A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Indisciplina e os Problemas Exógenos À Escola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Indisciplina e os Problemas Exógenos À Escola"— Transcrição da apresentação:

1 A Indisciplina e os Problemas Exógenos À Escola

2 O que se entende por indisciplina…?
A indisciplina é uma problemática actual e que muito tem contribuído para uma crescente imagem negativa da escola, deixando preocupados, independentemente do nível de ensino pais, professores e demais responsáveis educativos. Um aluno ou professor indisciplinado é, em princípio, alguém que possui um comportamento diferente em relação a uma norma social ou escolar pré-estabelecida. INDISCIPLINA ≠ VIOLÊNCIA

3 Manifestações de indisciplina…
Frequentes: Apatia do grupo; Cochicho; Troca de mensagem e papelinhos; Intervalos cada vez maiores; Exibicionismo; Perguntas inoportunas; Discussões entre alunos; Comentários despropositados; Silêncios ostensivos; Entradas e saídas “justificadas”. Excepcionais: Agressão a colegas; Agressão a professores; Roubos; Provocações sexuais; Provocações racistas.

4 INDISCIPLINA Somos indisciplinados quando pensamos,
Ultrapassando as fronteiras, que postas estão à nossa frente, Reflectidas em normas que, mesmo desumanas, Existem como verdades intocáveis. Somos indisciplinados quando amamos, (…) Somos indisciplinados quando sonhamos com um mundo justo e neste sonho, Agimos em prol de ver fluir a liberdade sonhada, A vida sofrida, mas não vencida pelas garras do desanimo ou de uma vida já não vivida. E assim , quem sabe um dia possamos reconhecer que em meios aos indisciplinados Remanescem e fluem a cada dia, os que romperam barreiras consigo mesmo e com o mundo, Em busca de um ideal “louco”, Que foge ao estabelecido para fazer valer a liberdade e a vontade de ver a vida acontecer. Loucos, que fizeram da ousadia, O momento primeiro de busca de um ideal. Ousadia, traduzida numa indisciplina que fez acontecer os instantes vividos com intensidade Que a indisciplina insistia em sufocá-los.

5 Problemas Exógenos… Factores Sociológicos Factores Políticos

6 Factores Sociológicos
Globalização Desvalorização do indivíduo; A escola como reeducadora; Origem social do aluno; Negligência parental. “O meu filho tem facilidade nos estudos, tira boas notas, mas sou frequentemente chamada à escola devido ao seu comportamento indisciplinado. Não sei mais o que fazer para que se comporte na escola.”

7 Factores Sociológicos
Emergência de uma nova geração O papel da adolescência; Diversidade de culturas.

8 Factores Sociológicos
Polimorfia familiar Substituição da família tradicional pela reconstruída; Diversos modelos familiares; Consequências da polimorfia familiar; Desresponsabilização dos pais, responsabilizando a escola.

9 Factores Políticos Incapacidade política e orgânica
passagem de um sistema autoritário e disciplinado para outro permissivo; Falta de perseverança e dedicação por parte dos alunos; Perda progressiva dos métodos de reeducação e correcção por parte do professor; A construção de escolas em lugares menos próprios; Falta de investimento em estrutura dignas e acolhedoras; Instabilidade do programa escolar.

10 Factores Políticos Democratização da escola Massificação do ensino;
Exclusão escolar: “não podemos vestir o mesmo fato a alunos de tamanhos diferentes”; Extensão da escolaridade obrigatória.

11 Princípios em que se baseiam
Tipo de Medidas Princípios em que se baseiam Resultados Obtidos Tradicional Regulamentos disciplinares Penalizações Desmotivação Aumento da agressividade e indisciplina Insucesso escolar Abandono Interveniente Ocupação positiva dos jovens Participação dos jovens nos melhoramentos da escola Valorização das capacidades dos alunos Definição rigorosa, séria e participada de regras e critérios de actuação Integração Gosto pela escola Modificação de comportamentos Sucesso escolar

12 “A Indisciplina como aliada”
“Ela atrapalha e incomoda, mas se for trabalhada adequadamente pode ajudá-lo a conquistar a turma neste novo ano” “Nada se constrói sem alicerces” “A indisciplina é um símbolo das novas gerações, mas é também um amuleto para nos guiar na descoberta do futuro” (Daniel Sampaio)

13 Medidas por Daniel Sampaio…
Co-responsabilização de professores, pais e alunos; Relação professor - aluno; Relação professor - pais; Incentivo a actividades intra e extra escolares; Programas escolares inovadores.

14 Concluindo…

15 Concluindo… Os professores devem tirar da cabeça ideias como: “turma de loucos”, “ovelha ranhosa”, “aluno drogado”… Já não se pode continuar a ensinar sem pensar no aluno… Já não se pode estudar sem pensar no futuro… Já não se pode fingir que nada temos a ver com a escola…

16

17 Trabalho realizado por:
Ana Dourado nº 38526 Celine Queirós nº 38527 Maria José Silva nº 38557 ☺☺☺

18

19


Carregar ppt "A Indisciplina e os Problemas Exógenos À Escola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google