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INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL

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Apresentação em tema: "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL
A RAIZ DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA folder INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL

2 Por onde tudo começa 4,5 bilhões 2,5 bilhões 0 – 1500 Industrialização
Industrialização Surgimento do planeta Terra Viagens entre ocidente e oriente Surgimento da vida na Terra

3 População no Mundo Fonte: Instituto Akatu

4 População no Mundo Fonte: Instituto Akatu

5 População Mundial Somos agora no Brasil: 186.286.688 pessoas
A população do mundo está aumentando 1,8% a cada ano; são:  dois milhões de pessoas a cada semana pessoas a cada dia pessoas a cada hora 200 pessoas a cada minuto três pessoas a cada segundo Somos agora no Brasil:    pessoas Somos agora no Mundo:    bilhões de pessoas Fonte: IBGE no dia 26/02/2008 .

6 Quem gasta +? Somos hoje 6 bilhões de habitantes com um consumo médio diário de 40 litros de água por pessoa, bebendo, tomando banho, escovando os dentes, lavando as mãos. Europeu: 140 a 200 litros por dia. Americanos: de 200 a 250 litros Algumas regiões da África: 15 litros por dia

7 Dos 1.338 milhões de quilômetros cúbicos de água que existem na Terra, apenas 2,52% é de água doce.
Sendo, 99,6% dos 2,52% é inacessível em depósitos subterrâneos e geleiras.

8 Água A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada
povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos. Você já pensou que as mesmas moléculas de água que os dinossauros beberam ou que banharam Cleópatra podem estar dentro de você neste instante? Fonte: UNESCO/ IHP Regional Office of Latin América and the Caribbean, 2002

9 A água do planeta é sempre a mesma
Você já pensou que as mesmas moléculas de água que os dinossauros beberam ou que banharam Cleópatra podem estar dentro de você neste instante?

10 Ao som de palavras agressivas Ao som de palavras carinhosas
Masaru Emoto coleta amostras a fim de constatar a influência do ambiente sobre a água. Seu trabalho vem levando à conclusão de que “A água pode ser um veículo de transmissão de paz e harmonia por onde ela passa”. Ao som de palavras agressivas Ao som de palavras carinhosas

11 Renovação do Fluido da Vida

12 Bacia Hidrográfica

13 Fonte das imagens: apresentação Inst. Ecoar
Bacias Hidrográficas Fonte das imagens: apresentação Inst. Ecoar

14 As Ferramentas para cuidar das Águas
O Plano de Bacia O enquadramento A outorga (licença de uso de água) A cobrança pelo uso da água O Monitoramento O Sistema de Informações

15 Rio Paraíba do Sul em 1983 Rio Paraíba do Sul em 2002

16 Produtor rural precisa obter outorga pelo uso da água para não ser penalizado
O Estado de São Paulo, antecipando-se à legislação federal, estabeleceu sua política estadual de recursos hídricos por meio da lei 7.663/91, na qual já se previa a outorga e a cobrança pelo uso da água como instrumentos de gestão dos recursos hídricos. A Lei de 2005 instituiu a cobrança em todo o território do Estado, a vigorar a partir de Em consonância com a política nacional de recursos hídricos, a gestão desses recursos se faz por bacia hidrográfica e, nesse estado, em uma bacia, a do Rio Paraíba do Sul, a cobrança já está em vigor. 

17 CONHECIMENTO SOBRE COMITÊS DE
BACIA HIDROGRÁFICA 27% 30% 46% ATÉ 4ª SÉRIE DO FUND. 5ª A 8ª SÉRIE DO FUND. ENS. MÉDIO INC. E COMP. SUP. INC. E MAIS O conhecimento sobre os comitês aumenta à medida que aumenta o grau de instrução.

18 Capacitação, Tecnologia e conhecimento popular
Participação Social Educação Ambiental Capacitação, Tecnologia e conhecimento popular Saber conviver e ouvir as diferentes áreas As grandes distâncias, o acesso, o tamanho das áreas e a complexidade dos sistemas aquáticos Investimento Financeiro Construção de Diálogos e Consensos Implementação, Monitoramento e Transparência nos Sistemas de Gestão de Água

19 Mata Ciliar Mata Ciliar
O termo significa qualquer formação florestal na margem de cursos d’água. Segundo o Código Florestal (Lei de 15/-09/65), é obrigatória a conservação de 30 m de mata para cursos d’água com até 10 m de largura. Contribuem para: • Escoamento das águas da chuva; • Diminuição do pico dos períodos de cheia; • Estabilidade das margens e barrancos de cursos d’água; Ciclo de nutrientes existentes na água.

20 Água: De onde vem ? Captada de um córrego, rio, lago ou reservatório é levada até uma ETA– Estação de Tratamento de Água de onde será distribuída por meio das redes adutoras para as nossas torneiras.

21 Água: Para onde vai ? Toda água utilizada em casa transforma-se em esgoto ou efluente, devendo ser direcionada por meio de uma rede oficial coletora para uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto

22 Dados sobre saneamento
Um estudo da AESBE (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais) com bases nos dados da mais recente PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio), relativo a 2005, mostra que o crescimento vegetativo da população, ou seja, o déficit de atendimento cresce mais rápido que a implantação dos sistemas que deveriam derrotá-lo. Hoje apenas 47% da população urbana brasileira tem acesso a rede coletora de esgoto e apenas metade desse percentual conta com serviço de tratamento de esgoto.

23

24 Impacto Ambiental

25 A conta que não faz sentido!
A cada R$1,00 investido em saneamento, as cidades economizam R$5,00 em medicina curativa na rede de hospitais e ambulatórios.

26 Quando a saúde fica doente
Mais de 1,1 bilhão de pessoas, no mundo, não possuem acesso à água de qualidade; Mais de 10 milhões de pessoas morrem a cada ano, em decorrência de doenças relacionadas à ingestão de água contaminada e à falta de saneamento, sendo a maioria crianças abaixo de cinco anos de idade (Organização Mundial da Saúde); Atualmente, as doenças infecciosas – muitas delas relacionadas à qualidade da água – matam duas vezes mais do que o câncer. (Sinais Vitais 2003, Worldwatch Institute)

27

28 Consumo de água para fabricar...
Matriz Energética Consumo de água para fabricar... Construção de reservatórios e barragens Matriz energética brasileira é fundamentalmente renovável

29 Consumo de água para fabricar...

30 Num banho quente de 10 minutos, além dos 150 litros de água que saem do chuveiro elétrico, são utilizados mais 140 a 300 litros de água, só para geração de energia elétrica para aquecimento*. * 4 KWh, com base na eficiência média de Ilha Solteira e Jupiá, respectivamente. Fonte: Site CESP

31 Se todos os habitantes de São Paulo fecharem a torneira ao escovar os dentes, todo dia será economizada água equivalente à que cai nas Cataratas do Iguaçu por 9 minutos.

32 Quer saber mais? 5 Elementos – www.5elementos.org.br
WWF – Vitae Civillis - Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas – Instituto Akatu Para o Consumo Consciente – Greenpeace - Ministério das Ciências e Tecnologia - Ministério do Meio Ambiente – Educação Ambiental - Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas Globais – Planeta Sustentável –

33 Obrigada! Mônica Pilz Borba Coordenadora de projetos do Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos


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