Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Criatividade & Inovação
Virgínia Trigo ISCTE, 2006
2
Você é criativo???? Já escreveu uma história, um artigo, um poema, uma canção? Um memo, um relatório, um projecto, uma tese? Já brincou com um Lego ou um Meccano ? Já teve um combóio eléctrico, ou vestiu uma boneca? Já sonhou de dia? Já cantou no chuveiro ? Toca ou já tocou um instrumento musical ? Já pintou algum quadro ? Já representou, declamou um poema ou cantou ? Dança ? Gosta de jardinagem ? Já decorou a sua casa ? Gosta de cozinhar ?
3
Sem dúvida! É assim que está concebido metade do nosso cérebro!
É criativo? Sem dúvida! É assim que está concebido metade do nosso cérebro!
4
Não necessitamos de um Guru para nos ensinar os “segredos” da criatividade!
É simples Resulta numa miríade de soluções Todos podemos praticá-la Não é novidade
5
Criatividade + Eficiência = Inovação = Combinações/Ligações
A identificação de oportunidades de negócio depende da combinação eficaz de elementos dispersos de conhecimento incompleto e por vezes contraditório que existe dentro dos indivíduos e das instituições (Hayek; 1945)
6
Criatividade + Eficiência = Inovação = Combinações/Ligações
O processo de inovação é interactivo e resulta de uma interacção complexa entre a envolvente externa e a envolvente interna, através de um fluxo de informação constante entre os dois (Utterback; 1971).
7
Pensamento Criativo Atinge o auge aos 11/12 anos
A partir daí a educação impõe a lógica e o pensamento racional. Mais tarde a criatividade pode ser estimulada através do conhecimento dos processos psicológicos que a desencadeiam. Por vezes os grupos podem estimular a criatividade que não existe no indivíduo.
8
Descobri-a porque tinha de ser !
9
Inovação é O Processo de agarrar numa ideia criativa e de a transformar num produto ou processo que pode ser utilizado ou vendido “O valor de uma ideia reside na sua utilização" Thomas Edison Pode ser algo completamente novo OU Uma nova forma de aperceber ou de fazer algo que já existe
10
Tipos de oportunidades de negócio
Encontrar uma nova forma de satisfazer uma nova necessidade de mercado Encontrar uma nova forma de satisfazer uma necessidade de mercado existente Re-utilizar uma tecnologia/forma de fazer existente para satisfazer uma outra necessidade Imagem : agarrar numa forma de fazer existente e numa necessidade de mercado e fazê-la, “parecendo-a” melhor
11
O equívoco do momento Eureka
Um rasgo de luz
12
Realidade Os rasgos de luz são raros
As ideias são geradas de uma forma estruturada, sistemática e resultam frequentemente da experiência anterior Ideias más podem gerar ideias poderosas Ideias, por si só, não valem nada A tentativa, o erro, a repetição, o refinamento, são essenciais
13
O Primeiro “Segredo” da Criatividade : Quanto Mais se Praticar, Mais Criativo se Será
14
Evite o Ciclo Vicioso Apatia Negatividade Ignorância
15
Perpetue o Cicle Virtuoso da Criatividade
Prática Percepção Positiva Perfeição
16
Evite que o Ciclo Virtuoso se Transforme em Vicioso
Ficar Agarrado ao que Já Sabe Pensar que as Coisas Estão Fora do Seu Alcance Não Procurar Novas Experiências
17
Estímulos à Inovação e Detecção de Oportunidades
Tudo o que o Incomoda! Aí está um problema à espera de ser resolvido Quando Você Vê Algo de Novo ou Inventivo! Se é novidade aí será ainda maior novidade noutro sítio qualquer Tudo o Que o Entusiasma! Se Você Gosta Muito de Alguma Coisa Quer Concerteza Torná-la Melhor
18
Recomendações Nunca gere ideias unicamente a partir da sua experiência passada Utilize a sua mente como um processador de estímulos externos Combine-os com o que já sabe Procure activamente formas de alimentar a sua mente com novas experiências Crie redes de relações com pessoas com interesses semelhantes aos seus Um bom facilitador + muitas pessoas diferentes + muitos estímulos = ideias
19
“Dicas” para estimular a sua criatividade
Levante-se 15 minutos mais cedo Deite-se 15 minutos mais tarde Comece o dia relaxado, veja TV ao pequeno almoço, tome um bom pequeno almoço Tenha sempre consigo um bloco de notas Leve-o sempre para o pé da cama Compre uma câmara digital e leve-a consigo para todo o lado
20
Mais “Dicas” Vá a restaurantes onde nunca tenha ido
Experimente comida que nunca tenha comido antes Leia revistas e jornais que nunca tenha lido Escolha caminhos diferentes para chegar ao trabalho Entre em lojas novas/diferentes
21
Mais “Dicas” Fale com pessoas que não conhece
Abra o mapa, feche os olhos e marque um lugar. Vá até lá… Dê um passeio a seguir ao almoço Ouça estações de rádio que nunca ouviu Com o comando mude de canal todos os 5 minutos (verá que não há nada de novo aí!) Compre produtos novos e que acha interessantes
22
Mais “Dicas” Pergunte a uma criança o que pensa das coisas (como as vê) Pergunte a uma criança onde gostaria de ir Escolha um filme ao acaso e vá vê-lo Coleccione catálogos com novos produtos e ideias – especialmente no Natal
23
Mais “Dicas” Use um dicionário e aprenda três palavras novas por dia
Experimente três receitas novas por semana Experimente desportos novos Navegue na net Consulte dados de bases de patentes Páginas de licenciamento de tecnologia E muito, muito, muito, mais
24
A Negatividade é Uma Constante da Nossa Sociedade
Experimente propor um qualquer princípio ou instrumento, por melhor que seja, e verificará que todo o esforço da mente do outro se direcciona em encontrar nele uma dificuldade, um defeito ou uma qualquer impossibilidade. Se você apresenta uma máquina para descascar batatas dirão que é impossível; se você demonstrar pelando uma batata, dirão que é inútil porque não descasca ananazes.
25
Formas que os Outros Utilizarão para Matar uma Boa Ideia
Desvalorizá-la Desvalorizar o Inventor Ignorá-la Roubá-la ou Copiá-la É impossível – nunca foi feita É impossível – já foi feita É muito cara Não há mercado etc, etc.
26
Finalmente: Walter B Cannon, 1945
“As sementes das grandes descobertas flutuam constantemente à nossa volta, mas só se detêm nas mentes bem preparadas para as receber” Walter B Cannon, 1945
27
Confiem em vós !
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.