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Plano de Gestão 2008-2010 Março/2009 Projeto Informações Gerenciais BI – CREA-MG.

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1 Plano de Gestão Março/2009 Projeto Informações Gerenciais BI – CREA-MG

2 Roteiro Histórico Objetivo Escopo Recursos Etapas Capacitação Principais desafios Resultados Apresentação da ferramenta

3 Histórico Sistema Corporativo voltado para funções operacionais Geração de informações consolidadas para tomada de decisão é um processo lento Dependência da disponibilidade da equipe de TI

4 Objetivos Geral: Agilizar a geração de informações consolidadas para tomada de decisão Específico: Seleção, aquisição e implantação de ferramenta de BI. Meta de redução de 80% dos prazos de atendimento

5 Escopo Análise de alternativas Seleção e aquisição da ferramenta Aquisição de serviços de consultoria para implantação de piloto Treinamento Implantação Etapa 1: Profissionais, Empresas e Auto de Infração Etapa 2: ART e Protocolo Etapa 3: Anuidade e Dívida Ativa

6 Recursos Duração do projeto Previsto: 13 meses Realizado: 20 meses - Julho de 2007 à fevereiro de 2009 Justificativa: ampliação do escopo original, com inclusão de informação de anuidades, dívida ativa e protocolo; falta de disponibilidade da equipe técnica do projeto. Recursos Humanos Gestão e equipe técnica do Projeto: Superintendência de Gestão, Planejamento e Tecnologia Setores envolvidos: Superintendência Administrativa e Financeira, Superintendência de Registro e Acervo e Atendimento, Superintendência Técnica e de Fiscalização. Recursos Financeiros Aquisição de licença de software, suporte e garantia de atualização, serviços de consultoria para implantação e treinamento. Custos Previsto: R$ ,00 Realizado: R$ ,00 Justificativa: Aditivo contratual para aumento do número de licenças e horas de consultoria.

7 Etapas Etapa / AtividadePeríodo de Realização Definição do escopo do ProjetoJulho de 2007 Seleção da ferramentaAgosto e Setembro de 2007 AquisiçãoSetembro de 2007 a Janeiro de 2008 Projeto do banco de dados multidimensionalFevereiro e Março de 2008 Extração de dados da base operacionalAbril de 2008 Iteração 1 – Cubos Profissionais, Empresas e AINAbril a Agosto de 2008 Iteração 2 – Cubos ART e ProtocoloJulho a Dezembro de 2008 Iteração 3 – Cubos Anuidade de Dívida AtivaSetembro de 2008 a Fevereiro de 2009

8 Capacitação TreinamentoPúblico Administração da ferramenta DBA, analistas de infra- estrutura Implementação de modelos (Implementação dos Cubos de ARTs e Dívida Ativa pela equipe técnica) Analistas de negócios, DBA Análise de ModelosAnalistas, DBA e usuários

9 Principais Desafios Técnicos: Padronização e consolidação de informações para carga dos cubos Ex.: Situações de autos de infração, situações de débito Definir estrutura e agrupamento adequado das informações para obter análises significativas Ex.: Situações de AIN, atividades técnicas de ARTs, assuntos de protocolo Definir periodicidade de carga do banco multidimensional Definir data inicial para carga de informações Conscientização para o foco gerencial Evitar análise operacional

10 Principais Desafios Estratégias adotadas: Apresentação de uma proposta, baseada no histórico de demandas, para análise dos usuários e futuros ajustes. Treinamento e conscientização dos usuários

11 Principais Desafios Gerenciais e Administrativos Gerenciamento de tempo e recursos humanos do projeto Processo de aquisição da ferramenta Estratégia adotada Adequação dos prazos

12 Resultados Agilidade na obtenção de informações consolidadas para tomada de decisão Autonomia para os usuários Maior qualidade na apresentação das informações Otimização da utilização dos recursos humanos de TI Melhoria da qualidade das informações da base de dados operacional

13 Resultados Avaliação dos Usuários TurmaParticipantesRespostas PerguntaSimNão É capaz de auxiliar colegas de trabalho na utilização da ferramenta ? 100%0 Considera-se capaz de buscar seu auto- conhecimento usando a ferramenta e consultando os manuais ? 100%0

14 Resultados Avaliação da Ferramenta

15 Próximas Ações Fase 2 – segundo semestre de 2009 Implantação módulo Gestão Estratégica Indicadores de desempenho (BSC)

16 Características da Ferramenta Ferramenta selecionada: Consist FlexSI Solução para gerenciamento de estratégias Ferramenta de BI que implementa abordagem do BSC Certificado pelo Balanced Scorecard Collaborative – BSCol Aplicação OLAP multiplataforma Implementa modelos georreferenciados

17 Arquitetura

18 Implementação do Modelo de Implementação do Modelo de Gerenciamento de Estratégias

19 Elementos Fundamentais do BSC Elementos Fundamentais do BSC

20 Análises Gerenciais – BI CREA-MG

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24 Plano de Gestão Plano de Gestão CREA-MGMarço/2008 Iniciativas estratégicas, sem projetos, são um conjunto de boas intenções.


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