário dos itens vendidos, calculamos a média de produtos que tiveram saída em um determinado período. Desta forma podemos planejar a reposição do estoque.

59 COMANDA O uso rigoroso da comanda permite um controle mais preciso, o que facilita o gerenciamento diário das vendas. Uma forma de melhor analisar as vendas é separar as comandas por faixa de horário (Ex. 7:00 às 11:00,11:00 às 15:00, 15:00 às 19:00) assim é possível considerar quais as características das vendas em cada horário (quais produtos tiveram saída e em que quantidade).

60 CONTROLE DIÁRIO DE VENDA
DE PRODUTOS. Neste controle são registradas as quantidades e observações que influenciaram diretamente a venda naquele dia, como por exemplo: produtos em falta, eventos, atendimento a grandes grupos, alterações no clima, etc Alterações no clima tem grande influencia nas vendas. É preciso explorar os produtos mais adequados para cada estação e promovê-los.

61 DIÁRIO DO TOTAL DAS VENDAS E NÚMERO DE COMANDAS (CLIENTES PAGANTES)
DIA VALOR COMANDAS 1 2 DOMINGO 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 FERIADO 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 LANÇAMENTO DIÁRIO DO TOTAL DAS VENDAS E NÚMERO DE COMANDAS (CLIENTES PAGANTES) Com este levantamento é feito o cálculo da venda média diária e frequencia de clientes naquele mês.

62

63 BANDEIRINHA Feitas de papel,
com haste de palito e estocadas de forma higiênica. Colocadas nos produtos como item decorativo ao servi-los. Com a bandeirinha, o cliente tem contato com a palavra. Os versículos são sugestivos e impactantes.

64 APROVEITAMENTO DE ESPAÇO
O padrão que só precisa ser visto uma vez por mês pelo leitor da CEMIG, teve seu espaço utilizado para um expositor de livros. O expositor tem dobradiças que o permitem ser aberto.

65 PLAQUETAS INFORMATIVAS
Em formato de display estas plaquetas são feitas de PVC dobrado e adesivadas com a programação visual adotada. Tem como objetivo informar e são colocadas junto ao produto ou serviço. PLAQUETAS INFORMATIVAS

66 COM ADESIVOS QUE TRAZEM A MARCA BOOKAFÉ
ACESSÓRIOS PERSONALIZADOS COM ADESIVOS QUE TRAZEM A MARCA BOOKAFÉ

67 O objetivo é agilizar o atendimento.
A disposição dos itens de balcão foi planejada para que, de forma organizada, estejam sempre à mão. O objetivo é agilizar o atendimento. INTERIOR DO BALCÃO

68 ADESIVOS PARA IDENTICAÇÃO E INFORMAÇÃO

69 ADESIVO DA MÁQUINA DE SORVETE

70 BACKBUS

71 OUTDOOR

72 OUTDOOR

73 CARTAZ

74 CARTAZ

75 CARTAZ

76 CARTAZ

77 O espaço na TV pode ser comercializado e assim gerar receita
O espaço na TV pode ser comercializado e assim gerar receita. Patrocinadores podem ser contatados entre fornecedores, comerciantes e profissionais liberais. Divulgação de eventos, lançamento de produtos, promoções, etc. IMAGENS NA TV

