A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usando TI para Melhorar o Desempenho dos Negócios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usando TI para Melhorar o Desempenho dos Negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Usando TI para Melhorar o Desempenho dos Negócios
<Nome> <Cargo> <Empresa> © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

2 Complexidade e Custos de TI
Mensagens importantes Conforme as empresas crescem, suas infra-estruturas de TI crescem também. Mas com freqüência o ritmo desse crescimento é desigual, controlado tanto pelas condições sob as quais as empresas operam quanto pelo modelo ao qual aspiram. Você adiciona um aplicativo aqui. Acrescenta funcionalidade ali. Aumenta o número de funcionários.  Porém quanto mais variáveis você adiciona à sua infra-estrutura, mais difícil pode ser para gerenciar e, o que é mais importante, proteger. <clique> Segundo analistas, mais de 70 por cento de um típico orçamento de TI é gasto em infra-estrutura como servidores, sistemas operacionais, armazenamento e redes. Acrescente a isso a necessidade de renovar e gerenciar dispositivos móveis e de área de trabalho e terá uma série de desafios a serem enfrentados pelos departamentos de TI. Então mesmo que os custos de hardware e software estejam diminuindo, os custos de gerenciamento e suporte de sua infra-estrutura estão aumentando. Quando os negócios alcançam um volume crítico, as exigências feitas às suas infra-estruturas de TI variam muito.   É fundamental fazer planos que incentivem o crescimento saudável e contínuo, livre de processos e aplicativos que possam atrasá-lo. © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

3 Promessas da Microsoft para Você Auxiliar equipes de profissionais de TI e desenvolvedores através do ciclo de vida de TI Mensagem importante (veja abaixo pontos de discussão específicos sobre Simplificar Radicalmente TI): Não importa que empresa seja sua… são as pessoas que a conduzem ao sucesso. Habilite seus funcionários com ferramentas, informações e recursos adequados… e estará habilitando também sua empresa. A apresentação de hoje é sobre um conjunto específico de pessoas em sua organização – seu departamento de TI – trata-se de parar um pouco e pensar sobre o que elas precisam para ter sucesso e causar um impacto positivo em sua empresa. Pontos de Discussão sobre Suporte: Então a questão é - Que papel o software desempenha em uma empresa “people-ready”? Empresas não adquirem discernimento ou tomam decisões. Não fecham negócios, inventam novos produtos, ou encontram novos recursos. As pessoas fazem tudo isso. As empresas se sobressaem quando possibilitam que seus funcionários conduzam os negócios adiante. Estratégias, organização, motivação e liderança são a base para o sucesso. Mas para ver resultados, você também deve dar aos seus funcionários as ferramentas, informações e oportunidades certas — porque o sucesso é basicamente fruto do trabalho de pessoas. Empresas “People-ready” é como chamamos uma empresa que favorece um ambiente vitorioso. O software é o instrumento desta empresa “people-ready”. O software é cada vez mais nosso meio de usar informações, a força vital dos negócios atualmente. Software permite que as pessoas transformem dados em discernimento, idéias em ações, e mudanças em oportunidades. Quando você tem esse tipo de ambiente, tem uma empresa “people ready”. Como a Microsoft oferece uma empresa “people ready”? Através de quatro promessas para você: A Microsoft tem mostrado suas promessas às equipes de Profissionais e Desenvolvedores de TI. Nosso foco principal gira em torno dessas quatro áreas principais… e em adotar uma abordagem holística para oferecê-la de modo a possibilitar que equipes de Profissionais e Desenvolvedores de TI tenham sucesso em suas funções durante o ciclo de vida do TI. Portanto, independente de serem as pessoas que projetam e criam suas soluções…ou aquelas que implantam, configuram e operam seus sistemas…ou as equipes responsáveis por manter a segurança de sua rede… ou dar suporte aos seus usuários finais e garantir que eles tenham o que precisam para comunicar-se e acessar recursos todos os dias… acreditamos que é nossa obrigação ajudar a tornar o amplo quadro de funcionários de TI de sua organização o mais bem-sucedido possível, habilitando-os a gerar lucros para sua empresa. E acreditamos que temos uma abordagem/filosofia única para realizar isso – adotar uma abordagem holística e um foco em gerar integração e consistência em nossa pasta de produtos – para possibilitar mais eficiência e produtividade para seus profissionais & desenvolvedores de TI nas funções mais variadas que eles têm no ciclo de vida de TI e em sua empresa a cada dia. Promessa: Simplificar Radicalmente o TI Resumo: As empresas enfrentam todo dia os desafios de gerenciar custos e ao mesmo tempo melhorar a flexibilidade e a agilidade para gerar novas oportunidades – tudo isso em um ambiente de TI cada vez mais complexo.  A Iniciativa de Sistemas Dinâmicos (DSI) é a estratégia de longo prazo da Microsoft para ajudar a reduzir dramaticamente a complexidade e os custos de desenvolvimento, implantação e gerenciamento de aplicativos para que os funcionários do TI possam se concentrar em gerar lucros.  A DSI oferece uma abordagem orientada por modelos ao lado de um conjunto completo e integrado de soluções de tecnologia que colocam o TI no controle sobre seu ambiente. Principais Produtos: Windows Server Virtual Server / Windows Hypervisor Central de Sistemas Gerenciador de Operações da Microsoft (MOM) Systems Management Server (SMS) Visual Studio 2005 / Visual Studio Team System Windows Server System (WSS) & Critérios Comuns de Engenharia (CEC) Microsoft Operations Framework (MOF) Problemas Complexidade do TI (resulta em): Gerenciamento do TI é caro e sujeito a problemas. Vulnerabilidades da segurança. Problemas de administração e compatibilidade do TI. Menor habilidade para responder aos requisitos em alteração da empresa (agilidade nos negócios). Uso ineficiente dos recursos de TI. Onde fazer investimentos de TI para conseguir os maiores benefícios. Pilares Ajudar a melhorar a capacidade de gerenciamento. Empregar melhores práticas de gerenciamento. Planejar e avaliar o tamanho das implantações. Projetar aplicativos auto-gerenciáveis. Facilitar o trabalho de gerenciamento através da automatização. Interoperar com padrões de uso. Ajudar a reduzir custos. Ajudar a eliminar complexidades do TI. Fazer uso eficiente dos recursos existentes. Usar padrões. Empregar sistemas dinâmicos auto-gerenciáveis. Ajudar a melhorar a segurança. Usar serviços de diretório para gerenciar informações de identidade. Gerenciar identidades em diferentes sistemas de identidade. Usar informações de identidade para autenticação e autorização. Executar políticas de compatibilidade e administração de TI. Ajudar a aumentar a agilidade. Responder às condições em alteração dos negócios. Habilitar os sistemas a gerenciar a si próprios. Romper o vínculo estreito entre recursos de hardware e cargas de trabalho de informática. Ajudar a melhorar a confiabilidade, disponibilidade e utilidade dos sistemas de TI. Usar ferramentas de gerenciamento para configurar, implantar, monitorar, corrigir e fazer relatórios. Habilitar auto-restauração e auto-gerenciamento dos sistemas de TI. © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

