A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Anti-Missionária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Anti-Missionária"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Anti-Missionária
Salmo 110 – Quem Estará a Mão Direita de Deus? Um Rei-Sacerdote Divino de Uma Nova Ordem? NÃO!!! Lição Anti-Missionária Por Uri Yosef, Ph.D., Director of Education Virtual Yeshiva of the Messiah Truth Project, Inc. [O artigo discutido nesta apresentação - Copyright © Uri Yosef 2011 for the Messiah Truth Project, Inc. Tradução: Renato Santos Todos os direitos reservados Educação Anti-Missionária 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de D’us?

2 Quem Estará a Mão Direita de D’us?
Introdução As muitas referências e alusões no Novo Testamento para o capítulo 110 do Livro de Salmos se transformaram em fonte de várias chamadas "profecias messiânicas“ cumpridas por Jesus, como relatados em referências no Novo Testamento. Consequentemente, o Salmo 110 contém um número significativo daquilo que é chamado "texto-prova", os argumentos missionário cristãos, e estes supostamente profetizam a divindade, o sacerdócio, e a proximidade de Deus e o messias cristão, que, juntamente com outros atributos, são descritos em vários relatos do Novo Testamento. Uma análise rigorosa do texto hebraico neste salmo, e sua adequação ao contexto, demonstra como essas afirmações não têm qualquer apoio ou validade de dentro das Escrituras Hebraicas. 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de D’us?

3 Quem Estará a Mão Direita de D’us?
Salmo 110:1,2 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de D’us?

4 Quem Estará a Mão Direita de D’us?
Salmo 110:4,5 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de D’us?

5 Sumário das Perspectivas Cristãs e Judaicas de Salmo 110
Cristianismo (†) Judaísmo (Y) Este é um salmo messiânico profético como indicado pelas muitas aplicações explícitas de textos a partir dele para Jesus em todo o Novo Testamento. As profecias significativas "do Antigo Testamento" e seus relatos de cumprimento no Novo Testamento em que essa perspectiva se baseia são: Independentemente de quem foi o seu autor, o tema geral do Salmo 110 é que ele fala de poder lendário de Davi, que veio através da graça de D’us fruto de sua justiça. O autor garante a Davi a vitória sobre os inimigos seus e de seu povo. Sobre isso existem diferentes interpretações: O Messias seria o Senhor (Salmo 110:1a/Mateus 22:41-45) Duas interpretações comuns dizem que o salmo é sobre Davi ou Abraão O Messias estaria à direita de Deus (Salmo 110:1b & 5/Marcos 16:19 & 1Pedro 3:21-22) Outra interpretação diz que o salmo é uma prece de Davi, na qual ele relembra o auxílio de D’us a Abraão em sua batalha contra os 4 reis e pede a D’us para ajudá-lo contra seus inimigos O Messias seria seria um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Salmo 110:4/Hebreus 6:17-20) A interpretação messiânica tem o Messias vitorioso sobre todos os inimigos seus e de Israel 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de Deus?

6 Revelando o “Mistério”
As perspectivas cristãs e judaicas de Salmo 110 não podem ser ambas válidas. A análise lingüística e contextual rigorosa do texto hebraico, especialmente no que diz respeito aos primeiros versículos que são a base para a perspectiva cristã é necessária, a fim de identificar as possíveis interpretações válidas deste salmo. Como um primeiro passo na análise, é útil considerar a inscrição do Salmo 110, que algumas bíblias cristãs deixam de fora, uma vez que podem conter pistas. Quem escreveu Salmo 110? No texto hebraico, aparece a inscrição לְדָוִד מִזְמוֹר (ledaVID mizMOR), onde לְ־ (le-) é uma preposição que significa por ou para, דָוִד (daVID) é o nome Davi, e מִזְמוֹר (mizMOR) é um salmo. Esta inscrição particular poderia, portanto, indicar que o salmo foi composto tanto por Davi ou para Davi, ou possivelmente dedicado a Davi. Em outras palavras, por causa dessa ambigüidade, não é possível determinar, com absoluta certeza, que o rei Davi compôs este salmo. É interessante notar que, enquanto a perspectiva cristã assume que o Rei Davi é o autor do Salmo 110, as interpretações judaicas não fazem uma suposição tão unilateral e trabalham com as duas possibilidades, se ele ou alguém o compôs. O próximo passo na análise é responder à pergunta: Quem está falando para quem no Salmo 110:1? A resposta a esta pergunta é a chave para uma compreensão correta de todo o salmo. 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de D’us?

7 Revelando o “Mistério” (continuação)
Vamos dar uma olhada em Salmo 110:1 e Salmo 110:5 – Observações a se notar: Você consegue dizer o que há de errado com este “cenário”? 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de D’us?

8 Revelando o “Mistério” (continuação)
Resposta: As traduções cristãs são inconsistentes! Apesar de Salmo 110:1 e 5 falarem de D’us (o Criador), seu contexto é diferente: Salmo 110:1 fala de um tempo no futuro, quando o sujeito estará sentado à direita de D’us (o Criador) e esperando até que seus inimigos sejam subjugados (Salmo 27:2,6). Salmo 110:5 fala de eventos passados em que D’us (o Criador) interveio  e ajudou o sujeito a derrotar o inimigo – D’us estava presente ao seu  lado direito, para fortalecê-lo (Isaías 41:13, Salmo 16:8, 121:5). No entanto, de acordo com a interpretaçaõ cristã, Salmo 110:1 fala do "Senhor" (Jesus [o "Deus Filho") sentado à direita do "SENHOR" (o "Deus Pai" [o Criador]) , enquanto que Salmo 110:5 fala do "Senhor" (Jesus [o "Deus Filho"]), que está à direita do sujeito que está sendo falado, ou seja, "o Senhor" - Jesus (o "Deus o Filho"). Isso evidentemente não faz nenhum sentido! ... E há mais ... 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de Deus?

