A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projetos Visão Geral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projetos Visão Geral."— Transcrição da apresentação:

1 Projetos Visão Geral

2 Definição de Projeto Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único. Desta forma, um projeto tem início e fim definidos e resulta em um produto ou serviço de alguma forma diferente de todos os outros anteriormente produzidos (Project Management Institute). Vem do latim projectus que significa  ação de lançar para a frente, de se estender, extensão.

3 Project Management Institute
O Project Management Institute ®) é uma entidade mundial sem fins lucrativos voltada ao Gerenciamento de Projetos. Estabelecido em 1969 e com sede na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, o Project Management Institute (PMI) foi fundado por cinco voluntários. O PMI é considerado uma comunidade global, com mais de profissionais associados, representando 125 países. Os profissionais afiliados vêm de virtualmente todas as indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, negócios, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutico, saúde e telecomunicações. O PMI também edita uma publicação anual: o PMBOK - Project Management Body of Knowledge

4 Resultados Esperados O resultado de um projeto pode ser:
Um produto ou objeto produzido, quantificável e que pode ser um item final ou um item componente. Uma capacidade de realizar um serviço, como funções de negócios que dão suporte à produção ou à distribuição. Um resultado, como resultados finais ou documentos. Por exemplo, um projeto de pesquisa desenvolve um conhecimento que pode ser usado para determinar se uma tendência está presente ou não ou se um novo processo irá beneficiar a sociedade.

5 Características A singularidade é uma característica importante das entregas do projeto. Por exemplo, muitos milhares de prédios de escritórios foram construídos, mas cada prédio em particular é único—tem proprietário diferente, projeto diferente, local diferente, construtora diferente, etc. A presença de elementos repetitivos não muda a singularidade fundamental do trabalho do projeto.

6 Anteprojeto Antes do projeto, é comum ainda o trabalhador fazer a preparação de um Anteprojeto que é o estudo preparatório do projeto.

7 Projeto Básico Projeto básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar um produto ou serviço, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto socioambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo e a definição dos métodos e do prazo de execução.

8 Fatores Fundamentais A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura; A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em um tempo determinado que vai permitir sua realização.

9 Ferramenta 5w2h (what, why, where, who, when, how many e how much )
1.     O que fazer? what 2.     Por que fazer? why 3.     Onde fazer? where 4.     Quem vai fazer? who 5.     Quando fazer? When 1.     Como fazer? How many 2.     Quanto custa? How much Ferramenta 5w2h  (what, why, where, who, when, how many e how much )

10 O Que Fazer? What DEFININDO O TEMA E TÍTULO
O tema é o assunto que se deseja desenvolver. Do tema é feita a delimitação que deve ser dotada de um sujeito e um objeto. Já o título, acompanhado ou não por subtítulo, difere do tema. Enquanto o tema sofre um processo de delimitação e especificação, para torná-lo viável à realização do projeto, o título sintetiza o conteúdo da mesma.

11 O Que Fazer? What OBJETIVOS
Os objetivos devem ser sempre expressos em verbos de ação.O objetivo geral está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Deve iniciar com um verbo de ação. Os objetivos específicos apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.

12 Por Que Fazer? Why JUSTIFICATIVA
É o único item do projeto que apresenta respostas à questão por quê? De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais diretamente na aceitação do projeto pela(s) pessoa(s) ou entidade(s) que vai financiá-la. A justificativa difere da revisão da bibliografia e, por este motivo, não apresenta citações de outros autores. A justificativa consiste em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa.

13 Por Que Fazer? Why DEVE ENFATIZAR:
a)     O estágio em que se encontra a teoria referente ao tema. b)    As contribuições que o projeto pode trazer. c)     A importância do tema do ponto de vista geral. d)    A importância do tema para casos particulares. e)     Possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade coberta pelo tema proposto. f)      Descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares.  

14 Onde Fazer? Where Ambiente onde será realizado o projeto.

15 Quem Vai Fazer? Who Quem são os responsáveis pela condução do projeto. Pode incluir portfólio da empresa e currículo vitae dos membros da equipe.

16 Quando Fazer? When CRONOGRAMA
A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? A pesquisa deve ser divida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Não esquecer que, se determinadas partes podem ser executadas simultaneamente, pelos vários membros da equipe, existem outras que dependem das anteriores.

17 Como Fazer? How Many MÉTODO DE TRABALHO
O modo para a realização do projeto. Respondendo ainda à questão como? aparecem aqui os elementos de fundamentação teórica da pesquisa e, também, a definição dos conceitos empregados. O projeto não parte da estaca zero. A avaliação de uma situação concreta desconhecida, já deve ter sido objeto de trabalhos iguais ou semelhantes ou mesmo complementares de certos aspectos do projeto pretendido. A procura de tais fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para a não-duplicação de esforços, a não “descoberta” de idéias já expressas, a não-inclusão de “lugares-comuns” no trabalho.

18 Quanto Custa? How Much ORÇAMENTO
Respondendo à questão com quanto?, o orçamento distribui os gastos por vários itens, que devem necessariamente ser separados.   


Carregar ppt "Projetos Visão Geral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google