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Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Departamento de Letras e Artes – DLA Colegiado LEA – Informática II Prof. Rogério Vargas intranet, Sistemas baseados em tecnologia web e arquitetura cliente -servidor Componentes: Maxwell, Leila, Ingrid, Helbert e Mário
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O QUE É INTRANET? O que é uma Intranet e pra que serve?
A intranet é uma rede de computadores semelhante à Internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada organização, ou seja, somente os computadores da empresa podem acessá-la.
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A Intranet é baseada em quatro conceitos:
Conectividade Heterogeneidade Navegação Execução Distribuída
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Vejamos alguns exemplos de uso de uma Intranet:
Departamento de Tecnologia - disponibiliza aos colaboradores um sistema de abertura de Chamado Técnico; Departamento de Marketing - divulga informações sobre as promoções da empresa, uso da marca etc; Departamento de Pessoal - disponibiliza formulários de alteração de endereço, alteração de vale transporte etc; Departamento de RH - anuncia vagas internas disponíveis; Financeiro - disponibiliza um sistema para os demais departamentos informarem despesas etc.
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Comparativo entre Internet e Intranet
Acesso restrito X Comunicação instantânea Comunicação externa Compartilhamento de impressoras Compartilhamento de dados Rede local (LAN)
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RELAÇÃO INTERNET/ INTRANET
ACESSO USUÁRIOS INFORMAÇÃO Internet Público Qualquer usuário Pulverizada, pública e usualmente superficial Intranet Restrito a funcionários da empresa Usuários da rede interna Privada/Compartilhada dentro da empresa
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Como montar uma Intranet?
Basicamente a montagem de uma intranet consiste em usar as estruturas de redes locais existentes na maioria das empresas, e em instalar um servidor Web. Servidor Web Protocolos Identificação do Servidor e das Estações Estações de Rede
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Vantagens da Intranet •Redução de custos de impressão, papel, distribuição de software, e processamento de pedidos; •Redução de despesas com telefonemas e pessoal no suporte telefônico; •Maior facilidade e rapidez no acesso as informações técnicas e de marketing; •Maior rapidez e facilidade no acesso a localizações remotas; •Uma base de pesquisa mais compreensiva; •Facilidade de acesso a consumidores (clientes) e parceiros (revendas);
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Aumento da precisão e redução de tempo no acesso à informação;
Compartilhamento e reutilização de ferramentas e informação; Redução no tempo de configuração e atualização dos sistemas; Simplificação e/ou redução das licenças de software e outros; Redução de redundância na criação e manutenção de páginas; Compartilhamento de recursos e habilidade
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Desvantagens Aplicativos de colaboração: Os aplicativos de colaboração, não são tão poderosos quanto os oferecidos pelos programas para grupos de trabalho tradicionais. Número Limitado de Ferramentas: Há um número limitado de ferramentas para conectar um servidor Web a bancos de dados ou outros aplicativos back-end. Ausência de Replicação Embutida: As intranets não apresentam nenhuma replicação embutida para usuários remotos.
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Segurança da Intranet Três tecnologias fornecem segurança ao armazenamento e à troca de dados em uma rede: autenticação, controle de acesso e criptografia. Autenticação - É o processo que consiste em verificar se um usuário é realmente quem alega ser. Criptografia - É a conversão dos dados para um formato que pode ser lido por alguém que tenha uma chave secreta de descriptografia. Firewall - Você pode proporcionar uma comunicação segura entre uma intranet e a Internet através de servidores proxy.
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Sistemas baseados em tecnologia WEB
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O que é? Tecnologias utilizadas.
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O desenvolvimento da EaD
Primeira geração: Ensino por correspondência. Segunda geração: Teleducação/Telecursos. Terceira geração: Ambientes interativos.
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Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA)
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Modalidades de Ead Online: Semi-presenciais:
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Prós e Contras Quais os aspectos legais de se fazer um curso Ead?
Quais os benefícios e quais as perdas de se ministrar ou fazer um curso de Ead?
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Arquitetura Cliente / Servidor
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Definição Cliente/Servidor é um dos termos mais usados no mundo da informática e pode ser sucintamente definido como uma estratégia para o compartilhamento de recursos. Implementar uma estratégia Cliente/Servidor implica no entendimento dos seguintes conceitos: Cliente, Servidor e Protocolos de comunicação.
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Cliente / Servidor Clientes ou servidores podem ser:
Computadores ou dispositivos de hardware com variados graus de capacidade de processamento e/ou componentes software. Clientes e servidores compartilham recursos de computação necessários para a execução do trabalho.
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Protocolos de comunicação
Protocolos comunicação são regras rígidas que definem como se dá o compartilhamento de recursos entre cliente e servidor. Embora existam diversos protocolos e meios através dos quais se dá a comunicação entre cliente e servidor estes devem ser capazes de superar as diferentes plataformas de hardware e software.
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Características Diversidade de tecnologias empregadas
Transparência ao usuário Processamento distribuído / paralelo (cluster) Redundância / Segurança Eficácia / eficiência Redução de custos Outros
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Na prática... A arquitetura cliente/servidor otimiza o uso dos recursos de hardware e software pela divisão e distribuição do trabalho de forma equilibrada, em duas partes: cliente e servidor Um exemplo típico: Banco de dados
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REFERÊNCIAS ntranet_-_conceito_e_objetivos /internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_q uais_as_diferencas
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