A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica –"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica – 2014.1

2 Conceito de Ciência “É uma investigação disciplinada, e não um conjunto de procedimentos não relacionados entre si; é realizada de forma sistemática e padronizada, ou seja, efetivada a partir de um método específico e controlado.” (THOMAS & NELSON, 2002).

3 Conceito de Ciência “É a investigação metódica e organizada para descobrir a essência dos seres e dos fenômenos e as leis que os regem, com o fim de aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em benefício do homem (PINTO, 1985).

4 Definição de Metodologia Científica
“É o estudo ou conhecimento dos métodos utilizados para a realização de pesquisas científicas ou acadêmicas, que resultou na denominação da disciplina, que compõe o currículo dos cursos superiores”

5 Metodologia Científica
A metodologia corresponde a um conjunto de procedimentos a serem utilizados na obtenção do conhecimento. É a aplicação do método, através de processos e técnicas, que garante a legitimidade do saber obtido.

6 Metodologia Científica
Método: é o conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência, ou para alcançar um determinado fim. Metodologia: é o estudo crítico dos métodos. Ciência: é o conjunto de conhecimentos precisos e metodologicamente ordenados em relação a um determinado domínio do saber. Pesquisa: é a atividade de investigação capaz de produzir um conhecimento novo ou sintetizar o que já se sabe a respeito de um determinado assunto ou área.

7 Conhecimento Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; Somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; Somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos

8 Formas de conhecimento
Popular (ou Empírico); Filosófico; Religioso (ou Teológico); Técnico-Científico. Na ciência, o conhecimento é geralmente transmitido por escritos técnicos que obedecem uma organização e forma pré-estabelecidas.

9 Conhecimento Popular (senso comum)
 É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.       Exemplo:       A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

10 Conhecimento Filosófico
É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.       Exemplo:       "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche)

11 Conhecimento Religioso
Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.       Exemplo:       Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.

12 Conhecimento Científico
“É o conhecimento produzido pela investigação científica. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de origem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas”. (KOCHE, 1984)

13 Conhecimento Científico
É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

14 Conhecimento Científico
Podemos então dizer que o Conhecimento Científico: - É racional e objetivo.       - Atém-se aos fatos.       - Transcende aos fatos.       - Requer exatidão e clareza.       - É comunicável.       - É verificável.       - Depende de investigação metódica.       - Busca e aplica leis.       - É explicativo.       - Pode fazer predições.       - É aberto.       - É útil

15 Conhecimento Científico
Exemplo:       Descobrir uma vacina que evite uma doença; Descobrir como se dá a formação da madeira; etc.. 

16 Tipos de Pesquisa

17 Conceito de Pesquisa “É um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento.” (RUDIO, 1999). “O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno.

18 Conceito de Pesquisa Pesquisa é o mesmo que busca ou procura.
Pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Ciência a pesquisa é a busca de solução a um problema que alguém queira saber a resposta.

19 Fazer pesquisa é... Investigar assunto de interesse e relevância.
Observar os acontecimentos. Conhecer com profundidade. Utilizar métodos científicos. Responder às questões que surgem no decorrer do estudo. Descobrir respostas. Ter curiosidade constante... Busca!

20 Características do pesquisador
O espírito científico é, antes de tudo, uma atitude ou disposição subjetiva do pesquisador que busca soluções sérias, com métodos adequados, para o problema que enfrenta. Evita o plágio.

21 Tipos de Pesquisa Pesquisa Experimental: É toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento.       Exemplo: Pinga-se uma gota de ácido numa placa de metal para observar o resultado.

22 Tipos de Pesquisa  Pesquisa Exploratória: É toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenômeno.       Exemplo: Saber como a árvore cresce.

23 Tipos de Pesquisa Pesquisa Social: É toda pesquisa que busca respostas de um grupo social.       Exemplo: Saber quais os hábitos alimentares de uma comunidade específica.

24 Tipos de Pesquisa Pesquisa Histórica: É toda pesquisa que estuda o passado.       Exemplo: Saber de que forma se deu a Proclamação da República brasileira.

25 Tipos de Pesquisa Pesquisa Teórica: É toda pesquisa que analisa uma determinada teoria.       Exemplo: Saber o que é a Neutralidade Científica.

26 Escolha do Tema Interesse do pesquisador
Manejo de fontes de consulta bibliográfica Os temas podem surgir: Da observação do aluno Da vida profissional De programas de pesquisa De contato e relacionamento com especialistas Do feedback de pesquisas já realizadas Do estudo de literatura especializada

27 O que faz o investigador?...
Revisa e analisa literatura específica sobre um tópico, assunto ou área de conhecimento... (problema!) Formula hipóteses. Desenvolve um plano de pesquisa (design/projeto). Seleciona e define amostras. Avalia e seleciona instrumentos de medida.

28 O que faz o investigador?...
Seleciona um desenho experimental e esquematiza procedimentos experimentais. Analisa estatisticamente os dados. Prepara o relatório de pesquisa. Aplica as habilidades e conhecimentos adquiridos no processo científico.

