A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Médio, Série : 3ª Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Médio, Série : 3ª Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Médio, Série : 3ª Ano
BIOLOGIA Ensino Médio, Série : 3ª Ano Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano.

2 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. ”A análise da pobreza deve concentrar-se nas possibilidades que tem um individuo de funcionar, mas do que nos resultados obtidos com esse funcionamento”. Amartya Sen Figura 1

3 Aspecto Biológico da Pobreza
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Componente Curricular: Biologia Série: 3ª Tópico: Aspecto Biológico da Pobreza Em 1998, o prêmio Nobel de Economia foi conferido ao Professor Amartya Sen ”por desenvolver uma dimensão ética ao debate dos problemas econômicas vitais”. Ele havia ultrapassado a teoria matemática para aplicar a econômica uma visão social inovadora, mais realista e humana. Segundo Sen, ”Nós, seres humanos, somos fundamentalmente diversos”. Portanto, não se pode estabelecer uma linha de pobreza e aplica-la rigidamente a todos da mesma forma, sem levar em conta as características e circunstâncias pessoais.

4 Aspectos biológicos da pobreza
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Aspectos biológicos da pobreza Certos fatores geográficos, biológicos e sociais multiplicam ou reduzem o impacto exercido pelos rendimentos sobre cada individuo. Entre os mais desfavorecidos faltam em geral determinados elementos, como instrução, acesso á terra, saúde e longevidade, justiça, apoio familiar e comunitário, crédito e outros recursos produtivos, voz nas instituições e acesso a oportunidades. Video: Pobreza e Exclusão Social - com imagens de vários países(

5 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento
humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Ciência: A pobreza pode deixar marcas biológicas permanentes em crianças. Figura 2 “A pobreza pode deixar profundos e permanentes efeitos biológicos em crianças pequenas, fazendo com que elas corram mais riscos de sofrer problemas de saúde e ter renda mais baixa quando se tornarem adultas.”

6 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento
humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Ciência: A pobreza pode deixar marcas biológicas permanentes em crianças. A conclusão é de uma pesquisa apresentada nos Estados Unidos. Cientistas americanos definiram uma espécie de "biologia da pobreza" entre adultos que passaram a infância em um ambiente pobre. Principalmente entre aqueles que viveram na miséria antes dos cinco anos de idade.

7 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Ciência: A pobreza pode deixar marcas biológicas permanentes em crianças. Para o pesquisador Greg Duncan, da Universidade da Califórnia, a pobreza "pode modificar profundamente a neurobiologia da criança pequena em desenvolvimento" e afetar diretamente toda a sua vida. O estudo explica que a primeira infância é "um momento fundamental para formar um cérebro que dê forma ao futuro cognitivo, social e do bem- estar emocional da criança". 

8 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento
humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Ciência: A pobreza pode deixar marcas biológicas permanentes em crianças. Thomas Boyce, da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, conta que testes biológicos comprovam a desvantagem das crianças pobres. “As crianças que crescem em um ambiente desfavorável mostram níveis desproporcionais de reação ao estresse, e isso é notado nos exames hormonais, neurológicos e de perfis epigenéticos (durante o crescimento do embrião, situação na qual o fenótipo se modifica, sem influência do genótipo e sem alteração deste).

9 Desenvolvimento Humano
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Desenvolvimento Humano "Desviar o foco do desenvolvimento da economia e da contabilidade de renda nacional para políticas centradas em pessoas.“ Mahbub ul Haq Figura 3

10 Desenvolvimento Humano
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Desenvolvimento Humano Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades.

11 Desenvolvimento Humano
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Desenvolvimento Humano O desenvolvimento humano, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, integra aspectos de desenvolvimento relativos ao desenvolvimento social, o desenvolvimento econômico (incluindo o desevolvimento local e rural) e desenvolvimento sustentável.

12 Desenvolvimento Humano
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Desenvolvimento Humano Também pode-se dizer que o desenvolvimento humano implica satisfazer as necessidades identificadas por Abraham Maslow na denominada pirâmide de Maslow: Figura 4

13 Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Nos últimos anos, os chamados indicadores sociais tornaram-se crescentemente objeto da atenção de gestores públicos, de acadêmicos e da mídia. A partir do lançamento do projeto do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), no início dos anos 90, os argumentos a respeito da necessidade de se medir o avanço da sociedade e o desempenho da gestão pública se deslocaram da área econômica para áreas tão diversas como a saúde, a educação, meio ambiente, cultura e direitos humanos.