9 Revelando o “Mistério” (continuação)
Vejamos como os tradutores cristãos traduziram as 24 ocorrências do termo hebraico לַאדֹנִי e, especialmente, os nove casos em que ambos יהוה e aparecem no mesmo versículo: Claramente, a tradução cristá está incorreta e cria uma inconsistência interna. A resposta para a pergunta: "Quem está falando para quem?" é que, o autor do salmo, independentemente de quem que pode ter sido, está falando sobre o que D’us disse para a pessoa que está sendo referido pelo autor como "meu senhor/mestre". 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de Deus?

10 Revelando o “Mistério” (continuação)
Agora que sabemos que D’us estava falando com alguém, o último passo na análise é examinar o que estava sendo dito. Na verdade, a garantia do triunfo de D’us (Salmo 110:1-3) já foi observado anteriormente. Embora a cena da batalha e a vitória descrita nos últimos três versos (Salmo 110:5-7) criam sérias dificuldades para a perspectiva cristã, como o v5 que foi discutido anteriormente, Salmo 110:4 também requer atenção especial . Missionários cristãos alegam que este versículo é uma profecia sobre Jesus ser ao mesmo tempo rei (Messias) e sumo sacerdote, como Melquisedeque, e que este novo e superior sacerdócio substituiu o sacerdócio de Arão que foi dado a Israel após a revelação e entrega da Torá no Sinai, enquanto eles estavam a caminho da Terra Prometida. A seguir um dos verso do Novo Testamento comumente utilizados para apoiar esta alegação: 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de D’us?

11 Revelando o “Mistério” (continuação)
O Sacerdócio de Melquisedeque Substituiu o Sacerdócio Araônico de Israel? Analisando o texto hebraico de Salmo 110:4 em seu próprio contexto, expõe-se as falhas em duas passagens de apoio da Epístola aos Hebreus. Aqui estão os fatos: A Escritura em vigor no tempo da crucificação era a Bíblia Hebraica. A Bíblia Hebraica separa as funções de realeza e o sacerdócio - reis, os líderes políticos não podem ser sacerdotes, e sacerdotes, os líderes espirituais, não podem ser reis. Começando com o Davi, os reis têm de ser seus descendentes biológicos e da tribo de Judá Sacerdotes e levitas precisam ser da tribo de Levi O Sacerdócio Aarônico que surgiu a partir da tribo de Levi foi estabelecido para a eternidade, o que exclui qualquer outra ordem sacerdotal em Israel O termo כֹּהֵן (koHEN), mais usado no contexto de um “sacerdote", é também usado em referência à não-sacerdotes que servem em uma liderança oficial (por exemplo, 2Samuel 8:18, 20:26, 1 Reis 4:5) O Rei Davi realizou algumas funções sacerdotais (2 Samuel 6:14,17), assim como o Messias fará (Ezequiel 45:17, 46:12) O título מַלְכִּי־צֶדֶק era tradicionalmente usado por todos os reis de Jerusalém, como o gentio rei-sacerdote justo nos dias do (gentio) Abrão (Gênesis 14:18,22) Portanto, as referências a Jesus ser "um sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque" são irrelevantes para Salmos 110 em particular, e ao judaísmo em geral. 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de D’us?

12 Quem Estará a Mão Direita de D’us?
Sumário A perspectiva cristã de Salmos 110, que se baseia em erros de tradução, de interpretação e conclusões problemáticas, não tem base válida dentro da Bíblia Hebraica e desmorona sob análise rigorosa. Jesus não pode ser o único descrito como sentado à direita de Deus e qualificar-se como o prometido rei Messias; o sacerdócio "segundo a ordem de Melquisedeque", que parece ter sido atribuído a ele pelo autor da Epístola aos Hebreus, é um argumento auto-destrutivo, dado que Melquisedeque era um gentio, e não um sacerdote judeu, este tipo de informação é irrelevante para Israel. Por outro lado, apesar de várias interpretações judaicas diferentes do Salmo 110 serem propostos pelos Sábios, tudo pode ser validado quando comparados com a Bíblia Hebraica. Conclusão: Se Jesus era judeu, então ele não poderia ser sacerdote em uma ordem sacerdotal externa ao judaísmo, como o sacerdócio de Melquisedeque, uma vez que o sacerdócio Aarônico foi estabelecido exclusivamente e eternamente para seus descendentes, que seriam todos da Tribo de Levi, para servir em nome de Israel. Se Jesus era judeu e, como citado pelo Novo Testamento, ‘filho de Davi’, ele teria de ser da Tribo de Judá. Portanto, ele não pode ser da tribo de Levi e servir sob a aliança eterna com Araão e seus descendentes. Se, por outro lado, Jesus não era judeu, então, de acordo com a Torá, ele não poderia governar como rei de Israel. 25 de Agosto de 2011 Quem Estará a Mão Direita de D’us?


Carregar ppt "Educação Anti-Missionária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google