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DISCIPLINA: Intermodais

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Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Intermodais"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Intermodais
AULA 4: O Contêiner, histórico, dimensões, peso e padronização e tipos de contêiner Prof. Érico Pagotto -

2 PEA - Plano de Ensino e Aprendizagem
AULA 2: Geopolítica de transportes AULA 3: Conceitos básicos ao Transporte AULA 4: O Contêiner, histórico, dimensões, peso e padronização e tipos de contêiner AULA 5: Transporte rodoviário AULA 6: Prova

3 Embalagem Projetar uma embalagem envolve conceitos de Marketing, Engenharia de Produção, Logística e Meio Ambiente Embalagem serve para: Proteger Transportar Armazenar Informar Comercializar (varejo)

4 Unitização É a criação de unidades de transporte de uma determinada mercadoria Pode ser feito com: Cintas (sling bag) Pallets Big-bag Contêineres

5 Conteinerização da Carga
Conceito de CONTÊINER Para que serve um contêiner: Facilitar operação multimodal Possibilitar o trabalho a despeito das intempéries Aumentar produtividade Redução nos tempos de movimentação Facilita automatização Segurança contra roubos e avarias Evitam a contaminação

6 Contêineres térmicos

7 Contêineres tanques

8 Contêineres plataforma

9 Conteinerização da Carga
Histórico: 1945: hospital de campanha 1956: Ideal X – petroleiro adaptado 1966: navio Fairland – 1ª. Viagem internacional full container 1972: navio Galloway (400 TEU) TEU = Twenty-foot Equivalent Unit 20 x 8 x 8 pés ou 6 x 2,4 x 2,4 metros

10 Conteinerização da Carga
1982: navios Panamax 3.000 TEU 1988: navios Pos-Panamax 4.300 TEU 1994: Regina Maersk 6.418 TEU

11 Conteinerização da Carga
1997: Sovereign Maersk 8.000 TEU 2006: Emma Maersk TEU 2011: Maersk 3E Class TEU

12 Avarias em Contêineres
Principais tipos de avarias: Acidentes rodoviários Manipulações de guindastes Acidentes naturais: raio, tempestade, neve, etc. Mal acondicionamento interno da carga Distribuição inadequada do peso interno

13 Procedimentos gerais de vistoria
Transportadoras tendem a eximir-se da culpa por danos nas cargas Melhor forma de evitar problemas: Desenvolver um processo padronizado de inspeção; Manter controle rígido da inspeção e treinamento dos funcionários; Registrar ocorrências em formulários específicos.

14 Ovação do Contêiner (Estufagem)
FCL: Full Container Load Carga de apenas um embarcador LCL: Less than a Container Load Vários lotes, de embarcadores diferentes

15 Questões importantes no LCL
Restringir o acesso Observar cargas avariadas Observar compatibilidade de cargas Regras de empilhamento Distribuição do peso Embalagem de proteção Preencher espaços vazios Travar o container sem forçar Etiquetar adequadamente

16 Problemas de Exsudação
Choques térmicos Absorção de umidade Importância da embalagem correta Proteger do contato com as paredes internas do contêiner Cuidados especiais na embalagem de mercadorias úmidas

17 Vistoria do Contêiner e Desova
Recomendações de verificação para desova: Vistoria externa Vistoriar o lacre e registrar ocorrências Deixar ventilar para liberação de gases Descarregar Vistoriar container vazio Segregar mercadorias avariadas Registrar faltas ou acréscimos Registrar posição de empilhamento

18 Vistoria do Contêiner após desova
Lavar logo após desova Vistoriar

19 DÚVIDAS?

20 Para próxima aula: Ler capítulo 8 do livro-texto.


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