4 Associando TI ao Desempenho
Empresas entre as 25% com maior capacidade de TI aumentaram a receita 6,8% mais rápido por ano que suas concorrentes entre as 25% com menor capacidade de TI. As empresas entre as 25% com maior capacidade de TI desfrutam de renda 23% maior por funcionário que suas concorrentes entre as 25% com menor capacidade de TI. Isolar o impacto de todas as funções de TI na produtividade mostra que a infra-estrutura de TI é determinante para obter produtividade superior. Gerentes em empresas suportadas por melhores sistemas de informação têm discernimento e controle significativamente maiores sobre as dimensões mais importantes da empresa.  Tecnologia da informação estimula o crescimento da renda lucrativa Empresas com TI mais eficiente têm funcionários mais produtivos Infra-estrutura robusta de TI é essencial para a produtividade e o crescimento Com a tecnologia da informação os gerentes têm mais discernimento e controle Fonte: Capacidades e Desempenho de Negócios de TI em Empresas, Marco Iansiti, David Sarnoff Professor de Administração de Empresas, Faculdade de Administração de Harvard George Favaloro, Diretor, Keystone Strategy, Inc-Março 2006 © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

5 TI como Ativo Estratégico
Alinhe o TI com os negócios; controle a complexidade Elimine a Complexidade Desnecessária Gerencie os recursos de TI com eficiência eliminando redundâncias, reduzindo tarefas manuais e diminuindo custos Estabeleça Infra-estrutura Capaz De Responder Promova investimentos em TI de modo pró-ativo para atender as necessidades da empresa Garanta Que a Empresa Esteja Trabalhando Use TI como parceiro confiável para atingir as metas da empresa Mude da complexidade para a eficiência A Microsoft está empenhada em reduzir a complexidade e fazer com que a tecnologia da informação deixe de ser um centro de custo elevado e passe a ser um bem estratégico. Isso significa alinhar o TI com os objetivos da empresa e usar o TI para ajudar as pessoas a ser o mais produtivas possível. Essa mudança da complexidade para a eficiência exige que consideremos necessidades críticas da empresa como: <clique> - Usar os recursos com eficiência: Com freqüência os sistemas de TI são construídos para ter o melhor desempenho durante a carga mais pesada. O resultado desse planejamento é que esses sistemas podem não estar funcionando com capacidade total em boa parte do tempo. Usar eficientemente os recursos de TI significa que cada sistema pode ser otimizado para funcionar com capacidade equivalente na maior parte do tempo. Se houver recursos ociosos, um sistema eficiente usará a capacidade excedente para realizar uma função adicional. Os recursos de TI normalmente incluem um elemento humano também. Eficiência em TI significa tornar as pessoas produtivas eliminando tarefas redundantes, reduzindo tarefas manuais, e habilitando o sistema para que gerencie a si próprio. - Manter a rede segura Para manter um sistema de TI seguro, é importante que ele esteja em um estado bem conhecido e gerenciável. Isso envolve garantir que correções e atualizações sejam aplicadas de modo oportuno, com pouca carga para a equipe do TI. Entender os requisitos do sistema e as normas de operação ajuda a identificar se um sistema se torna vulnerável a riscos de segurança. Monitoramento, relatórios, alertas e auto-restauração são funções importantes para manter um sistema seguro. - Manter o sistema disponível Assim como a segurança do sistema, sua disponibilidade é um elemento fundamental no uso do TI como um bem estratégico. - Gerenciar custos Mudar da complexidade para a eficiência é mais que apenas reduzir a complexidade. Os custos de TI representam uma equação envolvendo funcionários ineficientes, assim como sistemas de TI ineficientes. A tecnologia da informação fatalmente se torna mais complexa conforme mais sistemas são implantados e integrados para suportar as funções da empresa. Gerenciar essa complexidade eliminando ineficiências pode ter um efeito dramático nos custos totais e proporcionar um meio de deslocar os custos necessários para gerenciamento, na situação atual, para atividades mais estratégicas ligadas às oportunidades de negócios. A Microsoft ajuda a facilitar uma mudança de um ambiente complexo para um eficiente, ajudando a eliminar a complexidade desnecessária, fazendo com que os sistemas de TI sejam mais ágeis ao dar suporte às iniciativas da empresa, e garantindo que os sistemas dos quais as pessoas dependem estejam sempre disponíveis, e sempre seguros. © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

