A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ageu “E a Glória da segunda casa será maior do que a primeira, e Eu darei paz a este lugar, diz o Senhor dos Exércitos!” Ag 2:9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ageu “E a Glória da segunda casa será maior do que a primeira, e Eu darei paz a este lugar, diz o Senhor dos Exércitos!” Ag 2:9."— Transcrição da apresentação:

1 Ageu “E a Glória da segunda casa será maior do que a primeira, e Eu darei paz a este lugar, diz o Senhor dos Exércitos!” Ag 2:9

2 AGEU CAPÍTULO 1 A PROFECIA É FIEL: JEOVÁ É O SENHOR DA HISTÓRIA.
O POVO DE DEUS NA TERRA ASSOLADA PELO MAL SOFRIDO E PELAS TENTAÇÕES MATERIALISTAS. O EXEMPLO QUE GERA VIDA ABUNDANTE.

3 O Exílio e a volta do exílio
As deportações de retorno começaram em 538 a.C. Os exilados quase todos se sentiam como se estivessem mortos. Sua fé estava quebrada pelos anos de esmagamento... Seus ossos tinham secado e sua esperança se esvanecido (Ez 37:11). De um ponto de vista humano eles tinham razão. Sem esperança material, eram pobres ou sem riquezas. Sem alegria ou gozo. Cheios de medo e dor.

4 Conquistas dos babilônicos e o êxodo.

5 "Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar." (Jeremias 29 : 10)

6 ASSIM diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. IS 45:1,2

7 O templo de Zorobabel.. O Segundo Templo foi o templo construído após o regresso a Jerusalem, pós-cativeiro babilônico. No mesmo local onde o Templo de Salomao foi contruido. O segundo templo foi aprimorado pela grande obra de Herodes. Em 539 a;C , Ciro apodera-se da Babilônia e ordena o repatriamento dos judeus. Automaticameno buscou-se a reconstrução do TEMPLO. Esdras e Neemias são inspirados nesse momento. Os dois sacerdotes, JOSHUA e ZOROBABEL são instrumentos de Deus nessa reconstrução.  A obra, porém, foi interrompida durante o reinado de Ciro, e só foi retomada no reinado de Dário, amigo de Zorobabel.

8

9 12 Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas vozes quando à sua vista foram lançados os fundamentos desta casa; mas muitos levantaram as vozes com júbilo e com alegria. 13 De maneira que não discernia o povo as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe. (Ed 3:12,13)

10

11 NO segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada. Ag 1:1,2

12

13 539 a. C foi um novo capítulo na história judaica
539 a.C foi um novo capítulo na história judaica. No período seguinte Dário, em seu reinado de 36 anos, foi o grande instrumento legal para a profecia se materializar. Nos dois capítulos, aparece vinte cinco vezes os termos "veio a palavra do SENHOR" e "assim diz o SENHOR dos Exércitos", que para o povo recém liberto e ainda em pequeno número, deveria ser uma palavra de ânimo.

14 Flávio Josefo (História dos Hebreus, Vol. 3, Cap. IV, § 449, Pág
Flávio Josefo (História dos Hebreus, Vol. 3, Cap. IV, § 449, Pág. 313) nos diz que desde antes de Dario se tornar rei da Pérsia já era amigo de Zorobabel, e que havia feito um voto ao amigo de que se ele se tornasse rei um dia retomaria as obras de reconstrução do Templo de Jerusalém que estavam paradas há tempos. Dario se tornou rei e nomeou Zorobabel um dos três gestores de sua casa. 14 anos antes de Dario assumir o reino da Pérsia, Zorobabel havia ido com a primeira leva daqueles libertados no 1º ano de Ciro. A informação de Josefo indicaria, portanto, que Zorobabel numa certa altura haveria retornado a Pérsia.

15  Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? (Ag. 2.3).  Quatro semelhanças entre nossa era e a era dos judeus pós-exilio: O reino está assolado. A glória da casa atual é inferior Os falsos mestres confundem as pessoas O materialismo escraviza a fé e ocupa o lugar da visão de Deus nos cristãos.

