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Projeto de Extensão Observadores Mirins METEOR LOGIA CEFET-RJ Alunos:

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Apresentação em tema: "Projeto de Extensão Observadores Mirins METEOR LOGIA CEFET-RJ Alunos:"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Extensão Observadores Mirins METEOR LOGIA CEFET-RJ Alunos:
RENAN PIMENTEL LOAN HILARIO LUCAS HENRIQUE LILIAN ACIOLY Orientador: Prof. Leanderson M. da S. Paiva CEFET-RJ

2 SUMÁRIO Introdução 1.1 O Que é Meteorologia? 1.2 Meteorologia e suas áreas 1.3 Instituições de Ensino 1.4 Principais Atribuições do Técnico em Meteorologia 1.5 Variáveis Meteorológicas 1.6 Importância para Sociedade 1.7 Auxílio em outros setores Metodologia Objetivo Principal 3.1 Ensino-aprendizagem 3.2 Recursos Resultados Esperados Conclusões

3 O que é METEOROLOGIA ? “A Meteorologia é uma ciência que trata do estudo dos processos que ocorrem na atmosfera do planeta Terra.” principalmente na camada mais próxima da superfície com aproximadamente 40 km de espessura.”

4 A METEOROLOGIA E SUAS ÁREAS
A Meteorologia está subdividida em várias áreas, cujos principais são: Meteorologia Física Meteorologia Dinâmica Meteorologia Sinótica Meteorologia Instrumental e Observacional Poluição Hidrometeorologia Agrometeorologia

5 A METEOROLOGIA E SUAS ÁREAS
A Meteorologia está subdividida em várias áreas, cujas 3 principais são: Meteorologia Física Meteorologia Dinâmica Meteorologia Sinótica

6 INSTitUiÇÕES DE ENSINO
CEFET-RJ IFSC Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade de São Paulo  Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Campina Grande Universidade Federal de Alagoas Universidade Federal do Pará   Universidade do Estado do Amazonas

7 Principais ATRIBUIÇÕES Do TÉCNICO EM METEOROLOGIA
Conduzir a instalação, recuperação e manutenção de estações meteorológicas, além de inspecioná-las; Operar, comparar e calibrar instrumentos e equipamentos meteorológicos; Plotar dados meteorológicos em cartas, mapas, diagramas e outros gráficos; Levantar dados meteorológicos para estudos, projetos e pesquisas. Plano do crea

8 Ambiente técnico: VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS
Temperatura Pressão atmosférica Vento Umidade relativa Precipitação Evaporação Radiação Nebulosidade A importância do conhecimento conceitual e observacional das variáveis meteorológicas

9 A meteorologia e sua importância na sociedade
Prevenção de tragédias decorrentes das chuvas e outros fenômenos; Alerta à população sobre as mudanças no tempo; Estudos a respeito de possíveis mudanças climáticas e problemas ambientais;

10 Auxílio em outros setores
Agrícola, Energético, Segurança pública, Saúde, Transporte, Turismo, Meio ambiente, Planejamento urbano

11 metodologia Ensino-Aprendizagem
Educação Formal: Escolas, salas de aula. Informal: Circunstancias não planejadas isenta de sistematização. Não-Formal: Proporciona a aprendizagem de conteúdos da escolarização formal em novos espaços fora do ambiente formal de ensino. informal,- sua mae pergunta algo... Explica alguma curiosidade Não formal- que é o objetivo do projeto, levar a meteorologia para outras escolas por meio de apresentações, slides, fotos e videos com o objetivo de dissemonar essa ciência. E como vamos fazer isso? Atraves dos recursos no proximo slide

12 Objetivo Principal O objetivo principal deste projeto é disseminar o curso técnico em Meteorologia, pelo método de ensino-aprendizagem não-formal, nas escolas públicas de ensino fundamental, em projetos não-governamentais tais como o Projeto Grael, dentre outros.

13 Principais Instituições e Órgãos de Previsão
OMM (WMO) ( INMET ( REDEMET ( MARINHA ( CPTEC ( LAPA/CEFET-RJ ( Alerta Rio ( SOMAR Meteorologia ( Climatempo (

14 Obrigado Contato: Renan Pimentel -- Bolsista do Projeto de Extensão
Loan Hilário – Bolsista do Projeto de Extensão


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