A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Governo do Estado do Espírito Santo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Governo do Estado do Espírito Santo"— Transcrição da apresentação:

1 Governo do Estado do Espírito Santo
Conselho Estadual Ética Pública do Espírito Santo O Papel do Conselho estadual de Ética Pública do Espírito Santo Deus Existe! Vitória,ES – Junho de 2010

2 O QUE É ÉTICA?

3 ORIGEM DA PALAVRA ÉTICA
Ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. De modo geral ética e moral são empregas como palavras sinônimas. Atualmente, a palavra “ética” tem se tornado uma “expressão” muito usada no cotidiano das pessoas, nas empresas e governos, pela sua constante exposição pela mídia e pelos impactos promovidos pela mesma

4 A ÉTICA SURGIU NA ANTIGA GRÉCIA
Historicamente, a idéia de Ética surgiu na antiga Grécia, por volta de 500 a 300 a.C, através das observações de Sócrates e seus Discípulos.

5 “Conhece-te a ti mesmo”
Sócrates “Só sei que nada sei.” Sócrates refletiu sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto de conduta. Duas formulações mais conhecidas: “Nada em excesso” “Conhece-te a ti mesmo”

6 Platão Virtudes: Discípulo de Sócrates,
colocava a busca da felicidade (Sumo BEM) como o centro das preocupações éticas. O Homem só encontra a felicidade na prática das virtudes. O ideal buscado pelo homem virtuoso é a imitação de Deus: aderir ao divino. Virtudes: Justiça ordena e harmoniza Prudência ou sabedoria põe ordem em nossos pensamentos Fortaleza ou valor faz com que o prazer se subordine ao dever Temperança serenidade, autodomínio

7 O homem tem seu ser no VIVER, no SENTIR e na RAZÃO.
Aristóteles Discípulo de Platão Estudou as virtudes e os vícios, concluindo que existem vários bens em concreto para o homem. O homem, como um ser complexo, precisa de vários bens, tais como: Amizade, saúde, e até riqueza. O homem tem seu ser no VIVER, no SENTIR e na RAZÃO. Ele não pode apenas viver, mas viver racionalmente, com a razão. O maior bem? A vida virtuosa. A maior virtude: a inteligência.

8 “O homem, quando perfeito, é o melhor dos animais, mas é também o pior de todos quando afastado da lei e da justiça,... ... o homem nasce dotado de armas para serem bem usadas pela inteligência e pelo talento, mas podem sê-lo em sentido inteiramente oposto." Aristóteles - "Política", 1252 b.

9 Mas afinal de contas, o que é a ética a que todos se referem?
A ética pessoal funciona como uma bússola para um indivíduo, orientando-o a proceder conforme um juízo de valor pré-adotado por ele mesmo.

10 “O exemplo deve vir de cima ”
O jargão “o exemplo deve vir de cima” é fundamental nas questões éticas tanto no setor público quanto no privado. Se os dirigentes/governantes não realizam suas atividades dentro dos padrões morais que a sociedade almeja, como eles poderão exigir que seus funcionários/colaboradores façam o mesmo? Este é um dos desafios que a sociedade atual precisa enfrentar.

11

12

13

14

15

16

17

18

19 Atribuições do Conselho de Ética Pública do ES
Primeiros Membros

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29 “Ética: a “Flor do Futuro” ao alcance de nossa Ousadia, determinação e busca pela Justiça social e Cidadania!” Prof. Luiz Fernando Schettino

30 Contato: fernando.schettino@gmail.com
Obrigado! Contato:


Carregar ppt "Governo do Estado do Espírito Santo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google