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1 Ligue o som e use o mouse

2 A definição de que “vida é um sonho” foi descrita por Serge Kahili
King em várias de suas obras, para explicar como se pode modificar a vida modificando os sonhos, durante a vida atual. Após pesquisar durante anos e, como resultado de observações em nossas experiências com regressão de memórias em pacientes de consultório, chegamos a várias conclusões, dentre elas, a de que de um modo geral e de acordo com nosso desenvolvimento espiritual a frase “vida é um sonho” refere-se a uma situação de vida muito ampla. Para melhor estudo e conceituação dividimos a definição em duas partes, tendo como paradigma que o ser humano durante um período de vidas sucessivas está de um certo modo limitado em seu desenvolvimento. As limitações descritas em forma de desafios por Serge King em seu livro Urban Shaman, na Sexta Aventura, quando fala “Na busca da visão em Milu”, liga cada desafio a um dos sete Princípios do Xamanismo Havaiano da seguinte maneira:

3 Princípio: Desafio: Ike Ignorância Kala Limitação Makia Confusão
Manawa Procrastinação Aloha Raiva Mana Medo Pono Dúvida

4 A partir dessa concepção, criamos o conceito, de que “a vida é um sonho básico”, isto é, há um sonho básico de vida para cada reencarnação, o que consiste na formação de memórias, fruto das vivências, das quais, com novas experiências, serão reformuladas para o desenvolvimento e crescimento espiritual. Isto ocorre por meio das ações do dia a dia, o que nos liberta das causas de cada desafio, de acordo com o entendimento, desenvolvimento e crescimento espiritual de cada indivíduo. Cremos que essa interpretação de que a vida é um sonho básico, não modifica em nada a de que “vida é um sonho”, pois tudo funciona em razão do crescimento e evolução espiritual. Descreveremos, a seguir, a dinâmica do desenvolvimento e crescimento espiritual nos sonhos básicos de vida, segundo nossa concepção.

5 O que seria então o “sonho básico de vida?”

6 No período entre a última morte e a concepção da vida atual, o ser humano passa por várias fases, dentre elas, a do aprendizado em Po (nos planos espirituais). A alma tem a oportunidade de revisar as memórias gravadas no kino-aka do unihipili, com a colaboração do uhane, sob orientação do aumakua, de Poe aumakua (assembléia de aumakuas) e mestres encarregados dessa tarefa, verdadeiros facilitadores que contribuem para a formação do novo sonho básico de vida, a ser vivenciado na próxima reencarnação. Na pós-vida física, o ser humano passa por várias fases. Primeiramente, há um período de desligamento, ao entrar em um estado de repouso, semelhante a um profundo sono. Depois, passa por períodos de contenção, tratamento, aprendizado escolar e educacional. Tudo termina quando, após um longo processo de preparação e aprendizado, a alma está pronta para deixar a intervida. Sai dessa fase para ressurgir na vida intra-uterina, pela concepção, iniciando, assim, um novo ciclo de vida.

7 Pelas experiências que tivemos com regressões de memórias, essas situações ficam muito claras. Em alguns pacientes que vivenciaram memórias de vidas passadas foi possível acompanhar esse preparo, bem como as reformulações feitas no aprendizado, tudo de acordo com suas necessidades de crescimento ou evolução na nova etapa a ser vivenciada. Como se tratam de memórias, nas regressões pode-se vivenciar situações como alguém que inicialmente necessitou de contenção, tratamento e aprendizado escolar. Na regressão a pessoa funciona como um ator principal (vida atual) e ao mesmo tempo como um ator coadjuvante (memórias de vidas passadas); vivencia e sente essa situação por estar em estado alterado de percepção, o que possibilita vivências em dois estados têmporo/espaciais de diferentes vibrações. Revive emocional e intensamente as memórias de situações anteriormente experienciadas e que agora são sentidas de uma maneira tal que possibilita reformulá-las. Delas tira um aprendizado e uma nova proposta para novas vivências. Chamamos esta fase em Po de intervida.

8 No preparo em Po, a formação das memórias genéticas programadas advindas das marcas mnêmicas é fundamental como base do desenvolvimento e crescimento na vida fetal e, após o nascimento, base para todas as experiências da própria vida. Isso, num espaço/tempo diferente do vivido em Po, bem como tudo que vivenciará em seu crescimento. Nada será feito sem ter uma relação com o meio em que vai viver – rede sociométrica –, a qual geralmente está ligada às memórias de vidas anteriores, mostrando que o ser humano cresce em grupos afins ou em grupos para experiências espirituais. No entanto, o indivíduo é o único responsável pelo seu sonho básico de vida. O seu ambiente será um coadjuvante em sua vida; assim, não é fruto de seu meio ou de sua criação, dos quais sofre influência, o que vai facilitar ou dificultar a realização de seu sonho básico de vida, que só dependerá do aproveitamento por meio de sua vontade.