78 IMAGENS NA TV

79 IMAGENS NA TV

80 TREINAMENTO DE GARÇONS
Dicas Procure utilizar o uniforme somente no ambiente de trabalho, pois em caso de uso na rua pode-se contrair agentes patológicos que, em contato com o alimento, poderão deixá-los contaminados. Evite usar perfumes ativos durante o expediente. Podem incomodar o cliente e perturbar o ambiente do restaurante que é um lugar cheio de odores característicos. Mandamentos do garçom Apresentação pessoal impecável; Higiene absoluta tanto pessoal quanto no trato com produtos, utensílios e peças de trabalho; Simpatia, educação, diplomacia, discrição e poder de comunicação na convivência com clientes e colegas; Disposição e bom preparo físico para suportar longas jornadas de trabalho; Inteligência e habilidade mental; Honestidade, fidelidade e seriedade no trato com colegas e clientes; Senso de organização, iniciativa e criatividade no desempenho das atividades diárias; Interesse pelo trabalho, pontualidade e profissionalismo; O segredo do atendimento diferenciado. Muitos garçons experientes acreditam que o atendimento tem que ser com uma bela roupa: precisa ter a medida certa ou a cara do cliente. Em caso de erro, o garçom iniciante não deve se esconder do cliente e nem repetir a mesma falha. Em caso de dúvida deve pedir ajuda na cozinha e apoio gerencial. No dia-a-dia de trabalho, o bom profissional deve exercitar a identificação de perfis diferentes  entre os freqüentadores do restaurante. O garçom pode adotar uma espécie de receita básica para seus clientes, estabelecendo uma linha de trabalho personalizada para cada um deles. Veja: . Um cliente sozinho: Não o faça esperar muito entre um prato e outro; Se possível, acomode-o em uma mesa que não esteja no centro do salão; . Cliente em lazer: Sirva a refeição no ritmo do cliente, com calma; Ofereça todos os serviços de alimentos e bebidas;

81 Solicite ajuda na hora de servir;
. Executivos: Não interrompa; Sirva sem incomodar a conversa; Evite interrupções durante as refeições; Mantenha uma postura séria; Tenha a conta pronta; . Apressados Seja eficiente; Recomende pratos rápidos; Notifique a cozinha; . Lentos: Não os apresse; Ofereça o serviço completo; . Problemáticos: Seja simpático; Preveja possíveis problemas; Certifique que os pratos estejam corretos antes de servir; Mantenha-se atencioso durante a refeição; Reveja a nota antes de apresentá-la; .Com crianças: Seja rápida. A paciência da criança em ambientes fechados é curta e habitualmente os pais não estão dispostos a esperar por serviços demorados; Ofereça algo para as crianças brincarem, dentro do possível; Traga a comida das crianças junto com a entrada dos pais; Ofereça cadeira especial para as crianças; Retire de perto das crianças objetos ou utensílios que ofereça perigo; Tenha a nota pronta; . Sérios: Faça seu trabalho com eficiência; Seja cortês; . Mesas grandes: Identifique quem é o responsável; Muita atenção na hora de tirar a comanda; Saiba quem pediu o que; Solicite ajuda na hora de servir;

82 ANÁLISE DO PONTO COMERCIAL
Cada segmento de negócio no varejo possui peculiaridades que influenciam a sua melhor localização. Para contribuir nessa análise, seguem alguns aspectos que podem colaborar para o sucesso ou insucesso da escolha do seu ponto comercial para esse segmento: Posicionamento do sol: evitar que o empreendimento seja localizado com a frente da loja para o poente.  Trânsito: averiguar fluxo de carros e ônibus quanto à velocidade praticada; congestionamento; origem e destino de ônibus e carros; localização de ponto de ônibus e de taxi; áreas permitidas para estacionamento.  Vizinhança: pontos comerciais e residências existentes. Infraestrutura predial: instalações elétricas e hidráulicas, além do estado de conservação da área de alvenaria. Legislação municipal: regras de utilização para ponto comercial, manutenção de área verde, estacionamento.  Projeto governamental: analisar a existência de algum projeto de intervenção na área, de curto ou de longo prazo, tais como, mudança de transito construção de viadutos, metrô e outras intervenções que venham a interferir na rotina do local.  Pessoas: o perfil de quem mora, de quem circula e frequenta a localidade.  Identificar e qualificar barreiras de acesso ao ponto comercial, como degraus, estado de conservação da calçada, quiosques, árvores ou postes que dificultem a visibilidade do ponto comercial.  Relevo predominante na  localidade: plano e/ou acidentado. Esses aspectos citados e tantos outros poderão interferir, com maior ou menor investimento, para instalação de sua empresa. Quanto ao posicionamento do sol no poente, pode interferir no fluxo de pessoas e na visualização da empresa durante o período da tarde, quando os clientes podem preferir caminhar no outro lado da calçada e você terá que colocar algum suporte para proteger a empresa da incidência do sol. A realidade do trânsito possui vários aspectos: Uma parada de ônibus e/ou de táxi impediria a possibilidade de estacionamento de carros. Se o potencial cliente utiliza ônibus, com frequência, ótimo. Caso não utilize, fuja. Reavalie a sua escolha. De acordo com o fluxo desse trânsito, precisará de um bom estacionamento, além de placa e fachada que permita boa visibilidade da empresa. O sentido do tráfego dos carros poderá ajudar ou dificultar o acesso, de acordo com a conveniência de seus clientes. Quando a vizinhança for composta, principalmente, por pontos comerciais, observar qual a área que possui maior concentração de pessoas circulando, pois alguns centros comerciais possuem ruas com muita movimentação e, outras, não. Isso significa ser arriscado; escolher ruas com pouco circulantes.  

