A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Básico de CFTV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Básico de CFTV."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Básico de CFTV

2 O que é CFTV ? A sigla CFTV significa Circuito Fechado de Televisão.
Este termo significa o processo de captura, gravação e observação de imagens em ambientes onde se necessita de segurança e aplica-se nas mais diversas situações

3 Sistema Básico de CFTV Monitor Câmera Lente Meio de transmissão

4 CÂMERAS

5 Princípio de Funcionamento
CÂMERAS Princípio de Funcionamento A câmera de vídeo usa o mesmo princípio das câmeras fotográficas, a “câmara escura”. Em um ambiente (“câmara”) totalmente escuro com apenas um orifício, as imagens do exterior são projetadas na parede oposta ao furo, de cabeça para baixo.

6 Princípio de Funcionamento
CÂMERAS Princípio de Funcionamento Neste caso as câmeras de CFTV têm um um sensor, denominado CCD (Charge Coupled Device) que recebe a luz através da lente. O CCD funciona como o filme de uma máquina fotográfica, capturando a imagem, com a diferença que pode ser lido, apagado e usado novamente.Repetindo esse ciclo de leituras rápidas e repetidamente (60 vezes por segundo), o sistema atua como uma filmadora.

7 Resolução Indica o nível de detalhes que a câmera pode discernir.
CÂMERAS Resolução Indica o nível de detalhes que a câmera pode discernir. Quanto maior o número de linhas maior a resolução, isto é, uma câmera de 420 linhas é melhor que uma de 380 linhas. As câmeras monocromáticas(P&B) geralmente possuem uma resolução maior que as câmeras coloridas.

8 CÂMERAS Sensibilidade As câmeras monocromáticas (P&B) são mais sensíveis do que as câmeras coloridas, isto é, precisam de menos luz. A unidade usada no sistema internacional (SI) para medir níveis de iluminação é o Lux.

9 Exemplos de níveis de luz em Lux
CÂMERAS Exemplos de níveis de luz em Lux Ambientes externos Sob a luz do sol Dia nublado Crepúsculo Lua cheia 0,1-1 Ambientes internos Bancos / Linhas de montagem Iluminação em lojas Armazéns/depósitos

10 Obturador Eletrônico Serve para reduzir a intensidade de
CÂMERAS Obturador Eletrônico Serve para reduzir a intensidade de luz recebida, em ambientes muito claros, diminuindo o tempo de aquisição de imagens do CCD. Serve também para melhorar a qualidade de imagens em movimento, gerando uma imagem mais nítida e com mais detalhes.

11 SISTEMAS

12 Cenas Difíceis - BLC Condição que normalmente acontece Quando há mais
SISTEMAS Cenas Difíceis - BLC Condição que normalmente acontece Quando há mais luz do lado externo! Só se vê a silhueta da pessoa!

13 Cenas Difíceis - BLC Recurso BLC ativado Não conseguimos
SISTEMAS Cenas Difíceis - BLC Não conseguimos ver os detalhes externos ! Recurso BLC ativado Porém conseguimos ver a pessoa desejada !

14 Fonte: EdmundScientific
CÂMERAS Tamanho do CCD Tamanho do CCD Sensores de câmera (CCD´s) podem ter vários tamanhos: Formatos de sensores CCD (área ativa em mm) ¼” ½” 1/3” 2/3” 3,2 2,4 4,0 4,8 3,6 6,0 6,4 8,0 8,8 11,0 6,6 Fonte: EdmundScientific

15 CÂMERAS Tamanho do CCD Durante o projeto verificar: o CCD dever ser igual ou menor do que a lente

16 Outras Tecnologias Câmeras com sensor de imagem tipo CMOS
As câmeras que utilizam este tipo de tecnologia são mais baratas, pois este chip exige menos periféricos de controle, logo menos espaço e menos material. Porém apresenta baixa resolução e sensibilidade.

17 LENTES

18 LENTES Conceitos Básicos A lente tem como função básica captar a luz transmitida por um objeto e convergê-la , para o CCD.

19 LENTES Campo de Visão Quem determina o campo de visão é a distância focal sendo que quanto menor o “valor da lente”, maior o ângulo de visão (campo de visão). O distância focal da lente é medida em mm e está relacionada diretamente com o ângulo de visão que vai ser alcançado. Uma lente de 4mm proporciona um ângulo de visão maior que uma de 8mm.