9 Em Po, na sua programação de vida, usa de seu livre arbítrio - de acordo com suas possibilidades de discernimento - para seu aprendizado, tendo a orientação de mestres espirituais, aumakua e (poe-aumakua). Uma vez reencarnado, o livre arbítrio é simbolicamente representado pela vontade, mola propulsora de todas as ações. Fica assim claro, que não há um determinismo, mas uma condição de execução do que trouxe como memórias (programação), as quais estão em estado de latência em seu DNA e RNA, para serem desenvolvidas, de acordo com o potencial trazido. Esse potencial orientará o desenvolvimento corporal e psicológico, por intermédio da dinâmica fisiológica e comportamental. O resultado será o crescimento espiritual.

10 Formação das Memórias Aprendidas ou Experienciais.

11 Após o nascimento a criança vive em função das memórias dadas pelas marcas mnêmicas transformadas em memórias genéticas programadas. Os estímulos próprios de cada função orgânica aumentam aos poucos as sensações que formam as memórias aprendidas. Inicialmente essas memórias estimulam o desenvolvimento anatomofisiológico que se manifesta por ações orgânicas. Primeiramente são instintivas, e, gradativamente formam novas memórias que são registros gravados nas camadas musculares. São responsáveis pelas sensações que provocam diferenciações mentais indutivas e são decodificadas cerebralmente de acordo com o amadurecimento dos sistemas nervosos. Promovem o desenvolvimento do uhane, que aos poucos passa a ordenar e decidir as ações em geral, conforme vão se formando as memórias aprendidas ou experienciais que continuam interligas às memórias genéticas programadas. A imaginação e a ideação contribuem para a elaboração dos pensamentos formulados pelo uhane e se tornam formas-pensamentos provocadas somente pelas sensações que são gravadas como fixações, originando o que se denominou de “complexos”, memórias que provocam desequilíbrio psicológico e físico.

12 As memórias genéticas programadas funcionam até um determinado período da vida, como formadoras da estrutura anatomofisiológica e estão no nível celular. Entende-se como nível celular toda a estrutura anatômica responsável pelo funcionamento fisiológico do corpo humano. A dinâmica corporal conduz o individuo a viver fisiologicamente dentro do modelo físico dado pelas memórias genéticas programadas. Numa complexa ação conjunta contribuem para formar as memórias aprendidas, num continuum espaço/tempo de experiências.

13 programadas criadas filogeneticamente
Essa situação diferencia o ser humano (Homo sapiens) dos outros animais. O desenvolvimento de tudo que existe na natureza depende das memórias genéticas programadas criadas filogeneticamente (próprias de cada espécie) e ontogeneticamente (próprias de cada individuo). Essa concepção está de acordo com os ensinamentos de Max Freedom Long que diz: “Tudo na natureza tem aumakua e unihipili, mas somente o homem possui uhane”.

14 O ser humano, demais animais e os elementos vegetais e minerais possuem memórias. Os animais têm pensamento dedutivo (responsável pelos instintos), para a conservação da espécie. O ser humano, além disso, possui o pensamento indutivo que propicia as descobertas, que vão além das necessidades que se restringem à conservação da espécie. No ser humano desenvolve-se ainda uma nova situação devida às memórias pneumogenéticas; são elas as responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento espiritual em cada sonho básico de vida; são próprias de cada indivíduo, no atual sonho básico de vida. São fundamentais na formação das memórias genéticas programadas. Esse conceito é fruto de pesquisas realizadas nas obras de vários estudiosos do conhecimento Huna, tais como: Leinani Melville, Serge King, Max Freedom Long, Mary Pukui, e, em nossas pesquisas e vivências como terapeuta, bem como nos estudos e práticas efetuadas em conjunto com o Grupo Pirâmide de Santos (Grupo de Estudos Huna).

15 DESENVOLVIMENTO O que seria então “SONHO BÁSICO DE VIDA?”

16 Após essa introdução falaremos como entendemos
e sentimos, o que é sonho básico de vida. Como é básico, supõe-se que as memórias genéticas programadas trazem em potencial as bases para a atuação do individuo através dos valores e padrões aprendidos em Po e oriundos de memórias de vidas passadas (marcas mnêmicas). Esses valores e padrões agora serão vivenciados em uma época bem diferente das vidas anteriores e, por isso, foram preparados com a propriedade de se adaptar aos padrões sociais vigentes nas diversas experiências no curso da vida.

