A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão para a Prova Colégio dom bosco Professora: Lucilene Pires

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão para a Prova Colégio dom bosco Professora: Lucilene Pires"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão para a Prova Colégio dom bosco Professora: Lucilene Pires
Disciplina: Geografia Ano: 6°

2 A história da Terra A Terra enquando parte do Sistema Solar, formou-se a cerca de 4,5 bilhões de anos. Durante todo esse tempo, a terra sofreu processos de mudanças, com maior ou menor intensidade, que acabaram (pelo menos para nós!) por torná-la esse lugar mais ou menos seguro em que vivemos. Essas mudanças foram extremamente rápidas em alguns momentos e mais lentas em outros. No tempo atual, existem vestígios muito perto de nós do que aconteceu com a Terra: as rochas que existem,

3 Os fosséis de animais e plantas que ficaram presos nessas rochas ou em camadas da superfície.
Existem movimentos localizados que nos permitem imaginar outros movimentos, mais antigos, como é o caso dos vulcões e terremotos. Para entendermos toda a dinâmica da Terra contaremos com o auxílio de uma ciência chamada Geologia, que procurar decifrar a história da Terra, desde o momento em que se formou a crosta terrestre, constituída de rochas, até o momento presente.

4 Curiosidades Há quase 5 bilhões de anos, uma estrela explodiu num canto da Via Láctea espalhando poeira pelo espaço. A gravidade começou a juntar os grãos de poeira em pedaços cada vez maiores. Assim surgiu a Terra. Da massa de moléculas inanimadas de carbono surgiu a vida, há 3,5 bilhões de anos. Parace milagre mas é pura química. O planeta, então, era frequentemente bombardeado por meteoros, restos da explosão inicial.

5 Eras Geologicas

6 Era Arqueozóica Período: 3,8 bilhões a 2,5 bilhões de anos atrás
- No começo desta era, o planeta Terra era até 3 vezes mais quente do que hoje. - Começam a aparecer as primeiras células (organismos unicelulares). - A Terra é constantemente atingida por meteoros. - Milhares de vulcões estavam em atividade

7 Era Proterozóica Período: de 2,5 bilhões a 540 milhões de anos atrás
- Por volta de 2 bilhões de anos atrás começa a se formar a camada de ozônio, gerando uma camada protetora contra os raios solares. Este fato favoreceu o surgimento de formas de vida mais complexas (organismos multicelulares). - Formação dos continentes. - Ocorre o acúmulo de oxigênio na litosfera.

8 Era Paleozóica Período: de 540 milhões de anos a 250 milhões de anos atrás. - Começam a surgir nos mares os primeiros animais vertebrados, são peixes bem primitivos. - Por volta de 350 milhões de anos atrás, os peixes começam, durante um longo processo, a sair da água. Começou, desta forma, surgirem os primeiros animais anfíbios. - Os trilobitas foram os animais típicos desta era. - Nesta era os continentes estavam juntos, formando a Pangéia; - O planeta começa a ser tomado por muitas espécies de plantas primitivas; - No final desta fase começam a surgir diversas espécies de répteis que deram origem aos dinossauros; - Milhares de espécies de insetos surgem nesta era.

9 Era Mesozóica Período: 250 milhões de anos a 65,5 milhões de anos atrás - Nesta era as plantas começam a desenvolver flores; - Os dinossauros dominam o planeta; - Por volta de 200 milhões de anos atrás surgem os animais mamíferos;

10 Era Cenozóica Período: 65,5 milhões de anos atrás até o presente.
- Formação de cadeias montanhosas; - No começo desta era, há 65 milhões de anos, ocorre a extinção dos dinossauros.  - Grande desenvolvimento das espécies de animais mamíferos, que se tornam maiores, mais complexos e diversificados - Após o término da deriva continental (migração dos continentes), o planeta assume o formato atual;  - Por volta de 3,9 milhões de anos atrás surge, no continente africano, o Australopithecus (espécie de hominídeo já extinta); - Surgimento do homo sapiens por volta de 130 mil a 200 mil anos atrás

11 A estrutura da Terra A Terra é constituída por materiais sólidos, líquidos e gasosos, que se acham dispostos em camadas concêntricas: o núcleo, o manto e a crosta ou litosfera.

12 Partes que compõem a Terra

13 Partes que compõem a Terra
Atmosfera – cobertura gasosa. Camada gasosa que envolve a Terra e a acompanha no movimento de translação.

