A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Marcelo Rocha Contin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Marcelo Rocha Contin"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Marcelo Rocha Contin
Inteligência Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin

2 Algumas Definições Binet: “Inteligência é julgar bem, compreender bem, raciocinar bem”. Tearman: “ A capacidade de conceituar e de compreender o seu significado”.

3 Algumas Definições Helm: “A atividade inteligente consiste na compreensão do essencial de uma situação e numa resposta reflexa apropriada”. Piaget: “Adaptação ao ambiente físico e social”.

4 O Que é Inteligência? “Nossas mentes contêm processos que nos capacitam a solucionar problemas que consideramos difíceis. Inteligência é o nome que damos a qualquer um destes processos que ainda não compreendemos” ( Minsky, 1985)

5 Você poderia então definir o que quer dizer com um problema difícil
Você poderia então definir o que quer dizer com um problema difícil. Sabemos que foi necessária muita inteligência humana na construção das pirâmides - no entanto, os diminutos animais de um banco de coral constrõem impressionantes estruturas em escalas muitíssimo maiores. Portanto, não deveria você considerá-los inteligentes? Não é difícil construir um banco de corais? Estes animais não solucionam estes problemas por eles mesmos. Utilizam procedimentos presentes geneticamente em seus cérebros.

6 Comportamento Inteligente ?
algumas habilidades são consideradas sinais de inteligência: aprender ou entender a partir da experiência dar sentido a mensagens ambiguas ou contraditórias responder rapidamente e com sucesso frente a uma situação nova ( flexibilidade)

7 * usar raciocínio na solução de problemas
* lidar com situações de perplexidade * entender e inferir de modo comum, racional * adquirir e aplicar conhecimento * pensar e raciocinar * reconhecer a importância relativa de diferentes elementos dentro de uma situação

8 SOLUCIONAR PROBLEMAS Como podemos ter certeza de que coisas como plantas e pedras, ou tempestades, não sejam inteligentes de um modo ainda não concebido por nós? As plantas e pedras não parecem muito boas para solucionar problemas em que julgamos seja necessário utilizar inteligência

9 O que existe de tão especial a respeito de se solucionar problemas
O que existe de tão especial a respeito de se solucionar problemas? E por que não se define “inteligência” de um modo preciso, de forma a que possamos concordar a respeito do que estamos discutindo? Inteligência é a capacidade de solucionar problemas difíceis

10 Inteligência e Sobrevivência
Hoje em dia, para muitos pesquisadores, a idéia de inteligência passou a ser associada com a idéia de sobrevivência. Inteligência e Sobrevivência

11 Inteligência e Sobrevivência
Carne: “Talvez a característica básica de um organismo inteligente seja sua capacidade de aprender a realizar várias funções em um ambiente dinâmico, tais como sobreviver e prosperar”.

12 Inteligência e Sobrevivência
Fogel: “Inteligência pode ser definida como a capacidade de um sistema de adaptar seu comportamento para atingir seus objetivos em uma variedade de ambientes”.

13 Agentes Inteligentes O conceito de inteligência poderia, então, pertencer a determinados "agentes" que apresentassem os seguintes comportamentos: Têm atitudes mentais (crenças, desejos e intenções); Podem aprender (têm capacidade de adquirir novos conhecimentos) Podem resolver problemas, incluindo a capacidade de quebrar sistemas complexos em sistemas mais simples;

14 Agentes Inteligentes Têm capacidade de entendimento (têm a capacidade de tornar uma informação ambígua ou contraditória em algo que possa ter um sentido lógico); Têm a capacidade de planejar e prever as consequências de uma sequência de ações; Conhecem os limites do seu conhecimento.

15 O Procedimento Inteligente
Certas características podem definir a inteligência através de ações demonstram um tipo de procedimento inteligente: Aprende por experiência Usa conhecimento adquirido por experiência Soluciona problemas na ausência de alguma informação

16 O Procedimento Inteligente
Reage rapidamente perante uma nova situação Determina o que é importante Raciocina e pensa Entende imagens visuais Processa e manipula símbolos É criativo e imaginativo


Carregar ppt "Professor Marcelo Rocha Contin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google