A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEBATE A explosão dos computadores pessoais, as “infovias”, as grandes redes – a Internet e a World Wide Web – atropelaram o mundo. Tornaram as leis antiquadas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEBATE A explosão dos computadores pessoais, as “infovias”, as grandes redes – a Internet e a World Wide Web – atropelaram o mundo. Tornaram as leis antiquadas,"— Transcrição da apresentação:

1 DEBATE A explosão dos computadores pessoais, as “infovias”, as grandes redes – a Internet e a World Wide Web – atropelaram o mundo. Tornaram as leis antiquadas, reformularam a economia, reordenaram prioridades, redefiniram os locais de trabalho, desafiaram constituições, mudaram o conceito de realidade e obrigaram as pessoas a ficar sentadas, durante longos períodos de tempo, diante de telas de computadores, enquanto o cd-rom trabalha. Não há dúvida de que vivemos a revolução da informação e, diz o professor do MIT, Nicholas Negroponte, revoluções não são sutis. (Jornal do Brasil, 13/02/96)

2 Funções da linguagem Para que serve a linguagem?
O que significa saber bem uma língua?

3 Elementos essenciais no processo de comunicação
Emissor: é quem envia a mensagem através da palavra oral ou escrita, gestos, expressões, desenhos, etc. Mensagem: é o que se quer transmitir, pode ser auditiva, visual ou audiovisual. Receptor: É a pessoa que lê, que ouve, um pequeno grupo, um auditório ou uma multidão. Canal: É a forma utilizada para enviar a mensagem. Pode ser natural, pelos órgãos sensoriais ou Tecnológico espacial (rádio, telefone, telex, televisão, fax, internet) e temporal (livros, discos, fotografias, slides, videoteipe, etc) Código: é um conjunto de sinais estruturados. Pode ser verbal ou não verbal. Ex.: Português, Inglês, etc. Referente: é constituído pelo contexto, pela situação e pelos objetos reais aos quais a mensagem remete.

4 Função conativa ou apelativa (focada no destinatário)
A linguagem é usada para interferir no comportamento das pessoas por meio de uma ordem, um pedido ou uma sugestão. A palavra conativo é proveniente de um verbo latino (conari) que significa esforçar-se (para obter algo). Textos que nos influenciam de maneira sutil, com tentações e seduções, como os anúncios publicitários que nos dizem como seremos bem sucedidos, atraentes e charmosos se usarmos determinadas marcas, se consumirmos determinados produtos

5 Função emotiva (focada no emissor)
Emprega-se a expressão função emotiva para designar a utilização da linguagem para a manifestação do enunciador, isto é, daquele que fala. Também conhecida como função expressiva

6 Função fática (focada no canal)
A linguagem tem a função de manter os laços sociais. Quando encontramos alguém e perguntamos: tudo bem? Em geral, não queremos saber se nosso interlocutor está bem, está doente ou está com problemas. Num elevador, por exemplo, quando falamos sobre o tempo. - Que calorão, hem? - Não para de chover.

7 Função metalinguistica (focada no código)
Quando tecemos comentários sobre a própria linguagem: A palavra “cão” é um substantivo. É errado dizer “a gente viemos”. Não é muito elegante usar palavrões.

8 Função poética (focada na mensagem)
Brincamos com as palavras. Os jogos com o sentido e os sons são formas de tornar a linguagem um lugar de prazer. Divertimo-nos com eles. Manipulamos as palavras para delas extrair satisfação. Tupi or not tupi (Oswald de Andrade) trata-se de um jogo com a frase shakesperiana To be or not to be

9 Função referencial (focada no referente)
A linguagem serve para informar. Seu principal propósito é fazer com que as palavras revelem da maneira mais clara possível as coisas ou os eventos a que fazem referência. “Estados Unidos invade o Iraque”, essa frase numa manchete de jornal, informa sobre um acontecimento do mundo.

10 Fonte: jornal da USP A) Não deixe a preocupação acabar com você. Deixe que a igreja ajude. B) Terça-feira à noite: sopão dos pobres, depois oração e meditação. C) Para aqueles que têm filhos e não sabem, nós temos uma creche no segundo andar. D)Quinta-feira às 5.00 haverá reunião do Clube das jovens mamães. Todos aqueles que quiserem se tornar uma jovem mamãe, devem contatar padre Cavalcante em seu escritório.(...)

11 O que é saber bem uma língua?
Saber usá-la bem Atingir os propósitos da comunicação Usar um nível de língua adequado Construir textos sem ambiguidade Textos coerentes Textos sem repetições que não acrescentam nada

12 RUÍDO, ENTROPIA E REDUNDÂNCIA
Ruído é toda interferência indesejável na transmissão de uma mensagem. Ex.: um borrão na mensagem escrita. Entropia é a desorganização da mensagem. Ex.: Eu menina uma vi. Redundância é a repetição, objetivando clareza. Ex.: Aqui, neste lugar, onde tu te encontras com a tua família...


Carregar ppt "DEBATE A explosão dos computadores pessoais, as “infovias”, as grandes redes – a Internet e a World Wide Web – atropelaram o mundo. Tornaram as leis antiquadas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google