6 Limite a Complexidade Desnecessária
Coloque o Gerenciamento em Primeiro Lugar Use padrões para conectar o mundo desconectado Habilite o gerenciamento em plataformas e aplicativos Gerencie o sistema, não apenas os componentes Conecte o Ciclo de Vida de TI Projete/Crie: Defina e capture o estado ideal dos aplicativos Implante: Implante, distribua e configure automaticamente Opere: Gerencie dinamicamente o sistema de TI Instrumentos Importantes Gerenciamento de Identidade e Acesso Gerenciamento de Desktops, Servidores e Dispositivos Mensagens Importantes Ajudar a eliminar a complexidade desnecessária realmente significa tirar proveito de todas as capacidades imediatas de seu sistema. Padrões representam o veículo pelo qual podemos pegar fabricantes diferentes e conectar um mundo desconectado. Eles proporcionam a todos nós a habilidade para gerenciar e habilitar plataformas. Usando uma visão holística, podemos gerenciar o sistema como uma só entidade. O WS-Management é um bom exemplo de padrão de gerenciamento que descreve como as informações do sistema podem ser compartilhadas através de um protocolo comumente entendido. Você também deve procurar sistemas que adotam habilitação de gerenciamento. Sistemas habilitados para gerenciamento podem simplificar dramaticamente o desafio de lidar com a complexidade do TI. Conectando o ciclo de vida do TI, podemos também ajudar a gerenciar melhor as questões operacionais a partir do projeto e construir através da implantação e das operações. Essa é a idéia de levar em conta as necessidades de gerenciamento no momento do projeto, em vez de usar o gerenciamento como uma solução “depois-do-fato” para o seu problema de controle dos sistemas de TI. A Microsoft acredita que a complexidade do TI pode ser reduzida se admitirmos mais cedo em seu ciclo de vida que os sistemas vão acabar precisando de gerenciamento. Fazemos isso capturando as informações de gerenciamento mais cedo no ciclo e usando-as durante a vida do sistema para garantir máximo controle. Exemplo de Cliente: Motorola “O Windows Server System nos ajuda a simplificar a implantação e o gerenciamento para poder reduzir os custos de operações contínuas” Steven Bramson, Arquiteto de Sistemas Sênior, Motorola © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

7 Mantenha a Empresa Funcionando
Construa a Partir de uma Plataforma Estável Prepare-se para, e recupere-se de desastres Maximize o uso dos recursos de informática Utilize as capacidades de gerenciamento embutidas na plataforma Adapte-se a Mudanças Reconheça e responda a ameaças de segurança Crie confiabilidade no sistema Automatize correções e atualizações de software Instrumentos Importantes Segurança e Rede Proteção e Recuperação de Dados Mensagens Importantes Construindo a partir de uma plataforma estável, você pode se preparar para e se recuperar de desastres (falhas de hardware, problemas de aplicativos e ataques à segurança). A plataforma sobre a qual você constrói deve ajudá-lo a atender requisitos de disponibilidade incluindo a funcionalidade e os componentes necessários. Use essa plataforma para fazer uso eficiente de seus recursos, mas ao mesmo tempo garantir que suas cargas de trabalho críticas estão continuamente disponíveis. O gerenciamento de identidades é um desses componentes. Usar o gerenciamento de identidades para coordenar as informações de identidade em seus sistemas heterogêneos pode melhorar substancialmente a segurança de seu sistema e ao mesmo tempo garantir que as pessoas tenham acesso às suas informações quando precisam. Exemplo: Gerenciar contas de usuários. Quando um funcionário entra na empresa você talvez precise criar uma conta de servidor, financeira, e de . O gerenciamento de identidades pode ajudá-lo a lidar com esse problema automaticamente e ajudá-lo a reduzir a complexidade de ter esses sistemas diferentes. Exemplo: Outro exemplo incluiria os ataques ou ameaças à segurança que podem requerer atualizações, como definições atualizadas de vírus. Uma plataforma estável proporciona a você a garantia de que você pode isolar e proteger o sistema enquanto mantém sua empresa ativa e funcionando. Uma chave para garantir que seus sistemas estão sempre disponíveis é a habilidade de aplicar mudanças ao sistema em resposta a ameaças de segurança ou atualizações de software. Quando a confiabilidade é embutida no sistema, essas mudanças podem fluir suavemente no ambiente sem ruptura em seus serviços de TI. Enfim, o TI contribui para a empresa sendo: Disponível Confiável Útil Citação de cliente: Siemens “Queremos usar nossas ferramentas com máxima eficiência, e o Windows Server System fornece o gerenciamento, o desempenho, a confiabilidade, a disponibilidade e a segurança que tornam isso possível”. - John Minnick, Gerente de Projetos, Equipe de Arquitetura de Local de Trabalho da Siemens © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

