A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é."— Transcrição da apresentação:

1 Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é Ideologia? O que é Cultura de Massa? O que é Indústria Cultural? O que são meios de comunicação de massa? Quais as características da Escola de Frankfurt?

2 O QUE É CULTURA DE MASSA? A indústria de lazer e de divertimento investe em determinados produtos culturais que agradam às massas de forma imediata. Ela não está preocupada com a educação estética, ou seja, com a criação de condições para que a maioria das pessoas possa receber manifestações artísticas de maior qualidade. Homogeniza as manifestações artísticas ao oferecer à exaustão um determinado fenômeno de venda e veicular sempre o mesmo, o que desistimula o espírito inovador e empobrece o cenário cultural.

3 O QUE É CULTURA POPULAR? Opõe-se à cultura de massa. Seria a cultura própria de um povo, refletindo as suas particularidades regionais e recuperando a tradição e os valores autênticos de um dado grupo.

4 O QUE É INDÚSTRIA CULTURAL?
A Indústria Cultural cria a cultura de massa, ou seja, a cultura destinada às massas. T. Adorno e M. Horkheimer criaram o termo: “A indústria da diversão vulgar, veiculada pela televisão, rádio, revistas, jornais, músicas, propagandas, etc. Através da Indústria Cultural e da diversão se obteria a homogeneização dos comportamentos, a massificação das pessoas.

5 O QUE SÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA?
São aqueles que servem para divulgar a cultura de massa apoiada pela indústria cultural, submetidos aos interesses de mercado e, dessa forma, não passam de negócios como qualquer outro produto. Constituem meios para a venda de mercadorias: “Os personagens principais de seus filmes são objetos, são os produtos de tecnologia pronta. Já foram os automóveis, os jeans, hoje são os computadores e seus painéis mágicos. O enredo é apenas um pretexto para vender produtos.” Arnaldo Jabor.

6 O QUE FOI A ESCOLA DE FRANKFURT?
Formada pelos pensadores alemães do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, fundado na década de 20. A produção intelectiva ficou conhecida como Teoria Crítica. Expoentes: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Erich Fromm e Jurgen Habermas. Estudaram vários aspectos da vida social compondo uma teoria crítica da sociedade como um todo., abordando temas da economia, psicologia, história e da antropologia.


Carregar ppt "Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google