A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência

2 Conteúdo Programático desta aula
Reconhecer os tipos de articulação semântica na construção de mensagens Estabelecer relações entre segmentos do texto Identificar elos de continuidade do texto no processo de leitura.

3 POR QUE DEVEMOS ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS SEGMENTOS DO TEXTO?

4 COERÊNCIA SEMÂNTICA - É ESTABELECIDA ENTRE OS SIGNIFICADOS DOS ELEMENTOS DO TEXTO ATRAVÉS DE UMA RELEÇÃO POSSÍVEL. - A CASA QUE DESEJO COMPRAR É BASTANTE JOVEM . PODEMOS DIZER QUE A FRASE É INCOERENTE ? A PARTIR DE QUE INFORMAÇÃO?

5 COERÊNCIA SINTÁTICA - ADEQUAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A FRASE, O QUE INCLUI TAMBÉM ATENÇÃO ÀS REGRAS DE CONCORDÂNCIA E DE REGÊNCIA. NOSSO TIME GANHOU A COMPETIÇÃO PARA TINHA BONS JOGADORES. O QUE ACONTECE COM ESTE EXEMPLO EM TERMOS DE COERÊNCIA ?

6 NESTA SITUAÇÃO, O QUE HÁ COM ESTA FALA ?
COERÊNCIA ESTILÍSTICA - UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM ADEQUADA ÀS POSSÍVEIS VARIAÇÕES DO CONTEXTO. - O ILUSTRE ADVOGADO TEM CONSCIÊNCIA DE QUE SUA PETIÇÃO NÃO VAI PROSPERAR, POIS O CLIENTE ENFIOU O PÉ NA JACA ? NESTA SITUAÇÃO, O QUE HÁ COM ESTA FALA ?

7

8 COERÊNCIA PRAGMÁTICA - PODEMOS DIZER QUE ESSE TIPO DE COERÊNCIA É VERIFICADO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO QUE POSSUÍMOS DA REALIDADE SOCIOCULTURAL, QUE INCLUI TAMBÉM UM COMPORTAMENTO ADEQUADO À CONVERSA.   DUAS PESSOAS CONVERSANDO EM UMA FESTA: - VOCÊ VIU COM QUEM O PAULO CHEGOU ? - QUERO MAIS UM PEDAÇO DE TORTA DE AMORAS SILVESTRES.   O QUE ACONTECE COM A SEQUÊNCIA DESTA CONVERSA?

9 TER TEXTUALIDADE, TER COERÊNCIA, PRODUZIR SENTIDO NA MENSAGEM:
  “Ter textualidade ou textura é o que faz de uma sequência lingüística um texto um texto e não uma sequência ou um amontoado aleatório de frases ou palavras. A sequência é percebida como texto quando aquele que a recebe é capaz de percebê-la como uma unidade significativa global. Portanto, tendo em vista o conceito que se tem de coerência, podemos dizer que é ela que dá origem à textualidade.” (KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência, 9ª Ed., São Paulo: Cortez, 2003, p )

10 FATORES REPONSÁVEIS PELA COERÊNCIA:
CONHECIMENTO DE MUNDO AQUELE PROVENIENTE DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM O MUNDO, CONHECIMENTO SOCIOCULTURAL. ATRAVÉS DESSA INTERAÇÃO ARMAZENAMOS ESSE CONHECIMENTO, CONSTITUINDO MODELOS COGNITIVOS.

11 POR EXEMPLO, AO CHEGAR EM UM FUNERAL, SEI O COMPORTAMENTO QUE DEVO TER EM UM EVENTO COMO ESSE, COMO CUMPRIMENTAR AS PESSOAS, USAR O TRAJE ADEQUADO ETC, ASSIM COMO NUM EVENTO COMO UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO.

12 CONHECIMENTO PARTILHADO
CONHECIMENTO COMPARTILHADO ENTRE AS PESSOAS, ENTRE QUEM ESTABELECE UMA INTERAÇÃO. ESSA INTERAÇÃO SE TORNA POSSÍVEL GRAÇAS À EXPERIÊNCIA COMUM DOS ENVOLVIDOS.

13 INFERÊNCIAS SÃO AS REFLEXÕES QUE FAZEMOS A PARTIR DE ALGUMA IDEIA, A PARTIR DE DETERMINADO TEXTO. INCLUEM AS DEDUÇÕES, CONCLUSÕES QUE CONSTRUÍMOS JUNTAMENTE COM QUEM CONTA OU ESCREVE UMA HISTÓRIA, UM FATO ETC.

14 COMO ENTENDEMOS O TEXTO A SEGUIR
COMO ENTENDEMOS O TEXTO A SEGUIR ? O motorista entra num bar de beira de estrada e pergunta: - Quanto custa um cafezinho?- R$ 0,50 - responde o balconista.- E o açúcar?- Ah, o açúcar é de graça!- Então me vê 3 quilos.

15 FATORES DE CONTEXTUALIZAÇÃO SÃO ELEMENTOS QUE COMPÕEM UMA HISTÓRIA, UM TEXTO: DATA, LOCAL, ELEMENTOS GRÁFICOS ETC.

16 SITUACIONALIDADE CONHECIMENTO DE ONDE A HISTÓRIA SE SITUA, COM TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS. INFORMATIVIDADE Trata da própria sequência do texto, da história. As informações antigas que devem ser recuperadas pelo ouvinte/leitor. FOCALIZAÇÃO Constitui-se no próprio foco do texto, no assunto a ser tratado.

17 INTERTEXTUALIDADE INTERAÇÃO COM OUTROS TEXTOS, MECANISMO IMPORTANTE PARA ENTENDIMENTO DE DETERMINADAS MENSAGENS.O TEXTO FAZ ALUSÃO A OUTROS TEXTOS, EXIGINDO DO LEITOR UMA BUSCA DE INFORMAÇÕES FORA DO UNIVERSO DO TEXTO EM QUESTÃO.

18

19 VAMOS UTILIZAR TODOS ESSES FATORES RESPONSÁVEIS PELA COERÊNCIA NO ENTENDIMENTO DO TEXTO A SEGUIR ? O policial do 190 atendeu o telefone e foi anotando o pedido de socorro: - Por favor, mandem alguém urgente, entrou um gato em casa !! - Mas como assim? Um gato em casa? - Um gato!!! Ele invadiu minha casa e está caminhando em minha direção!!! - Mas como assim? Você quer dizer um ladrão? - NÃO ! Estou falando de um gato mesmo, desse que faz 'miau, miau', e ele está vindo em minha direção!!! - Vocês têm que vir agora !!!! - Mas o que tem de mais um gato ir na sua direção ? - Ele vai me matar, ora bolas !!! E vocês serão os culpados !!! - Quem está falando? - O papagaio.

20 Resumindo Analisamos os tipos de articulação semântica nas mensagens
Analisamos as relações entre segmentos do texto Exercitamos a construção do sentido através de relações semânticas.

21 OBRIGADA! ATÉ A PRÓXIMA AULA!


Carregar ppt "ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google