8 A Infra-Estrutura Reativa
Use TI como um Gerador de Negócios Atenda os padrões de compatibilidade e administração de TI Trabalhe com Contratos de Nível de Serviço na medida certa Implemente melhores práticas de gerenciamento Adapte-se Dinamicamente às suas Necessidades Crie a partir de uma infra-estrutura sensível à demanda Use inteligência no sistema para automatizar o gerenciamento Adapte-se às condições em alteração…dinamicamente Instrumentos Importantes Processos e Políticas de TI integradas à tecnologia Mensagens Importantes Uma infra-estrutura reativa é a que tem a flexibilidade para responder às condições em alteração, mas também tem a habilidade para suportar requisitos de compatibilidade e administração. O TI é um habilitador quando essas condições são atendidas. Estabelecer melhores práticas de gerenciamento ajuda a garantir que os requisitos de TI são atendidos, e também ajuda os sistemas de TI a ser mais reativos a mudanças. Outro aspecto-chave no estabelecimento de uma infra-estrutura reativa é romper o estreito vínculo entre suas plataformas de hardware e as cargas de trabalho que você roda. Usar a inteligência embutida no sistema, e uma infra-estrutura flexível e adaptável, pode produzir um ambiente dinâmico em que o gerenciamento do sistema pode ser realizado de modo mais inteligente e automático. A chave é usar ferramentas de tecnologia para construir uma infra-estrutura reativa que se adapta dinamicamente a condições operacionais em alteração. Citação de analista: Gartner Obs.: A chave desse slide é a noção de mudar para um sistema dinâmico… um que seja reativo a condições em alteração, mas que também possa aderir a políticas de administração de TI, políticas de compatibilidade, e que satisfaça os acordos de nível de serviço. Além disso, a noção de estabelecer melhores práticas de gerenciamento também gera uma conversa sobre ITIL e MOF “Empresas que tentam definir e melhorar a agilidade sem entender claramente a função do TI perderão a oportunidade de explorar as capacidades transformacionais do TI projetando e medindo os passos necessários para desenvolver a agilidade”. - Daryl C. Plummer, Gartner © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

9 Nossa Visão: Sistemas Dinâmicos
Gerenciamento Baseado no Conhecimento Desenhado para Operações Infra-estrutura Virtual Ferramentas Inteligentes “Pacotes de gerenciamento” Políticas de Administração de TI Modelos de Software Automatizar config., implantação, relatórios monitoramento Correções / atualizações Abordagem de ciclo de vida Intenção do designer Conhecimento do Sistema de TI Otimização de recursos Heterogênea Gerenciamento de ciclo de vida Chave de segurança / gerenciamento integrados Mensagens Importantes Plataformas e ferramentas de software que possibilitam conhecimento de um Sistema de IT… Intenção do designer Ambiente operacional Políticas de administração de TI Experiência de usuário final associada Para capturar em modelos de software… Pacotes de Gerenciamento MOM Modelo de Definição de Sistema Que pode ser criado, modificado e operado durante o Ciclo de Vida do TI… Desenvolver Operar Analisar/Agir A Iniciativa de Sistemas Dinâmicos (DSI) adota uma visão de sistemas dinâmicos auto-gerenciáveis. Quando você projeta e constrói operações, usa modelos para lidar com questões operacionais desde o começo. Chamamos isso de “Projetando Operações”, o que significa que as questões operacionais são reconhecidas e incorporadas no começo do ciclo de vida do TI… não no final. Capturamos essa informação em modelos. Gerenciamento baseado em conhecimento permite que você tome decisões fundamentadas a partir de modelos embutidos. Ferramentas de gerenciamento baseado em conhecimento podem reconhecer informações capturadas em modelos e realizar um gerenciamento mais inteligente, incluindo a automatização. Finalmente, estabelecer um gerenciamento inteligente de uma infra-estrutura flexível e virtualizada significa que o sistema de TI tem flexibilidade para adaptar-se dinamicamente a condições em alteração e utilizar recursos de informática do modo mais eficiente possível. A Virtualização permite que você rompa os vínculos entre hardware e software para criar um ambiente fluido e dinâmico em que nada está ligado a uma infra-estrutura física. Na verdade, os operadores não devem se importar se é um ambiente físico ou virtual… tudo deve parecer, e ser gerenciado, do mesmo modo. A combinação desses três elementos cria um ambiente inteligente, automatizado e fluido… que pode simplificar dramaticamente os complexos desafios de gerenciamento com os quais lidamos hoje em dia. Obs.: Faça uma ligação explícita entre modelo e virtualização. Nenhuma outra empresa cria sistemas dinâmicos dessa maneira. Fale sobre a habilitação de gerenciamento (instrumentação) no pacote: hardware (através do WS-management), Windows, componentes middleware, e aplicativos (via Visual Studio). A Microsoft pode fornecer esse ambiente dinâmico e auto-gerenciado no pacote Microsoft. Fale sobre como os sistemas de legado e sistemas não-Microsoft podem participar. A visão é inclusiva. Reforce o uso de padrões e participação de terceiros na iniciativa. A indústria de software cresceu e hoje é, eu diria, o maior agente de mudanças do mundo, a indústria que está realmente levando as coisas adiante, mudando o modo como trabalho e entretenimento são feitos. É uma indústria fenomenal. Acho que é de longe a indústria mais interessante do mundo. Segurança e Rede Gerenc. de Desktop, Servidor & Dispositivo Gerenc. de Identid. & Acesso Proteção & Recuper. de Dados Processo de TI Implantando Sistemas Dinâmicos Auto-Gerenciáveis © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