14 Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. A consciência ecológica é inseparável da consciência social, como a luta pela proteção da natureza é inseparável da luta pela realização da condição humana. O conceito de cidadania envolve uma e outra. Direito e exercício desse direito nas praticas sociais, a cidadania pressupõe um ordenamento das relações dos homens entre si, da estrutura das relações sociais, e deles com a natureza.(Figura 5 ao lado)

15 Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas. Em outros termos, é a capacidade que o homem tem de agir sobre o meio natural para criarem seu próprio meio. Desta forma, mais do que adaptar-se às condições do meio, lei biológica universal, os seres humanos adaptam o meio às suas necessidades. Figura 6

16 Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Os indicadores aqui apresentados relacionam-se com o Decreto nº 6.101, de 26 de abril de 2007, que trata das atribuições do Ministério do Meio Ambiente, que envolvem questões como: a preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas, preservação e conservação da biodiversidade e das florestas, instrumentos econômicos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, entre outras. Acessar: Painel Nacional de Indicadores Ambientais( PNIA 2012)

17 Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Figura 7

18 Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Entenda os principais indicadores econômicos Indicadores são informações quantificadas, de cunho científico, de fácil compreensão usadas nos processos de decisão em todos os níveis da sociedade, úteis como ferramentas de avaliação de determinados fenômenos, apresentando suas tendências e progressos que se alteram ao longo do tempo. Figura 8

19 Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos.

20 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Figura 9

21 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).

22 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) O IDH foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no seu relatório anual. (Figura 10) (Figura 11) Mahbub ul Haq Amartya Sen

23 Critérios de Avaliação
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Critérios de Avaliação A partir do relatório de 2010, o IDH combina três dimensões: Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer; O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade; Um padrão de vida decente: PIB (PPC) per capita.

24 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.

25 Índice de pobreza multidimensional – IPM
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Índice de pobreza multidimensional – IPM Desde 2010, o novo índice de pobreza multidimensional (WPI ou MPI, Multidimensional Poverty Index-) suplanta aos índices de pobreza humana (IPH e IPH- 1/IPH-2) IPH - Índice de pobreza ou indicador de pobreza. IPH 1 - Índice de Pobreza Humana para os países em desenvolvimento (IPH-1, elaborado a partir de 1998). IPH 2 - Índice de Pobreza Humana para os países da OCDE selecionados (IPH-2, elaborado a partir de 1998).

26 Outros índices de desenvolvimento e pobreza
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Outros índices de desenvolvimento e pobreza Além do IDH e IPM ou MPI existem outros índices relativos à pobreza e desenvolvimento. Índice de desenvolvimento humano relativo ao gênero (IDG); Índice de potenciação de gênero (IPG); Índice de privação material ou Indicador de privação material - Aplicado na Grã-Bretanha em 2010; Índices para medir a distribuição de renda o PIB per capita ou rendimento per capita (que é um dos parâmetros do IDH): Coeficiente de Gini e Índice de Atkinson.

27 Mapa Mundi indicando o Índice de Desenvolvimento Humano (2013)
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Mapa Mundi indicando o Índice de Desenvolvimento Humano (2013)    Mapa-múndi indicando o Índice de Desenvolvimento Humano (2013):   Muito alto Alto Médio   Baixo  Sem dados (Figura 12)

28 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. IDH do Brasil Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil apresenta IDH de 0,699, ocupando a 73° posição no ranking mundial, valor considerado alto. A cada ano o país tem conseguido elevar o seu IDH, fatores como o aumento da expectativa de vida da população brasileira e da taxa de alfabetização são os principais responsáveis por esse progresso.  Vídeo: Problema Social – Seu Jorge (

29 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento
humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. IDH do Brasil Porém, o Brasil é um país que apresenta inúmeros problemas socioeconômicos, como, por exemplo, a desigualdade social. As disparidades sociais no território brasileiro estão presentes em escala regional, estadual e, até mesmo, municipal, onde são perceptíveis os contrastes socioeconômicos entre os bairros de uma mesma cidade (Figura 13)

30 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento
humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Banco de Questões: 1. (ENEM-2004) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) permite avaliar as condições de qualidade de vida e de desenvolvimento de um país, de uma região ou de uma cidade, a partir de seus indicadores de renda, longevidade e educação. Cada indicador varia de 0 (nenhum desenvolvimento) a 1 (desenvolvimento máximo). A tabela apresenta os valores de IDH de três municípios brasileiros, X, Y e Z, medidos nos anos de 1991 e 2000.

