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Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.

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1 Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF

2 Educação Profissional
Visão Sistêmica CNC DN SESC DN SENAC 34 Federações DR SESC DR SENAC 966 Sindicatos Unidades Unidades Cooperação Qualidade de Vida Representação Educação Profissional EMPRESAS Acionistas Clientes S O C I E D A D E

3 As organizações que quiserem sobreviver e prosperar na era da informação devem utilizar sistemas de gestão e medição de desempenho derivados de suas estratégias e capacidades. Robert Kaplan & David Norton Slide No. 3 • •

4 Por quê Qualidade??? Slide No. 4 • •

5 O Que é o SEGS? O SEGS (Sistema de Excelência em Gestão Sindical) é um programa que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das Federações e Sindicatos filiados ao Sicomercio, por meio dos critérios baseados no PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade. Slide No. 5 • •

6 O Que faz o SEGS? Provê ferramenta para um “Diagnóstico de Gestão“ da Entidade Sindical. Possibilita à entidade verificar seu estágio de desenvolvimento gerencial, identificar lacunas e desenvolver-se a partir da elaboração e implantação de um “Plano de Melhorias”. Apóia a implantação dos Planos com “ferramentas, capacitação e consultoria” especializada em gestão. Slide No. 6 • •

7 Modelos Internacionais Malcolm Baldrige (EUA)
Alinhamento com o PNQ Modelos Internacionais Deming (Japão) Malcolm Baldrige (EUA) Modelo Brasileiro Modelos Estaduais Modelos Setoriais Saneamento Gestão Pública Slide No. 7 • •

8 Critérios de Excelência
SEGS PNQ Slide No. 8 • •

9 Níveis de Avaliação do SEGS
Nível 1 Nível 2 250 pts 500 Slide No. 9 • •

10 O Processo do SEGS Auto-Avaliação Plano de Melhorias
Agenda de Trabalho das Federações Treinamento Inicial Auto-Avaliação Reconhecimento “Entidade em Busca da Excelência” Treinamento de Avaliadores Avaliação de Consenso Treinamentos e Consultorias em Práticas de Gestão

11 Benefícios do SEGS Aumento da sustentabilidade interna em benefício do setor Representatividade efetiva Visibilidade por atuar em causas válidas Diversificação dos produtos e serviços oferecidos, incluindo a replicação do próprio Sistema às empresas Formação de rede de relacionamento com empresários, políticos e sociedade Aumento da capacidade de atendimento aos empresários Elevação do nível gerencial, tornando a entidade referência para as empresas representadas – liderança pelo exemplo Slide No • •

12 Atores no Processo Equipe do Departamento de Planejamento: responsável pelo planejamento, controle da execução e do monitoramento. Assessores Técnicos: são docentes dos treinamentos, realizam consultorias e ajudam na implementação das práticas de gestão. Multiplicadores: são os gestores junto à sua base, sendo responsáveis pela implementação do SEGS na sua Federação e pela multiplicação aos Sindicatos filiados. Avaliadores: são os executores das ações dos SEGS nos sindicatos e federações. Diagnosticam a gestão, aplicam melhorias e realizam avaliações externas.

13 Resultados Gerais 2008-2011 Entidades Sicomercio Adesão ao SEGS
2009 988 990 967 977 2010 762 Parcial 2011 752 699 650 436 419 406 Entidades Sicomercio Adesão ao SEGS Reconhe-cimentos

14 Resultados Gerais 2008-2011 Entidades Treinadas Pessoas Treinadas 1252
980 805 715 603 582 516 2008 397 2009 2010 Parcial 2011 Entidades Treinadas Pessoas Treinadas

15 Oficinas e Treinamentos

16 Slide No • •

17 Slide No • •

18 Movimento MS Competitivo
Missão: “Mobilizar a sociedade do Estado de Mato Grosso do Sul visando fomentar a Qualidade, Produtividade e Competitividade de suas Organizações potencializando o desenvolvimento sustentável . ”  Visão: “Ser reconhecido no de Mato Grosso do Sul como principal aliado das Organizações na mobilização e transformação rumo à melhoria da Qualidade, produtividade e Competitividade”. Coordenado pela Fecomercio-MS Compromisso com a disseminação do MPE Brasil no Estado Slide No • •

19 Comitê Setorial Comércio e Serviços PGQP-RS
Missão: Promover a competitividade do setor de comércio e serviços do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Visão: Ser referência estadual na promoção da qualidade e gestão para a competitividade do setor. Coordenado pela Fecomercio-RS Mobilização das Empresas do Comércio no Estado Slide No • •

20 Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA)
Uma parceria para cooperação de iniciativas em prol do associativismo. Coordenação do Programa Departamento de Planejamento da CNC (21) /

21 “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente
“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” Aristóteles


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