A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de."— Transcrição da apresentação:

1 QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior MACE/2007

2 HISTÓRICO DO QUIMBOL ESPORTE BRASILEIRO CRIADO EM PIRACICABA/ SP. IDEALIZADOR: JOAQUIM BUENO DE CAMARGO (JOGO DO QUIM).

3 HISTÓRICO DO QUIMBOL ÚNICO ESPORTE COLETIVO DE RAQUETE DO MUNDO. RECONHECIDO COMO ESPORTE DE IDENTIDADE NACIONAL PELO MINISTÉRIO DOS ESPORTES.

4 QUIMBOL ESPORTE CUJAS REGRAS LEMBRAM OS FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL, TÊNIS DE CAMPO E ATÉ FUTEBOL.

5 O JOGO PRATICADO EM QUADRA DE VÔLEI, EM EQUIPE DE QUATRO PESSOAS. OS ATLETAS UTILIZAM RAQUETES PARA TOCAR A BOLA DE UMA PARTE DA QUADRA PARA A OUTRA. ALTURA DA REDE PARA JOGO ADULTO É DE 2,10M E PARA INFANTIL 1,90M

6 O JOGO A PARTIDA É DIVIDIDA EM QUATRO TEMPOS DE DEZ MINUTOS CORRIDOS. EM CADA TEMPO É PERMITIDO AO TÉCNICO DA EQUIPE EM DESVANTAGEM, UM PEDIDO DE PARALISAÇÃO DE UM MINUTO.

7 O JOGO A PARTIDA TERMINA NO QUARTO TEMPO. A VITÓRIA É DA EQUIPE QUE OBTEVE O MAIOR NÚMERO DE PONTOS. EMPATE= UM QUINTO TEMPO (MELHOR DE CINCO PONTOS) SEM TROCA DE LADOS, INICIADA PELA EQUIPE QUE MARCOU O ÚLTIMO PONTO.

8 REGRAS A partida se inicia com o saque em qualquer posição do fundo da quadra, Caso o jogador erre o primeiro saque, é concedido uma segunda chance. A equipe adversária, cabe devolver a bola com o mínimo de dois toques e o máximo de três toques.

9 REGRAS No saque ou nos passes, caso a bola toque na rede, continua o jogo normal. É permitido utilizar o corpo (cabeça, peito e pés) pois não é considerado toque quando usado para amortecer a recepção da bola. Porém tal contato será considerado toque se for usado para passar a bola sem a utilização da raquete.

10 REGRAS Antes da recepção da bola, é permitido que esta quique no solo (apenas quatro vezes por tempo). Tal fato será considerado toque. É um recurso para a continuidade das jogadas.

11 REGRAS O rodízio é feito no sentido horário, pela equipe que perdeu o ponto. As cortadas só podem ser executadas antes da linha de 3 metros. Dentro desta linha só é permitido ataque de costas (puxada) e ataque lateral (voleio), bem como a largadinha e a bandeja.

12 REGRAS Durante a partida o técnico tem direito a quantas substituições desejar. O atleta que adentrou a quadra não poderá ser substituído, mesmo em caso de contusão. Neste caso a equipe continuará a partida com 3 jogadores.

13 PENALIDADES Cortadas dentro da linha de 3 metros; Uso de mãos e braços; Toque na rede com o corpo ou a raquete; Invasão do campo adversário pelo corpo ou raquete; Erro de posicionamento em quadra; Faltas técnicas como manifestações inconvenientes.

14 PENALIDADES A penalidade é cobrada pela equipe adversária com lance livre na linha de 3 metros. Se a jogada não for aproveitada pelo beneficiado, a partida reinicia-se pela outra equipe, sem perda ou ganho de ponto para nenhuma das partes.

15 PONTOS Serão consideradas faltas, com pontuação da equipe adversária: Menos de dois toques; Dois toques consecutivos do mesmo jogador; Mais de três toques; Bola no chão (além dos quatro quiques permitidos em cada tempo) e bola fora. Em caso de falta grave, aplica-se a expulsão com perda de ponto.

16 PRINCIPAIS COMPETIÇÕES MODALIDADE DE DEMONSTRAÇÃO

17 BENEFÍCIOS DO QUIMBOL NO QUIMBOL NÃO É NECESSÁRIO O uso da força física, e sim, boa coordenação motora, raciocínio rápido, muita comunicação, cooperação e disposição. O QUIMBOL é um esporte para todas as idades sem a necessidade da adaptação.


Carregar ppt "QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google