29 Métodos de Pesquisa Pesquisa Direta
Busca os dados diretamente na fonte, possibilitando conhecer a realidade na prática, por meio das leituras e reflexões, evidência da realidade, obtida com a observação e experimentação. Pesquisa de Campo Pesquisa de Laboratório Pesquisa-ação Método Descritivo Método Experimental

30 Métodos de Pesquisa Pesquisa Indireta
Utiliza-se de informações, conhecimentos e dados já coletados por outras pessoas e e demonstrados de diversas formas, como documentos, leis, projetos, desenhos, livros, artigos, revistas, jornais, etc. Pesquisa Documental Pesquisa Bibliográfica Método de Procedimento Bibliográfico Método de Procedimento Histórico

31 Método Histórico Envolve o estudo, compreensão e explanação de eventos do passado. O propósito da pesquisa histórica é chegar a conclusões relativas à causas, efeitos ou tendências de ocorrências passadas que podem ajudar a explicar os fatos no presente, e antecipar o futuro. As fontes primárias de dados são constituídas pelos conhecimentos dos fatos, através de suas testemunhas. Fontes secundárias envolvem pessoas relacionadas à essas testemunhas ou documentos.

32 Método Experimental A pesquisa experimental pretende estudar de que modo ou por que causas o fenômeno é produzido. Quando bem conduzidos, os estudos experimentais produzem evidência referente às relações causa-efeito levantadas através das hipóteses.

33 Método Experimental Previsões baseadas em estudos experimentais são mais globais (“se você usar a abordagem x provavelmente obterá melhores resultados do que a abordagem y”). Etapas: Seleção e definição de um problema, seleção dos indivíduos e instrumentos de medida, delineamento do estudo, execução dos procedimentos, análise dos dados, conclusões.

34 Métodos Científicos

35 Métodos Científicos “Método é uma forma de selecionar técnicas, forma de avaliar alternativas para ação científica... Método é o “caminho pelo qual se chega a determinado resultado” (Hegenberg, 1976:II- 115).

36 Tipos de Métodos Científicos
Indutivo Dedutivo Hipotético-Indutivo Hipotético-Dedutivo Dialético

37 Método Indutivo Indução – Processo mental que, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Dados particulares (suficientemente constatados) Verdade geral ou universal Inferência

38 Método Indutivo Exemplos: O corvo 1 é negro. O corvo 2 é negro.
O corvo n é negro. _____________ (Todo) corvo é negro. Cobre conduz energia. Zinco conduz energia. Cobalto conduz energia. Ora, cobre, zinco e cobalto são metais. ___________________________ Logo, (todo) metal conduz energia.

39 Método Indutivo O método indutivo realiza-se em três etapas:
Observação dos fenômenos Descoberta da relação entre eles Generalização da relação Exemplo: Observo que Pedro, José, João, etc. são mortais; verifico a relação entre ser homem e ser mortal; generalizo dizendo que todos os homens são mortais. O homem Pedro é mortal. O homem José é mortal. O homem João é mortal. _____________ (Todo) homem é mortal. Pedro, José, João… são mortais. Ora, Pedro, José, João… são homens. __________________________ Logo, (todos) os homens são mortais. ou

40 Método Indutivo A utilização de indução leva à formulação de duas perguntas: Qual a justificativa para as inferências indutivas? Qual a justificativa para a crença de que o futuro será como o passado? Principal crítica ao método indutivo: Salto Indutivo ALGUNS (observados, analisados, examinados) TODOS (não-observados, inobserváveis)

41 Método Dedutivo Indutivo:
Todos os cães que foram observados tinham um coração. __________________________ Logo, todos os cães têm um coração. Dedutivo: Todo mamífero tem um coração. Ora, todos os cães são mamíferos. ________________________

42 Método Dedutivo Segundo Salmon (1978:30-31), as duas características básicas que distinguem os argumentos dedutivos dos indutivos são: DEDUTIVOS Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira Toda a informação ou conteúdo fatual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas. INDUTIVOS Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente verdadeira. A conclusão encerra informação que não estava, nem implicitamente, nas premissas.

43 Método Dedutivo Argumentos Condicionais
Dois argumentos condicionais válidos: “afirmação do antecedente” e “negação do conseqüente” Afirmação do antecedente: Se p, então q. Ora, p. Então, q. Se José tirar nota inferior a 5, será reprovado. José tirou nota inferior a 5. José será reprovado.

44 Método Dedutivo Negação do conseqüente: Se p, então q. Ora, não-q.
Então, não-p. Se a água ferver, então a temperatura alcança 100°. A temperatura não alcançou 100°. Então a água não ferverá. Se José for bem nos exames, então tinha conhecimento das matérias. Ora, José não tinha nenhum conhecimento das matérias. Então, José não foi bem nos exames.

45 Método Hipotético-Indutivo
O cientista observa inúmeros fatos variando as condições da observação; elabora uma hipótese e realiza novos experimentos ou induções para confirmar ou negar a hipótese; se esta for confirmada, chega-se à lei do fenômeno estudado.

46 Método Hipotético-Dedutivo
Também conhecido como método de tentativas e eliminação de erros Formado por 3 etapas: a) Problema - formulação de uma ou mais hipóteses a partir das teorias existentes; b) Solução - dedução de conseqüências na forma de proposições; c) Testes de falseamento - tentativas de refutação ou aceitação das hipóteses.

47 Método Hipotético-Dedutivo
É um método de tentativas e eliminação de erros, que não leva à certeza, pois o conhecimento absolutamente certo e demonstrável não é alcançado.

48 Metodologia Científica
Documentação como Método de Estudo Pessoal


Carregar ppt "Metodologia Científica –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google