A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof"— Transcrição da apresentação:

1 GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS de agosto de 2005

2 BENS Tudo aquilo que é capaz de satisfazer necessidades:
- “Bens livres”: ar, água dos mares, luz solar - “Bens econômicos”: dependem de trabalho humano, podem ser “bens” (tangíveis) ou “serviços” (intangíveis, como saúde, educação, cultura, segurança). Sob a perspectiva da Distribuição da Produção: -Bens Intermediários: são consumidos pelo processo produtivo, sofrem transformações no processo produtivo. (“utilities”(serviços de utilidade pública, como energia, água, luz, telefone) + matérias primas) -Bens Finais: são utilizados pela demanda final (bens de consumo não durável e durável, bens de capital)

3 Definições detalhadas
Bens de capital: servem para a produção de outros bens, tais como máquinas, equipamentos, material de transporte e instalações Bens intermediários: insumos utilizados na produção, como matéria-prima para produção e energia (elétrica, combustível para motores, geração de vapor). E ainda é possível designar: Bens duráveis: bens de capital + bens de consumo duráveis Bens de produção: bens de capital + bens intermediários

4 Conceito de Valor dos Bens ou Serviços:
Valor de Uso: - Relaciona-se à “Utilidade” Não define o preço, ou seja, o valor de troca Valor de Troca: - Ao assumir um “valor de troca” , o bem ou serviço converte-se em uma “mercadoria” O Valor de troca relaciona-se ao tempo de trabalho socialmente necessário (valor trabalho, “escola clássica”) ou, sob outra perspectiva: Relaciona-se ao binômio “necessidade & escassez” (valor subjetivo, encontro da oferta e da demanda, “escola neoclássica”) O Valor de Troca define o preço da mercadoria.

5 Discutir o Conceito de Mercadoria
A Mercadoria ( o produto do trabalho humano socialmente necessário) O Mercado Interno (caracterização da gênese / constituição do Mercado Interno)

6 As Grandes Questões Econômicas
1. O que produzir ? (implica opção entre tipos de bens) 2. Como produzir ? (implica opção entre tipos de técnicas) 3. Como distribuir ? (Diferenciado de acordo com o “regime econômico”: regime puro da empresa privada; sob o regime centralmente planificado; sob o regime misto)

7 A Constituição de um Sistema Econômico Nacional
A Organização de um Mercado Interno Fortalecimento da Divisão Social do Trabalho Fortalecimento da Divisão Técnica do Trabalho Constituição de uma classe de Trabalhadores Assalariados 2. A Utilização adequada dos Fatores de Produção

8 Fatores de Produção Recursos Naturais: População e Força de Trabalho
Características Naturais Recursos do Solo e do Subsolo População e Força de Trabalho Volume Populacional Densidade e Distribuição Geográfica Composição por Faixas Etárias Qualificação Capital - Capacidade de comandar trabalho, capacidade de Investir Tecnologia Apropriação da Natureza Aumento da Produtividade Racionalização do uso da Força de Trabalho

9 Como medir a Produção de Bens e Serviços ?
As 3 óticas: PIB, RN, DF. Ótica do Produto (PIB) : Considera-se o valor efetivamente adicionado pelo processo de produção em cada unidade produtiva Ótica da Renda (RN) : Considera-se o montante total das remunerações pagas a todos os fatores de produção nesse período Ótica da Despesa ou Dispêndio (DF) : Considera-se a soma dos valores de todos os bens e serviços produzidos no período que não foram absorvidos como insumos na produção de outros bens e serviços

10 Identidade Contábil Produto = Renda = Dispêndio
A soma dos valores adicionados em cada unidade produtiva (ótica do produto); a soma ou ainda a soma das remunerações pagas a todos os fatores de produção (ótica da renda); o valor de todos os bens finais produzidos (ótica do dispêndio), representam o produto realizado por dada economia em dado período.

11 Adendo: Designações/Forma de Cálculo Produto Interno Bruto = PIB (PIB = Produção Total – Consumo Intermediário + Impostos) Renda Nacional = RN (PIB = RN = S +Saut + (Contrib. Social)+ L + (Imp. Liq.) ) Despesa Nacional = Demanda Final = C + I +X-Imp (PIB = DF = Consumo Final + Formação Bruta de K + Exp. – Imp.)

12 Exercícios de Contabilidade Nacional

13 Observações adicionais
PNB = PIB + ( Receita Líquida do Exterior: RL) RL = Receitas (do ext) – Remessas (para ext) Se RL > 0 significa: “Receitas vindas de Capital e Trabalho de Nacionais Residentes no Exterior maiores que Remessas ao Exterior”. Se RL< 0 significa: “Receitas vindas de Capital e Trabalho de Nacionais Residentes no Exterior menores que Remessas ao Exterior”.

14 Fluxo Circular de Renda
Salários e lucros (Renda Paga) FAMÍLIAS EMPRESAS Fatores de produção Bens e Serviço finais Renda dispendida (Demanda Final)


Carregar ppt "GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google