17 Leinani Melville divide Po em sete planos: três celestiais e quatro espirituais. Interessa-nos os planos espirituais e principalmente o Espiritual da Terra, onde o ser humano é preparado para reencarnar em Ao (Terra, plano das manifestações). O mundo visível, mundo das manifestações onde habitamos, é uma imagem do real que é Po. Com isso, ao vivermos o sonho básico, vivemos uma imagem da realidade que é invisível. A essência do unihipili, uhane e aumakua estão em Po e as manifestações são puramente imagens, que são percepções dadas pelos cinco sentidos sensoriais que atuam principalmente pelo intelecto. Assim, tudo é forma-pensamento. Não estamos determinando locais quando falamos de Po, pois o universo no final é mana com suas diversas vibrações energéticas.

18 COMO SE PROCESSA ESSA DINÂMICA?

19 Cremos que se processa através das memórias genéticas programadas que recebemos a partir da concepção. Começa aí o processo para o desenvolvimento do ser humano. Primeiramente na vida intra-uterina, com as fases embrionária e fetal. Após o nascimento, pelas ações fisiológicas formam-se as primeiras memórias aprendidas ou experienciais para o desenvolvimento na vida atual. A formação do corpo (kino) está garantida por leis genéticas desde a formação do ovo até o feto, numa programação que segue uma ordem filo, onto e pneumogenética, apropriada a cada ser humano. As memórias genéticas programadas são as responsáveis pela formação do corpo. Ele é uma imagem/modelo do unihipili (subconsciente) que é o guardião das memórias e centro da consciência, cuja essência permanece em Po. Assim, o corpo é um modelo da imagem do unihipili, que abriga também a imagem do uhane que se manifestará após o nascimento, desenvolvendo todo seu potencial em ações durante a vida atual.

20 O aumakua, eu superior (superconsciente), está ligado a esse modelo corporal por cordões-aka. Atua como o guardião ancestral, o pai infalível, mas que permanece em Po; ele é a fonte que conserva a vida e nos dá as oportunidades de atuarmos em nossa programação feita em Po. Não há nisso nenhum determinismo, pois atuamos segundo nossa vontade, a mola propulsora que conhece os potenciais de nossas memórias e cria as oportunidades para nossas ações no dia-a-dia. Segundo essa dinâmica, somos os únicos responsáveis por nós mesmos e vivemos de acordo com nossas intenções e atitudes.

21 As experiências que serão gravadas como memórias no corpo são as solicitações dos estímulos recebidos e devolvidos pelo sistema nervoso, como respostas ao uhane, após decodificação cerebral, de acordo com as ações mentais ou físicas praticadas. A cada ação acrescenta-se dados ou reformula-se as memórias solicitadas ao unihipili, para o desenvolvimento e crescimento do individuo. Essas memórias são arquivadas nas camadas musculares do corpo. O uhane é o responsável pela ordenação e decisão, através da percepção sensorial consciente, que leva à formação dos pensamentos, conduzidos pela vontade, que é o resultado da decisão. Assim, o sonho básico de vida desenvolve em conhecimento e cresce espiritualmente com os valores e padrões trazidos de Po.

22 A finalidade primordial atual do sonho básico de vida é o desenvolvimento intelectual que traz sempre novos conhecimentos de maneira geral, o que propicia a reformulação das memórias que podem aos poucos transformar os valores, criando novos conceitos individuais e sociais. Esse desenvolvimento conduz a uma nova percepção de que existe outra linguagem e que, essa linguagem, pode pela transformação dos valores - dada pela reformulação das memórias -, iniciar a verdadeira mudança do ser humano; é a mudança de padrões, substituindo os trazidos nas memórias genéticas programadas por outros novos que guiarão suas experiências de vida de forma diferente. Após a morte física esses valores contribuirão para as futuras reencarnações com conceitos que formarão novos sonhos básicos de vida, com maior crescimento espiritual. O inverso também pode acontecer, quando as ações praticadas intencionalmente conduzem a conhecimentos que ferem a si mesmo, outras pessoas e a natureza (andar fora do eixo). Conforme ensinava Max Freedom Long devemos trabalhar, agindo para a harmonização do unihipili e uhane, sendo essa a maneira de crescermos espiritualmente.