83 Além de analisar se as empresas vizinhas terão algum tipo relação com o mix de produto que será comercializado, pois, a vizinhança de empreendimentos poderá contribuir para atrair mais clientes. O perfil das pessoas presentes no ambiente é muito importante para ser observado. Essas pessoas poderão representar a chave do seu sucesso. Analisar quantidade, direção, horário e perfil socioeconômico. Deve-se, ainda, averiguar a Lei Municipal e projetos de intervenção na localidade. A partir dessas informações se terá conhecimento de oportunidades ou ameaças para o bom funcionamento do seu negócio. As barreiras de acesso à sua empresa, por incrível que pareça, existem. E, muitas vezes, passa despercebida na hora de definir sobre o ponto comercial. Calçadas, iluminação pública, ruas com ladeira (quando isso não fizer parte de toda área comercial), muro lateral do empreendimento vizinho, obstruções na rua, posicionamento de placas e árvores – tudo isso poderá facilitar ou prejudicar a visualização ou o acesso à sua empresa. Todos esses pontos citados devem ser observados. Um empreendimento no varejo precisa ter uma localidade de fácil acesso aos clientes, além de gerar atratividade e conveniência para seus potenciais clientes. Muitas vezes, as boas negociações estão na “venda por impulso” e, poucas, nas planejadas.  Isso significa facilidade de localizar e entrar na sua empresa. O uso da calçada para colocação de mesas e toldos pode ampliar a loja e deixá-la mais convidativa, mas para explorar esta possibilidade é necessário autorização da Prefeitura.

84 AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO .A que tipo de cliente eu atendo hoje ?
A que tipo de cliente eu pretendo atender ? Quais clientes ainda não explorei ? O que o consumidor quer/espera /exige ? O que motiva o consumidor ? Qual é o poder aquisitivo dos meus clientes e clientes potenciais ? Quais são as minhas dívidas ? Como posso pagá-las ? O que tenho ou posso fazer para ter uma capitalização imediata ? Quais são meus pontos negativos ? Quais são meus pontos positivos ? O que meus principais concorrentes tem que eu não tenho ? Como o meu concorrente argumenta , atende ? Como é a divulgação dele ? De que produtos preciso ? De que produtos eu não preciso ? Onde ou com o que gasto mais ? O que falta aos atendentes ? O que falta em meus produtos ? Quais estratégias de vendas que ainda não coloquei em prática ? Dessas quais parecem mais interessantes ? Que parcerias preciso ? No que posso melhorar ? Quais produtos devo necessariamente ter em estoque ? Como driblar os modismos ? Quais vantagens posso oferecer ? Quais são minhas principais dificuldades no dia a dia ? O que ofereço e como divulgo as formas de pagamento ? O que falta em meu espaço físico ? O que eu poderia ter feito e não fiz ? O que preciso observar com relação a sazonalidade? que pesquisas de mercado preciso fazer? Qual é a minha meta de venda diária para: manutenção, crescimento do negócio e retorno do investimento? Que veículos de publicidade poderão me dar retorno? Que avaliação o cliente tem de meus produtos, atendimento e espaço físico?

