A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS."— Transcrição da apresentação:

1 A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
Cap. 04 A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS. Capitalismo X Socialismo: Capitalismo ou economia de mercado. Propriedade privada dos bens de produção (industrias, bancos); Sec. XI (Feudos => cidades); Idade moderna XV a XVIII => mercantilismo; XVIII Rev Industrial (produção em massa e acúmulo de capital); Lei da oferta e da procura; Classes sociais => Burguesia e Proletariado; Livre iniciativa.

2 Socialismo ou economia planificada.
Socialistas utópicos; XIX (Karl Marx e Friedrich Engel) Meios de produção controlados pelo estado (bancos indústrias, fontes de matéria prima...); O estado decide o preço dos produtos; O estado decide o que será produzido; Tudo é planejado e controlado pelo estado; Sem classes sociais (todos trabalhadores) => só na utopia; Rússia ; Socialismo real (ditadura do estado/ elite burocrática); Países socialistas: Cuba, China, Coréia do Norte e Vietnã.

3 BIPOLARIZAÇÃO DO PODER:
Guerra Fria – da 2ª guerra mundial até 1989; O que foi? Qual seu objetivo? 1970 – decadência socialista (URSS); 1985 – Glasnost e Perestroika; 1991 – URSS => CEI (11 ex-repúblicas soviéticas).

4 A REGIONALIZAÇÃO EM TRÊS MUNDOS
Organização socioeconômica/nível de desenvolvimento econômico; 1º mundo => países capitalistas desenvolvidos; 2º mundo => países de economia planificada; 3º mundo => países capitalistas subdesenvolvidos(produtores de matérias-primas); Problemas na classificação; Fim do 2º mundo; 1945 – multinacionais em países subdesenvolvidos; NPI´s; Matéria-prima X Subsistência.

5 A NOVA ORDEM MULTIPOLAR.
Potências econômicas (recursos, pesquisa, tecnologia); Formação de blocos econômicos; EUA – Japão – Alemanha; NORTE e SUL. Ricos e pobres (aumenta a desigualdade); Racismo e Xenofobia; Equador econômico pag. 63; Subdesenvolvidos => colônias de exploração; Países Desenvolvidos => nunca foram Subdesenvolvidos;

6 NEOCOLONIALISMO E IMPERIALISMO
Metrópoles => Riqueza => Industrialização; 1870 => Neocolonialismo; Dominação econômica, política e militar; Consequências na atualidade. DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Colônia => matéria prima; Metrópole => produtos manufaturados; Preços dos produtos; Enriquecimento do norte; Multinacionais e as mudanças da DIT; Aumenta o lucro e o domínio.

7 PAÍSES DO SUL Países industrializados com bom mercado consumidor (Brasil, Argentina, México, China...); Países com produção industrial e rendimentos médios (África do Sul, Egito, Venezuela...); Países com fraca produção industrial (África Subsaariana, Haiti...).

8 Classifique e caracterize os países de 3º mundo.
Explique a bipolarização do mundo e as suas consequências. Diferencie o capitalismo do socialismo. Caracterize a multipolarização econômica do mundo e a importância dos blocos econômicos.

9 VI 803 Por que no Brasil não ocorrem vulcões nem terremotos de grande intensidade? Na maior parte dos países subdesenvolvidos a população apresenta um crescimento natural ______ e grande parte da população é ____________ O mundo atual é bipolar ou multipolar? Explique sua resposta. O Brasil pode ser considerado uma potência regional na América Latina? Explique por que. Alimentos, matérias-primas vegetais, minérios, petróleo são produtos ____________, e tem menor participação no comércio mundial. Cite o nome dos três maiores produtores de petróleo e o nome dos três maiores consumidores de petróleo.

10 VI 804 Por que no Brasil não ocorrem vulcões nem terremotos de grande intensidade? Na maior parte dos países subdesenvolvidos a população apresenta um crescimento natural ______ e grande parte da população é ____________ O mundo atual é bipolar ou multipolar? Explique sua resposta. O Brasil pode ser considerado uma potência regional na América Latina? Explique por que. Alimentos, matérias-primas vegetais, minérios, petróleo são produtos ____________, e tem menor participação no comércio mundial. Cite o nome dos três maiores produtores de petróleo e o nome dos três maiores consumidores de petróleo.

11 VI 805 Por que no Brasil não ocorrem vulcões nem terremotos de grande intensidade? Na maior parte dos países desenvolvidos a população apresenta um crescimento natural ______ e grande parte da população é ____________ O mundo atual é bipolar ou multipolar? Explique sua resposta. O Brasil pode ser considerado uma potência regional na América Latina? Explique por que. Alimentos, matérias-primas vegetais, minérios, petróleo são produtos ____________, e tem menor participação no comércio mundial. Cite o nome dos três maiores produtores de petróleo e o nome dos três maiores consumidores de petróleo.


Carregar ppt "A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google