31 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Banco de Questões Mudanças desses indicadores de IDH podem ser obtidas com implantação de políticas públicas tais como: I. Expansão dos empregos com melhoria de renda média. II. Ações de promoção de saúde e de prevenção de doenças. III. Ampliação de escolas de ensino básico e de educação de jovens e adultos. Os resultados apresentados em 2000 são compatíveis com a implementação bem sucedida em todos esses três municípios, ao longo da década de noventa, das políticas (A) I, II e III. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) II, apenas.

32 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento
humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Banco de Questões: 2. (UEL-PR) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas. I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes. II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social. III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade. IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

33 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Banco de Questões: Assinale a alternativa correta: a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

34 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Banco de Questões: 3. (UFPE) Verifique os dados apresentados a seguir. Tomando-se por base esses indicadores sociais e econômicos, é correto afirmar que:

35 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento
humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Banco de Questões: desses países, apenas dois têm economia desenvolvida. os países 1 e 5 devem estar situados na Europa Ocidental. o país 4 encontra-se numa fase de recessão. os países 2 e 3 devem possuir um sistema econômico socialista. o país 5 é o único que possui uma economia desenvolvida.

36 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Banco de Questões: 4. Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente: a) Estados Unidos, França e Reino Unido b) Brasil, Austrália e Japão c) Níger, Finlândia e Alemanha d) Noruega, Austrália e Islândia e) Japão, Noruega e Suíça

37 Informações sobre as questões:
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Informações sobre as questões: Fontes: Gabarito: 1. D 2. E 3. E 4. D 1.( AAAAlq4AL/enem comentada?part=8) – Acesso em: 19/09/ ( rcicios-geografia/exercicios-sobre- idh.htm) – Acesso em: 19/09/ ( rcicios-geografia-do-brasil/exercicios- sobre-idh-no-brasil.htm) – Acesso em: 19/09/ ( rcicios-geografia/exercicios-sobre- idh.htm) – Acesso em: 19/09/2015

38 Anexos: Google imagem: https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT:
Biologia,3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Anexos: Google imagem: Figura1:( – Acesso em: 19/09/2015 Figura2:( – Acesso em: 19/09/2015 Figura3:( favorecimento.jpg) – Acesso em: 19/09/2015 Figura4:( – Acesso em: 19/09/2015 Figura5:( meioambiente.jpg) – Acesso em: 19/09/2015 Figura6:( – Acesso em: 19/09/2015

39 Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Anexos: Figura7:( AMBIENTE.jpg) – Acesso em: 19/09/2015 Figura8:( – Acesso em: 19/09/2015 Figura9:( 1Gog/s72-c/0108clayton01.jpg) – Acesso em: 19/09/2015 Figura10:( Haq.jpg/220px-Mahbub-ul-Haq.jpg) – Acesso em: 19/09/2015 Figura11:( .jpg/170px-Amartya_Sen_NIH.jpg) – Acesso em: 19/09/2015 Figura12:( _Development_Report_Quartiles.svg/2000px- 2014_UN_Human_Development_Report_Quartiles.svg.png) – Acesso em: 19/09/2015 Figura13:( g) – Acesso em: 19/09/2015

40 Referências Bibliográficas
Biologia, 3ª Ano, Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Referências Bibliográficas Formação de Professores do Ensino Médio – Ciências da Natureza – Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Etapa II – Caderno II – Acesso em: 19/09/2015 economicos,82678e – Acesso em: 19/09/2015 permanentes-em-criancas html – Acesso em: 19/09/2015 – Acesso em: 19/09/2015 – Acesso em: 19/09/2015 – Acesso em: 19/09/2015 – Acesso em: 19/09/2015 – Acesso em: 19/09/2015 informacao-sobre-meio-ambiente-sinima/indicadores – Acesso em: 19/09/2015 – Acesso em: 19/09/2015 – Acesso em: 19/09/2015


Carregar ppt "Ensino Médio, Série : 3ª Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google