A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planeta Terra Posição do planeta Terra; Presença da atmosfera;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planeta Terra Posição do planeta Terra; Presença da atmosfera;"— Transcrição da apresentação:

1 Planeta Terra Posição do planeta Terra; Presença da atmosfera;
Quais as características particulares do planeta Terra que permitiram o aparecimento e evolução da vida, tal qual a conhecemos? Posição do planeta Terra; Presença da atmosfera; Presença da camada de ozônio.

2 Fundo: in Oliveira et al. (1999)
Será que a Terra esteve sempre envolvida por uma atmosfera com as características que hoje apresenta? Apresentação nº1 C.T.V. – 10º Ano Será que a Terra esteve sempre envolvida por uma camada de ozônio a qual nos protege dos raios UV? Fundo: in Oliveira et al. (1999)

3 Origem e evolução da Atmosfera:
De acordo com a hipótese da desgaseificação, os gases constituintes da atmosfera primitiva tiveram origem no interior da Terra. in Press, F. & Siever, R. (1997) Como é que os gases originados no Interior da Terra terão atingido a superfície? Os gases que teriam sido originados no interior da Terra, atingiram a superfície através dos vulcões : Desgaseificação Vulcânica.

4 Anteriormente, considerava-se que a atmosfera primitiva
teria uma composição semelhante à apresentada no gráfico. Faz uma comparação entre esta e a atual. in Jácume, M.G. & Lourenço, M.H. (1999) Segundo esta hipótese, a atmosfera primitiva seria constituída por vapor de água (H2O), amônia (NH3), metano (CH4) e hidrogênio (H), libertados durante as intensas erupções vulcânicas que caracterizam este período.

5 A principal diferença entre esta atmosfera primitiva e a atmosfera atual, reside no fato de a primeira não possuir Oxigênio (O2). Atmosfera primitiva: Amônia Hidrogênio Metano Vapor d’água Atmosfera atual: Nitrogênio Oxigênio Gás carbônico Vapor d’água outros gases

6 Mas como explicar esta evolução? Como explicar
o aparecimento de Oxigênio na atmosfera? A capacidade de alguns seres vivos realizarem a fotossíntese permitiu o aparecimento de oxigênio na atmosfera. Esses seres vivos eram um grupo específico de bactérias - as cianobactérias, os primeiros organismos a realizar este processo biológico de extrema importância.

7 in Oliveira et al. (1999) A partir de determinada altura, os oceanos, começaram a a dissipar para a atmosfera oxigênio. Passou-se assim de uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio) para uma aeróbia (com oxigênio).

8 Sabe-se que o Ozônio (O3) constitui uma das camadas
da atmosfera atual que é essencial para a vida na Terra. Quando a atmosfera atingiu uma concentração suficientemente elevada de oxigênio livre (cerca de 10% da atual), foi possível formar-se a camada de ozônio (O3). Qual terá sido a importância da camada do ozônio para a evolução da biosfera?

9 A camada do ozônio tem a particularidade de filtrar e, deste modo, proteger a superfície terrestre das radiações ultravioletas. A partir daí, os organismos subaquáticos puderam sair da água e povoar as terras emersas, desenvolvendo adaptações aos novos ambientes que foram inevitalmente ocupando. in Oliveira et al. (1999)

10 In http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica5/leituras/estufa.htm
A camada de ozônio e a elevada concentração de dióxido de carbono (CO2) provocaram também um aumento de temperatura do planeta, resultante do efeito de estufa, fundamental para a existência de vida.

11 Em que medida é possível afirmar, que ao longo do
processo evolutivo, atmosfera e biosfera sempre estiveram interdependentes? Por um lado, foi a vida (os primeiros organismos fotossintéticos) que permitiu a evolução da atmosfera. Em contrapartida, foi a evolução da atmosfera (nomeadamente, existência de oxigênio livre e a constituição da camada de ozônio que permitiu que a vida – biosfera – evoluísse.

12 Assim sendo, porque será que é importante para o
Homem desenvolver campanhas ecológicas com o intuito de proteger as características da nossa atmosfera? Se destruirmos a nossa camada de ozônio, o resultado será catastrófico: vai tornar-se impossível viver na superfície terrestre. Uma vez que as radiações UV provocam mutações e desenvolvimento de câncer. “De vez em quando, alguém faz um comentário sobre a feliz coincidência de a Terra ser perfeitamente adequada à vida – temperaturas moderadas, água líquida, atmosfera de oxigênio, etc. Mas isto é, pelo menos em parte, uma confusão causa e efeito” Sagan, C. (1984)

13 O que pensas que Carl Sagan quereria dizer com esta última afirmação?
“Nós, terráqueos, estamos admiravelmente adaptados ao ambiente da Terra porque crescemos aqui. As primeiras formas de vida, que não estavam bem adaptadas, morreram. (...) Os seres que tenham evoluído num mundo totalmente diferente, certamente que também cantam os seus louvores.” Sagan, C. (1984) in O que pensas que Carl Sagan quereria dizer com esta última afirmação?

14 Teoria de Oparin-Haldane ( 1924)
Início da vida Teoria de Oparin-Haldane ( 1924) Acreditavam que a vida teria surgido das reações químicas entre os gases e a energia vinda dos raios das tempestades e pela radiação UV.

15

16 Início da vida Stanley Miller ( )

17 Semelhantes aos seres procariontes
Primeiros seres vivos Unicelulares; Heterótrofos; Semelhantes aos seres procariontes

18 Endossimbiótica

19 Fato fundamental para surgimento dos seres vivos
Seres clorofilados; Autótrofos; Produziam oxigênio.

20 Teorias da vida Abiogênese: Diz que a vida poderia surgir espontaneamente da matéria sem vida.

21 Teorias da vida Biogênese: Um ser vivo só se origina de outro pré-existente.

22 Teorias da vida Criacionismo: Acredita que os
seres vivos se originaram de um ser DIVINO. Panspermia cósmica: propõem que a vida na Terra se iniciou de seres vindos do espaço sideral.


Carregar ppt "Planeta Terra Posição do planeta Terra; Presença da atmosfera;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google