A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia"— Transcrição da apresentação:

1 A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Universidade Católica de Goiás Departamento de Zootecnia A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia Prof. Dra. Mariana Pires de Campos Telles Coordenadora de Pesquisa – Comissão auxiliar Depto. Zootecnia Fevereiro

2 Estrutura acadêmico-administrativa
Universidade Católica de Goiás Departamento de Zootecnia Contexto da pesquisa na UCG Estrutura acadêmico-administrativa Reitoria Unidade Acadêmico-administrativa (Departamento) Reitoria Núcleo de Pesquisa Grupo de pesquisa Iniciação Cientifica TCC Pós-graduação

3 Núcleo de Pesquisa em Zootecnia – NUPZOO
Universidade Católica de Goiás Departamento de Zootecnia Núcleo de Pesquisa em Zootecnia – NUPZOO Coordenador: Prof. Dr. Roberto Toledo de Magalhães Criado no primeiro semestre de 1998 sob a coordenação da Professora MsC. Maria Silvia Rodrigues Monteiro

4 Universidade Católica de Goiás Departamento de Zootecnia
Atualmente: 9 professores pesquisadores coordenam 10 projetos de pesquisa em andamento, cadastrados no SIGEP-PROPE orientam alunos de iniciação científica nos programas PIBIC, BIC, OVG e Voluntários.

5 GRUPOS DE PESQUISA NO CNPq
Linhas de Pesquisa: Alimentação e nutrição de peixes Ecologia e produção animal e vegetal sustentada Genética de populações Processamento e qualidade de alimentos Qualidade da água em piscicultura Linhas de Pesquisa: Genética da Conservação de Espécies Nativas do Cerrado Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos de Interesse para a região Centro-Oeste

6 Professores com Potencial para realização de Pesquisa na Zootecnia
15 Doutores 6 Mestres 1 especialista

7 PLATAFORMA LATTES A Plataforma Lattes inclui: Sistema de Currículos;
É um conjunto de sistemas computacionais do CNPq A Plataforma Lattes inclui: Sistema de Currículos; Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil; Formulários de solicitação de recursos ao CNPq.

8 Ensino IES Extensão Pesquisa

9 Ensino Extensão Pesquisa

10 Ensino Pesquisa Extensão

11 Ensino Extensão Pesquisa

12 DISPONIBILIDADE DO CONHECIMENTO
O que é Pesquisa? Definições de Ciência... DISPONIBILIDADE DO CONHECIMENTO

13 Ciência aplicada Tecnologia Ciência básica Produção científica

14 ACESSO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA...

15 ACESSO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA...

16 ACESSO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA...

17 ACESSO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA...
Outras formas... “Toc Alerts” nos periódicos e/ou nas editoras (‘synergy – blackwell’) COMUTAÇÃO - pedir pro autor...

18 Produção (PUBLICAÇÃO)
Projeto Pesquisa Produção (PUBLICAÇÃO)

19 FORMAS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA...
- Trabalhos em eventos (resumos e trabalhos completos); - Livros - Capítulos de livros; - Artigos em periódicos especializados. MONOGRAFIAS, TESES e DISSERTAÇÕES?

20 POR QUE SE PREOCUPAR COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA?
Instituição: Qualidade do corpo docente / equipe de pesquisa; Atração de alunos (Universidades Privadas); Captação de recursos; Formação de recursos humanos Pessoal: Produção científica = sucesso profissional;

21 Qualificação dos cursos (MEC)
Produção Avaliação Qualificação dos cursos (MEC)

22 A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO
Modelo “Tradicional” Mestrado – formação de professores; 2 anos; dissertação. Doutorado – formação de pesquisadores; 4 anos; tese. Pós-Doutorado – atualização e contatos no exterior.

23 A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO
Modelo “Atual” e Perspectivas Mestrado + Doutorado = PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – formação de pesquisadores, em diferentes “níveis” e para diferentes fins incentivo à produção científica (tese = artigos publicados em periódicos de circulação nacional / internacional); Pós-Doutorado – qualificação e treinamento altamente especializado e contatos no exterior, para jovens pesquisadores – sem emprego (recém-doutor do CNPq)

24 Graduação IC Mestrado / Doutorado Pós Doc. Mercado de Trabalho

25 Iniciação Científica na UCG
Objetivo dos Programas de Iniciação Científica (IC): introduzir estudantes de diversos cursos na pesquisa científica (vocação científica). Alunos do curso de Zootecnia/UCG podem participar desses projetos procurando os professores coordenadores de projetos cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE/UCG).

26 Modalidades de IC na UCG
PIBIC-CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) BIC -PROPE/UCG (Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica) BIC-OVG/SECTEC/UCG (Programa de Bolsas de Iniciação Científica OVG -SECTEC-PROPE/UCG ) VOLUNTÁRIOS-UCG (Programa Institucional Voluntários de Pesquisa-PROPE/UCG)

27

28 Projetos Cadastrados Núcleos de Pesquisa (NupZoo):
Grupos de Pesquisa (CNPq)

29

30 EDITAIS de IC na UCG Procedimentos para inscrição e seleção
CONDIÇÕES GERAIS: Quanto ao orientador: Quanto ao Projeto de Pesquisa do Orientador: Quanto ao Plano de Pesquisa do aluno: PROCESSO DE SELEÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS APROVADAS PARÂMETROS GERAIS DE PONTUAÇÃO

31 EDITAIS de IC na UCG PARÂMETROS GERAIS DE PONTUAÇÃO
Referente ao ALUNO: Desempenho Acadêmico: máximo de 3,0 (três) pontos. Soma de todas as notas, divididas pelo número total das disciplinas cursadas = média aritmética. Aplicar a média na tabela:

32 EDITAIS de IC na UCG PARÂMETROS GERAIS DE PONTUAÇÃO
Referente ao ALUNO: Currículo: máximo de 3,0 (três) pontos, de acordo com os critérios a seguir: Cursos específicos e/ou afins: Monitoria (por ano de atividade) ,5 Bolsista de Iniciação Científica ou de Extensão ,0 Auxiliar de pesquisa voluntário (atividade sistemática anual e reconhecida pela PROPE) ,0 Participação em eventos(seminários, congressos, palestras e afins) ,1 Apresentação de trabalhos em eventos científicos ,5 Resumos Publicados em Anais ,1 Publicação de artigo científico ,5 Trabalhos Premiados ,0 Estágios Extra Curriculares:

33 ESTUDEM, PESQUISEM, A CIÊNCIA PRECISA DE VOCÊS!!!!!!!!
NÃO PERCAM TEMPO... ESTUDEM, PESQUISEM, A CIÊNCIA PRECISA DE VOCÊS!!!!!!!! OBRIGADA!


Carregar ppt "A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google