23 “A Vida é um Sonho”: Sonho Básico de Vida

24 Sonho básico de vida - Com as experiências vivenciadas nos diversos sonhos básicos de vida, a linguagem é ordenada e decidida pelo uhane de maneira tal que, no Padrão A1 (predomina a análise crítica e o julgamento), o intelecto é o que ordena e toma as decisões. Tudo acontece conforme afloram do unihipili, as memórias necessárias para a prática das ações, com os possíveis acréscimos nas memórias, nos diversos ikes2 vivenciados no dia a dia. Isso modifica o comportamento do ser humano que continua agindo dentro dos valores e padrões vindos das memórias genéticas programadas. Elas têm um papel importante no desenvolvimento e crescimento do indivíduo. Contribuem para a formação das memórias aprendidas, as quais são o resultado da soma dada pelas experiências vivenciadas no cotidiano. Isso propicia o crescimento do sonho básico de vida, através dos incontáveis sonhos imaginados e ideados pelo uhane, os quais são transformados em pensamentos e sentimentos. Aos poucos, pela harmonização com o unihipili, esse indivíduo vai vivenciando situações que vão transformando seu comportamento, por atitudes provenientes de seu interior, em conjunção com sua rede sociométrica. Formam-se, assim, os novos pensamentos que enriquecem seus espíritos. Esse é o resultado do crescimento dado pelo intelecto que funciona pela “análise crítica”, quando tudo é interpretado e julgado (Padrão A). 1 Padrão A – 1º nível – nele se dá o crescimento espiritual pela atuação do intelecto com o julgamento e análise crítica 2 Cada experiência vivenciada traz um novo ike (o mundo é o que você pensa que ele é) que nos diferencia a cada momento da vida.

25 No final dessa etapa espiritual, o ser humano continua sentindo uma insatisfação pessoal, pois apesar do desenvolvimento trazido pelo conhecimento e pela tecnologia, ainda está infeliz. Contudo, tem a percepção de que há outros caminhos a serem percorridos, e, com seu crescimento, pode dar um mergulho em seu interior em busca da paz. Podem ser os primeiros passos, para a suavização do julgamento, o que vai aos poucos conduzindo-o no sentido da auto-realização. Isso provoca dúvidas que levam a novos pensamentos e a novas maneiras de sentir; esse novo sentir conduz a novos pensamentos com interpretações diferentes, por ser outra a maneira de pensar. A análise crítica vai sendo substituída por uma nova maneira de pensar - que transforma os valores e os padrões vigentes. Desse modo, o ser humano é elevado à condição de pensar com a “análise criativa”, quando o julgamento e a interpretação têm sentidos diferentes, passando a viver em um novo padrão, que denomino PadrãoA1/A1. Padrão A1/A – 1º nível – Nele se dá a continuação do crescimento espiritual com a análise criativa e menos julgamento.

26 Naturalmente a pessoa percebe que o sentir predomina sobre o pensamento, e surge uma linguagem inconsciente inspiradora; é o início da mudança de valores e padrões. É o crescimento que irá conduzi-lo à evolução, já vislumbrada. É o despertar interior do valor real dos Princípios Xamânicos, como verdades que passam a ser entendidas, compreendidas e vivenciadas, não só com o conhecimento dado pelas palavras, mas principalmente por uma compreensão diferente, que induz a uma vontade de compartilhar. Ao atingir esse grau de conhecimento e crescimento tem outra percepção, que é inconsciente e conduz a um novo sentido de vida, modificando o sonho básico de vida e prepara essa pessoa para novos e diferentes sonhos básicos de vida em futuras reencarnações. Esse processo mostra que a ”vida é um sonho”. É o princípio do fim dos ciclos de vidas sucessivas. É o fruto da harmonia dos espíritos uhane e unihipili. É o despertar do eu superior, o aumakua em sua plenitude, o que dá além do conhecimento, a compreensão; é o caminho para a sabedoria. É o encontro do ser humano com sua divindade.

27 Os ensinamentos deixados por Jesus mostram que neles estão contidos os mistérios da Psicofilosofia Huna1, principalmente por ter sido um pregador do amor, do compartilhar com o próximo, da solidariedade humana, da visão de um mundo de paz e harmonia, mas sempre com base na crença de um Pai Divino que está em todos e em tudo. Creio que por isso Max Freedom Long e Serge King dedicaram artigos a Jesus, denominando-O de o Grande Kahuna2. Para nós, Ele é algo bem maior do que um grande kahuna; é o Grande Aumakua, o Divino que se fez carne e habitou entre nós. 1Psicofilosofia Huna – reúne conceitos e princípios filosóficos, de povos muito antigos, que remontam à origem do homem na Terra. 2 Kahuna – Guardião do segredo; mestre espiritual da Psicofilosofia Huna; transmissor dos conhecimentos Huna oralmente.

28 sebastiaomelo@uol.com.br Autor: Sebastião de Melo
Site: Formatação: Consolação Monducci kc Angelóloga – taróloga Pesquisadora Huna / Kahuna Lagoa Santa / MG Março/2009


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