A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião com PGQP Articulação para programa PROIMPE Porto Alegre, 15 de janeiro de 2009

2 Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE
Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos 2 2

3 > Principais ações realizadas (2005)
120 empresas capacitadas no Curso de Qualidade do PGQP 90 empresas capacitadas em Gestão por Processos 40 empresas capacitadas em Gerenciamento de Projetos – PMI 80 empresas capacitadas em Gestão Tributária 80 empresas capacitadas em Contratos e Licenciamento de Software 100 pessoas capacitadas em Engenharia de Vendas 111 empresas participantes do ciclo de avaliação do PGQP – ciclo 2005 1º Encontro das Empresas de TIC (Rodada de Negócios)

4 > Principais ações realizadas (2006)
63 empresas treinadas no Curso de Qualidade do PGQP 17 participantes do Programa de Formação de Gestores 30 empresas treinadas em Gestão por Processos 63 empresas treinadas em Precificação de Software 30 empresas treinadas em Estratégias e Planos 20 empresas treinadas em Gestão de Pessoas 30 empresas treinadas em Gerenciamento de Projetos – PMI 200 pessoas treinadas em Engenharia de Vendas 60 pessoas treinadas em Vendas Consultivas 95 empresas participantes do ciclo de avaliação do PGQP – Ciclo 2006 2º Encontro das Empresas de TIC (Rodada de Negócios) Missão Empresarial a Feira Blusoft 2006 – Blumenau/SC Missão de Prospecção Tecnologia e de Mercado à India Exposição em Feiras (Feira do Empreendedor, Mercopar, Autoparts, Fenadi)

5 > Principais ações realizadas (2007)
50 empresas participantes Consultorias Continuadas (PGQP) 50 empresas participantes de palestras sobre o Supersimples 13 empresas participando Consultoria Econômica-Financeira (Bento, Caxias, Noroeste e Passo Fundo) Workshop s/Projetos de Inovação – c/SOFTSUL (Caxias do Sul) 100 pessoas treinadas em Engenharia de Vendas Cursos de Avaliação dos Critérios PGQP – Ciclo 2007 Workshops Sensibilização PGQP (p/colaboradores) 81 empresas participantes do ciclo de avaliação do PGQP – Ciclo 2007 3º Encontro das Empresas de TIC (Rodada de Negócios) 10 participantes Missão Empresarial CEBIT 2007 (Hannover/Alemanha) 8 participantes Missão Empresarial RIO INFO 2007 (Rio de Janeiro) Criação e implementação dos Selos OURO e PRATA Exposição em Feiras (Mercopar e Expointer)

6 > Evolução PGQP - Ciclos 2005 a 2007 – Todos os Grupos
Liderança 100% 80% Resultado Estr. & Planos 2005 Processos Clientes 2006 2007 Pessoas Sociedade Info. & Conhecimento

7

8 Resultado Mapa Estratégico - PROIMPE
ASSESPRO SOFTEX FENAINFO SEBRAE-NA Objetivo: Promover o aumento da competitividade das MPEs através do estímulo à informatização das MPES usuárias e da qualificação das MPEs desenvolvedoras de soluções de TIC. Resultado Aumentar e garantir a qualificação das MPEs de TIC Estimular o uso da TI nas MPEs em geral Gerenciamento do Programa Divulgar o PROIMPE com todos os seus elementos Identificar demandas não atendidas e prover plano de desenv. Stakeholders P1 – Plano de divulgação P5 – Novas Encomendas/ Oportunidades Negócios P2 – Portal PROIMPE P3– Catálogo Eletrônico Sensibilizar MPEs em geral e apoiá-las na aquisição de soluções de TIC Articular interiorização das soluções de TIC (APLs e regiões distantes) Avaliar e certificar a qualidade nas MPEs de TIC Proc. Internos P7 – Sensibilização e Modelo de Governança P4a – Rumo a ISO 9000 P6 – Redes de TIC P4b – Critérios de Excelência FNQ P4c – MPS-Br – Processos SW P8a – Capacitação de MPEs em Geral P9 – Acesso ao Crédito Qualificar e capacitar as MPEs em Geral p/ uso da TI Articular acordos para facilitar acesso a linhas de crédito P4d – Avaliação Produtos SW Aprendiz. e Desenvolvim. P8b – Capacitação MPEs Fornecedoras 8

9 Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE
Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos 9 9

10 80h de capacitação + 4h de consultoria
> 2009 (RS) Objetivo: resgatar a participação e termos pelo menos 100 empresas participando do ciclo 2009 do PGQP Implantação de um Programa de Benchmarking de Indicadores Setorial; Ingresso de novas empresas ao programa através da participação do “FNQ Módulo Básico - PROIMPE” Diagnóstico organizacional inicial 4h Capacitação "Fundamentos da Qualidade - TI" 20h Capacitação "Identificação e Mapeam. Processos" Capacitação "Medição de Processos" Capacitação "Padronização de Processos" Capacitação "Estratégias e Planos" Capacitação "Precificação de SW e Serviços" Capacitação "Eng. De Vendas" 8h (Aisa) 80h de capacitação + 4h de consultoria Dúvidas: Haverá atualização/alteração dos critérios de avaliação p/2009? Obrigatoriedade da realização do curso de 20h

11 Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE
Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos 11 11

12 > 2009 (Expansão para outras UFs)
Ingresso de novas empresas ao programa através da participação do “FNQ Módulo Básico - PROIMPE” Dúvidas: Qual a relação do PGQP com outros programas estaduais? Qual a situação real dos outros programas estaduais? Existe a possibilidade/interesse do PGQP em auxiliar essa expansão? Como o PGQP pode, eventualmente, nos auxiliar nessa expansão?

