A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S.E.C.S.P SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SÃO PAULO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S.E.C.S.P SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SÃO PAULO."— Transcrição da apresentação:

1

2 S.E.C.S.P

3 SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SÃO PAULO

4 O comércio é o terceiro setor onde mais acontecem acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, ficando atrás apenas da construção civil, serviços. Trabalho decente no setor do comércio S.E.C.S.P.

5 Atendimentos realizados pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador, 1999 a 2002 S.E.C.S.P. Fonte: Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador

6 Atendimentos realizados pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador segundo sexo, 2002 Total de casos atendidos: 710 S.E.C.S.P.

7 Atendimentos realizados segundo faixa etária e sexo. Relatório 2002 S.E.C.S.P.

8 Trabalhadoras atendidas segundo ocupação. Relatório 2002 Fonte: Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador S.E.C.S.P.

9 Fonte: Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador Trabalhadores atendidos segundo ocupação. Relatório 2002 S.E.C.S.P.

10 Região das empresas dos trabalhadores atendidos, Total de atendimentos: 710 Fonte: Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador S.E.C.S.P.

11 Atendimentos realizados segundo motivo da consulta, sexo feminino, S.E.C.S.P.

12 Atendimentos realizados segundo motivo da consulta, sexo masculino, S.E.C.S.P.

13 Eu não ia ao médico não. Sabe como é... A gente tem medo de perder o emprego. Não faltava um só dia. E no final, não adiantou nada Depoimentos de Trabalhadores Atendidos eu me dedicava tanto na empresa, era sábado, Domingo, quando precisasse. E agora que sou eu que estou precisando...Eu não ia ao médico não. Sabe como é... A gente tem medo de perder o emprego. Não faltava um só dia. E no final, não adiantou nada Ah! O trabalhador só serve para o patrão enquanto ele está bom. Se fica doente não presta mais. Por trás dos números apresentados existe muita dor e sofrimento. S.E.C.S.P.

14 Esses depoimentos mostram que apesar do setor do comércio ser um dos mais importantes para a economia do país, o trabalhador do comércio não é tratado com a mesma Importância. Trabalho decente no setor do comércio S.E.C.S.P.

15 Conhecendo os seus direitos (Previdência social - lei 8.213/91) Os acidentes de trabalho são classificados em três tipos: Acidentes típicos: aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa.Acidentes típicos: aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa. Doença profissional: produzida ou desencadeada pelas condições do trabalho.Doença profissional: produzida ou desencadeada pelas condições do trabalho. Acidente de trajeto: ocorre no percurso do local da residência para o trabalho ou vice-versa.Acidente de trajeto: ocorre no percurso do local da residência para o trabalho ou vice-versa. S.E.C.S.P.

16 Doenças ocupacionais Postura inadequada Movimento repetitivo E com esforço Mobiliário e condições ambientais inadequadas S.E.C.S.P.

17 Acidentes típicos Fatiadeira de pão de forma Serra de fita para carne S.E.C.S.P.

18 Condições de higiene e conforto no meio ambiente de trabalho Banheiro Refeitório S.E.C.S.P.

19 Ocorrência de acidente ou doençaocupacional Requerimento de benefício Requerimento de benefício Propostas de correção Propostas de correção Atendimento no D.S.S.T: 1º - Encaminhamento médico 2º - Encaminhamento para fiscalização fiscalização Retorno ao trabalho Organograma a ser percorrido S.E.C.S.P.

20 Obrigado pela atenção Presidente do Sindicato: Ricardo Patah Diretor do DSST: CLEONICE CAETANO SOUZA Médica: Vilma Pinheiro Técnico: Rogério de Jesus Santos Renato de Jesus Santos Assistente: Nadir Aguiar Mazuquelle S.E.C.S.P.


Carregar ppt "S.E.C.S.P SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SÃO PAULO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google