14 Composta por diversos gases que variam conforme a altitude
Composta por diversos gases que variam conforme a altitude. Constitui principalmente de nitrogênio, pequenas porções de gás carbônicos e vapor d’água e, sobretudo, de oxigênio.

15 Ela é uma camada de proteção contra os raios solares e radiação que, sem ela, poderiam nos atingir e produzir excesso de calor ou de frio.

16 Protege-nos, também, de meteoritos e cometas

17 Hidrosfera – camada líquida da Terra
Hidrosfera – camada líquida da Terra. É constituida pelas águas que ocupam a maior parte de nosso planeta.

18 Litosfera – parte sólida
O que chamamos de litosfera corresponde além do chão em que pisamos ao chão dos aceanos chamado de crosta terrestre. – e, mais interiormente, a uma parte de material pastoso próximo a superfície chamado astenosfera.

19 As camadas internas da Terra e suas características
Crosta terrestre – forma como uma casca do planeta, tem, em média, 55 km de espessura nas áreas continentais, mas é mais fina nas áreas recobertas pelos oceanos. É composta de ligas minerais mais leves, como silício e alumínio. Manto – fica logo abaixo da crosta, por causa das altas temperaturas, o material ali existente está em estado pastoso ou de fusao, chamamos esse material de magma. Quando chega a superfície, através de vulcões, esse material é denominado lava.

20 Núcleo -Parte mais interna do planeta
Núcleo -Parte mais interna do planeta. Pode ser dividido em núcleo externo e interno.  O núcleo externo, comporta-se como líquido apesar de sua composição metálica, admiti-se que seus componentes estão em estado de fusão. Estende-se de km até km.  O núcleo interno vai desde km até o centro da Terra.  O núcleo da Terra é constituído por ferro e níquel.  A temperatura atinge a 4.000/5.000 C.

21 Biosfera – o lugar da vida

22 Movimento da litosfera
A litosfera é a camada mais importante para nós por que é nela que ocorre a maioria dos fenômemos que atingem nossa vida diretamente. Vivemos, produzimos, cultivamos, pisamos, enfim, nossas ações são praticadas na crosta ou litosfera. É aí, que encontramos água, solo, planta, vida… por isso é a mais importante para nós.

23 Placas Tectônicas – as esculturas da Terra
Responsáveis pela sustentação de continentes e oceanos, as placas tectônicas modelam e modificam o relevo do planeta há milhões de anos. As placas tectônicas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do nosso planeta – ou seja, a litosfera -, sustentando os continentes e os oceanos. Impulsionadas pelo movimento do magma incandescente no interior da Terra, as dez principais placas se empurram, afastam-se uma das outras ou se elevam alguns milímetros por ano, alterando suas dimenões e modificando o contorno do relevo terrestre.

24

25

26 Tectônica – palavra grega que significa ‘arte de construir’’.
A configuração atual dos continentes é fruto de milhões de anos de trabalho artístico das placas – no processo conhecido como deriva continental.

27 Cada vez que as enorme placas se encontram, uma grande quantidade de energia, equivalente a milhares de bombas atômicas, fica acumulada em suas rochas. De tempo em tempo, o arsenal é liberado de forma explosiva – essa liberação pode ser sentida por meio de terremotos que chacoalham o globo, geralmente nas bordas das placas. Nos limites das placas, o choque subterrâneo pode dar origem a vulcões, quando montanhas de rocha derretida aproveitam as fendas para subir por entre as placas, ou ainda, pelo grande volume de água que deslocam, provocando os terríveis tsunamis.

28

29 Por que não temos vulcões ativos no território brasileiro?
Os vulcões e os terremotos ocorrem no limite das placas onde encontramos também altas cadeias montanhosas.

30 Há alguma possibilidade de ocorrerem terremotos, aqui, no Brasil?
O nosso país se encontra no meio da placa tectônica, isso nos livra de terremotos, mas faz com que os tremores que aqui ocorrem seja de baixa magnitude, porque as ondas sísmicas precisam caminhar muitos quilômetros até atingir nosso território e, assim, chegarem mais brandas e concentradas em áreas de maior profundidade.

31 Formação das Cordilheiras dos Andes

32 Formação de Tsunami

33


Carregar ppt "Revisão para a Prova Colégio dom bosco Professora: Lucilene Pires"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google