10 Como Você Chega Lá? Modelo de Otimização de Infra-Estrutura Básico
Infra-estrutura de TI gerenciada e consolidada com extensiva automação, conhecimento capturado e reutilizado Gerenciamento com automatização total, uso dinâmico de recursos, SLA’s vinculados à empresa. Captura de conhecimento e uso automatizados Infra-estrutura de TI gerenciada com automação e captura de conhecimento limitadas Conhecimento de infra-estrutura descoordenada e manual não capturado Mensagens Importantes O Modelo de Otimização de Infra-Estrutura da Microsoft foi desenvolvido usando as melhores práticas da indústria, as próprias experiências da Microsoft com seus clientes de empresas, e é baseado no Modelo de Maturidade de Infra-Estrutura da Gartner e no Modelo de Maturidade de Arquitetura do MIT. Um dos principais objetivos da Microsoft ao criar o Modelo de Otimização de Infra-Estrutura foi desenvolver um modo simples de usar uma estrutura de trabalho de maturidade que fosse flexível e pudesse ser facilmente usada como a referência para capacidade técnica e valor de negócios. <clique> O Modelo de Otimização de Infra-Estrutura da Microsoft ajuda os clientes a entender e conseqüentemente melhorar o estado atual de sua infra-estrutura de TI e o que isso significa em termos de custo, riscos de segurança e agilidade operacional. Redução substancial de custos pode ser notada ao mudar de um ambiente não-gerenciado para um dinâmico. A segurança melhora de um estado altamente vulnerável em uma infra-estrutura Básica, para dinamicamente pró-ativa em uma infra-estrutura mais madura. O Gerenciamento de Infra-Estrutura de TI pode mudar de altamente manual e reativo para altamente automatizado e pró-ativo. A Microsoft e os parceiros de tecnologia podem fornecer as tecnologias, processos e procedimentos para ajudar os clientes a escalar através da Jornada de Otimização de Infra-Estrutura. Os processos mudam de fragmentados ou não-existentes para otimizados e repetíveis. A habilidade de um cliente de usar a tecnologia para melhorar a agilidade de seus negócios e alcançar valores pode aumentar conforme mudam do estado Básico e continuam até o Dinâmico, capacitando os profissionais do conhecimento, gerentes, e suportando novas oportunidades da empresa. Trabalhando com a Microsoft e usando esse modelo como uma estrutura de trabalho, uma empresa pode rapidamente entender o valor estratégico e os benefícios para a organização ao mudar de um nível “básico” de maturidade (em que a infra-estrutura de TI é geralmente considerada uma “central de custos”) para um uso mais “dinâmico”, onde os valores da infra-estrutura de TI são claramente entendidos e a infra-estrutura de TI é vista como um bem estratégico da empresa e um habilitador de negócios. Central de Custos Mais Eficiente Gerador de Negócios Ativo Estratégico Central de Custos Básico Padronizado Racionalizado Dinâmico © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

11 Instrumentos Principais Pessoas, Processo e Tecnologia
Gerenciamento de Identidade e Acesso Gerenciam. de Desktop, Servidor e Dispositivo Segurança e Rede Proteção e Recuperação de Dados Processos e Políticas de TI Básico Padronizado Racionalizado Dinâmico © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

12 Visão Tecnológica do Modelo Um Exemplo
Gerenciamento de Identidades e Acesso Nenhum gerenciamento de identidade ou acesso baseado em servidor Usuários operam em modo de admin Uso limitado ou inconsistente de senhas na estação de trabalho Padrões de acesso mínimo à empresa Active Directory para Autenticação e Autorização Usuários têm acesso ao modo de admin Modelos de segurança aplicados a imagens padrão Estações de trabalho não controladas por diretiva de grupo Diretiva de Grupo do Active Directory e modelos de Segurança usados para gerenciar estações de trabalho para segurança e configurações Estações de trabalho são estreitamente gerenciadas Gerenciamento de forma centralizada dos usuários abastecendo os sistemas heterogêneos Este é um exemplo de uma das visões da tecnologia: como você implementa e administra o gerenciamento de identidade e acesso de sua infra-estrutura de TI. Básico Padronizado Racionalizado Dinâmico © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

