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O Movimento Empresa Júnior no Brasil

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Apresentação em tema: "O Movimento Empresa Júnior no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 O Movimento Empresa Júnior no Brasil

2 Estrutura da Apresentação
Histórico Conceito Objetivos Clientes Importância Abertura/Funcionamento Federações

3 Histórico Surgimento: Europa - França;
Criação da primeira EJ na ESSEC; A idéia chega ao Brasil através da Câmara de Comércio e Indústria França-Brasil; Criação da EJ-FGV e FAAP-Jr;

4 Histórico 1990 - Criação da 1a. Federação estadual;
Criação da CONEJ; Atualmente, existem cerca de 360 Empresas Juniores, apenas no Brasil.

5 Histórico São Paulo: 90 Minas Gerais: 80 Santa Catarina: 28 Paraná: 30
DISTRIBUIÇÃO POR ESTADOS: São Paulo: 90 Minas Gerais: 80 Santa Catarina: 28 Paraná: 30 Rio de Janeiro: 34 Rio Grande do Sul: 4 Espírito Santo: 8

6 Histórico Distrito Federal: 10 Goiás: 5 Pará: 1 Mato Grosso: 1
DISTRIBUIÇÃO POR ESTADOS: Distrito Federal: 10 Goiás: 5 Pará: 1 Mato Grosso: 1 Mato Grosso do Sul: 3 Tocantins: 3 Rondônia: 1 Pernambuco: 8

7 Histórico Bahia: 26 Ceará: 9 Sergipe: 1 Alagoas: 2 Paraíba: 3 Piauí: 1
DISTRIBUIÇÃO POR ESTADOS: Bahia: 26 Ceará: 9 Sergipe: 1 Alagoas: 2 Paraíba: 3 Piauí: 1 Rio Grande do Norte: 8 Maranhão: 5

8 Histórico Administração Administração Pública Agronomia Agropecuária
ÁREAS DE ATUAÇÃO: Administração Administração Pública Agronomia Agropecuária Biblioteconomia Biologia Ciências Sociais

9 Histórico Computação / Informática Comunicação / Publicidade
ÁREAS DE ATUAÇÃO: Computação / Informática Comunicação / Publicidade Contabilidade Direito Economia Editoração Educação Física

10 Histórico Engenharias Estatística Farmácia / Bioquímica Geologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO: Engenharias Estatística Farmácia / Bioquímica Geologia Hotelaria Matemática Relações Públicas

11 Histórico Pedagogia Psicologia Química Tecnologia Turismo Veterinária
ÁREAS DE ATUAÇÃO: Pedagogia Psicologia Química Tecnologia Turismo Veterinária Entre outras....

12 Conceito DEFINIÇÃO: Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída exclusivamente por alunos de graduação de instituições de ensino superior, que desenvolvem estudos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a supervisão de professores.

13 Conceito MISSÃO: Criar uma cultura dentro das instituições de ensino superior brasileiras, visando o desenvolvimento de empreendedores e lideranças empresariais, com responsabilidade social.

14 Conceito VALORES:  Ética  Amizade  Empreendedorismo
 Profissionalismo  Inovação  Determinação

15 Objetivos Desenvolver o espírito empreendedor, crítico e analítico do aluno. Complementar a formação teórica do aluno, com uma aplicação prática. Intensificar o relacionamento Empresa/ Instituições de Ensino Superior. Formar novas lideranças empresariais.

16 Objetivos Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado de trabalho. Contribuir para com a sociedade, através do desenvolvimento de estudos, proporcionando aos seus clientes um trabalho de qualidade. Valorizar a instituição de ensino como um todo.

17 Clientes Aluno (interno e externo à EJ);
Empresas, entidades e sociedade em geral; Instituição de Ensino.

18 Importância Alunos: Administração de uma empresa Trabalho em equipe
Delegação de responsabilidades Negociação com clientes, patrocinadores, fornecedores e parceiros Contato direto com problemas e situações da realidade empresarial

19 Importância Empresas, entidades, sociedade em geral: Caráter social
Projetos a preços acessíveis e com qualidade

20 Importância Instituição de Ensino:
oportunidade diferenciada de desenvolvimento para o aluno proximidade com o mercado de trabalho projeção

21 Como montar uma EJ? A criação de uma Empresa Júnior envolve basicamente três processos, que ocorrem paralelamente. São eles: processo humano processo burocrático processo físico

22 Processo Humano Envolve: grupo inicial para abertura e direção da EJ
consultores para a realização dos projetos conquista do apoio da Diretoria da faculdade conquista dos professores para a orientação dos projetos formas de prospecção de clientes

23 Processo Burocrático Envolve:
Redação do estatuto e registro em cartório Ata de fundação da empresa e Ata de eleição da Diretoria Executiva, ambas registradas em cartório Inscrição no Ministério da Fazenda (CNPJ)- Receita Federal Inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) - Prefeitura Municipal

24 Processo Burocrático Alvará de Funcionamento - Prefeitura Municipal
Registro no INSS Registro na Delegacia Regional do Trabalho - Departamento do Trabalho (apenas quando houver a contratação de um funcionário - ex: secretária, office-boy, etc)

25 Processo Físico Infra-estrutura mínima, contendo: espaço físico (sala)
mesas, cadeiras, arquivo telefone, fax computador “material de escritório”* * Recomenda-se a elaboração de materiais gráficos (cartões de visita, papel timbrado, folder) e jornais.

26 Estrutura Básica

27 Outras atividades desenvolvidas
Palestras Simulados / Jogos / Concursos Workshops Grupos de Estudo Publicação de livros Feiras

28 Fluxograma básico de um projeto
Atendimento Telefônico Cliente Pré-diagnóstico/Filtragem básica Agendamento Reunião/Visita Diagnóstico problema cliente Elaboração Proposta Negociação Elaboração Contrato

29 Fluxograma básico de um projeto
Início Projeto Apresentação de relatórios parciais Apresentação do relatório final Follow-up (feito um tempo após o término do projeto, de modo a obter informações como qualidade, prazo, utilidade, desempenho consultores, etc)

30 Estatuto Padrão O que deve conter?
Apresentação e objetivos da Empresa Júnior Componentes da Empresa Júnior Patrimônio da Empresa Júnior Assembléia Geral Conselho de Administração Diretoria Executiva Eleições Disposições Gerais

31 Prospecção de clientes
Divulgação mídia/jornal próprio Divulgação direcionada p/ cliente Indicação professores/Diretoria faculdade Indicação de um cliente que foi bem atendido (teve sua expectativa com relação ao projeto superada)

32 Remuneração x Motivação
Hoje: apenas consultores são remunerados, na maior parte das Empresas Juniores Como, então, motivar todos os membros?

33 Algumas sugestões... Valorizando o trabalho de cada um dentro da empresa Possibilitando a participação de todos nas decisões da empresa, independente de cargo Reinvestindo no próprio membro (através do pagamento de viagens, treinamentos, etc) Ressaltando sempre a Missão, Visão, Valores, Objetivos da empresa Dando e recebendo Feedback

34 Algumas Considerações....
REMUNERAÇÃO: pagamento pelo trabalho realizado; APENAS CONSULTORES REEMBOLSO: pagamento em virtude dos gastos efetivados durante a realização de um projeto; TODOS OS MEMBROS

35 Federações CONEJ RIO JR FEJEPAR FEJEPE FEJEMG FEJESBA CONCENTRO FEJESC
FEJECE FEJESP FENEJ CONEJ


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