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PublicouLarissa Martins Canedo Alterado mais de 8 anos atrás
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Curso: PREPARAÇÃO PARA EXPATRIAÇÃO AFSI - Instituto Rio Branco Módulo 2 Inteligência Cultural e Emocional
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Conceitos Inteligência Emocional (EQ): habilidade de regular e utilizar seus próprios estados emocionais de maneira positiva. Inteligência Social (SQ): habilidade de interagir com outras pessoas. Inteligência Cultural (CQ): habilidade de interagir com pessoas de culturas diferentes de maneira positiva.
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Inteligência Cultural “O indivíduo com inteligência cultural desenvolvida, consegue reconhecer, entender e adaptar-se a sinais e comportamentos culturais diferentes, de maneira positiva. Desta forma, adapta-se facilmente a contextos culturais diversos.” (Thomas & Inkson, 2003)
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UM CASO REAL
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CASO JS: J. é canadense, foi tranferido para o Japão como diretor de uma empresa americana. Há 6 meses tenta implementar uma cultura mais participativa, onde os funcionários realmente discutem suas opiniões, trabalhem em equipe e tenham fácil acesso aos superiores. Em seu estilo, acredita que dar autonomia faz com que os funcionários se comprometam com o trabalho, a empresa e o time. Busca ajuda devido ao estresse gerado pelo relacionamento com seus funcionários japoneses, a dificuldade para ser efetivo em sua liderança e entender uma cultura que para ele não fazia sentido. Só percebe a profundidade da diferença cultural quando um fato extremo acontece com o Gerente de Vendas…
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No trem expresso… Diretor (JS) e seu time de alto escalão, juntamente com o vice-presidente da empresa (vindo dos EUA para esse evento) estão a caminho de um grande cliente para assinar um contrato há muito desejado e trabalhado pela empresa. O Gerente de Vendas (japones), liderou todas as negociações. JS percebe uma ansiedade fora do normal em seu gerente, fisicamente passando mal e prestes a sair do trem na próxima cidade. JS aborda seu funcionário este lhe confessa de joelhos: “Nós não vamos assinar o contrato… na verdade perdemos a concorrência… não pude lhe dizer isso antes…”
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Características que ajudam no desenvolvimento de CQ: Integridade: coerência entre princípios e comportamento; auto-conhecimento e compreensão de como o sistema de valores e crenças influenciam no seu próprio comportamento. Abertura para o novo: humildade para respeitar o outro e curiosidade para buscar entender o diferente. Resiliência: capacidade de crescer e construir a partir da ambiguidade cultural, confrontos, tensões e emoções.
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Processo de desenvolvimento de CQ: Conhecimento Concientização Comportamento
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Atividades que ajudam a desenvolver o CQ Buscar conhecimento básico da nova cultura: livros, revistas, filmes, noticias, etc. Tentar aprender a língua. Buscar grupos locais: voluntariado, centros comunitários, atividades de lazer… Introduzir a família na culinaria local. NAO para a critica e SIM para a curiosidade. Festividades locais. Turistar no período de 3 a 6 meses, depois mergulhar na vida local. Dividir a aprendizagem com aos que ficaram. Nao perder as raízes.
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Raízes 1. Onde recarrega as baterias 2. Encontra conforto 3. Porto seguro 4. Tranquilidade do conhecido
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“Eu nao sinto que eu pertença a um lugar, se tu me perguntas: ‘Where is home?’, eu não sei… acho que não tenho ‘home’ como a maioria das pessoas que pensa em um lugar fixo, uma casa... a minha ‘home’ é como um barco, por aí… flutuando… Ah! Mas eu sei que tem um porto que eu posso voltar quando quiser: o Brasil! Isso é bom! …Quando crescer…Não consigo me ver morando num só lugar para o resto da minha vida… acho que quero morar por aí, sabe, mudando para diferentes lugares… e voltando às vezes para abastecer o barco… legal, né?” (JP, 13 anos, expatriado desde os 2 meses) Cidadão do Mundo
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Relatividade é uma bênção…ou uma maldição! Metáfora da piscina quente e fria.
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