A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária de Arganil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária de Arganil"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária de Arganil
Causas e tratamentos da infertilidade masculina BIOLOGIA Docente: Helena Alves Trabalho realizado por: André Pinto nº1 12ºC Daniel Barata nº5 12ºC Fábio Duarte nº8 12ºC

2 O que é a infertilidade? A infertilidade é a incapacidade temporária ou permanente, em conceber um filho ou em levar uma gravidez até ao seu termo natural. Considera-se que existem problemas de infertilidade quando um casal tem relações sexuais regulares, sem utilização de qualquer método de contracepção, durante um período de um ano sem que ocorra gravidez. A infertilidade pode ter origem no homem ou na mulher e por vezes ser partilhada por ambos os membros do casal.

3 Infertilidade masculina
A infertilidade masculina é geralmente causada por problemas na produção do esperma ou em conseguir que o esperma alcance o oócito II. O problema na produção de esperma fértil pode ser desenvolvido na nascença ou mais tarde devido a doença ou lesão. Alguns homens não produzem esperma, ou a produção é muito baixa. O estilo de vida pode influenciar a quantidade e qualidade do esperma. O álcool e as drogas podem reduzir temporariamente a qualidade do esperma, assim como toxinas existentes no ambiente, incluindo pesticidas, podendo causar em alguns casos uma infertilidade definitiva.

4 Factores de infertilidade masculina:

5 Causas de infertilidade masculina e tratamentos
Diminuição do número de espermatozóides. Pouca mobilidade dos espermatozóides. Espermatozóides anormais. Ausência da produção de espermatozóides. Obstrução das vias genitais Dificuldades na relação sexual.

6 Diminuição do número de espermatozóides
Em média, um homem produz mais de 100 milhões de espermatozóides. No entanto, grande parte perde-se ou morre durante o percurso para a fecundação. Se um homem produzir menos de 20 milhões de espermatozóides a sua fertilidade fica comprometida. Há homens que têm um número reduzido de espermatozóides, isso deve-se por vezes a problemas hormonais e ou genéticos. Chama-se oligospermia (ou oligozoospermia) à diminuição acentuada dos espermatozóides. Tratamentos

7 Para tratar este tipo de problema por vezes é possível através de medicamentos, mas apenas excepcionalmente surtem algum efeito. As infecções podem ser tratadas com antibióticos ou em situações raras poderá haver necessidade de actuação cirúrgica.

8 Pouca mobilidade dos espermatozóides
A baixa mobilidade está muitas vezes associada à diminuição da concentração dos líquidos envolventes dos espermatozóides. Abaixo dos 50% dos níveis normais de mobilidade de espermatozóides diz-se que o homem tem astenospermia.

9 Espermatozóides com configuração anormal
Considera-se normal um esperma que tem mais de 15% de espermatozóides morfologicamente normais. Se essa percentagem for menor que 15% diz-se existir teratospermia, ou seja, os espermatozóides não são fecundantes, sendo esta uma causa importante de infertilidade. Tratamentos Fig 1: Morfologia dos espermatozóides

10 Nestes casos, especialmente graves, de teratospermia só a microinjecção intracitoplasmática (ICSI) oferece possibilidades de êxito significativas numa possível gravidez. ~

11 Ausência de espermatozóides
Nalguns homens, na emissão de esperma, há ausência de espermatozóides. Essa situação designa-se por azoospermia e significa que os testículos não produzem espermatozóides, ou então, os canais que conduzem os espermatozóides para o exterior dos testículos estão obstruídos (tubos seminíferos, canais deferentes, prostata ou até mesmo a uretra) . Tratamentos

12 Por enquanto apenas há alguns estudos e experiências relativamente à possibilidade de fazer microinjecção utilizando células precursoras dos espermatozóides, mas a sua eficácia ainda é muito reduzida.

13 Obstrução das vias genitais
A obstrução das vias genitais que conduzem os espermatozóides ate à saída da uretra pode constituir uma causa de infertilidade, contudo simples operações podem resolver a situação.

14 Dificuldade na relação sexual
Problemas de erecção ou de lubrificação podem também comprometer uma gravidez, principalmente os problemas de erecção, ou seja, a inexistência do estímulo sexual não irá proporcionar sequer o acto sexual.

15 Conclusão Ao desenvolver uma pesquisa aprofundada sobre esta temática, foi possível ficar a conhecer os principais problemas relacionados com a infertilidade masculina e possíveis tratamentos que possam possibilitar a fecundação, e por isso permitir a possibilidade de originar descendência.

16 Bibliografia http://www.copacabanarunners.net/infertilidade.html


Carregar ppt "Escola Secundária de Arganil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google