85 CONSIDERAÇÕES QUANTO AO NEGÓCIO
O custo de montagem de um Bookafé depende de uma série de fatores como: o tamanho do projeto, a disposição do investimento, definição de localização, mobiliário, decoração, equipamentos, estrutura organizacional entre outros. O certo é que com poucos recursos também se pode montar um Bookafé, apoiados nas experiências dos santos, com criatividade e bastante trabalho. O Senhor honra os que o servem e é Deus de toda provisão. A estrutura da cafeteria deve ser enxuta e bem planejada para que tenha um custo mais baixo. Já o espaço para os livros e lugar de oração devem ser mais amplos e valorizados. A origem dos recursos: 1 – Capital próprio de um ou mais irmãos 2 – Capital da Igreja. Neste caso, com um plano de retorno do investimento para repor a Igreja È necessária a criação de uma empresa com um nome para razão social e o nome fantasia Bookafé. O papel do gerente é essencial. Alguém com perfil de liderança, bom observador, que se relacione bem, tenha visão administrativa e saiba motivar. A decoração deve ser bem trabalhada para deixar o ambiente mais aconchegante e receptivo. Precisamos atrair as pessoas e atende-las com bastante presteza, cheios do espírito.

86 Uma linha telefônica é necessária para contatos e instalação de maquinetas de cartão de crédito.
Dedetização que seja apropriada para ambientes em que se manuseia alimentos. A aplicação do manual de identidade visual que está sendo desenvolvido por profissionais a pedido do Bookafé em São Paulo precisa ser rigorosamente aplicado para que haja padronização visual. Fornecedores de grande porte como Coca Cola e Nestlé, podem conceder freezers e acessórios como: cestos de lixo, porta canudos, etc. Para tanto o Bookafé precisa ter seu cadastro aprovado . Este processo em empresas como estas pode demorar até 30 dias. Nos itens de lanchonete, quando a produção é própria, a margem de lucro é maior. Um serviço de cozinha pode ser montado no Bookafé ou no local de reuniões. Se na cafeteria o leque de produtos pode ser maior com a possibilidade de se servir até pequena refeições, o que já é usual, para atender o público que quer passar horas se aplicando à leitura. Neste caso são pratos simplificados quanto à variedade e forma de servir, sem deixar no entanto de ter um toque de requinte próprio das cafeterias. Quanto à produção é necessário manter um padrão. Definir bem o produto considerando a mesma matéria prima e a forma de produção. O cliente satisfeito quer repetir o prazer da degustação.

87 CONSIDERAÇÕES QUANTO AO ENCARGO ESPIRITUAL
No Bookafé é necessário dar ênfase ao alimento espiritual, para tanto formas estratégicas e criativas de apresentação dos livros tem que ser constantemente consideradas. Este deve ser um dos pontos fortes. Enquanto o cliente espera um pedido, sugerir um livro para ser degustado é uma ótima idéia. Livros podem estar também já disponíveis nas mesas, neste caso é preciso observar se a sugestão do atendente é necessária. A caixinha de pedidos de oração deve ser colocada de forma a estar bem acessível e deve compor a decoração. Os pedidos devem ser entregues aos voluntários. Os voluntários precisam ser bem instruídos e treinados, com uma ampla visão sobre os objetivos do Bookafé, conhecer bem os produtos e toda sua forma de funcionamento. Devem ser promotores da palavra abordando com sabedoria os clientes e se dispondo a períodos de oração na cafeteria. Algumas frases impactantes podem ser estampadas nas dependências do Bookafé. Com este recurso as pessoas podem ser despertadas, fazer perguntas e assim dar início a um contato. Com o Bookafé instalado em local estratégico, é oportuno que os santos o utilizem como ponto de encontro para comunhão e oração e convidem pessoas que estão contatando para fazer estudo bíblico ali.

88 Os irmãos podem marcar encontros de negócios com seus clientes no Bookafé. Ambientes de cafeteria são um ótimo espaço para negócios e novos cliente são gerados para o Bookafé. Um jogo americano com trechos de livros e curiosidades bíblicas com ilustrações interessantes pode ser um meio de divulgação da literatura. No cardápio também pode ser aberto um espaço para versículos.

89 JESUS É O NOSSO SENHOR, PROVEDOR E REI


Carregar ppt "ITENS ESSENCIAIS ABORDADOS EM UMA COMUNHÃO NA ESTÂNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google