A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O USO RACIONAL DA NATUREZA

2 O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.

3 FINALIDADES E OBJETIVOS.
Utilizar recursos naturais sem comprometer sua produção, fazer proveito da natureza sem devastá-la e buscar a melhoria da qualidade de vida. Em seu sentido mais amplo, a estratégia de desenvolvimento sustentável visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza.

4 CONCEITOS-CHAVE 1- o conceito de “necessidades”, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo, que devem receber a máxima prioridade; 2- a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras.

5 METAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc); A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver);

6 METAS A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal); A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc);

7 METAS A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios); A efetivação dos programas educativos.

8 CHOQUES DE IDÉIAS Tal modelo proposto é oposto ao que é praticado atualmente. Nós, os ocidentais, não temos a cultura de utilizar recursos naturais sem esgotá-los.

9 CHOQUES DE IDÉIAS Nos preocupamos somente com o “aqui e agora”, sem planejamento que vise às gerações futuras; Resultado de uma lógica capitalista, que se mostra cada vez mais selvagem e desenfreado.

10 RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA
Utilizamos muitos recursos naturais,desmedidamente, em nosso benefício. Dependemos da natureza pra nos alimentar, aquecer, enfim,sobreviver.

11 EXEMPLOS DE RECURSOS ESGOTÁVEIS E POLUENTES.
FONTES ENERGÉTICAS: PETRÓLEO:combustível fóssil, representa 43% de consumo mundial. CARVÃO MINERAL: combustível fóssil, é utilizado em termelétricas. GÁS NATURAL: combustível fóssil, é menos poluente que os demais.Usado em termelétricas, combustível veicular, gás de cozinha e calefação.

12 OUTRAS FONTES ENERGÉTICAS
ENERGIA NUCLEAR: é liberada da fissão nuclear de elementos como o urânio. A fonte não é renovável. Não há liberação de gases poluentes, mas o processo produz lixo nuclear, que permanecem radioativos por milhares de anos.

13 O CASO DA ÁGUA. ENERGIA HIDRÁULICA:obtida da força corrente da água. A fonte é renovável e processo é limpo, MAS... A instalação das represas das hidrelétricas: Desaloja populações; Cobre áreas cultiváveis e florestas; Afeta o equilíbrio ambiental e o clima local.

14 Além disso, estudos recentes mostram que a decomposição da vegetação submersa emite gases que contribuem para o efeito estufa. O potencial hídrico brasileiro é o maior do planeta. Representa cerca de 75% da oferta no Brasil e 15% no mundo.

15 FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA.
BIOMASSA: é gerada da queima de material orgânico. É renovável e barata. Exemplos: lenha, bagaço de cana e resíduos de serrarias. DESVANTAGENS: não é limpa , pois depende da queima do material. Mesmo assim, é menos poluente que os combustíveis fósseis; destruição de florestas pra retirada de lenha.

16 OUTRAS FORMAS DE BIOMASSA:
BIODIESEL: obtido de plantas como o dendê, a mamona e a soja. É uma alternativa brasileira, promissora, pra substituir o diesel no país. BIOGÁS:resultado de decomposição de resíduos de alimentos, lixo, esgoto e esterco. Pode ser aproveitado para produção de eletricidade ou como gás de cozinha.

17 OUTRAS ALTERNATIVAS: EÓLICA:energia dos ventos transformada em eletricidade. Renovável, limpa, causa minúsculo impacto ambiental e podem ser instaladas em qualquer lugar. Mas, sua produção é muito cara.

18 SOLAR:Limpa e renovável.
Usada como aquecimento da água do chuveiro, ou da piscina. Transformada em eletricidade por meio de células fotovoltaicas.

19 POSSÍVEIS ENERGIAS DO FUTURO
Já são utilizadas em escalas restritas devido às dificuldades de implantação e ao alto custo. MAREMOTRIZ: usa energia das ondas e das marés. GEOTÉRMICA: utiliza o calor do centro da terra.

20 RESERVAS EXTRATIVISTAS
São áreas públicas voltadas para a exploração sustentável pela população extrativista; A produção e venda dos produtos é comunitária; O conceito nasceu da luta entre seringueiros, liderados por Chico Mendes, e fazendeiros.

21 CHICO MENDES, SERINGUEIROS E A FLORESTA AMAZÔNICA

22 CHICO MENDES Chico organizou pacificamente os seringueiros para lutar pela preservação da floresta, que vinha sendo derrubada no Acre desde a década de 70 para dar lugar às grandes pastagens de gado. O movimento de resistência usava uma tática simples e eficaz: o empate, que consistia em impedir os desmatamentos, colocando os seringueiros, seus filhos e mulheres, todos desarmados, entre os peões armados de serras e as árvores.

23 Criou o projeto de reservas extrativistas, espaços para garantir os direitos mínimos que os seringueiros nunca haviam tido: escola, postos de saúde, melhores condições de comercialização de seus produtos, maior produtividade de extração, segurança contra as ameaças de expulsão dos latifundiários

24 A MORTE Após sucessivas ameaças de morte, foi assassinado com um tiro em 22 de dezembro de 1988. Foram presos o fazendeiro Darci Alves Pereira e seu pai, Darly Alves da Silva. Depois da sua morte, o governo brasileiro (José Sarney era o presidente na época) sofreu pressões internacionais para coibir o desmatamento, as más condições de trabalho na região e preservar as reservas indígenas.

25 A MISSIONÁRIA DOROTHY STANG

26 O TRABALHO DA IRMÃ. Conhecida internacionalmente por sua atuação em projetos de desenvolvimento sustentável e na luta pelos direitos humanos. Viveu 40 anos aqui no Brasil, desses 23 só na região do Xingu. Buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da Transamazônica. Seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiários na região.

27 Era favorável a uma reforma agrária justa;
No dia 12 de fevereiro de 2005 foi brutalmente assassinada com seis tiros disparados à queima-roupa por pistoleiros, a mando de grileiros e madeireiros da região de Anapu, no Pará.

28 Recebeu diversas ameaças de morte
Recebeu diversas ameaças de morte. Pouco antes de ser assassinada declarou: “Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar”.


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google