13 Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE
Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos 13 13

14 > Próximos passos

15

16 TI agregando valor a Gestão de Negócios
Reges Antonio Bronzatti Advogado e Consultor de TI Diretor de Expansão Grupo Processor Diretor da ASSESPRO-RS

17

18 Customer Complexity Today Interoperability more important than ever
Client Applications Open Office, Star Office, Microsoft Office, Adobe Photoshop, Symantec, Norton, Firefox, Opera,… Server Applications Jboss, BEA, Zope, WebSphere, JD Edwards, Oracle, SAP, Apache, Microsoft BizTalk, .NET, … Investir em TI é caro ? Databases IBM, Microsoft, Oracle Operating Systems and Middleware Apple, HP, IBM, MS, Sun Systems Vendors HP, Sun, Fujitsu, IBM, Dell Networking Vendors Cisco, Extreme, Nortel, 3COM, Juniper Processors X86-32, X86-64, Sparc, PPC, IA64 Storage EMC, Dell, Network Appliance, HP 18 18

19 O que custa mais na sua empresa ?
Tecnologia ou Pessoas ?

20 UMA Rede de 50 Computadores
3/26/2017 7:16 AM UMA Rede de 50 Computadores Applications R$ 1 Milhão e 200 Mil por Ano Exclui Ausências Licenças Cursos Processos Corrupção HE Adicionais Gratificações Custos Salários 50 pessoas R$ ,00 R$ 200K HW R$ 100K SW Licença +HW Para pensar ( Em 3 anos ): SOFTWARE custa 16% da TI SERVIÇOS custam 40% da TI HARDWARE custa 44% da TI R$ 80K/Ano Salários TI+ Qualificação Suporte Terceiros Links/Outros SW-HW R$ 100K/ano Links AV Etc… R$ 20K/ano 20

21

22

23

24 COMO MUDAR? O Brasil tem condições de elevar seu Produto Interno Bruto (PIB) em até 5%, com o melhor aproveitamento das oportunidades na área da tecnologia e da eletrônica LUIZ FERNANDO FURLAN - ministro do Desenvolvimento, durante a instalação do Comitê Executivo de Comércio Eletrônico, em Brasília, em 11 de fevereiro de 2004

25 Lucratividade pela Inovação http://www.lucratividadeinovacao.com.br/
Cadeia de valor Ganhos prováveis Eletroeletrônicos USD 32 bilhões (40%) Alimentos USD 5.5 a USD 12.4 bilhões Têxtil USD 5.7 bilhões Saúde USD 3.0 bilhões Automobilística USD 2.3 a USD 4.0 bilhões Total de USD$ 47.5 bilhões

26

27

28

29

30

31

32

33

34 METODOLOGIA E CONTROLE DE GESTÃO DE TI

35 METODOLOGIA E CONTROLE Por que Gerenciar ?
… o que não é DEFINIDO não pode ser CONTROLADO … o que não é CONTROLADO não pode ser MEDIDO … o que não é MEDIDO não pode ser MELHORADO

36 COMO GERENCIAR ? Utilizando um modelo de gestão para a TI que é utilizado para: DEFINIR CONTROLAR MEDIR … direcionando melhorias incrementais no Suporte e Entrega de serviços em TI

37 Alguns Modelos de Gestão para a TI
ITIL e ISO 20000 COBIT MOF BS7799 / ISO 17799 CMM / CMMI PMBOK BSC

38 Gerenciamento de Serviço de TI ?
“É o esforço para coordenar os processos inerentes aos serviços de TI, para entregar os objetivos de negócio do cliente.”Glossary of ITIL Terms

39 Como Fazer ? Gestão baseada em Processos bem definidos
Service Desk Gerenciamento Financeiro Gerenciamento Nivel de Serviço Gerenciamento Continuidade Gerenciamento Capacidade Gerenciamento Problemas Gerenciamento Mudanças Etc... Gestão baseada em Indicadores Fundamentos consolidados de Qualidade Total

40 Custo médio por incidente (chamado) no Brasil: R$ 7,00
Exemplo de Indicador Custo por Incidente ( chamado ) • Custo médio para resolver cada problema ou dúvida na área de TI • Total do custo do Help Desk dividido pela quantidade de chamados (espaço físico, infra-estrutura, recursos técnicos e humanos) Se isto ocorrer, mostra-se alta produtividade através de uma metodologia eficaz e processo de melhoria contínua Custo médio por incidente (chamado) no Brasil: R$ 7,00

41 Quanto custa este tempo
Exemplo de Indicador Quanto custa este tempo para uma empresa ? Por hora ? Por mês ? Por Ano ? Tempo para localizar uma informação dentro da empresa. Qual informação ? Pasta de Contratos do Sr. X; Ùltima versão da Proposta N ; Balancete de Dezembro de 2006; Nota Fiscal para o Cliente Y; Etc, etc, etc.... Em média, uma pessoa gasta de 30 a 40% do seu tempo diário produtivo procurando informações...físicas ou digitais !!!

42

43 CASOS Procter&Gamble ( USA ) ABN Amro ( Brasil ) Adotou ITIL em 1997
Economizou US$ 500 milhões em 4 anos 6 a 8% em corte de custos operacionais ABN Amro ( Brasil ) Iniciou ITIL em 2001 – datacenter e implantação de equipamentos do banco, incluindo agências Centralização do Service desk Tempo de atendimento reduzido em 20% Volume de reclamações reduzido em 80% 94% dos atendimentos de clientes completados em menos de 20 segundos

44 A palavra aqui é.... OTIMIZAR !!!!!

45

46

47

48

49

50 _mas aquele que se adapta
Sobrevivência “Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem mesmo o mais inteligente, _mas aquele que se adapta mais rapidamente” Charles Darwin

51 Contato ( )

52


Carregar ppt "Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google