A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observações da região do centro da galáxia. Nebulosa do Cone.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observações da região do centro da galáxia. Nebulosa do Cone."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Observações da região do centro da galáxia.

4 Nebulosa do Cone.

5 Tempestades em Júpiter.

6 Interação entre galáxias espirais.

7 Marte.

8 Galáxia Centauro A.

9

10

11 De Heráclito a Einstein, os mistérios do tempo ocupam as mentes de filósofos e cientistas.

12 O início da contagem do tempo Contar o tempo, a priori, estava relacionado com acontecimentos repetitivos; Nas mais antigas civilizações, o nascer e o caminhar do Sol na cúpula celeste marcou o início desse processo; Após isso, a Lua, é claro, apresentando fases cíclicas, também serviu como marco temporal;

13 O dia

14 Dia = dia claro + noite; Teve suas origens quando a idéia de fincar um gnômon no chão e observar a variação do tamanho de sua sombra despontou. O meio-dia era a hora de menor sombra ao longo do dia; O meridiano local era a linha em que essa sombra se projetava.

15 Sombra da Terra em contraste com a porção ainda iluminada.

16 Ocaso: em muitas civilizações considerado o início do dia.

17 Movimento do Sol Z PS

18 Variação da sombra do gnômon – Ilustração da Grécia Antiga E a variação da sombra?

19 A semana

20 As observações Astros errantes: corpos visíveis a olho nu no céu que se movimentavam em relação às estrelas. Em grego, é o que chamamos hoje de planetas. Eram eles: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Não havia, portanto, uma diferença conhecida entra a Lua, o Sol e os demais planetas em questão.

21 Movimento de Marte no céu – abril/2009

22 Júpiter, em sua imagem mitológica. Deste movimento, surgiram as superstições de que seriam deuses, e teriam influências na vida das pessoas. Daí surgiram os dias da semana.

23 A semana, em suas raízes mitológicas.

24 O calendário lunar

25 Fases da Lua

26 A periodicidade das fases

27 Como separar o tempo? Período de Lunação = 29,5 dias; Este demorou muitos séculos para ser conhecido com precisão razoável; Muitas civilizações ao longo da História utilizaram-se dele como referência para seus calendários; A partir da mudança das fases da Lua é que surgia a idéia de agrupar os dias ao longo de um mês.

28 Os calendários

29 Calendas: era o primeiro dia do mês para os romanos; Por definição: Um calendário é um conjunto de regras que permitem associar um número inteiro de dias em períodos maiores, com o intuito de computar a passagem do tempo; Duração do movimento de rotação: 23 h 56 min 4 s Dias numa Lunação: 29,53 Dias num ano trópico: 365,24 Lunações num ano trópico: 12,36

30 Os calendários A maior dificuldade: os movimentos astronômicos não ocorrem em um número inteiro de dias, ou mesmo horas. Esse foi o principal motivo de tantos reajustes de data na história da contagem do tempo.

31 Calendário egípcio

32 O Ano das Estações era dividido em três grandes períodos: Estação das Cheias, da Semeadura e da Colheita; O ano consistia de 12 meses de 30 dias e 5 dias adicionais.

33 Calendário Egípcio Nascer helíaco de Sirius: para os egípcios era Sotis. O Período Sólico, quando duas estações homônimas caíam no mesmo dia, era de 1460 anos.

34 Calendário Egípcio 238 a.C. : Ptolomeu Euergetes propôs o ano bissexto; 22 a. C. : aceito em algumas regiões do Norte da África. Referência solar dos egípcios. Teve influência direta na estruturação do nosso calendário atual.

35 Calendário Egípcio

36 Calendário Juliano

37 46 a. C. = ano 708 da Fundação de Roma Foi o chamado Ano da Confusão Teve duração de 445 dias Júlio César teve o auxílio de Sosígenes, astrônomo alexandrino Quintilis foi rebatizado de Julho Sextilis foi rebatizado de Agosto, em homenagem a César Augusto.

38 Calendário Juliano

39 Ano bissexto: o dia 24 de feveiro ocorreria duas vezes. Era o sexto dia antes do calendas de março. A semana adquiriu status no Concílio de Niéeia, em 325 d.C.

40 As eras Criação do Mundo (3761 a. C.) – judeus Fundação de roma (753 a. C.) Nascimento de Cristo – praticamente todo o mundo ocidental.

41 Obrigada!

42


Carregar ppt "Observações da região do centro da galáxia. Nebulosa do Cone."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google