A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia e Segurança do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia e Segurança do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia e Segurança do Trabalho
MESTRADO E MESTRADO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO: CONHECIMENTO E INOVAÇÃO M ENGEN ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Engenharia e Segurança do Trabalho Introdução Prof. Eng. André Luiz Soares Faculdade Campo Real

2 Dúvidas da última aula Limite máximo de exposição sonora NR 15 – Atividades e Operações Insalubres ou Perigosas? Anexo 1

3 NR 15 – Atividades e Operações Insalubres
Anexo 1 – Limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente 85 dB para tempo máximo de 8 horas E se for menos tempo? E se a intensidade do ruído for maior que 85 dB? E se a intensidade for maior que 115dB?

4 NR 15 – Atividades e Operações Insalubres

5 O que é acidente de trabalho?
Aula 3 O que é acidente de trabalho? Grupos de 3 a 4 alunos: definir acidente de trabalho e entregar

6 Definição Legal de acidente de trabalho
Lei 8.213, de 1991, artigo 19: Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.”

7 Definição Legal de acidente de trabalho
Além disso, conceitua-se como acidente de trabalho: Doença profissional: é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada e atividade e constante na relação organizada pelo Ministério da Previdência Social; Exemplos: Intoxicação por chumbo ao montar bateria; Perda auditiva por ruído em metalúrgica; Pneumoconiose, por trabalho em mina de carvão; Anemia causada por inalação de benzeno.

8 Definição Legal de acidente de trabalho
Doença do trabalho: é aquela desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relaciona diretamente, desde que constante na relação do Ministério da Previdência Social. Exemplos: Lesão por esforço repetitivo; Doença ósteo-muscular relacionada ao trabalho; Hérnia de disco.

9 Situações em que o empregado não está a serviço da empresa
Fora da área da empresa, por motivos pessoais, não do interesse do empregador; Em estacionamento proporcionado pela empresa, não exercendo qualquer função de seu emprego; Empenhado em atividades esportivas patrocinadas pela empresa, sem receber nenhum pagamento; Embora residindo em propriedade da empresa, esteja exercendo atividades não relacionadas ao emprego; Envolvido em luta corporal ou outra disputa não relacionada ao seu emprego.

10 Acidente de Trajeto Acidente de Trajeto é considerado acidente de trabalho. Acidente de Trajeto é o acidente ocorrido com o empregado no trajeto da residência para o trabalho ou deste para aquela, independente do modo de locomoção (mesmo que a empresa forneça meio próprio); Para ser considerado Acidente de Trajeto o trabalhador deverá estar no trajeto normal, e em tempo normal. Cabe julgamento!


Carregar ppt "Engenharia e Segurança do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google