A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCAMINHAMENTOS 1) A partir da aula simulada sobre Esporte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCAMINHAMENTOS 1) A partir da aula simulada sobre Esporte"— Transcrição da apresentação:

1 ENCAMINHAMENTOS 1) A partir da aula simulada sobre Esporte
aponte sugestões de encaminhamentos e organização metodológica; 2) Utilize os 5 pontos do encaminhamento metodológico: Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse, Prática social final. 3) Finalize a aula e realize proposições, críticas e sugestões.

2 AULA SIMULADA LDP - ESPORTES

3 “EU FAÇO ESPORTE OU SOU USADO PELO ESPORTE”
TEMA1: “EU FAÇO ESPORTE OU SOU USADO PELO ESPORTE”

4 O Esporte que você pratica está mais próximo do que vemos na televisão ou de uma recreação?

5 Quais esportes você conhece? O que os diferencia um do outro?

6 Evolução do esporte até a profissionalização
O esporte surgiu assumindo diversos papéis em nossa sociedade e um deles foi o de socialização tendendo a uma prática amadora principalmente para a classe dominante.

7 Já para a classe trabalhadora o esporte era praticado de uma forma mais combativa, aproximando-se do que viria a ser mais tarde o esporte profissional.

8 Vamos formar grupos? Destaque acontecimentos, fatos históricos e outras questões que demonstrem a relação entre o esporte e as instituições sociais como escola, igreja, estado, clubes, mídias e partidos políticos.

9 Após levantamento dos pontos que divergem, no pequeno grupo passar para o grande grupo.

10 Surgimento do esporte espetáculo
Existem diferentes posicionamentos sobre o seu surgimento, para alguns como mercado profissional e para outros como ascensão social.

11 Os meios de comunicação contribuíram para a divulgação e ajudaram a criar uma “falsa ilusão” valorizando o esporte e tornando- o uma mercadoria de consumo.

12 PRONI (1998) “ ... a partir do momento que o controle econômico se deslocou para a televisão, mudanças foram introduzidas para agradar os telespectadores ou gerar mais receitas com propagandas”

13 Você faz uso do Esporte ou é usado pelo Esporte?

14 O QUE É LAZER PASSIVO? Quem ao domingo de manhã nunca ligou
a televisão para assistir uma corrida de fórmula I ?

15 Lazer Passivo Reflita como isso ocorre?
Para gostar de esporte você necessita praticá-lo? Quando a escola oportuniza esporte você pratica-o?

16 O ESPORTE NA ESCOLA O esporte escolar deve estar caracterizado
como “Esporte na Escola”.Do ponto de vista prático, o esporte não pode ser negado, mas sim utilizado de forma que desperte no aluno interesse e prazer e tenha uma in- tencionalidade educativa, nunca o jogo pe- lo próprio jogo.

17 O ESPORTE NA ESCOLA Como acontece o esporte em sua escola?​
Quais as modalidades praticadas na sua escola? E na sua comunidade?

18 vídeo do direito ao esporte

19 MANIFESTO PELO DIREITO AO ESPORTE NO BRASIL
No Brasil, país com tantas belezas e riquezas, apesar de sermos campeões nos esportes, somos ao mesmo tempo recordistas mundiais em fome, miséria, desemprego, trabalho infantil, violência e... infelicidade! Então, lutamos por nosso direito ao esporte Mas não aquele esporte que divide os brasileiros em fortes e fracos Vencedores e vencidos Não queremos, nesse esporte, enxergar as pessoas como adversários, mas como companheiros e companheiras de aprendizado E nem queremos mais o esporte que nos ensine a competir pela sobrevivência Mas sim aquele que nos ensine a estabelecer relações de igualdade Como educadores, queremos ajudar os praticantes do esporte a estranharem suas próprias dores, e a se emocionarem e se sensibilizarem com as dores e dificuldades dos outros, no esporte e fora dele!

