A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Lua e as Constelações Lígia Palácio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Lua e as Constelações Lígia Palácio."— Transcrição da apresentação:

1 A Lua e as Constelações Lígia Palácio

2 As constelações Constelações são agrupamentos de estrelas aparentes, ou seja, imaginados desde tempos remotos por navegadores, poetas, astrônomos e outros. A princípio, esses observadores atribuíam formas a conjuntos de estrelas, imaginando “desenhos” de pessoas, objetos, animais e etc. Na antiguidade, as constelações tinham grande importância (sobretudo para a agricultura). Atualmente elas são utilizadas apenas pelos Astrônomos, para indicar direções no Universo e facilitar o reconhecimento do céu.

3

4 São 88 constelações em sendo 12 delas as constelações zodiacais.
As 12 constelações zodiacais são localizadas através de uma linha imaginária, a Eclítica, por onde a Lua, o Sol e os planetas fazem uma “viagem” de um ano, dando origem à astrologia, ou seja, aos signos. As constelações zodiacais são: Aries, Taurus, Gemini, Cancer, Leo, Virgo, Libra, Scorpius, Sagittarius, Capricornus, Aquarius e Pisces.

5 LUA De qualquer lugar na Terra, a coisa mais clara vista no céu noturno é, geralmente, a Lua, o único satélite natural da Terra e o mais próximo dos objetos celestes ( km). Culturas ancestrais reverenciavam a Lua. Ela representava deuses e deusas em diversas mitologias - os antigos gregos a chamavam de "Ártemis" e "Selene", ao passo que os romanos se referiam a ela como "Luna".

6 Movimentos da Lua Rotação é de 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos. Translação 365 dias e 6 horas a ser realizado Revolução:  é o elíptico que ela faz ao redor da Terra.

7 Rotação, Translação e Revolução

8 FASES DA LUA O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias (Lunação)
Apenas quatro fases da lua recebe denominações especiais. as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol.

9 Existe uma sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua
Existe uma sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua. Por isso sempre vemos a mesma face da Lua. A Lua tem o “lado escuro”

10 Lado visível da Lua Lado escuro da Lua

11

12

13 A Lua e seus horários

14 A influência da Lua na Terra
Nas Marés alta e baixa. Na vida dos seres vivos: EX: para o náutilo, um ser vivo que mora no mar e que a cada fase da lua troca de concha. Se a lua deixasse de existir, o náutilo ficaria sempre no mesmo compartimento. A lunação serve para que o náutilo mude de "casa".

15 Marés A Terra mantém-se em órbita ao redor do Sol graças à atração gravitacional que existe entre esses dois astros. De igual modo a Lua está presa à Terra.

16 Marés

17 Recapitulando…

18 DÚVIDAS ? Saiba mais !


Carregar ppt "A Lua e as Constelações Lígia Palácio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google