13 Visão de Cultura de Processos
Microsoft Operations Framework/ITIL em IOM Maior esforço gasto em: Reativa Ad hoc (para fins específicos) Orientada por problemas “Evitar Indisponibili-dade” Reativa TT estável Orientada a solicitações Planejamento e Gerenciamento de Mudanças “Manter Funcionando” Pró-ativa Responsável Maior monitoramento Gerenciamento de Mudança Formal SLA’s Aperfeiçoamento Previsibilidade “Orientada a qualidade” Pró-ativa Otimiza Custos e Qualidade Ágil Auto-avaliação e aperfeiçoa-mento contínuo “Assumir a liderança” Básico Padronizado Racionalizado Dinâmico Visão Detalhada © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

14 Redução de Custos Modelo de Otimização de Infra-Estrutura Básico
Infra-estrutura de TI gerenciada e consolidada com máxima automação Gerenciamento totalmente automatizado, Uso dinâmico de recursos, SLA’s vinculados à empresa Infra-estrutura de TI gerenciada com automação limitada Infra-estrutura descoordenada e manual Os dados nos slides foram tirados diretamente da ferramenta de Mecanismo de Decisão para Gerenciamento de Custos da Gartner (DECM, pronunciado “Deck-em”) usando as configurações padrão Não-Gerenciada, Gerenciada, Tipicamente Gerenciada e Bem Gerenciada, e estão dentro dos 10% da métrica de custos que aparecem nas notas de pesquisa semestral da Gartner. Plano de fundo: o modelo de Maturidade de TI da Microsoft é baseado no modelo de servidor da Gartner. Dentro da Gartner, modelos separados de Maturidade de TI são usados para o servidor e a área de trabalho. Os dados no slide acima são uma mescla do modelo de área de trabalho da Gartner e o modelo da Microsoft. O modelo de área de trabalho tem três níveis: Não-gerenciada (10%), Tipicamente Gerenciada (70%) e Bem Gerenciada (20%). Durante o processo de superposição a Não-gerenciada foi planejada para Básica, Tipicamente Gerenciada para Padrão, e Bem Gerenciada para Racionalizada. A Gartner tem uma ferramenta de simulação de custos baseada na pesquisa contínua de Michael Silver (na Gartner). Os dados para o modelo de área de trabalho e a ferramenta DECM vêm de Michael Silver na Gartner. Ele publica notas de pesquisa de TCO duas vezes por ano sobre as diferentes versões do Windows e define a métrica de custos para organizações Não-gerenciadas, Tipicamente Gerenciadas e Bem Gerenciadas. A ferramenta DECM permite que a Microsoft comece com cenários definidos por Michael Silver e faça mudanças no ambiente para refletir a incorporação dos produtos Microsoft. A ferramenta DECM também recebe atualizações mais freqüentes que as notas de pesquisa semestrais. Como o slide indica, as maiores economias na área de trabalho são geradas na mudança da Padronizada para a Racionalizada e orientadas principalmente por um bloqueio obrigatório da estação de trabalho. Conseguir o bloqueio de estações de trabalho requer que as organizações sejam capazes de rodar os usuários como “Usuário Padrão” em vez de “Administrador” e então implementar políticas para prevenir os usuários de instalar seu próprio software ou configurações em alteração. Definir todos os usuários como “Usuário Padrão” requer que todos os aplicativos que necessitam de direitos administrativos sejam substituídos ou software de terceiros seja adotado para remediar a situação. O Windows Vista vai equivaler à habilidade do software de terceiros de lidar com esses aplicativos através da “Proteção de Conta de Usuário” e virtualização de registros. As economias da Básica à Padrão vêm de uma série de instrumentos primariamente em torno do estabelecimento de políticas de TI e níveis básicos de centralização. O estado Dinâmico não é representado neste modelo já que o modelo de área de trabalho da Gartner tem apenas três níveis e termina com a otimização de custos na Racionalizada (Bem Gerenciada). No nível Dinâmico, custo não é mais o instrumento primário e na verdade vai aumentar em 5% ou mais comparado à Racionalizada. No estado Dinâmico, as organizações estão dispostas a sacrificar custos para melhorar os Níveis de Serviço e Agilidade dos Negócios. Por exemplo, ter uma mesa de serviços que garante resolver todos os problemas de área de trabalho do usuário em 1 hora é mais caro para operar que uma área de trabalho de serviços que garante resolução em 24 horas. Um exemplo de agilidade de negócios pode ser a descentralização parcial de TI para colocar as decisões do TI nas mãos de unidades locais para que possam responder mais rapidamente às oportunidades de negócios. A descentralização causa um choque de custos, enquanto uma agilidade maior é planejada para uma renda maior (não acompanhada neste modelo). Ao olhar para este modelo, as empresas devem estimar onde estão hoje e onde é seu objetivo final (Dinâmica pode não ser para todos). O próximo passo é fazer uma análise de diferenças sobre as capacidades/processos de TI e classificá-los em conjuntos por impacto nos custos, níveis de serviço e agilidade. As tecnologias da Microsoft devem então ser planejadas para as capacidades/processos desejados. Devido à habilidade de uma organização de absorver mudanças, as empresas podem mudar para o nível seguinte acima do seu pulando um nível. Para gerar a métrica de custos, a Gartner criou uma organização hipotética de usuários baseada em pesquisas de levantamento, contratos de consultoria da Gartner e algumas estimativas e pareceres de Michael Silver. Dentro do modelo da Gartner, há seis categorias de melhores práticas com cerca de 25 entradas por categoria. Algumas das categorias são bastante dependente de tecnologia e algumas são agnósticas de tecnologia. Por exemplo, o maior instrumento no modelo é o bloqueio de estações de trabalho e pode ser diretamente vinculado ao uso do Active Directory e Diretivas de Grupo para impedir que os usuários instalem softwares e alterem configurações. Outras melhores práticas são puramente focadas em processos e concentram-se em coisas como políticas de aquisição e de níveis de serviço. As economias em dólares no modelo representam aperfeiçoamentos no processo que em aproximadamente metade das situações dependem da tecnologia. Pesquisas independentes para as 2500 estações de trabalho (nenhum notebook) mostram que as estimativas da Gartner estão dentro de +/-15% dos números reais para 80% das organizações desse tamanho. Para organizações acima de mas abaixo de PCs, os custos de operações de TI decrescem como o esquema da seguinte equação y= *#PCs. Nenhum dado está disponível no momento para organizações acima de PCs. Trab TI Trab TI Básico Padronizado Racionalizado Dinâmico $232 (30%) $281 (52%) Básica à Racionalizada: Custos do Trabalho de TI reduzidos $513 (66%) Custos do Trabalho de TI $774 $542 $261 © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