20 Lutamos pelo direito ao esporte que nos traga alegria
Mas não apenas aquela alegria fútil, passageira...do podium e das medalhas douradas Queremos a alegria das verdadeiras vitórias Aquelas repletas de amor, de solidariedade, de justiça Aquelas vitórias que nos transformam por dentro, que nos permitem ser mais Não apenas mais fortes e mais rápidos...mas sim, mais criativos e conscientes Queremos então nosso direito à consciência Porque as ideologias também são reproduzidas através do corpo E o nosso corpo, o queremos brincante Movido por regras que nós mesmos faremos E nos daremos ao direito a assistir um esporte Não apenas aquele com lances mágicos, digno da genialidade dos esportistas Mas sim aquele em que os atletas, trabalhadores do esporte, não sejam Massacrados, violentados em sua dignidade, explorados pelos Senhores dos Anéis

21 Queremos então entender o que há por trás do jogo,
e o que está por debaixo do tapete verde Por fim, mas só para começar, queremos nosso direito à derrota Porque há derrotas que nos orgulham mais do que muitas vitórias Queremos então nosso direito de perder uma, duas, três vezes E de chegarmos até em último se for preciso e engraçado, mas só quando quisermos... Porque queremos ver a vida de diferentes formas, inclusive do ponto de vista dos que nunca subiram no ponto mais alto das disputas humanas Porque é de lá que também se aprende Que o ouro não vale a vida das pessoas Mas que todas as pessoas valem ouro! Texto do vídeo " La perdida del derecho al deporte en el Brasil", apresentado em 18/07/2005 em Cuenca, Equador. Produzido por Edgard Matiello Júnior; Paulo Ricardo do Canto Capela e Diego S. Mendes - Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física & Labomídia - NEPEF/UFSC/Brasil

22 TEMA 2: A RELAÇÃO ENTRE A TELEVISÃO E O VOLEIBOL NO ESTABELECIMENTO DE SUAS REGRAS

23 Voleibol: O voleibol sofreu muitas mudanças ao longo de sua história, algumas delas devido a televisão. Algumas mudanças foram consideradas como conquistas, quais dessas conquistas tornaram-se amplamente divulgadas?

24 No que a televisão auxilia e influencia na conduta cultural, nas suas práticas corporais e principalmente no voleibol?

25 Reportagem: Revista Veja - Edição de dezembro de 2006 (disponível em: acesso em:03/03/09 Ao contrário do futebol, o vôlei não tem vergonha de fazer de tudo para melhorar o espetáculo para o público – e para a televisão. Antigamente, os pontos eram muito curtos, porque a bola caía rápido no chão, e as partidas muito longas, devido ao sistema de pontuação. Em 1999, a federação internacional decidiu-se por uma alteração radical. Todo lance passou a valer ponto. Antes disso era preciso recuperar o saque (a chamada "vantagem") para depois pontuar. Com a mudança, o tempo dos jogos se tornou mais previsível (uma hora e meia, em média). Outras regras aumentaram a duração dos lances (o lema do esporte é keep the ball flying, "não deixe a bola cair"). Defender a bola com o pé e resvalar o saque na rede tornaram-se jogadas válidas.

26 O que vocês pensam sobre essas mudanças nas regras?
Isso fez com que as pessoas se interessassem mais pelo vôlei? Ajudou ou facilitou a prática do vôlei?

27 Vivenciando o velho e o Novo...
Que tal experimentarmos jogar uma partida do vôlei com as regras antigas e uma partida com as regras atuais?

28 ATIVIDADE Como foi a montagem das equipes nesse momento?
O que acharam do modo antigo de jogar voleibol e o atual? Como é trabalhado o vôlei na escola?

29 O voleibol é considerado o 2º esporte nacional !
Vocês conhecem alguém que a mídia influenciou positivamente ou negativamente a prática de algum esporte?

30 Variações do Volei... Além das alterações nas regras do vôlei
temos uma outra variação que é o vôlei de praia. Vocês sabem quais as diferenças com relação às regras? E quanto aos fundamentos ou movimentação,existe algo que difere do vôlei de quadra? Que tal pesquisarmos...


Carregar ppt "ENCAMINHAMENTOS 1) A partir da aula simulada sobre Esporte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google