16

17 O templo tinha um valor muito rico para a fé dos judeus
O templo tinha um valor muito rico para a fé dos judeus. Natã deu permissão, não instruções, para Davi  II Sm 7:12 Acreditava que a tenda era o símbolo mais real, pois denotava a dinamicidade da comunhão com Deus, prática, móvel e continuamente renovada. II Sm :6 Uma vida diária reformada é o plano de Deus por isso os sacríficios eram contínuos.

18 Ag 1:4  Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ag 1:5  Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. O templo estava abandonado após a volta para a terra de israel. O povo estava desviado do plano de Deus. Não apenas no que tange a construir um templo, mas na forma de CULTUAR o Todo-Poderoso.

19 As profecias diziam que:
O Senhor Jeová poderia ser encontrado no Exílio (Jr 29:11,12-14) O Senhor Jeová faria do adorador seu próprio Templo (Ez 11:16) Apesar disso, é importante lembrar que templo apontava para honra do nome do Senhor e foi escolhido por ele para ser como sinal de sua glória e majestade. Ez 37:28

20 Ciro nomeou o “príncipe de Judá” para liderar as caravanas dos que voltavam para Jerusalém (Ed l:8s) e Zorobabel um neto de Jeoaquim (1 Cr 3:16-19), para dirigir a comunidade reinstalada. As esperanças na linhagem davídica foram reavivadas. Ageu proclamou que ele fora escolhido por Deus, e tinha autoridade como um rei de fato (Ag 2:23). Para Zacarias ele não era simplesmente aquele que completaria a construção do templo, mas também um dos ungidos que estava ao lado do Senhor de toda a terra (Zc 4:14). O outro era o sumo-sacerdote Josué, relacionado em 3:8 e 6:12 com a linhagem mediadora

21 A maneira como o povo valorizava os CAMINHOS DO SENHOR
A maneira como o povo valorizava os CAMINHOS DO SENHOR influenciaria diretamente sua vida material... Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR. (Ag 1:6-8)

22 Meus irmãos, precisamos de menos estudos bíblicos e mais exemplos práticos da aprendizagem bíblica.
“Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.” Ag 1:9

23 Os sinais da reprovação divina...
Sofrimento pela Ambição egoísta – Ag 1:9 A terra reteve os seus frutos e as nuvens a chuva – Ag 1:10 A seca veio sobre os homens, as terras e os gados. – Ag 1:11 "Porque a terra está cheia de adúlteros, e a terra chora por causa da maldição; os pastos do deserto se secam; porque a sua carreira é má, e a sua força não é reta." (Jeremias 23 : 10) "Cairá a seca sobre as suas águas, e secarão; porque é uma terra de imagens esculpidas, e pelos seus ídolos andam enfurecidos." (Jeremias 50 : 38)

24 O QUE PODE TORNAR A PALAVRA DE DEUS FALÍVEL NO CORAÇÃO HUMANO?
"E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;" (Lucas 8 : 14) "E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;" (Mateus 13 : 22) "Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera." (Marcos 4 : 19)

25 ANSIEDADE NÃO É SOMENTE ESTAR COM PRESSA
ANSIEDADE NÃO É SOMENTE ESTAR COM PRESSA... RIQUEZAS NÃO SE REFEREM APENAS AOS BENS MATERIAIS... AMBIÇÕES NÃO SOMENTE OS DESEJOS DA CARNE EM RELAÇÃO ÀS CONQUISTAS MUNDANAS...

26 Arrependimento se torna vida abençoada...
Ag 1:12 - Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do SENHOR seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o SENHOR seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do SENHOR. Ag 1:13 Então Ageu, o mensageiro do SENHOR, falou ao povo conforme a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR.

27 A obra estava parada e abandonada
A obra estava parada e abandonada... Ageu profetizou transformação e arrependimento... O povo viu em seus líderes uma mudança de vida... Zorobabel creu e obedeceu – Ag 1:12 O Espírito de Deus se apossou de Zorobabel após a Palavra profética crida e praticada – Ag 1:14 O povo temeu ao Senhor O Exemplo é mais poderosa pregação. Is 55:8-11 O que fazer com João 13:17?

28 "Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus." (II Coríntios 2 : 17)

29 Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem
Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. I Timóteo 4:12 "Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho." I Pedro 5 : 3


Carregar ppt "Ageu “E a Glória da segunda casa será maior do que a primeira, e Eu darei paz a este lugar, diz o Senhor dos Exércitos!” Ag 2:9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google