15 Melhores Práticas Reduzem Custos de TI
Pesquisa sobre Melhores Práticas Suporta a Maturidade de TI Básica = 0-2 Melhores Práticas Adotadas Padronizada = 3-4 Melhores Práticas Adotadas Racionalizada = 5-6 Melhores Práticas Adotadas Melhores Práticas Benefício Anual por PC Tarefas de TI Aperfeiçoadas Habilitar Tecnologia MS 1: Padronização do SO $52 Gerenciamento de Imagens Administração de Estação de Trabalho Suporte Service Desk/Deskside Gerenciam. De Imagens Vista WIM Virtualização Vista 2: Firewall de PC Centralmente Gerenciado $39 Segurança & Atualizações Vista Firewall Active Directory Diretivas de Grupo 3: Restauração de Senha Automatizada $29 Terceiros 4: Usuários Não Podem Instalar Software $50 Gerenciam. De Aplicativos Service Desk Proteção de Conta de Usuário Vista Active Directory/Diretivas de Grupo Implantação SW Automatizada (SMS) 5: Usuários Não Podem Alterar Configurações $30 6: Distribuição de Software Automatizada $26 Vista Windows Installer Service Systems Management Server (SMS) Obs. – este conjunto de dados concentra-se nas 14 indústrias privadas © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

16 Windows Vista: Habilitando a Otimização de Infra-Estrutura
Básico Padronizado Racionalizado Dinâmico Avanços do Windows Vista Imagens Padrão Controle de Conta de Usuário Diretiva de Grupo Rede Segura Windows Vista Firewall Proteção de Acesso à Rede Rede Sem Fio Segura Integração de Ferramenta de Gerenciamento Modelo de Saúde Unificado Áreas de Trabalho de Backup <Visão geral de como é o modelo, mostrando movimento de estágio a estágio, assim como o planejamento das áreas de capacidade e estados “acelerados” essenciais de cada> Imagem de PC gerenciada representa de 5% a 20% do custo do trabalho de TI para manter um PC - Há três instrumentos de custo - SO Windows - Estratégia de Imagem - Indústria (Compatibilidade regulatória para cuidados de saúde e finanças) Implementando o SMS e mudando para uma estratégia “fina", as organizações podem economizar mais $18/PC Windows Vista pode ajudar a economizar a média de $15/PC de clientes MS 12 © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

