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Educação Anti-Missionária

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Apresentação em tema: "Educação Anti-Missionária"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Anti-Missionária
Uma Noiva Rodeará o Noivo ou um Bebê Divino se Formará de uma Virgem? Lição Anti-Missionária Por Uri Yosef, Ph.D., Director of Education Virtual Yeshiva of the Messiah Truth Project, Inc. [O artigo discutido nesta apresentação – Copyright © Uri Yosef 2011 for the Messiah Truth Project, Inc. Tradução: Renato Santos Todos os direitos reservados Educação Anti-Missionária 24 de Fevereiro de 2011 Jeremias 31:21 e o “Nascimento Virginal”

2 Jeremias 31:21 e o “Nascimento Virginal”
Introdução A doutrina do "nascimento virginal" é a pedra fundamental da teologia cristã. O significado monumental desta doutrina decorre do fato que ela está relacionada a outros elementos doutrinais importantes do cristianismo uma vez que estabelece a divindade de Jesus e confirma sua identidade como "Deus manifestado na carne". Anteriormente, examinamos dois chamados "textos-prova" que são utilizados para validar o "nascimento virginal" de Jesus no Novo Testamento: Isaías 7:14, este texto é uma escolha natural, uma vez que é referenciado nos relatos da concepção e do nascimento de Jesus no evangelho de Mateus, e Gênesis 3:15, embora não mencionado no Novo Testamento como uma profecia messiânica, através da frase "semente da mulher", tomado como um eufemismo para a concepção divina, e que resultou no "nascimento virginal" de Jesus. Nesta lição nós examinaremos Jeremias 31:21[22]*, outro chamado "texto-prova" que vem sendo reivindicado como uma profecia do "nascimento virginal", mesmo não sendo referenciado no Novo Testamento. * Nota: Os números dos versículos diferem na Bíblia Hebraica e na Bíblia cristã »o Antigo Testamento cristão." A citação mostra o número do versículo na Bíblia Hebraica seguido pelo versículo no "Antigo Testamento“ cristão , entre parênteses, ou seja, Jeremias 31:21[22] . 24 de Fevereiro de 2011 Jeremias 31:21 e o “Nascimento Virginal”

3 Jeremias 31:21 e o “Nascimento Virginal”
24 de Fevereiro de 2011 Jeremias 31:21 e o “Nascimento Virginal”

4 Comparação das Perspectivas Cristãs e Judaicas
Cristianismo (†) Judaísmo (Y) “Uma mulher cercará um homem” é uma descrição metafórica de uma mulher concebendo uma criança de maneira incomum e não convencional, através de um ato criativo de Deus, uma " nova coisa " que nunca foi antes observado na Terra. Ao contrário do habitual cortejo, onde um homem corteja uma mulher, o recém-criado fenômeno terá uma inversão de papéis, em que uma mulher irá cortejar um homem. Esta é uma metáfora que aponta para a reconciliação futura de Israel com D’us. O profeta Oséias descreve um cenário semelhante: 24 de Fevereiro de 2011 Jeremias 31:21 e o “Nascimento Virginal”

5 O Que há de Errado com a Interpretação Cristã?
Cristianismo (†) Judaísmo (Y) O cenário nesta passagem se assemelha com Isaías 7:14 já que ambos falam de um novo e maravilhoso ato de Deus, que irá criar um varão no ventre de sua mãe, sem o processo normal de fertilização. Isaías 7:14 fala de uma façanha maravilhosa por D’us, de fato, um acontecimento histórico que ocorreu no século 8 A.E.C - Sua intervenção divina ao proteger o reino de Judá e a Casa de Davi O uso do verbo בָּרָא (baRA), [ele] criou, denota um ato criativo por Deus O verbo בָּרָא não é usado exclusivamente para se referir a atos criativos ex nihilo Este futuro milagre de Deus, חֲדָשָׁה (hadaSHAH), uma nova coisa, é alguma coisa que nunca aconteceu antes: a concepção de um bebê divino através de uma virgem. O mesmo termo, חֲדָשָׁה, é usado somente uma outra vez na Bíblia Hebraica para descrever algo novo criado por D’us que não existia no passdo (Isaías 43:19) O uso do substantivo נְקֵבָה (neqeiVAH), uma mulher, é uma referencia incomum a uma mulher como comparada com אִשָּה (iSHAH), portanto, se refere a “uma virgem” Das 22 ocorrências de נְקֵבָה na Bíblia Hebraica, 13 se referem a “uma mulher”, independentemente da sua experiência sexual e 9 refere-se um animal “fêmea” 24 de Fevereiro de 2011 Jeremias 31:21 e o “Nascimento Virginal”

6 O Que há de Errado com a Interpretação Cristã? (Continuação)
Cristianismo (†) Judaísmo (Y) “[uma mulher] cercará”, é uma referência ao ventre [de uma virgem] que contém o feto. Nenhuma das 162 ocorrências do verbo לָסֹב\לִסְבֹּב (laSOV/lisBOV), rodear, circundar, contornar, na Bíblia Hebraica se refere ao ventre de uma mulher, nem em um sentido literal, nem metafórico. O uso do substantivo גָּבֶר (GAver), um homem, é incomum quando comparado com אִישׁ (ISH); portanto, se refere a “um homem especial”, “um homem poderoso”, que só pode ser Jesus, Deus” manifestado em carne. Todas as ocorrências de גֶּבֶר\גָּבֶר na Bíblia Hebraica se referem a um homem mortal, e alguns se referem explicitamente a pecadores; nunca a D’us ou qualquer homem que tivesse um relacionamento com D’us. 24 de Fevereiro de 2011 Jeremias 31:21 e o “Nascimento Virginal”

7 Jeremias 31:21 e o “Nascimento Virginal”
Uma nota anedótica Um costume bem conhecido, cuja origem é atribuída a Jeremias 31:21 [22], é adotado em cerimônias tradicionais de casamentos judaicos, onde a noiva anda em volta do noivo sob a חֻפָּה (huPAH), antes do rabino oficiante começar a cerimônia. A noiva faz três ou sete círculos em volta do noivo, dependendo de qual tradição as respectivas famílias seguem, e simbolismos diferentes estão associados ao costume, bem como com o número de voltas. Por exemplo, em algumas tradições andar em volta simboliza a mudança nas prioridades dos compromissos da noiva dos seus pais a seu marido, além de outros simbolismos. Em algumas tradições as 7 voltas fazem referência as sete voltas que o Tefilin é envolto em torno do braço do homem vinculando-se simbolicamente o amor a D’us. A tradição de três voltas tem origem em Oséias 2:21-22 onde D’us diz ao povo judeu: "Eu te desposarei com você para sempre, e eu te desposarei com retidão e com justiça e com bondade e com misericórdia , e eu te desposarei com fidelidade". Conclusão: Jeremias 31:21[22] é uma profecia messiânica, de fato, e ela aponta para a reconciliação nacional de Israel com D’us. Isso não tem nada a ver com uma concepção milacurosa de um bebê nascido de uma virgem. 24 de Fevereiro de 2011 Jeremias 31:21 e o “Nascimento Virginal”


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