A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ingrid Jansch Pôrto – UFRGS Agosto 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ingrid Jansch Pôrto – UFRGS Agosto 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Ingrid Jansch Pôrto – UFRGS Agosto 2013
Economia Criativa - Fontes de Inovação e Competitividade para um RS Sustentável Ingrid Jansch Pôrto – UFRGS Agosto 2013

2 Conceitos Criatividade: é geração de novas ideias, e inclui tanto novas formas de olhar para problemas existentes ou de ver novas oportunidades ou observar mudanças que ocorrem nos mercados. Algumas oportunidades decorrem de tecnologias emergentes. Inovação: é a exploração bem sucedida de novas ideias. É o processo através do qual esas novas ideias são convertidas em produtos, em novos serviços, em novas maneiras de conduzir negócios, ou mesmo novas maneiras de fazer negócios. Design: transforma ideias em propostas práticas ou atraentes para usuários ou consumidores, unindo criatividade e inovação.

3 Índice Global de Criatividade
Definido a partir de critérios que avaliam: Talentos: trabalhadores em atividades de EC, população graduada, doutores, cientistas Tecnologia: percentual de investimento em P&D, quantidade de patentes Tolerância: mente aberta, aceitação de minorias. Em 2005: (1) Suécia, Japão, Finlândia, Estados Unidos, Suíça, Dinamarca, Islândia, Holanda, Noruega, Alemanha .... ... Uruguai, Polônia, China, Argentina, Turquia, Chile, Índia, Mexico, ... Brasil, Peru, România (45)

4 Produtividade Ranking de produtividade (43 países):
Estados Unidos, Suécia, Suíça, Japão, Cigapura, ... ... (39) Brasil

5 Produtividade x Criatividade
Ranking de produtividade (43 países): Estados Unidos, Suécia, Suíça, Japão, Cigapura, ... Índice Global de Criatividade: Suécia, Japão, Finlândia, Estados Unidos, Suíça, Dinamarca, Islândia, Holanda, Noruega, Alemanha

6 Economia criativa: serviços relacionados ao conhecimento e à capacidade intelectual.
Logo, abrange a indústria criativa, educação, atividades científicas e pesquisa e desenvolvimento. Tradicionalmente traduz-se através de instrumentos tais como direitos autorais, patentes, marcas e design. Indústria criativa: têm sua origem na criatividade individual, habilidades e talentos, que têm potencial de riqueza e criação de empregos através da geração e da exploração da propriedade intelectual. Logo trata-se da atividade empresarial na qual o valor econômico está ligado ao conteúdo cultural.

7 Vertentes da Indústria Criativa
atividade econômica diretamente relacionada ao mundo das artes, como artes visuais, artes cênicas, literatura e edição, fotografia, artesanato, bibliotecas, museus, galerias, arquivos, locais tombados pelo patrimônio histórico e festival de artes mídia eletrônica e outras mídias recentes: transmissão de imagens, filmes e televisão, propaganda, música gravada, mídia digital e software atividades relacionadas ao design, como arquitetura, design interior e exterior, design de produto, design gráfico e de comunicação, design de moda.

8 No contexto internacional
Inteligência de novos modelos de negócios, novos processos, novas tecnologias são imprescindíveis para enfrentar a competição diante de baixo custo de mão-de-obra ou avanços específicos na tecnologia da informação, saindo das formas comuns de competição predatória.

9 Babson College: Nós acreditamos que o empreendedorismo é globalmente a força mais poderosa da economia criativa e valor social.

10 Ok, mas e o empreendedorismo?
Oportunidades: tecnologia em processo de revolução mercado ansioso por novidades e facilidades possibilidade de início modesto Tecnologia (TI) + criatividade -> inovação!!

11 Quem? “Radar permanente” Disposição para muito trabalho
Disposição para correr riscos (experiência x disponibilidade) Formação e Conhecimento Coragem, robustez a pressões...

12 Suporte Programas governamentais (ex. modelo bávaro) e privados
apoio burocrático linhas de financiamento / suporte financeiro Essência: continuidade!!


Carregar ppt "Ingrid Jansch Pôrto – UFRGS Agosto 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google