20 Campo de Visão - Exemplo
LENTES Campo de Visão - Exemplo

21 LENTES Lentes X Ângulos

22 LENTES

23 LENTES

24 Funções das Lentes Direcionar a luz refletida pela cena ao CCD
Fornecer um campo de visão adequado Controlar a quantidade de luz que incide sobre o CCD Focalizar corretamente a luz refletida sobre o CCD

25 Tipos de Lentes Íris tipo fixa Íris manual Auto íris LENTES
Pré ajustada de fábrica, não pode ser alterada. Indicada para uso em áreas internas ou com pouca variação. Íris manual Pode ser ajustada manualmente através de um anel externo. Indicada para uso em áreas internas com requisitos de iluminação especiais. Auto íris Possui um mecanismo eletrônico que se auto ajusta conforme a quantidade de luz que passa através da lente e a sensibilidade da câmera. Indicada para uso em áreas externas ou locais com muita variação de iluminação.

26 Parâmetros das Lentes FOCO (Fixo, Varifocal, Zoom)
ÍRIS (Automática, Manual ou Fixa) FOCO (Fixo, Varifocal, Zoom) DISTÂNCIA FOCAL (2,8mm ; 4mm ; 12mm) ABERTURA (f 1.2 ; f 1.4 ; f 2.0) FORMATO (1/2” ; 1/3” ; 1/4”) MONTANTE (C OU CS)

27 LENTES Calculando a Lente Tabela da Área X CCD Fórmula para Cálculo

28 LENTES Exemplo Tabela da Área X CCD

29 MONITORES

30 Diferenças entre Monitor e TV
MONITORES Diferenças entre Monitor e TV Os monitores para uso em segurança são projetados especialmente para uso em CFTV, assegurando qualidade em uso contínuo. Possuem conectores de entrada e saída de vídeo do tipo BNC, sendo este o padrão usado em CFTV Como é projetado para uso em sistemas de segurança, não permitir ao usuário “assistir” os canais de Tv convencionais

31 Durabilidade e Confiabilidade
MONITORES Durabilidade e Confiabilidade Como os monitores de CFTV são usados 24H/dia e 365 dias/ano seu projeto deve contemplar um tubo de alta qualidade, para que as imagens estáticas não venham a “queimar” o tubo rapidamente.

32 MONITORES Resolução A resolução é um número que expressa a capacidade do aparelho em discernir detalhes. Este número é fornecidos nos catálogos em “números de linha de resolução horizontal” Quanto maior o números de linhas, melhor a qualidade do monitor

33 MEIOS DE TRANSMISSÃO

34 Os principais meios de transmissão são: Cabos coaxiais
São responsáveis por transmitir as imagens obtidas pelas câmeras até os DVR’s ou monitores. Existem vários tipos de meios de transmissão que são definidos com base em fatores como distância, disponibilidade, conveniência e outros. Os principais meios de transmissão são: Cabos coaxiais Par trançado UTP Fibras óticas Transmissão por rádio

35 Conforme a necessidade usa-se também os tipos RG6U e RG11U
CABOS COAXIAIS O cabo coaxial é composto de um condutor interno circundado por um material isolante (dielétrico) e este por uma malha de blindagem. O tipo mais recomendado é o RG59U que possui uma impedância de 75 ohms. Conforme a necessidade usa-se também os tipos RG6U e RG11U

36 Limitações Os cabos possuem limitações de acordo com seu modelo
CABOS COAXIAIS Limitações Os cabos possuem limitações de acordo com seu modelo

37 Conectores e Adaptadores
CABOS COAXIAIS Conectores e Adaptadores Conector BNC Conector macho com ilhós Emenda fêmea com rosca tipo “T” Emenda fêmea com rosca tipo “F” Conector macho com rosca tipo “F”

38 Conectores e Adaptadores
CABOS COAXIAIS Conectores e Adaptadores Adaptador BNC para F Adaptador BNC para RCA Adaptador F para RCA Adaptador F para RCA1 Adaptador RCA para F

39 DÚVIDAS? CURIOSIDADES? Muito Obrigado Intelbras S/A
Muito Obrigado


Carregar ppt "Curso Básico de CFTV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google