A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o."— Transcrição da apresentação:

1 INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o

2 O que são os Sismos? INICIO
Um sismo, também chamado de terramoto, é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas. A maior parte dos terramotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilómetros, como é o caso da falha de San Andreas na Califórnia, Estados Unidos.

3 INICIO Os sismos surgem quando duas placas tectónicas chocam entre si formando um abalo denominado de abalo sísmico.

4 INICIO        Se ocorrer um sismo, como nos podemos defender? Em caso de sismo, o respeito por algumas normas muito simples pode constituir um factor determinante na diminuição de acidentes pessoais e danos materiais. - Informa-te sobre as causas e efeitos possíveis de um sismo na tua zona. - Fala sobre o assunto, de uma forma tranquila e serena, com os teus familiares e amigos. - Em conjunto com a tua família, elabora um plano de emergência.

5 INICIO Continuação. - Identifica os locais mais seguros: vãos de portas interiores, cantos de paredes mestras, debaixo de mesas e de camas. - Mantém uma distância de segurança em relação a objectos que possam cair ou estilhaçar. - Aprende a desligar a electricidade e a cortar a água e o gás. - Afixa em local bem visível os números de telefone dos serviços de emergência. - Colabora e prepara a tua casa por forma a facilitar os movimentos, libertando os corredores e passagens, arrumando móveis e brinquedos.

6 INICIO As regiões sísmicas encontram-se sobretudo nas fronteiras das placas litosféricas. Existe uma sismicidade (termo que traduz a frequência dos sismos numa dada região) difusa fora daqueles limites denominada sismicidade intraplacas. Já dissemos que a maioria dos sismos observam-se nas fronteiras das placas, bem como a maior parte da actividade vulcânica. Estes sismos são denominados sismos tectónicos. Podemos dizer, sem cometer um erro grosseiro, que os alinhamentos dos sismos indicam os limites das placas tectónicas.                                                                                                                                                                                 

7 INICIO Tipos de Sismos Sismos de origem natural Sismos induzidos

8 Sismos de origem natural
INICIO Sismos de origem natural As placas podem afastar-se (tensão), colidir (compressão) ou simplesmente deslizar uma pela outra (torsão). Com a aplicação destas forças, a rocha vai-se alterando até atingir o seu ponto de elasticidade, após o qual a matéria entra em ruptura e sofre uma libertação brusca de toda a energia acumulada durante a deformação elástica. A energia é libertada através de ondas sísmicas que se propagam pela superfície e interior da Terra. As rochas profundas flúem plasticamente (têm um comportamento dúctil – astenosfera) em vez de entrar em ruptura (que seria um comportamento sólido – litosfera).

9 INICIO Sismos induzidos Estes são sismos associados à acção humana quer directa ou indirectamente. Podem-se dever à extracção de minerais, água dos aquíferos ou de combustíveis fósseis, devido à pressão da água das albufeiras das barragens, grandes explosões ou a queda de grandes edifícios. Apesar de causarem vibrações na Terra, estes não podem ser considerados sismos no sentido lato, uma vez que geralmente dão origem a registros ou sismogramas diferentes dos terramotos de origem natural.

10 Trabalho realizado por:
João Patrão Nº11 9ºA Thierry Santos Nº16 9ºA


Carregar ppt "INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google