17 Por que os Líderes Colhem Benefícios
1. Reduza custos operacionais de TI diminuindo a complexidade Giga: implementar a Arquitetura corporativa gera 20% de economia no orçamento operacional anual de TI Gartner: Arquitetura pode proporcionar economias de 10% a 20% nos custos de infra-estrutura Giga: multa de 10% de custo de projeto e 25% tempo de projeto decorrido com arquitetura de tecnologia não-padrão 2. Agilidade estratégica Gartner: Arquitetura de TI corporativa melhora em 30% a habilidade para lidar com instrumentos externos em alteração. MIT: Maiores realizadores co-relacionados com alta capacidade de infra-estrutura e padrões de TI 3. Maior produtividade Forrester: 40% de diferença na produtividade entre líderes e retardatários em termos de investimentos em TI Mensagens Importantes A lista de benefícios dos investimentos em infra-estrutura de TI orientados para Arquitetura é na verdade muito longa, mas a maioria deles pode ser agrupada em três amplas categorias : Menores custos operacionais de TI, o que permite que mais investimentos sejam gastos em nova tecnologia vs. manter a antiga Maior Agilidade Estratégica para permitir que as organizações respondam mais rapidamente a ameaças e oportunidades ambientais Maior Produtividade entre os funcionários (assim como a equipe de TI) e parceiros confiáveis Detalhes: Todos os grupos líderes de analistas da indústria de sistemas de informação concordam sobre os impactos positivos do TI orientado para Arquitetura. Aqui está uma amostra de algumas de suas descobertas: Menores custos operacionais de TI -- Giga: “Estudos de casos mostraram que grandes economias em dólares ao implementar uma arquitetura de empresas podem alcançar 20% do orçamento operacional anual de TI”. Gartner: “Quando os criadores de infra-estrutura aderem a ele, o uso consistente de produtos e metodologias através da arquitetura pode proporcionar economias… [que] variam de 10% a 20% dos custos com infra-estrutura.” Forrester: “Em todo o mundo firmas gastaram mais de $49 bilhões por ano em servidores… dezenas de bilhões de dólares desperdiçados todos os anos – uma história repetida em categorias como armazenamento e redes”. Giga: “O uso de tecnologia não-padrão em projetos de desenvolvimento representava mais 10% do custo de projeto e 25% do tempo decorrido do projeto”. Agilidade Estratégica -- Gartner: “As empresas que adotam uma Arquitetura de TI de Empresas vão notar 30% de aperfeiçoamento em sua habilidade operacional para lidar com instrumentos externos em constante alteração”. MIT Sloan CISR:” Estudando 180 iniciativas baseadas eletronicamente em 89 empresas líderes nós identificamos que… alta capacidade na arquitetura e padrões de TI é necessária para a agilidade estratégica em qualquer uma ou todas as três posições na rede de valores [demandas, interno, fornecimentos]”. Maior Produtividade Forrester: “A diferença de produtividade orientada por tecnologia entre firmas que adotam tecnologias líderes e as que ainda usam práticas medianas de indústria está aumentando. A liderança em tecnologia gera crescimento na produtividade criando recursos para re-investimentos dentro da firma e deixando os retardatários for a dos negócios”. Transição: Vamos entender melhor como a infra-estrutura de TI orientada para Arquitetura pode reduzir os Custos Operacionais de TI. © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

18 Caminho para Otimização da Infra-Estrutura
Identifique onde você está no Modelo de Otimização de Infra-Estrutura Identifique opções de maior impacto Identifique os maiores desafios Crie um plano que considere as prioridades de sua empresa e TI Trabalhe com a Microsoft e/ou um parceiro de tecnologia para ajudá-lo a começar Mensagens Importantes Identifique seu nível de maturidade da infra-estrutura de TI. Descubra como mudar para a próxima fase de maturidade para habilitar reduções de custo, melhores operações automatizadas, maior segurança e melhor cumprimento de serviços críticos para a empresa. Ajude a simplificar operações e recursos necessários para gerenciar sua infra-estrutura de Windows Server System mudando da infra-estrutura Básica e Organizada para uma Racionalizada e Dinâmica com o tempo. Ajude a alcançar valores através de soluções comprovadas que habilitam os clientes a avaliar, planejar, proteger e gerenciar melhor sua infra-estrutura de Windows, e otimizar investimentos em TI, criando um elo estreito entre TI e o LOB. Assuma o controle da infra-estrutura de TI e crie um ponto central de administração. Implantar o Active Directory é o primeiro passo para alcançar os benefícios de uma infra-estrutura de TI segura e bem gerenciada. Com o Active Directory, há uma chance de reduzir os custos para gerenciar e proteger as áreas de trabalho do Windows, ajudando a aumentar a produtividade dos profissionais do conhecimento, e a aumentar a eficiência do TI através de ferramentas de gerenciamento. Habilite a equipe de TI para fazer mudanças na configuração em servidores e áreas de trabalho e ao mesmo tempo minimizar riscos desconhecidos. Faça relatórios das mudanças na configuração em toda a organização. Transforme implantação básica em implantação automatizada de SO e aplicativos. Reduza o risco de sistemas funcionando em alta capacidade e possivelmente causando tempo de espera através do monitoramento da saúde dos sistemas e aplicativos. Reduza o esforço manual para manter os sistemas atualizados, distribuindo, instalando e configurando automaticamente o software nas áreas de trabalho e servidores com base nas funções dos computadores e usuários dentro da empresa. Simplifique o gerenciamento de operações com ferramentas que contêm conhecimento de aplicativo e sistemas sobre como a saúde dos aplicativos deve operar (MOM). <clique> Use o como o lugar para buscar mais informações sobre Otimização de Infra-Estrutura. “Queremos ajudá-lo a planejar, criar e executar em sua busca pela Otimização da Infra-Estrutura” Visite para mais detalhes © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

19 © 2005 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Essa apresentação tem propósitos exclusivamente informativos. A Microsoft não oferece garantias, expressas ou implícitas, neste resumo. © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.


Carregar ppt "Usando TI para Melhorar o Desempenho dos Negócios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google